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Verificação do nível do fluído da transmissão automática
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Verificação do nível do fluído da transmissão automática
A princípio este procedimento é para o Sentra CVT mas pode servir para outros carros automáticos da Nissan e até de outras marcas.
1. Dirija por 10 ou 15 minutos até que a transmissão atinja a temperatura normal de trabalho.
2. Pare numa superfície plana e coloque a transmissão em Park (P).
3. Com o pé no freio passe por todas as posições da alavanca de câmbio até voltar para o P.
4. Com o motor em marcha-lenta puxe a alavanca de medição, limpe-a, vire-a num ângulo de 180 graus (senão ela vai travar novamente no lugar) e reinsira-a completamente. O nível deverá estar dentro da área hachurada do lado HOT da vareta. Confira se há excesso de contaminação limpando a vareta com um papel toalha e verificando visualmente no papel se há sinal de fuligem, água ou limalha metálica no fluído.
Pode medir a frio (com o carro funcionando) mas a precisão não é tão grande. Usualmente o óleo deverá estar na área entre os picotes da vareta (COLD)
Dica 1: Se tiver que repor ou retirar algum fluído faça aos poucos e vá ajustando o nível.
Dica 2: Para obter o nível do óleo com exatidão é necessária pelo menos uma volta com o carro no quarteirão antes de medir. Toda vez que se retira ou repõe fluído é necessário isto.
1. Dirija por 10 ou 15 minutos até que a transmissão atinja a temperatura normal de trabalho.
2. Pare numa superfície plana e coloque a transmissão em Park (P).
3. Com o pé no freio passe por todas as posições da alavanca de câmbio até voltar para o P.
4. Com o motor em marcha-lenta puxe a alavanca de medição, limpe-a, vire-a num ângulo de 180 graus (senão ela vai travar novamente no lugar) e reinsira-a completamente. O nível deverá estar dentro da área hachurada do lado HOT da vareta. Confira se há excesso de contaminação limpando a vareta com um papel toalha e verificando visualmente no papel se há sinal de fuligem, água ou limalha metálica no fluído.
Pode medir a frio (com o carro funcionando) mas a precisão não é tão grande. Usualmente o óleo deverá estar na área entre os picotes da vareta (COLD)
Dica 1: Se tiver que repor ou retirar algum fluído faça aos poucos e vá ajustando o nível.
Dica 2: Para obter o nível do óleo com exatidão é necessária pelo menos uma volta com o carro no quarteirão antes de medir. Toda vez que se retira ou repõe fluído é necessário isto.
Última edição por PauloEduardo em Qui Jul 13, 2017 6:36 pm, editado 3 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Mario K gosta desta mensagem
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Nunca havia medido o nível do meu (B16, SE 12/13). Pensava que estava tudo certo. Hoje, por curiosidade, verifiquei o nível e constatei que está acima do máximo. Segue link com a representação do nível que encontrei no meu carro.
https://www.dropbox.com/s/f15eguwtv4e0ecj/Nivel%20oleo.jpg?dl=0
Meu carro nunca "zuniu", mas emite um ruído em subida de serra e, ultimamente, tenho notado alguns "trancos" ao frear, quando parece ocorrer o "desacoplamento" do câmbio ao frear/parar.
Dúvida, o fluido deveria escorrer para o o cárter quando não bombeado. Por que o nível "cold" seria inferior ao nível "hot", quando o fluido está "frio" e reunido no cárter não deveria registrar um nível mais elevado na vareta?
https://www.dropbox.com/s/f15eguwtv4e0ecj/Nivel%20oleo.jpg?dl=0
Meu carro nunca "zuniu", mas emite um ruído em subida de serra e, ultimamente, tenho notado alguns "trancos" ao frear, quando parece ocorrer o "desacoplamento" do câmbio ao frear/parar.
Dúvida, o fluido deveria escorrer para o o cárter quando não bombeado. Por que o nível "cold" seria inferior ao nível "hot", quando o fluido está "frio" e reunido no cárter não deveria registrar um nível mais elevado na vareta?
m.saito- Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/01/2016
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
não lembro de ter visto,nada no manual,em relação a essa medição do nível do óleo...essa dica também vale para o b17??
essa informação consta no manual do b16??
leonardo lucas- Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
B17 é diferente sim.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Mario K gosta desta mensagem
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Equivalente ao B17 (sistema duplo dreno)
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Mario K gosta desta mensagem
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Com o motor desligado sim o nível fica mais alto pois não tem circulação de óleo
Com o motor ligado, o volante acoplado ao conversor, toca a bomba e circula o óleo.
P e N sem pressão
D 2 1 L com pressão.
Óleo quente e circulando expande com a temperatura, ar,....
Com o motor ligado, o volante acoplado ao conversor, toca a bomba e circula o óleo.
P e N sem pressão
D 2 1 L com pressão.
Óleo quente e circulando expande com a temperatura, ar,....
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Mario K gosta desta mensagem
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Essa medição serve para o sentra???
Pq agora bateu uma duvida. Tem gente que diz que do sentra tem que ser com o motor deligado. Agora vi aqui q tem que ser ligado.
Fui ver agora no carro como explica no topico e a vareta saiu seca. Quase tive um treco.
Afinal, qual o procedimento é correto?
Pq agora bateu uma duvida. Tem gente que diz que do sentra tem que ser com o motor deligado. Agora vi aqui q tem que ser ligado.
Fui ver agora no carro como explica no topico e a vareta saiu seca. Quase tive um treco.
Afinal, qual o procedimento é correto?
leandro_ln- Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/08/2016
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Serve para o Sentra B16 sim, com motor ligado e aquecido. Pode estar faltando fluido mesmo.
Se for completar recomendo que compre 1 litro do fluído mas não coloque todo. Vá completando aos poucos (uns 250ml por vez) e medindo para não dar excesso.
Se for completar recomendo que compre 1 litro do fluído mas não coloque todo. Vá completando aos poucos (uns 250ml por vez) e medindo para não dar excesso.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Galera, boa noite. Segue um link sobre o cvt. Tudo sobre ele. Tem que baixar esse leitor para poder ler o livro. Possui 159 páginas e fala tudo sobre ele. Fiz duas trocas parcial do óleo do câmbio, com o óleo da Valvoline(muito bom). Na página 17 fala sobre o nível (como medir e o quanto). [IMG]https://2img.net/h/oi65.tinypic.com/2dmfber.png
É meu primeiro post, então não sei se está certo.
Link do livro: Eu estou lendo CVT no Scribd. Confira: https://www.scribd.com/doc/258521178
É meu primeiro post, então não sei se está certo.
Link do livro: Eu estou lendo CVT no Scribd. Confira: https://www.scribd.com/doc/258521178
Iost- Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2016
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Ao identificar que há excesso do fluido CVT, como pode ser feita a retirada do excedente?
Li alguns usúarios dizendo que fizeram com seringa ?!
O meu está bem acima, como só vou efetuar a troca do fluido daqui 1 mes, gostaria de tirar o excesso.
Obrigado.
Li alguns usúarios dizendo que fizeram com seringa ?!
O meu está bem acima, como só vou efetuar a troca do fluido daqui 1 mes, gostaria de tirar o excesso.
Obrigado.
dbarros- Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/02/2017
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Bom se vai fazer a troca, nem mexa...mas avise quem vai fazer que a quantidade que está esta errada, com excesso......seringa bem grande, com mangueirinha bem fina na ponta(tipo mangueira de vidro de soro) pela vareta que vc mede o nivel, demorado e lento o processo de retirar....isso vc mesmo fazendo em casa...mas como mencionei nem mexa se vai trocar o oleo....
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Pessoal boa tarde qual o óleo recomendado p o b16? O meu é 2012 com 86mil km.
Anderson Luiz Ferreira- Mensagens : 44
Data de inscrição : 01/02/2017
Idade : 38
Localização : salvador
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Prezados, boa tarde.
Caso seja necessário, eu consigo completar o óleo do cambio CVT sem levar a uma oficina. O óleo é inserido por onde?
Caso seja necessário, eu consigo completar o óleo do cambio CVT sem levar a uma oficina. O óleo é inserido por onde?
Rister- Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/03/2017
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
se eu não estiver enganado, é para completar direto pelo tudo onde tem a vareta de medição do nível do fluido do CVT.
só tomar cuidado para não fazer lambança, o tubo é bem fininho, entra pouco liquido de cada vez.
só tomar cuidado para não fazer lambança, o tubo é bem fininho, entra pouco liquido de cada vez.
Mario K gosta desta mensagem
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
WilsonM, muito obrigado pelo retorno. Creio que o nível do meu está baixo. Aqui em Brasília não encontrei até o momento um lugar que eu possa realizar a troca, portanto, vou completar. Vou utilizar o óleo ATF Valvoline CVT, foi que achei que serve para o Sentra. Valeu pelo apoio !!
Rister- Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/03/2017
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Senhores, bom dia.
Qual óleo indicam para o cambio CVT do sentra do 2008? Tendo em vista que não encontro no NS2.
Grato pelo apoio de vocês!!
Qual óleo indicam para o cambio CVT do sentra do 2008? Tendo em vista que não encontro no NS2.
Grato pelo apoio de vocês!!
Rister- Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/03/2017
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Rister, temos um tópico só sobre isto. Sugiro ler pelo menos as ultimas páginas sobre: http://www.nissanclube.net.br/t2722p150-oleo-para-cvt-troca
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Paulo Eduardo, obrigado!!
Rister- Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/03/2017
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Depois de perceber um som de sirene vindo do CVT resolvi medir o nível. Liguei o carro esperei um pouco, dei uma voltinha do quarteirão, voltei á garagem e medi. Parecia correto. Não convencido resolvi esperar mais uns dez minutos com o motor ligado. Andei uns metros dentro da garagem e refiz a medição: O nível subiu consideravelmente!!! Agora estava muito acima do máximo, naquela curvatura em "S" da vareta. Dei outra volta no quarteirão e refiz o procedimento e obtive o mesmo resultado.
Retirei pouco mais de 1L de fluído e medi. Agora parecia baixo demais mas após mais uma volta no quarteirão (agora com o overdrive desligado e pé embaixo) o nível veio ao máximo. Esperei um pouco com o motor ligado e medi de novo. Mesmo resultado.
Depois de tudo isso só posso concluir que:
- Obviamente a transmissão estava com excesso de fluído. Que pode ser altamente prejudicial.
- A verificação do nível, pelo menos nesta transmissão pode ser mais complexa do que se supõe.
- A transmissão precisa estar bem quente para uma medição mais apurada.
- E após qualquer ajuste de nível (para mais ou para menos) uma volta no quarteirão com o carro é necessária para a correta indicação.
O ruido parece ter sumido ou foi bastante atenuado. Vamos ver daqui para frente.
Retirei pouco mais de 1L de fluído e medi. Agora parecia baixo demais mas após mais uma volta no quarteirão (agora com o overdrive desligado e pé embaixo) o nível veio ao máximo. Esperei um pouco com o motor ligado e medi de novo. Mesmo resultado.
Depois de tudo isso só posso concluir que:
- Obviamente a transmissão estava com excesso de fluído. Que pode ser altamente prejudicial.
- A verificação do nível, pelo menos nesta transmissão pode ser mais complexa do que se supõe.
- A transmissão precisa estar bem quente para uma medição mais apurada.
- E após qualquer ajuste de nível (para mais ou para menos) uma volta no quarteirão com o carro é necessária para a correta indicação.
O ruido parece ter sumido ou foi bastante atenuado. Vamos ver daqui para frente.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Vou realizar o procedimento, na última viagem que fiz o câmbio ficou zunindo na alta depois de andar uns 300 km e perdeu potência, ficava a 100 km/h e 2500 rpm e não passava disso. Troquei o motor e completaram o óleo do câmbio e depois de pesquisar aqui no fórum acredito que o problema pode ser no excesso do óleo já que quando medi o óleo estava bem acima do nível mas o carro estava desligado. Vou fazer com o motor ligado pra ver.
Caio fn- Mensagens : 27
Data de inscrição : 10/05/2017
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Até onde eu sei, na falta do fluido original da Nissan, o pessoal tem indicado este aqui a baixo para o CVT.
http://www.valvoline.com.br/imagens/CVT.pdf
http://www.valvoline.com.br/imagens/CVT.pdf
Emerson68- Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Boa Tarde!
O meu fui medir e está um pouco abaixo da medicão correta,então posso completar com o valvoline mesmo não sabendo qual é o a marca do oleo que está?
O meu fui medir e está um pouco abaixo da medicão correta,então posso completar com o valvoline mesmo não sabendo qual é o a marca do oleo que está?
HumbertoROV- Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/03/2017
Idade : 48
Localização : São Gonçalo/RJ
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
Bom dia! Peguei meu Sentra 11/12 cvt com pouco menos de 50 mil km. Carro impecável.
Um mês depois quebrou a caixa do cvt. Arrebentou a cinta (aquela Correia metálica cheia de pequenos elos). Tive que colocar outra caixa. Usei o óleo da Mit.
Após 10 mil km, o carro está zunindo muito e perdendo potência, além de cheiro muito forte de óleo cvt quando chego em casa (moro na serra) e calor do câmbio é perceptível dentro do carro.
Seria o caso de trocar o óleo, mesmo que só tenha rodado 10 mil km?
O que me sugerem? Tem jeito ou tenho que vender o carro, já que moro na serra e uso o carro para trabalhar?
Desde já agradeço!
Um mês depois quebrou a caixa do cvt. Arrebentou a cinta (aquela Correia metálica cheia de pequenos elos). Tive que colocar outra caixa. Usei o óleo da Mit.
Após 10 mil km, o carro está zunindo muito e perdendo potência, além de cheiro muito forte de óleo cvt quando chego em casa (moro na serra) e calor do câmbio é perceptível dentro do carro.
Seria o caso de trocar o óleo, mesmo que só tenha rodado 10 mil km?
O que me sugerem? Tem jeito ou tenho que vender o carro, já que moro na serra e uso o carro para trabalhar?
Desde já agradeço!
leomarinsgarcia- Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/01/2018
Re: Verificação do nível do fluído da transmissão automática
temos visto algus colegas do fórum reclamando da resistência do fluido da Mitsubishi, no Lancer, por exemplo, tem colega relatando troca a cada 20.000 km.
e talvez tenha de conferir quais as coisas que foram feitas no câmbio, como troca do filtros, limpeza do corpo de válvulas, retífica do conversor de torque, etc.
e talvez tenha de conferir quais as coisas que foram feitas no câmbio, como troca do filtros, limpeza do corpo de válvulas, retífica do conversor de torque, etc.
Mario K gosta desta mensagem
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