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Fazer ou não fazer a troca total de óleo CVT?
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Fazer ou não fazer a troca total de óleo CVT?
Boa tarde!
Acabei de comprar um Sentra 2014/2015 SV. Ele está com 100.000 KM e tenho algumas dúvidas...
Tenho lido muito sobre a troca de óleo do câmbio CVT e encontro muitas dúvidas sobre ele. Muitos proprietários trocam 100% do óleo, outros trocam uma parte, o que fazer?
Liguei na concessionária aqui em Ribeirão Preto e o pessoal da oficina disse que é necessário trocar, mas me informaram que é apenas 4 litros e que pode chegar a 5 litros... Mas não seria 8 litros conforme no manual?
E O filtro precisa trocar mesmo? Encontrei aqui por 250,00 sem a mão de obra...
Qual marca de óleo colocar? Encontrei aqui em Ribeirão Preto um óleo da Ipiranga por 49,90 o litro, pela especificação ele atente NS-3, alguém já usou? É bom? Poderiam me indicar um bom com preço bom também? https://www.conexaobrasilautopecas.com.br/oleo-cambio-atf-cvt-sintetico-ipiranga-7400180cil
Outra coisa, tenho percebido que de manhã ao parar no semáforo, sinto uma falha ao parar, o que pode ser? Será algum problema com velas ou é o combustível (abasteço com etanol)?
Aqui na cidade o consumo do meu Sentra é de 7km, nas estrada é torno de 12km, ambos com etanol, é bom esse consumo?
Levei o carro em algumas oficinas aqui da cidade, infelizmente a maioria dos mecânicos não conhecem muito esse carro, por isso estou fazendo tantas perguntas.
Obrigado!
Acabei de comprar um Sentra 2014/2015 SV. Ele está com 100.000 KM e tenho algumas dúvidas...
Tenho lido muito sobre a troca de óleo do câmbio CVT e encontro muitas dúvidas sobre ele. Muitos proprietários trocam 100% do óleo, outros trocam uma parte, o que fazer?
Liguei na concessionária aqui em Ribeirão Preto e o pessoal da oficina disse que é necessário trocar, mas me informaram que é apenas 4 litros e que pode chegar a 5 litros... Mas não seria 8 litros conforme no manual?
E O filtro precisa trocar mesmo? Encontrei aqui por 250,00 sem a mão de obra...
Qual marca de óleo colocar? Encontrei aqui em Ribeirão Preto um óleo da Ipiranga por 49,90 o litro, pela especificação ele atente NS-3, alguém já usou? É bom? Poderiam me indicar um bom com preço bom também? https://www.conexaobrasilautopecas.com.br/oleo-cambio-atf-cvt-sintetico-ipiranga-7400180cil
Outra coisa, tenho percebido que de manhã ao parar no semáforo, sinto uma falha ao parar, o que pode ser? Será algum problema com velas ou é o combustível (abasteço com etanol)?
Aqui na cidade o consumo do meu Sentra é de 7km, nas estrada é torno de 12km, ambos com etanol, é bom esse consumo?
Levei o carro em algumas oficinas aqui da cidade, infelizmente a maioria dos mecânicos não conhecem muito esse carro, por isso estou fazendo tantas perguntas.
Obrigado!
Edson Oliveira de Abreu- Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/08/2019
Re: Fazer ou não fazer a troca total de óleo CVT?
Quando vamos retirar o fluido do CVT do câmbio, uma parte acaba ficando presa dentro do conversor de torque, deve ser por isto que as oficinas que você consultou informaram quantidades diferentes.
No seu Sentra vai apenas o filtro de cartucho metálico, peça ao mecânico para fazer a inspeção visual mesmo, às vezes dá para reutilizar sim.
Esta falha no motor pode ser por conta da TBI necessitando de limpeza, ou pode ser alguma falsa entrada de ar na mangueira da TBI.
No seu Sentra vai apenas o filtro de cartucho metálico, peça ao mecânico para fazer a inspeção visual mesmo, às vezes dá para reutilizar sim.
Esta falha no motor pode ser por conta da TBI necessitando de limpeza, ou pode ser alguma falsa entrada de ar na mangueira da TBI.
Re: Fazer ou não fazer a troca total de óleo CVT?
Boa noite, tenho um Sentra 2010, hoje eu mesmo troquei o óleo CVT. Utilizei o da Lubrax CVTF e trocando os 2 filtros um metálico dentro do cambio e outro de papel, no trocador de calor.
Utilizei uma elevador, uma chave 19, uma 10 de L e outra de estria alem de uma 13.
Utilizei 9 litros de óleo, e fiz o seguinte procedimento:
soltei o carter, drenei o óleo, fechei o dreno e funcionei o carro por 30 seg, tornei a drenar e a fechar o dreno, com as rodas fora do chão, funcionei o carro 2 min em R + 2 min em D + 2 min em R, drenei outra vez. Esse procedimento foi uma dica para retirar o máximo possível, do óleo velho.
Coloquei 3 litros de óleo novo e refiz a operação dos 2 minutos, drenando em seguida. Dica: não acelerar o carro e não frear, por isso as rodas fora do chão. Processo ajuda a retirar o óleo do conversor de torque. Após esse processo, retirei a tampa, troquei o filtro metálico, limpei o carter e fundo do cambio co descarbonizante. Montei tudo novamente, troquei a arruela do parafuso do carter do cambio. Retirei a roda DE e para barros, retirei o trocador de calor, troquei o filtro de papel e os anéis de vedação do filtro e do trocador de calor.
Montei tudo, coloquei mais 6 liros e pronto. Tempo gasto no processo 4 horas, aproveitei o carro no alto e troquei filtro de combustível também. Não esquecendo de completar a água de arrefecimento.
Feito isso, o carro esta muito macio e respondendo bem mais rápido ao acelerador. O volume de óleo retirado nesse processo foram 6 litros, aparentemente nunca havia sido trocado, já tem 95k. Acho que a troca dos 4 litros deve ser feita a cada 50k e essa manutenção maior a cada 100k.
Espero que tenha sido útil minha experiencia.
Utilizei uma elevador, uma chave 19, uma 10 de L e outra de estria alem de uma 13.
Utilizei 9 litros de óleo, e fiz o seguinte procedimento:
soltei o carter, drenei o óleo, fechei o dreno e funcionei o carro por 30 seg, tornei a drenar e a fechar o dreno, com as rodas fora do chão, funcionei o carro 2 min em R + 2 min em D + 2 min em R, drenei outra vez. Esse procedimento foi uma dica para retirar o máximo possível, do óleo velho.
Coloquei 3 litros de óleo novo e refiz a operação dos 2 minutos, drenando em seguida. Dica: não acelerar o carro e não frear, por isso as rodas fora do chão. Processo ajuda a retirar o óleo do conversor de torque. Após esse processo, retirei a tampa, troquei o filtro metálico, limpei o carter e fundo do cambio co descarbonizante. Montei tudo novamente, troquei a arruela do parafuso do carter do cambio. Retirei a roda DE e para barros, retirei o trocador de calor, troquei o filtro de papel e os anéis de vedação do filtro e do trocador de calor.
Montei tudo, coloquei mais 6 liros e pronto. Tempo gasto no processo 4 horas, aproveitei o carro no alto e troquei filtro de combustível também. Não esquecendo de completar a água de arrefecimento.
Feito isso, o carro esta muito macio e respondendo bem mais rápido ao acelerador. O volume de óleo retirado nesse processo foram 6 litros, aparentemente nunca havia sido trocado, já tem 95k. Acho que a troca dos 4 litros deve ser feita a cada 50k e essa manutenção maior a cada 100k.
Espero que tenha sido útil minha experiencia.
Beto Lima- Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/07/2019
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