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Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
5 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
Boa tarde galera,
Bom, comprei um Sentra S Aut CVT 2011/12 (Obs: Kit GNV G5 instalado) a aproximadamente 6 meses com 100 mil rodados, como de costumes fiz as trocas do óleo do motor, óleo de caixa, balanceamento, cambagem, troca de pneus e tudo que tinha direito. De inicio sentia o carro patinando e fazendo o típico "zunido" que todos falam, mas nunca tinha feito nenhuma viagem com o carro. Resolvi fazer uma viagem com carro de aproximadamente 2 horas e percebi que com 1 hora de estrada o carro estava aumentando a rotação e começando a ficar alto o barulho do "zunido" (começou a ir para 2,5 /3 mil girou para ficar 90/100 km/h), como estava no meio da viagem e faltava mais 1 hora eu continuei e o carro só foi aumentando a rotação para manter a mesma velocidade e o barulho já bem forte ate que o veículo começou a perder força nas subidas ( Nessa hora o carro já estava com mais de 3 mil rotações e a velocidade 80 km/h, graças a Deus pequenas subidas porque eu pisava fundo e o carro não tinha mais força e a velocidade de 80 km/h caia para 60 km/h nessas subidas). Foi ai que comecei a me preocupar pois aquele "zunido" que eu estava ouvindo falar nos comentários era normal e quando fiz a troca do óleo de caixa ele diminuiu, e não era esses sintomas que meu carro estava tendo. E depois dessa viagem eu comecei a pesquisar mais afundo mas não encontro alguém que teve esses mesmos problemas que eu. Hoje eu percebo que não é só o "zunido" o carro está patinando mesmo, quando saio com carro ele joga rotação em 2 /2,5 /3 mil giros depois o ponteiro volta para 1,5 mil e o carro começa a pegar aceleração normal, Isso é normal??. Já fiz o Reset do cambio para ver se melhora e nada. Estou com medo de que possa ser problema da caixa e ser alguma coisa mais séria. desde já agradeço a atenção e espero que consigam me ajudar, sou do Rio de Janeiro e se alguém conhece alguma loja espacializada nesse tipo de problema aqui no Município e possa me indicar ficarei grato também.
Outra coisa que percebi foi o líquido de arrefecimento do carro que estava bem baixo ( quando falo bem baixo é bem baixo mesmo) descuido meu, não sei se isso pode influenciar para o superaquecimento do óleo da caixa mas já completei e senti que o líquido, depois de ter rodado alguns KM, não saiu do lugar e a ventoinha estava armada. Isso é normal?? Me ajudem Por favor !!
Obrigado a todos.

Bom, comprei um Sentra S Aut CVT 2011/12 (Obs: Kit GNV G5 instalado) a aproximadamente 6 meses com 100 mil rodados, como de costumes fiz as trocas do óleo do motor, óleo de caixa, balanceamento, cambagem, troca de pneus e tudo que tinha direito. De inicio sentia o carro patinando e fazendo o típico "zunido" que todos falam, mas nunca tinha feito nenhuma viagem com o carro. Resolvi fazer uma viagem com carro de aproximadamente 2 horas e percebi que com 1 hora de estrada o carro estava aumentando a rotação e começando a ficar alto o barulho do "zunido" (começou a ir para 2,5 /3 mil girou para ficar 90/100 km/h), como estava no meio da viagem e faltava mais 1 hora eu continuei e o carro só foi aumentando a rotação para manter a mesma velocidade e o barulho já bem forte ate que o veículo começou a perder força nas subidas ( Nessa hora o carro já estava com mais de 3 mil rotações e a velocidade 80 km/h, graças a Deus pequenas subidas porque eu pisava fundo e o carro não tinha mais força e a velocidade de 80 km/h caia para 60 km/h nessas subidas). Foi ai que comecei a me preocupar pois aquele "zunido" que eu estava ouvindo falar nos comentários era normal e quando fiz a troca do óleo de caixa ele diminuiu, e não era esses sintomas que meu carro estava tendo. E depois dessa viagem eu comecei a pesquisar mais afundo mas não encontro alguém que teve esses mesmos problemas que eu. Hoje eu percebo que não é só o "zunido" o carro está patinando mesmo, quando saio com carro ele joga rotação em 2 /2,5 /3 mil giros depois o ponteiro volta para 1,5 mil e o carro começa a pegar aceleração normal, Isso é normal??. Já fiz o Reset do cambio para ver se melhora e nada. Estou com medo de que possa ser problema da caixa e ser alguma coisa mais séria. desde já agradeço a atenção e espero que consigam me ajudar, sou do Rio de Janeiro e se alguém conhece alguma loja espacializada nesse tipo de problema aqui no Município e possa me indicar ficarei grato também.
Outra coisa que percebi foi o líquido de arrefecimento do carro que estava bem baixo ( quando falo bem baixo é bem baixo mesmo) descuido meu, não sei se isso pode influenciar para o superaquecimento do óleo da caixa mas já completei e senti que o líquido, depois de ter rodado alguns KM, não saiu do lugar e a ventoinha estava armada. Isso é normal?? Me ajudem Por favor !!
Obrigado a todos.



Frank Carlos Alberto nett- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/10/2017
Re: Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
se trocou o fluido do câmbio, nos diga qual marca de fluido usou, foi o NS-3 original da Nissan, Motul, Valvoline? E fez o flush do fluido velho, ou fez apenas uma troca simples? Trocou todos os filtros também?
realmente, um dos grandes causadores do zunido é o aquecimento excessivo do fluido do CVT, parece que o fluido ao aquecer pode chegar a formar bolhas de ar (ferver) e o ruído fica bem pronunciado quando este fluido passa pelas turbinas do conversor de torque.
A sensação de patinar pode estar ligada ao fluido ruim, já que pode ocorrer deficiência na pressão hidrodinâmica no sistema. E sem pressão, o CVT não funciona.
O sistema do radiador tem papel importante no sistema já que ele deve resfriar o bloco do motor e também o fluido do câmbio. Tendo comprado o carro já usado, seria recomendável fazer a troca do fluido do radiador assim que possível.
eu não sou do RJ, mas tem alguns colegas aí da região que podem indicar algumas oficinas, daqui a pouco o pessoal deve comentar, já que neste fórum não temos nada contra indicar e informar endereço e telefone das oficinas.
realmente, um dos grandes causadores do zunido é o aquecimento excessivo do fluido do CVT, parece que o fluido ao aquecer pode chegar a formar bolhas de ar (ferver) e o ruído fica bem pronunciado quando este fluido passa pelas turbinas do conversor de torque.
A sensação de patinar pode estar ligada ao fluido ruim, já que pode ocorrer deficiência na pressão hidrodinâmica no sistema. E sem pressão, o CVT não funciona.
O sistema do radiador tem papel importante no sistema já que ele deve resfriar o bloco do motor e também o fluido do câmbio. Tendo comprado o carro já usado, seria recomendável fazer a troca do fluido do radiador assim que possível.
eu não sou do RJ, mas tem alguns colegas aí da região que podem indicar algumas oficinas, daqui a pouco o pessoal deve comentar, já que neste fórum não temos nada contra indicar e informar endereço e telefone das oficinas.
Re: Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
Aprofundando a pergunta do Wilson: Tem certeza que usou óleo próprio para a transmissão CVT? Por ignorância muitos aplicam óleo de transmissão convencional neste carro e o resultado é este.
Por outro lado problemas na temperatura do motor prejudicam sim o funcionamento do CVT pois este tem um resfriador de óleo interligado ao sistema de arrefecimento.
Por fim, esta oscilação na rotação do motor que citou é perfeitamente normal. A princípio a sensação é de patinação mesmo mas é apenas o CVT atuando.
Por outro lado problemas na temperatura do motor prejudicam sim o funcionamento do CVT pois este tem um resfriador de óleo interligado ao sistema de arrefecimento.
Por fim, esta oscilação na rotação do motor que citou é perfeitamente normal. A princípio a sensação é de patinação mesmo mas é apenas o CVT atuando.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
acho que peneira deve ser o que eu chamo de corpo de válvulas. Se for isso, sim, realmente tem de abrir o câmbio, dá um bom trabalho e mecânico que não está habilitado nem deveria mexer nisso.
sem conhecer o histórico do carro pode ser difícil um diagnóstico do câmbio.
Você poderia tentar uma nova troca de fluido, mas se alguma parte do câmbio estiver comprometida, você perderia o dinheiro desta troca.
sem conhecer o histórico do carro pode ser difícil um diagnóstico do câmbio.
Você poderia tentar uma nova troca de fluido, mas se alguma parte do câmbio estiver comprometida, você perderia o dinheiro desta troca.
Re: Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
Obrigado pelo retorno rápido meus amigos, então a troca foi a troca simples mesmo com o óleo do câmbio CVT valvoline. Não me recordo se fez a troca do filtro da caixa, mas se for um troca mais complicada eu acredito que não tenha feito, porque foi uma troca rápida ele só abriu o bujãozinho embaixo para retirada do óleo velho e depois colocou o óleo novo. Ouvi falar também a respeito de limpeza da peneira, mas ao levar em uma casa de óleo eles falaram que não fazem o serviço pois tem que abrir a caixa para acessar a peneira. confere isso??
O que eu achei estranho é que o o liquido de arrefecimento estava na raspinha mesmo (verifiquei isso com carro frio) mas a temperatura do carro não ficava alta.. estava normal por sinal. E quando completei o líquido e rodei uns 15 km a ventoinha armou mas o liquido não desceu nada o nível. Isso me deixou a seguinte dúvida, será que o resfriamento do carro estava se dando somente pela ventoinha? desculpe pela minha ignorância, mas isso é possível?
obrigado.
O que eu achei estranho é que o o liquido de arrefecimento estava na raspinha mesmo (verifiquei isso com carro frio) mas a temperatura do carro não ficava alta.. estava normal por sinal. E quando completei o líquido e rodei uns 15 km a ventoinha armou mas o liquido não desceu nada o nível. Isso me deixou a seguinte dúvida, será que o resfriamento do carro estava se dando somente pela ventoinha? desculpe pela minha ignorância, mas isso é possível?
obrigado.
Frank Carlos Alberto nett- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/10/2017
Re: Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
Outra coisa. O óleo do CVT ficou no nível correto? Tanto muito quanto pouco óleo podem causar zunido e problemas a transmissão. Você mesmo pode verificar o nível seguindo este guia: http://www.nissanclube.net.br/t40-verificacao-do-nivel-do-fluido-da-transmissao-automatica
Ainda assim parece ter feito uma troca parcial apenas. Se o óleo velho estiver muito comprometido o novo não poderá fazer milagres uma vez que desta forma (troca parcial) só dá para trocar pouco mais da metade de todo o óleo da transmissão.
Completou o nível do líquido de arrefecimento com o que? Água? Desmineralizada ou de torneira?
Aditivo? Qual? Original Nissan, etilenoglicol ou destes de polímeros baratinhos? Aditivos de diferentes tecnologias misturados podem danificar de maneira severa o sistema de arrefecimento.
Ainda assim parece ter feito uma troca parcial apenas. Se o óleo velho estiver muito comprometido o novo não poderá fazer milagres uma vez que desta forma (troca parcial) só dá para trocar pouco mais da metade de todo o óleo da transmissão.
Completou o nível do líquido de arrefecimento com o que? Água? Desmineralizada ou de torneira?
Aditivo? Qual? Original Nissan, etilenoglicol ou destes de polímeros baratinhos? Aditivos de diferentes tecnologias misturados podem danificar de maneira severa o sistema de arrefecimento.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
Faço coro com os amigos aqui do fórum, neste caso faria uma troca completa, abrindo o cárter do câmbio e trocando os filtros também, ainda assim sai bem mais em conta que um conserto e descarta problemas mais simples. Aqui no fórum têm várias postagem sobre o tema, não é nada complicado. Quanto ao líquido de arrefecimento, no meu B16 uso o da Honda, que já vêm pronto para utilização e sai bem mais barato que na Nissan. É importante fazer uma revisão no sistema, mantendo em condições e no nível, porque a temperatura do fluido do CVT depende dele. Boa sorte.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
Sentra S 2012 PATINANDO !! Me ajudem !!
Frank Carlos Alberto nett escreveu:Boa tarde galera,
Bom, comprei um Sentra S Aut CVT 2011/12 (Obs: Kit GNV G5 instalado) a aproximadamente 6 meses com 100 mil rodados, como de costumes fiz as trocas do óleo do motor, óleo de caixa, balanceamento, cambagem, troca de pneus e tudo que tinha direito. De inicio sentia o carro patinando e fazendo o típico "zunido" que todos falam, mas nunca tinha feito nenhuma viagem com o carro. Resolvi fazer uma viagem com carro de aproximadamente 2 horas e percebi que com 1 hora de estrada o carro estava aumentando a rotação e começando a ficar alto o barulho do "zunido" (começou a ir para 2,5 /3 mil girou para ficar 90/100 km/h), como estava no meio da viagem e faltava mais 1 hora eu continuei e o carro só foi aumentando a rotação para manter a mesma velocidade e o barulho já bem forte ate que o veículo começou a perder força nas subidas ( Nessa hora o carro já estava com mais de 3 mil rotações e a velocidade 80 km/h, graças a Deus pequenas subidas porque eu pisava fundo e o carro não tinha mais força e a velocidade de 80 km/h caia para 60 km/h nessas subidas). Foi ai que comecei a me preocupar pois aquele "zunido" que eu estava ouvindo falar nos comentários era normal e quando fiz a troca do óleo de caixa ele diminuiu, e não era esses sintomas que meu carro estava tendo. E depois dessa viagem eu comecei a pesquisar mais afundo mas não encontro alguém que teve esses mesmos problemas que eu. Hoje eu percebo que não é só o "zunido" o carro está patinando mesmo, quando saio com carro ele joga rotação em 2 /2,5 /3 mil giros depois o ponteiro volta para 1,5 mil e o carro começa a pegar aceleração normal, Isso é normal??. Já fiz o Reset do cambio para ver se melhora e nada. Estou com medo de que possa ser problema da caixa e ser alguma coisa mais séria. desde já agradeço a atenção e espero que consigam me ajudar, sou do Rio de Janeiro e se alguém conhece alguma loja espacializada nesse tipo de problema aqui no Município e possa me indicar ficarei grato também.
Outra coisa que percebi foi o líquido de arrefecimento do carro que estava bem baixo ( quando falo bem baixo é bem baixo mesmo) descuido meu, não sei se isso pode influenciar para o superaquecimento do óleo da caixa mas já completei e senti que o líquido, depois de ter rodado alguns KM, não saiu do lugar e a ventoinha estava armada. Isso é normal?? Me ajudem Por favor !!
Obrigado a todos.![]()
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O "Frank Carlos Alberto nett" teve sucesso na solução do problema ?
Estou com o mesmo problema!!!!
AndersonJB- Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/10/2020
Localização : Blumenau - SC
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