Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
+3
Mkdam
WilsonM
PauloEduardo
7 participantes
Página 1 de 1
Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
Até 1983 a legislação japonesa exigia que os retrovisores fossem posicionados nos para-lamas para que eles pudessem ser vistos sem que fosse preciso desviar o olhar do caminho. Há quem diga ainda que dessa forma eles eram visíveis através da área de varrimento dos limpadores de para-brisa. Por outro lado, alguns fabricantes ocidentais diziam que essa lei era uma forma de barreira comercial velada, uma vez que para adaptar os retrovisores para o mercado japonês seria preciso modificar portas e para-lamas de todos os carros exportados.
Os japoneses chamam esse tipo de retrovisor de fenda mira, que é o jeito de falar “fender mirror” em inglês com o sotaque japonês. Os britânicos chamam de “wing mirrors”.
Em 1983, a legislação japonesa liberou os espelhos nas portas, como o resto do mundo já adotou desde a década de 1950, e os consumidores japoneses escolheram em maciçamente os carros com retrovisores “normais”. Na época o Japão ainda não era um ícone cultural como hoje, e os consumidores valorizavam produtos estrangeiros. Carros nacionais com retrovisores nas portas tinham um visual estrangeiro e por isso eram mais valorizados. No fim, a demanda do público e a uniformização da produção para exportações quase mataram os fenda mira.
Quase, porque os taxistas continuaram preferindo os retrovisores nos para-lamas e até hoje os carros nascidos para levar pessoas em troca de dinheiro têm esse tipo de retrovisor. Os motivos são variados: um deles é a melhor visibilidade para o tráfego urbano — eles reduzem significativamente os pontos cegos.
Leia mais em FlatOut
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
cá entre nós, estes espelhos nos para-lamas era feios demais, parece que o carro tem um apêndice estranho.
Mas este sistema tem uma vantagem. O Japão é um país de pequena extensão territorial, povoado de ruas estreitas e garagens apertadas, este sistema nestas situações até tem lá suas vantagens.
E atualmente, o Japão é o primeiro país do mundo onde a legislação já regulamentou a substituição dos espelhos retrovisores por sistemas de câmeras digitais.
Mas este sistema tem uma vantagem. O Japão é um país de pequena extensão territorial, povoado de ruas estreitas e garagens apertadas, este sistema nestas situações até tem lá suas vantagens.
E atualmente, o Japão é o primeiro país do mundo onde a legislação já regulamentou a substituição dos espelhos retrovisores por sistemas de câmeras digitais.
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
Fico imaginando esses retrovisores sem ser elétricos o trabalho que devia dar para ajustar....
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
Era o style dos japs
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
Ainda é. Faz parte da cultura JDM.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
Interessante e curioso hein!
Abraços,
Abraços,
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
Eu acho arretado.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Por que os carros japoneses tinham retrovisores nos para-lamas?
"Muitos táxis do país, porém, ainda possuem retrovisores instalados nos para-lamas. E a razão é curiosa: além da melhor visibilidade em espaços pequenos, eles permitem que o motorista olhe para o retrovisor do lado oposto sem ter que virar a cabeça em direção ao passageiro, garantindo maior privacidade aos sempre tímidos e formais japoneses."
Fonte: Quatro Rodas
Eu já tinha escutado sobre isto mesmo, que a principal razão, era para os motoristas, não olharem para os passageiros mantendo a privacidade...
Fonte: Quatro Rodas
Eu já tinha escutado sobre isto mesmo, que a principal razão, era para os motoristas, não olharem para os passageiros mantendo a privacidade...
HORTA- Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/11/2016
Localização : Curitiba
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Hoje à(s) 1:33 am por salomao
» Militec câmbio cvt
Ontem à(s) 10:00 am por WilsonM
» Sentra acende iluminação do computador de bordo mas nao aparece caracteres.
Ontem à(s) 9:33 am por WilsonM
» Central multimídia kicks
Sex maio 10, 2024 9:20 pm por Renato brito
» Bluetooth baixo - Nissan Versa 2017
Sex maio 10, 2024 7:34 pm por Matheus Dias
» Gasolina 35% etanol para veículos monocombustível.
Sex maio 10, 2024 4:08 pm por cesarlc
» AMORTECEDORES SENTRA B16
Sex maio 10, 2024 1:48 pm por cesarlc
» Update Multimedia Kicks 2019/20
Sex maio 10, 2024 12:40 pm por WilsonM
» Sentra B16 é um bom carro para Uber?
Sex maio 10, 2024 10:52 am por cesarlc