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Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
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Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
Cerca de 23% dos compactos novos vendidos no Brasil são equipados com câmbio automático ou automatizado. De olho nessa demanda do segmento mais movimentado do mercado brasileiro (e para atender o pedido de clientes), Nissan e Toyota passaram a oferecer recentemente esse tipo de transmissão em seus modelos de entrada, March e Etios. Confira aqui no Carsale qual dos compactos automáticos de origem nipônica levou a melhor no comparativo.
O que eles têm
March SL CVT (R$ 58.390) e Etios XLS automático (R$ 57.545) saem de fábrica equipados com direção elétrica, ar-condicionado (digital e automático no March), faróis de neblina, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico. O Toyota ainda conta com bancos de couro e apoio de braço central para o motorista, enquanto o compacto da Nissan facilita as manobras por possuir câmera de ré, indisponível na central multimídia do rival.
Na parte de conectividade, o March está bem à frente do Etios. A central multimídia do Nissan é mais moderna e permite ao usuário acessar aplicativos como Waze, Instagram, Spotify e qualquer outro compatível ao sistema Android. Já o equipamento do Etios é mais básico, pouco intuitivo, mas é dotado de conexão Bluetooth e compatibilidade com os players de música de smartphones.
Outra novidade da linha 2017 do Etios é o painel digital (ainda em posição centralizada) que ficou mais legível (e bonito) e agora conta com computador de bordo com diversas funções relativas ao consumo de combustível. Por fim, o Toyota acrescenta o piloto automático, item indisponível no March até como opcional.
No quesito segurança, eles não oferecem mais que o obrigatório por lei: airbags frontais e freios com sistema antitravamento (ABS). O March bem que poderia seguir o exemplo do irmão Versa, com quem compartilha componentes e conjunto mecânico, e sair de fábrica com os ganchos Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis.
Espaço interno e acabamento
Apesar de pequenos por fora, March e Etios transportam quatro pessoas com folga. É possível que o centímetro a mais de diferença na distância entre-eixos (2,46 metros) do Toyota contribua para uma ínfima vantagem no espaço para as pernas do passageiro que viaja atrás do motorista. O Etios também supera o rival na hora de acomodar as bagagens, pois o seu porta-malas de 270 litros de capacidade é 5 litros maior que o do March.
Por serem modelos de entrada, ambos contam com acabamento simples, mas o March mostra um pouco mais de capricho na qualidade dos materiais. O Etios tenta disfarçar a simplicidade com diferentes texturas e couro nos bancos e volante, enquanto o Nissan usa peças em black piano (plástico preto brilhante) em maior profusão.
Motores, desempenho e consumo
O March SL como o avaliado é equipado com o motor 1.6 de 16 válvulas flex, que gera 111 cv de potência a 5.600 rpm e 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol e/ou gasolina no tanque. A novidade é o câmbio CVT (relações contínuas e variáveis) cuja proposta é oferecer conforto ao motorista, principalmente no uso urbano.
Como quase todo carro equipado com esse tipo de transmissão, o March roda suave e facilita a tarefa do condutor em congestionamentos. Combinado à direção elétrica levinha e à suspensão macia, o câmbio CVT forma um conjunto bastante agradável para quem prioriza uma tocada mais confortável.
Rodando na estrada, o March mostra a sua vocação urbana por hesitar um pouco nas retomadas, exigindo acelerações mais vigorosas que, consequentemente, elevam demais o giro do motor e prejudicam o conforto acústico na cabine. Caso o motorista queira deixar o compacto um pouco mais esperto, é possível desligar o overdrive (sobremarcha) em um botão na alavanca do câmbio. Esse recurso permite ao propulsor trabalhar a rotações mais elevadas e deixa o compacto mais disposto em rodovias.
Já o Etios XLS automático leva sob o capô o motor de 1.5 litro de 16 válvulas com comando variável, que rende 102/107 cv a 5.600 rpm e 14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol). O câmbio é automático de quatro marchas. Embora essa transmissão seja defasada em comparação com as dos rivais diretos do Etios – que utilizam caixas de seis velocidades -, na prática, o compacto da Toyota mostra um comportamento bem acertado.
O câmbio utilizado pela Toyota tem relações alongadas e programação que aproveita bem a elasticidade do motor. Como o March, o Etios é ágil e confortável de guiar na cidade. Na estrada ele também não faz feio e transmite segurança em ultrapassagens. A transmissão, entretanto, fica um pouco indecisa em subidas, levando um tempinho para reduzir à marcha ideal para a situação.
Ambos andam bem no uso cotidiano, mas o Etios leva uma pequena vantagem mesmo equipado com um motor menos potente. O comportamento dinâmico do carro da Toyota também agrada um pouco mais por conta da direção ligeiramente mais rápida e pela suspensão mais firme nas curvas.
Em termos de consumo, o March se mostrou um pouco melhor. Sempre abastecido com etanol, o modelo da Nissan marcas de 8,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Já o Etios, com o mesmo combustível, fez 7,9 km/l em regime urbano e 11,9 km/l no trecho rodoviário.
Etios leva a melhor
Os dois estão longe de custar pouco, mas o Etios vence o comparativo por entregar dinâmica mais acertada e desempenho ligeiramente superior por um preço de compra menor. Ainda assim, o March com câmbio CVT é uma opção a ser considerada por quem prioriza o conforto no uso diário.
Fonte: http://carsale.uol.com.br/ultimas/2016/07/01/toyota-etios-encara-nissan-march-nas-versoes-topo-de-linha-com-cambio-automatico/
Abraços,
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
que vacilo o march ñ sair com comando variavel...
no 3 cilindros é um tesãozinho ver o motor estilingar depois dos 4,5k rpm
no 3 cilindros é um tesãozinho ver o motor estilingar depois dos 4,5k rpm
rhazahrd- Mensagens : 19
Data de inscrição : 05/01/2016
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
rhazahrd escreveu:que vacilo o march ñ sair com comando variavel...
no 3 cilindros é um tesãozinho ver o motor estilingar depois dos 4,5k rpm
..."O March utiliza no motor HR16DE o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes. O HR 1.6 16V também conta com corrente ao invés de correia, dispensando trocas, e velas com eletrodo de Platina, substituídas apenas a cada 100 mil km. Sinal de maior durabilidade e menor manutenção"...
*Na verdade, fica difícil saber o que o pessoal quer...as reportagens são tendenciosas e cada um fala o que quer...No comparativo acima:
..."Já o Etios XLS automático leva sob o capô o motor de 1.5 litro de 16 válvulas com comando variável, que rende 102/107 cv a 5.600 rpm e 14,3/14,7 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol). O câmbio é automático de quatro marchas. Embora essa transmissão seja defasada em comparação com as dos rivais diretos do Etios – que utilizam caixas de seis velocidades -, na prática, o compacto da Toyota mostra um comportamento bem acertado."
*Isso não é tendencioso? - Enalteceu o comando variável do etios e omitiu o do March. Reconheceu a transmissão defasada de 4 marchas do etios comparando com outras caixas de 6 velocidades...o comparativo não era com o March CVT, com relações de marchas infinitas?
*Veja outros comparativos:
1. "Preste atenção na Nissan. Marca japonesa aliada à Renault vem-se preparando para deixar os erros do passado, a mudança sem freios de produtos e executivos, para oferecer novidades e crescer de participação no mercado doméstico. Aplicar o câmbio continuamente variável, dito CVT, cria diferença e versões, questão de logística e acertos. Equipamento é japonês, de associada da Nissan, a Jatco. Leva o charmoso nome de XTRONIC CVT, sugerindo monitoramento eletrônico. Foi ajustada ao uso no Brasil, incluindo o cuidado cálculo de preços — o limite máximo a ser pago pelo cliente antes de comparar o total com o preço dos concorrentes."...http://www.autoentusiastas.com.br/2016/06/nissan-automatiza-march-versa/
2. "Na pista, o March mostrou-se tão ágil quanto o manual. Não é maneira de dizer, o CVT foi de zero a 100 km/h nos mesmos 10,1 segundos, no que ajuda o acréscimo de apenas 17 kg no peso. Ou seja, ficou pouco à frente do HB20 1.6 automático, que fez o mesmo em 10,4 s. Para você ter uma ideia, o Onix 1.4 LTZ fez o mesmo em 12,9 s e o Etios XLS 1.5 em 11,2 s. Além disso, a retomada é bem mais esperta, são 5,8 s de 60 a 100 km/h, face 8,8 s do cinco marchas, uma vantagem natural dos automáticos. O peso de 999 kg dá uma mão para o CVT a despachar rapidamente o conjunto. Por outro lado, a transmissão ajuda a rodar "zen" a 2.000 rpm a 120 km/h, o que ajudou a aquietar a cabine, junto com os novos para-brisa acústico e os revestimentos para aplacar ruídos....
...Sem falar que o consumo de etanol foi beneficiado e ficou entre 8,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. O Nissan conseguiu ser mais econômico que o Etios (7,7 km/l e 11,8 km/l) e Onix (7,4 km/l e 10,6 km/l). Em nova geração, a transmissão confortará os órfãos do Tiida e do Livina, dois automáticos de quatro marchas que não deixaram sucessores na linha do fabricante. Com a vantagem de ser um câmbio muito mais atualizado. Quer saber? Agradou mais do que o manual, que fica devendo engates mais macios e silenciosos...
...O CVT de terceira geração tem embreagem de acoplamento ligeiro. Não há aquela frustração ao se arrancar em saídas de sinal ou acelerar para pegar uma via mais rápida e movimentada. Isso garante que a transmissão não fique "curta" por muito tempo, o que poupa os ouvidos dos ocupantes daquele ronco de motor elevado e aproveita melhor os 15,1 kgfm de torque a 4.000 rpm. Caso você jogue tudo para o ar e queira o máximo de desempenho, basta apertar o botão Overdrive para desativar a função que alonga a transmissão. Em descidas, o freio-motor pode ser utilizado na posição Low, capaz de reduzir mais a relação. "...
http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/06/teste-nissan-march-sl-16-com-cambio-cvt.html
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
isto posto, essa reportagem ficou com cara de matéria paga.
rhazahrd- Mensagens : 19
Data de inscrição : 05/01/2016
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
Comparando o texto da carsale com a da auoesporte, nossa, este reporter do uol deu até vergonha, como foi superficial.
O que me espanta, na verdade, é ver o Onyx e hb20 vendendo tão à frente. Acho que consumidor não considera estas matérias, sejam elas pagas ou não.
O que me espanta, na verdade, é ver o Onyx e hb20 vendendo tão à frente. Acho que consumidor não considera estas matérias, sejam elas pagas ou não.
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
..."Caso você jogue tudo para o ar e queira o máximo de desempenho, basta apertar o botão Overdrive para desativar a função que alonga a transmissão. Em descidas, o freio-motor pode ser utilizado na posição Low, capaz de reduzir mais a relação. "...
Mais um a trocar as bolas sobre este botão. É o botão da confusão!
Mais um a trocar as bolas sobre este botão. É o botão da confusão!
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
KKK...maioria ainda se confunde...
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
hahahah
só o fato do cara não entender o O/D ajuda a desqualificar ainda mais a avaliação do jornalista.
eu tinha um chefe antigamente que vivia reclamando das reportagens que os jornalistas faziam sobre a empresa onde a gente trabalhava. Ele dizia que conhecimento de jornalista tem a largura de um oceano, mas a profundidade de uma poça d'água.
só o fato do cara não entender o O/D ajuda a desqualificar ainda mais a avaliação do jornalista.
eu tinha um chefe antigamente que vivia reclamando das reportagens que os jornalistas faziam sobre a empresa onde a gente trabalhava. Ele dizia que conhecimento de jornalista tem a largura de um oceano, mas a profundidade de uma poça d'água.
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
kkkkk...bem dito pelo seu chefe..ex...kkk
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
PauloEduardo escreveu:..."Caso você jogue tudo para o ar e queira o máximo de desempenho, basta apertar o botão Overdrive para desativar a função que alonga a transmissão. Em descidas, o freio-motor pode ser utilizado na posição Low, capaz de reduzir mais a relação. "...
Mais um a trocar as bolas sobre este botão. É o botão da confusão!
Isso não está correto?..."desativar a função que alonga a transmissão" = reduzir
"O câmbio porta curioso overdrive – o espectro de relações inferiores a 1:1. Mas funciona ao contrário. Em outros veículos ao se premer o botão para tal função, ele alonga a transmissão. Nos Nissan, ao contrário, reduzem. Um underdrive."
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
Correta está a consequência, não a ação. Aperta-se o botão "Overdrive OFF" ou seja, desliga-se o mesmo uma vez que Overdrive é justamente a função que alonga a transmissão.
Poderiam chamar de "Modo Sport" ou coisa assim. Ia evitar muito mal entendido.
Poderiam chamar de "Modo Sport" ou coisa assim. Ia evitar muito mal entendido.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Toyota Etios encara Nissan March nas versões topo de linha com câmbio automático
Só em ver aquele painel de instrumentos no centro do console me dá náuseas. Sério mesmo, isso não é nada ergonômico e pode causar mais acidentes.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
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