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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 9 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por WilsonM Qui Nov 19, 2020 5:14 pm

de forma geral, qualquer leitor OBD2 serve, pode ser um bem simples, eu uso um velho ELM327
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 9 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por absilva Qui Nov 19, 2020 8:31 pm

Para monitorar o funcionamento do CVT, um bom aplicativo é o CVTz50.
Não é grátis, custa $4.99
Assim como o Torque, ele lê / apaga códigos de erro armazenados na ECU.
Ele também lê / apaga os erros armazenados na memória do câmbio.
E ainda dá para ler / resetar o índice de deterioração do fluído do CVT.
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Mensagem por brunoss Sex Nov 20, 2020 12:00 am

absilva escreveu:Para monitorar o funcionamento do CVT, um bom aplicativo é o CVTz50.
Não é grátis, custa $4.99
Assim como o Torque, ele lê / apaga códigos de erro armazenados na ECU.
Ele também lê / apaga os erros armazenados na memória do câmbio.
E ainda dá para ler / resetar o índice de deterioração do fluído do CVT.


Precisa de um conector na porta obd corrreto? Apenas via bluetooth nao tem como ?
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 9 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por luuuuucas Sex Nov 20, 2020 8:33 am

Não é todo obd2 que vai ler todos os parâmetros do carro.

Veja no site do CVTz que tem um tópico falando sobre os aparelho que leem estes parâmetros.

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 9 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por absilva Sex Nov 20, 2020 8:54 am

brunoss escreveu:

Precisa de um conector na porta obd corrreto? Apenas via bluetooth nao tem como ?

Sim, precisa.
Eu uso um adaptador OBDII bluetooth, desses comuns mesmo.
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 9 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por brunoss Seg Nov 23, 2020 3:23 pm

Pessoal comprei o OBD e fiz a conexao com o aplicativo TORQUE, comprei a versao Pro que custa 9,90 , mandei passar e procurar FAULT CODES ( ERROS) nao achou nada no carro.

Quer dizer que esta tudo ok?
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 9 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por WilsonM Seg Nov 23, 2020 4:45 pm

a princípio, sim, seu carro está em ordem.
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Mensagem por Davi Araujo Ter Nov 24, 2020 4:29 pm

Boa tarde pessoal,

Falando sobre zumbido no câmbio. Até janeiro/20 eu ainda não tinha feito troca do óleo do câmbio, porém por um problema de bicos que vinha se arrastando a tempos, mandei meu carro pra Nismocar. Eles resolveram o problema em um dia e aproveitei e pedi que fosse realizada a troca do óleo do câmbio.
Meu carro vinha andando normal, sendo o único problema a luz 'service engine soon' acesa apontando falha no sensor de O2(Ainda quero ver melhor isso). Na Nismocar informaram que devia ser catalisador pq as sondas tb eram novas, porém eles não tinham fornecedor do catalisador. Ok, de lá pra cá o consumo melhoru e o carro vinha andando bem só com essa luz incomodando.

Em torno de julho/agosto o silencioso foi pro espaço e tive que troca-lo. Com o carro o no elevador, o mecânico viu um vazamento vindo do câmbio. Levei numa oficina aqui no RJ mesmo e o mecânico mostrou que tinha retentor ferrado.
Então foi trocado o retentor e feita mais uma troca de óleo do câmbio. Pouco depois disso, o carro começou a apresentar um zumbido, no entanto diferente dos que eu vejo relato. No meu caso na Ré, ele é baixo, porém em D, passando sei lá, dos 15km/h ele começa e fica alto até mais ou menos 40km/h. No início eu achava que ele parava dps dessa velocidade, mas recentemente andando em serras e estrada notei que acima dos 40km/h se a rotação estiver alta ele tb fica mais audível. Até então eu nunca tinha escutado nada demais vindo do câmbio nem dentro do carro.

Eu imaginava que era problema de rolamento, algo assim, pq ocorre justamente qdo as rodas giram, mas qdo levei na oficina o mecânico disse que tá vindo da caixa. Como eu já tinha um serviço de funilaria planejado pra essa semana, eu deixei o carro lá mas assim que pegar vou leva-lo na oficina.
Ah, o carro tem andado bem, tanto na cidade qto em rodovia, mas o barulho incomoda e preocupa.

Desculpem o texto grande, mas é só pra mostrar a sequência dos fatos.
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Mensagem por brunoss Sex Nov 27, 2020 12:21 pm

WilsonM escreveu:a princípio, sim, seu carro está em ordem.


Se tiver algum problema no oleo do cambio ou algo assim o OBD ja pega ?
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Mensagem por absilva Sex Nov 27, 2020 1:56 pm

Não.
Para monitorar o funcionamento do CVT, use o CVTz50 (ou então leve o carro numa CCS Nissan, mas parece que eles não querem/gostam de mexer com câmbio CVT)...
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Mensagem por brunoss Sex Nov 27, 2020 2:03 pm

absilva escreveu:Não.
Para monitorar o funcionamento do CVT, use o CVTz50 (ou então leve o carro numa CCS Nissan, mas parece que eles não querem/gostam de mexer com câmbio CVT)...

Meu carro esta 66.0000 ultima revisao feita na Nissan foi feita com 40.000, logo que comprei , a cerca de 2 semanas levei em uma mecanica e esta tudo ok, devo aguardar ate os 100.00 ou qualquer problema que aparece do cambio eu troco.

Tenho o aplicativo vou testar hoje.
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Mensagem por brunoss Seg Nov 30, 2020 4:00 pm

Pessoal fui viajar com carro esse final de semana, e notei um pequeno barulho nas aceleraçoes acima dos 3.000 rpm, o barulho parece o vento entrando do capo algo assim, sera que esse zunido e do cambio cvt? Como comprei o carro e estava andando apenas na cidade 60 , 80 km por hora, nao ouvi antes, nao e um barulho alto , mas da pra ouvir se prestar atenção? sabe o que poderia ser?

Outra coisa o alarme sempre dispara, depois de eu trancar o carro apos 1 hora e pouco 2 horas, nao sei mais o que pode ser, amanha agendei um lugar para verificar essa parte elétrica, sabendo mais informções trago aqui para ajudar  , alguem que esteja passando o mesmo problema.

(Passado o software Torque com OBD , nao acusou nehum erro)

Cotei alguns lugares aqui na minha cidade e um cara falou que colocaria esse oleo:
8 LITROS DE ÓLEO
LUBRAX CVT

Nao vi nada no topico sobre ele, é ruim?

Liguei em uma concessionario o Oleo NS3 120,00 o Litro, pra troca precisa de uns 8 litros.
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Mensagem por Emerson68 Ter Dez 01, 2020 7:08 pm

Boa tarde, Tenho 1 lata (4 litros) de NS3 Original. Faço por R$ 400. Além de filtros de Ar condicionado, filtro combustivel, filtro oleo.

Mais detalhes neste link abaixo. Grato

https://www.usadofacil.com.br/V6/mostraclass_novo.asp?cod=3783660
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Mensagem por Gilbertosrj Seg Dez 28, 2020 10:44 am

Bom dia, tenho um Sentra 2010/2011 comprei ele a 4 meses o câmbio nunca deu problema nem zoados nem em altas rotação, me acostumei com o trabalho dele de sempre aliviar o pé pra usar a inércia tudo certinho só que a 4 dias atrás passei com o carro em ume enchente, o carro morreu nela quando passou um carro do meu lado, depois que o carro passou dei partida ele custou a firmar mais pegou aí arranquei e sai da água ele tava com a luz de injeção acesa mais apagou logo em seguida, chegando em casa tirei o filtro de ar todo molhado, olhei o óleo do motor tava normal sem água, óleo o do câmbio no óleo mesmo não tinha água só que mais pra cima na vareta tinha gotículas de água parecendo que tem alguma água evaporando, e agora o carro da umas treplidadas nas trocas de marcha, está perdendo força e quando esquenta o câmbio começa a zoar, será que se eu trocar o óleo do câmbio resolve esses problemas?

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Mensagem por WilsonM Seg Dez 28, 2020 12:36 pm

carro que pegou enchente é incógnita total, não dá para saber em que sistemas a água entrou.

Não é muito comum entrar água no câmbio, mas se a água tiver se misturado ao fluido do câmbio o efeito é bem danoso.

Acho que até preventivamente, você deveria trocar o fluido sim.
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Mensagem por Gilbertosrj Ter Dez 29, 2020 5:47 pm

Meu medo é de não resolver após a troca, esse carro tem seguro porém preciso dele pra viajar esse fim de semana, e o seguro só vai me atender depois do dia 04, e o valor da franquia é o mesmo valor da troca de óleo

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Mensagem por Davi Araujo Seg Jan 04, 2021 4:59 pm

Boa tarde pessoal,

Alguém teria indicação de oficina no RJ? De preferencia ao redor de Jacarepaguá?
Por aqui a única indicação foi de uma em Campo Grande (Del Mag), só que eu acho que é muito longe e o barulho tá alto demais.

Assim que anda ele já começa a zunir e isso frio ou quente. Um mecânico aqui tá dizendo que isso é do cvt, que tinha um filtro ruim mas ele trocou e o barulho continua, então vai ter que abrir.
Eu queria ter uma noção de quanto sairia um serviço desse por uma especializada, pq se for algo muito surreal eu vou passar o carro, óbvio que avisando dos problemas e por preço baixo, mas eu não to mais aguentando viver em oficina e sendo deixado na mão.
Em SP tem a Nismocar mas eu não conheço nenhuma de semelhante referência aqui no RJ. Eu fiz troca de óleo na Nismocar, em janeiro de 2020, mas dps que no meio do ano um retentor tava rachado e vazando, esses ruídos só foram aumentando.
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Mensagem por WilsonM Seg Jan 04, 2021 6:20 pm

retificar o câmbio deve te dar um custo bem alto, talvez perto de uns R$10k.

E tentar mais uma troca de fluido do CVT? Isto a maioria das oficinas sabe fazer.
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Mensagem por Marcos Motta Qui Jan 07, 2021 4:12 pm

Tenho um Sentra 2008 CVT e tá acontecendo o seguinte problema: o carro tá sem força no deslocamento inicial, parece carro manual arrancando de segunda marcha, porém depois que tá em movimento fica normal, se parar e tiver que arrancar ele parece partir de segunda. Todavia, depois que o carro esquenta, se eu e desligar e ligar novamente o problema desaparece. Alguém já viu algum problema parecido?

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Mensagem por WilsonM Qui Jan 07, 2021 4:17 pm

tem de dar uma analisada em stepmotor e válvulas solenóides.
Avalie também a troca do fluido do câmbio.
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Mensagem por Marcos Motta Qui Jan 07, 2021 5:01 pm

WilsonM escreveu:tem de dar uma analisada em stepmotor e válvulas solenóides.
Avalie também a troca do fluido do câmbio.
O óleo tá novinho. No scanner uma vez apareceu o código de erro p0840. Depois passei novamente e não apareceu nada.

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Mensagem por Vinicius Albuquerque Qua Jan 27, 2021 8:50 pm

Boa noite!


Alguém usa o app CVT50z pra monitorar o câmbio?
Tô achando que o meu tá esquentando muito...
Não sei se é normal passar dos 90° constantemente, depois de uns 20km ele ultrapassa os 90 e não baixa mais

Será que pode ser algum problema?
Fluído do câmbio e filtros trocados há um mês, usei fluido motul
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Mensagem por WilsonM Qui Jan 28, 2021 9:26 am

no meu carro fica por volta de 94 graus celsius, especialmene depois de submetido a alguma carga. Pelo que me lembro, a temperatura ideal de funcionamento fica um pouco abaixo desta marca.

Nunca notei meu carro ter temperatura acima disso, neste ponto a ventoinha costuma armar para impedir que a temperatura suba muito além deste ponto.
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Mensagem por felipebm86 Qui Jan 28, 2021 9:37 am

WilsonM escreveu:no meu carro fica por volta de 94 graus celsius, especialmene depois de submetido a alguma carga. Pelo que me lembro, a temperatura ideal de funcionamento fica um pouco abaixo desta marca.

Nunca notei meu carro ter temperatura acima disso, neste ponto a ventoinha costuma armar para impedir que a temperatura suba muito além deste ponto.
Mas acho que ele está se referindo a temperatura do câmbio Wilson, já monitorei a minha pelo CVTZ e com fluido já em tempo de trocar chegou a 128° após subir uma serra, nessa temperatura já acompanhado do famoso zunido, após a troca do fluido baixou uns 15° em média e o zunido praticamente zerou em situações de maior esforço.
Acredito que 90° seja sim a temperatura normal de trabalho do câmbio podendo subir até uns 115° em situações severas.

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Mensagem por WilsonM Qui Jan 28, 2021 10:19 am

eu uso um leitor OBD2, pelo que monitorei dificilmente a temperatura do radiador difere muito da temperatura do fluido do câmbio.

Mas também nunca submeti o carro a um teste de stress tão intenso para ver se a temperatura do CVT subiria tanto assim. Acho que o máximo que percebi foi a temperatura na casa dos 99 graus, mas a ventoinha armada e trabalhando no máximo. Foi daí que concluí que o sistema de resfriamento tanto do radiador quanto do fluido do cvt esão interligados. Lá no trocador de calor do CVT tem um duto que me parece usar exatamente o líquido do radiador para resfriar o CVT, pelo menos é assim no meu Sentra B16.
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