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Líquido arrefecimento
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Líquido arrefecimento
Fala, galera. O manual pede para substituir o líquido de arrefecimento com 80.000km. Meu carro fez 81.000 e vou subsistir. Vejo nos fóruns as pessoas falando que podemos usar o fluído honda. O honda custa 134 reais um galão de 3.7L. A capacidade do sistema é 6.7L, portanto, seria necessário 2 galões para completar o sistema. O líquido da NISSAN custa 79 reais 1L na concessionária. Logo, NISSAN custa 470 reais 6L.
Resumindo:
Honda: 268 reais 2 galões (6L em média)
Nissan: 470 reais 6L
O manual indica substituir o fluído a cada 80.000km. Pergunto: valeria a pena substituir o fluído completo do sistema de arrefecimento com o HONDA (consideravelmente mais barato) ou pagar mais caro no NISSAN , original da marca, e durar 80 mil km (8 anos é muito tempo!!)? Inclusive, esse tempo todo realmente procede? Somente substituir o fluído a cada 8 anos ou 80.000 km ? Dissertem.
Resumindo:
Honda: 268 reais 2 galões (6L em média)
Nissan: 470 reais 6L
O manual indica substituir o fluído a cada 80.000km. Pergunto: valeria a pena substituir o fluído completo do sistema de arrefecimento com o HONDA (consideravelmente mais barato) ou pagar mais caro no NISSAN , original da marca, e durar 80 mil km (8 anos é muito tempo!!)? Inclusive, esse tempo todo realmente procede? Somente substituir o fluído a cada 8 anos ou 80.000 km ? Dissertem.
Brunobls1- Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/12/2021
Re: Líquido arrefecimento
Eu usaria o fluido da Honda pronto para uso sem medo.
Na verdade, no Brasil se fosse para tentar manter o motor frio, a água destilada pura pode até apresentar mais eficiência, porém como o motor trabalha muito perto do ponto de ebulição da água, se usar pura o fluido iria ferver toda hora.
A troca realmente deve ser feita, a primeira troca a intervalo de cerca de 7 anos conforme indicado no manual, depois eu diria que é melhor providenciar a troca a cada 2 anos.
Com o passar do tempo, o fluido pode evaporar e oxidar, acumula restos de minerais e isto pode complicar a circulação do fluido e mudar o ponto de ebulição do fluido, sendo prejudicial ao sistema. E muito cuidado com a prática comum de completar o reservatório com água comum, o que piora ainda mais o problema.
Na verdade, no Brasil se fosse para tentar manter o motor frio, a água destilada pura pode até apresentar mais eficiência, porém como o motor trabalha muito perto do ponto de ebulição da água, se usar pura o fluido iria ferver toda hora.
A troca realmente deve ser feita, a primeira troca a intervalo de cerca de 7 anos conforme indicado no manual, depois eu diria que é melhor providenciar a troca a cada 2 anos.
Com o passar do tempo, o fluido pode evaporar e oxidar, acumula restos de minerais e isto pode complicar a circulação do fluido e mudar o ponto de ebulição do fluido, sendo prejudicial ao sistema. E muito cuidado com a prática comum de completar o reservatório com água comum, o que piora ainda mais o problema.
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