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Vale a pena fazer revisão na Concessionária autorizada?
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Altima
Página 1 de 1
Vale a pena fazer revisão na Concessionária autorizada?
Fala galera, adquiri um Nissan Altima 2014 com 87 mil km, e atualmente está próximo dos 100mil km, agendei uma revisão numa concessionária autorizada para fazer as devidas manutenções preventivas (já que não sei a procedência do carro antes com o risco de ter comprado com quilometragem alterada), mas estou com medo da "facada".. Optei pela concessionária por até então achar que haverá uma mão de obra mais especializada, já que o Altima não é um carro comum no Brasil e não deixar na mão de aventureiros. Alguém tem experiência que possa me dizer se vale a pena?
AndreVitorVasco- Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2023
Idade : 26
Localização : Jundiaí
Re: Vale a pena fazer revisão na Concessionária autorizada?
boa tarde!
A princípio, sim é bom levar numa autorizada, já que em teoria eles têm todo o material técnico e também o equipamento necessário, como o scanner consult da Nissan.
Os carros da Nissan não costumam ter nada de extraordinário, no entanto, acho que a maioria dos mecânicos hoje em dia conseguem atender, se tiver uma oficina de sua confiança, acho que pode usar sem susto. Peça, no fim, acho que você vai ter de buscar na autorizada, de qualquer forma.
A princípio, sim é bom levar numa autorizada, já que em teoria eles têm todo o material técnico e também o equipamento necessário, como o scanner consult da Nissan.
Os carros da Nissan não costumam ter nada de extraordinário, no entanto, acho que a maioria dos mecânicos hoje em dia conseguem atender, se tiver uma oficina de sua confiança, acho que pode usar sem susto. Peça, no fim, acho que você vai ter de buscar na autorizada, de qualquer forma.
arai gosta desta mensagem
Re: Vale a pena fazer revisão na Concessionária autorizada?
Sou dono de um Sentra, mas posso dar 8 dicas importantes.
Revisão em autorizada é caríssimo, vai doer o seu bolso, mas os carros da Nissan são bons e basta fazer as seguintes manutenções periódicas, que o carro vai durar muito tempo:
GUIA FÁCIL PARA MANUTENÇÃO DE CARROS DE RUA:
1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO: siga as 4 recomendações abaixo e seu motor vai durar muito tempo:
Use óleo com a especificação exata indicada no manual do carro. A classificação API do óleo pode ser igual ou superior, mas NUNCA inferior à recomendada e não misture óleos de tipos diferentes (mineral com sintético).
Troque o óleo na quilometragem indicada no manual OU no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
Substitua sempre o filtro de óleo quando for trocar o óleo.
Em CONDIÇÃO SEVERA DE USO (trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade), troque o óleo na metade da quilometragem indicada no manual ou na metade do tempo de troca recomendado, o que vencer antes.
2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO: consulte o manual para saber o tipo de óleo e a quilometragem de troca. Não existindo essa informação, especialistas recomendam trocá-lo a cada 60.000 km (ou 40.000 km para câmbio CVT).
OBS: Fique atento na revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc), pois são as revisões mais importantes, várias peças devem ser inspecionadas ou substituídas nessa quilometragem.
3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE AR CONDICIONADO (CABINE): em média se troca o filtro de ar e o filtro de ar condicionado (cabine) a cada 20.000 km, mas se o carro for usado em terrenos de terra, barro ou areia, o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve ser trocado na quilometragem indicada no manual do carro.
4) BATERIA: se o carro demorar para dar partida, pode ser sintoma da bateria fraca. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectados. Feito isso, peça a um eletricista verificar se o alternador está bom. Se estiver bom, é bem provável que o problema seja mesmo a bateria.
5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM, BALANCEAMENTO, PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS: se sentir o carro puxando para um dos lados ou desgaste irregular nos pneus, faça alinhamento e cambagem das rodas. Se sentir vibração nas rodas traseiras ou dianteiras, ou se colocar pneus novos, faça o balanceamento das rodas. Os parafusos ou porcas das rodas devem ser conferidos a cada 5.000 km. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca.
6) FREIOS E PNEUS: peça ao seu mecânico verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Qualquer problema troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos. Não há prazo de validade para os pneus, mas não se recomenda que eles sejam usados com mais de 10 anos de fabricação.
OBS: Em alguns carros o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem do carro, por isso é importante trocá-lo na periodicidade indicada no manual.
7) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V, CORREIA DENTADA E CORRENTE DO COMANDO: deve-se respeitar a periodicidade de troca dessas peças seguindo o manual. Ao trocar a correia dentada, aproveite e troque o tensor da correia.
RADIADOR: é recomendado trocar o fluído do radiador em torno de 60.000 km ou a cada 3 anos. Use o aditivo recomendado pelo fabricante e nunca misture aditivos com composições químicas diferentes. Utilize na proporção correta aditivo/água desmineralizada ou, se preferir, utilize o aditivo pronto para o uso. Não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão do sistema de arrefecimento.
Revisão em autorizada é caríssimo, vai doer o seu bolso, mas os carros da Nissan são bons e basta fazer as seguintes manutenções periódicas, que o carro vai durar muito tempo:
GUIA FÁCIL PARA MANUTENÇÃO DE CARROS DE RUA:
1) ÓLEO E FILTRO DE ÓLEO: siga as 4 recomendações abaixo e seu motor vai durar muito tempo:
Use óleo com a especificação exata indicada no manual do carro. A classificação API do óleo pode ser igual ou superior, mas NUNCA inferior à recomendada e não misture óleos de tipos diferentes (mineral com sintético).
Troque o óleo na quilometragem indicada no manual OU no tempo da última troca (óleo mineral /semissintético: a cada 6 meses e óleo sintético: a cada 12 meses), o que vencer antes.
Substitua sempre o filtro de óleo quando for trocar o óleo.
Em CONDIÇÃO SEVERA DE USO (trânsitos urbanos curtos, engarrafamentos, estradas de barro, terra, areia, em locais com poeira de minério de ferro ou condições extremas de temperatura ou umidade), troque o óleo na metade da quilometragem indicada no manual ou na metade do tempo de troca recomendado, o que vencer antes.
2) ÓLEO DE CÂMBIO AUTOMÁTICO: consulte o manual para saber o tipo de óleo e a quilometragem de troca. Não existindo essa informação, especialistas recomendam trocá-lo a cada 60.000 km (ou 40.000 km para câmbio CVT).
OBS: Fique atento na revisão dos 60.000 km e seus múltiplos (120, 180, 240, etc), pois são as revisões mais importantes, várias peças devem ser inspecionadas ou substituídas nessa quilometragem.
3) FILTRO DE AR, DE COMBUSTÍVEL E FILTRO DE AR CONDICIONADO (CABINE): em média se troca o filtro de ar e o filtro de ar condicionado (cabine) a cada 20.000 km, mas se o carro for usado em terrenos de terra, barro ou areia, o período de troca deve ser encurtado. O filtro de combustível deve ser trocado na quilometragem indicada no manual do carro.
4) BATERIA: se o carro demorar para dar partida, pode ser sintoma da bateria fraca. Verifique se as garras dos polos da bateria estão bem conectados. Feito isso, peça a um eletricista verificar se o alternador está bom. Se estiver bom, é bem provável que o problema seja mesmo a bateria.
5) ALINHAMENTO, CAMBAGEM, BALANCEAMENTO, PARAFUSOS/PORCAS DAS RODAS: se sentir o carro puxando para um dos lados ou desgaste irregular nos pneus, faça alinhamento e cambagem das rodas. Se sentir vibração nas rodas traseiras ou dianteiras, ou se colocar pneus novos, faça o balanceamento das rodas. Os parafusos ou porcas das rodas devem ser conferidos a cada 5.000 km. Nunca dê um aperto extremamente forte, pois poderá estragar a rosca.
6) FREIOS E PNEUS: peça ao seu mecânico verificar as pastilhas e discos de freio a cada 5.000 km. Qualquer problema troque-a imediatamente. É recomendado trocar o fluído de freio a cada 2 ou 3 anos. Não há prazo de validade para os pneus, mas não se recomenda que eles sejam usados com mais de 10 anos de fabricação.
OBS: Em alguns carros o fluído de freio é usado também no sistema de embreagem do carro, por isso é importante trocá-lo na periodicidade indicada no manual.
7) VELAS, CABOS DE VELA, CORREIA POLI V, CORREIA DENTADA E CORRENTE DO COMANDO: deve-se respeitar a periodicidade de troca dessas peças seguindo o manual. Ao trocar a correia dentada, aproveite e troque o tensor da correia.
RADIADOR: é recomendado trocar o fluído do radiador em torno de 60.000 km ou a cada 3 anos. Use o aditivo recomendado pelo fabricante e nunca misture aditivos com composições químicas diferentes. Utilize na proporção correta aditivo/água desmineralizada ou, se preferir, utilize o aditivo pronto para o uso. Não use água da torneira pois o cloro acelera a corrosão do sistema de arrefecimento.
Murilo Carvalho- Mensagens : 175
Data de inscrição : 13/05/2018
Localização : Rio de Janeiro
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