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Fluido de freio e embreagem - Página 2 Empty Re: Fluido de freio e embreagem

Mensagem por brenda.bns Ter Jul 12, 2016 10:17 am

Bom dia pessoal!
Preciso de ajuda. A embreagem do meu March tá trepidando bastante. Parece que o carro vai morrer em 1ª marcha, fica amarrado e só sai se eu acelerar.
Na última revisão eu falei sobre isso e disseram que lubrificaram e tal, de fato melhorou, porém agora tá pior. Queria a opinião de vcs antes de levar pra css.
Grata

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Mensagem por PauloEduardo Ter Jul 12, 2016 1:37 pm

Brenda, nos dê mais detalhes. O carro é novo? Está ainda na garantia? Caso positivo volte lá e reclame novamente.

Possivelmente o sistema já está desgastado e precisa ser substituído.
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Mensagem por pimenta59 Ter Jul 12, 2016 8:54 pm

Além dos pontos citados por PauloEduardo, acho que talvez seja relevante responder:
É o carro todo que trepida, ou só o pedal de embreagem?
Só faz isso na primeira marcha?
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Mensagem por brenda.bns Qua Jul 13, 2016 8:59 am

PauloEduardo escreveu:Brenda, nos dê mais detalhes. O carro é novo? Está ainda na garantia? Caso positivo volte lá e reclame novamente.

Possivelmente o sistema já está desgastado e precisa ser substituído.

Oi Paulo!

Ele é seminovo. Peguei com 10.000 rodados e o dono anterior tinha acabado de fazer a 1ª revisão. Ainda está na garantia sim.

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Mensagem por brenda.bns Qua Jul 13, 2016 9:04 am

pimenta59 escreveu:Além dos pontos citados por PauloEduardo, acho que talvez seja relevante responder:
É o carro todo que trepida, ou só o pedal de embreagem?
Só faz isso na primeira marcha?

Olá,

Só o pedal da embreagem que trepida. Só em primeira marcha, assim que saio pra trabalhar com ele pela manhã. Paro num sinal que é um pouco inclinado e se não acelero ele trepida e quase não sai do lugar, a sensação é que vai morrer. Depois que largo (6h depois) ele trepida tmb, só que com menos intensidade. O estacionamento daqui é um pouco inclinado.
Grata pela ajuda.

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Mensagem por WilsonM Qua Jul 13, 2016 9:24 am

realmente só a css para resolver, por estar na garantia.
vai ter de bater o pé, exija o conserto, parece coisa do disco de embreagem, como o carro é novo, pode ser algum defeito de fabricação.

em quase todos os modelos Nissan sempre ouvi relatos de que a marcha lenta é muito baixa, então essa sensação do carro quase morrer na saída é mais ou menos comum, se for isso não tem muito o que fazer, os técnicos dizem que é característica do carro.
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Mensagem por pimenta59 Qua Jul 13, 2016 11:13 am

Tem certeza absoluta que não é só a tremedeira normal que dá quando qualquer carro vai estancar?
De qualquer forma, leve na CSS em garantia. Carro usado, de pouca quilometragem, acho bem provável o dono anterior ter queimado essa embreagem mesmo (andando com o pé descansando em cima do pedal, por exemplo).
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Mensagem por brenda.bns Qua Jul 13, 2016 12:42 pm

pimenta59 escreveu:Tem certeza absoluta que não é só a tremedeira normal que dá quando qualquer carro vai estancar?
De qualquer forma, leve na CSS em garantia. Carro usado, de pouca quilometragem, acho bem provável o dono anterior ter queimado essa embreagem mesmo (andando com o pé descansando em cima do pedal, por exemplo).

Oi,
Tenho sim. É bem diferente de quando vai estancar e pra comprovar que não é loucura minha rs, meu marido testou e de fato faz isso.
A garantia cobre embreagem se for necessário trocar alguma coisa?
Grata.

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Mensagem por WilsonM Qua Jul 13, 2016 12:48 pm

olha, se a css perceber que aconteceu desgaste como o pimenta comentou acima, aí não tem cobertura da garantia, pois é claro o mau uso.

declara defeito de fabricação, até pq vc não tem como saber, deixa para a css a comprovação de mau uso.
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Mensagem por leofvidal Ter Out 18, 2016 8:33 pm

Hoje chegou a canetinha de teste, porém estou com dificuldade de acessar o fluido. O gargalo do reservatório é bem longo Sad

Fluido de freio e embreagem - Página 2 Verk9c

Vejam como a cor está alterada. Desde que peguei o carro 0 km notei essa sujeira na área indicada. O que seria?
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Mensagem por icefly Ter Out 18, 2016 9:28 pm

Se o nivel não baixou, nem vazou, essa sujeira ai é normal.

A inspeção é a cada 10 mil km ou 1 ano; previsão de troca a cada 2 anos ou 20 mil km.
Se nunca trocou o fluido, está na hora de trocar; o original é transparente, quando fica amarelo é sinal de contaminação, segundo o mestre MRB veja o fluido novo x fluido degradado:

Fluido de freio e embreagem - Página 2 2pzl5x1

O meu se não me falha a memória troquei com 4 anos, com cerca de 38 mil km e estava desse jeito ai, amarelo - dourado.

Esgota o fluido velho, faz sangria nas 4 rodas e também na embreagem; no meu fiz tudo isso só não a sangria na embreagem, pois nem sabia que precisava sangrar por ali.

Se fosse eu, trocava e botava um pouco do fluido velho num recepiente, para testar a canetinha Smile
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Mensagem por leofvidal Ter Out 18, 2016 9:43 pm

Retirei 3mL com uma seringa (nova) pra fazer o teste da canetinha e acusou 2% de contaminação de água.
Interessante que o fluido que aparece na foto não está no nível do resto do reservatório. É como se ele ficasse depositado ali pelo chacoalhar do carro.

Posso usar o DOT4?
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Mensagem por nakay Ter Out 18, 2016 9:59 pm

Como o fluido de freio é higroscópico, essa porção superficial é a mais contaminada. Provavelmente, se conseguir retirar mais abaixo a contaminação será menor...experimenta fazer o teste (com a canetinha) um mês após a troca para ver o nível de contaminação da porção superficial do fluido novo.


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Mensagem por MRB Ter Out 18, 2016 10:49 pm

leofvidal escreveu:Hoje chegou a canetinha de teste, porém estou com dificuldade de acessar o fluido. O gargalo do reservatório é bem longo Sad

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Vejam como a cor está alterada. Desde que peguei o carro 0 km notei essa sujeira na área indicada. O que seria?

Por isso eu larguei mão da caneta e comprei um outro teste a qual a ponta de prova é separado do equipamento. O gargalo é muito longo e estreito.
DOT4 nissan já vem um amarelo mais claro de fábrica, mais tambem fica amarelo forte para preto dependendo do tempo kkk.

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Mensagem por icefly Qua Out 19, 2016 10:00 am

Sim, pode substituir o original (que era DOT3 no old), por DOT 4 ou 5.1.

Parece que nas css, ano passado, estavam parando de usar DOT3 e só vendendo DOT4 no balcão.

O MRB fez um daqueles seus videos top, e mostrou que o DOT3 da Nissan era superior a um DOT 4 do mercado.



O meu troquei por DOT4, da Bosch, final do ano passado paguei R$ 17 pela garrafa de 500ML, metade do preço do DOT3 da css, que vinha menos de 400ML.
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Mensagem por tiagomedina Ter Set 26, 2017 7:48 pm

Tive o mesmo problema de acesso com a caneta. Comprei um kit caneta + termodensimetro, chegou na sexta passada. Fui todo feliz testar no carro e de cara a caneta não entrou. Sad Daí fui testar o termodensimetro e a mangueira também não chegava no liquido do reservatorio. No No No O Azar danado!
Aí vou ter que retirar parte do fluido com uma seringa para efetuar o teste e aumentar a mangueira do termodensimtro. Neutral
O problema é ficar tirando o fluido, como vocês disseram vai ficar contaminando o mesmo.

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Mensagem por lcdsantos Ter Jul 03, 2018 9:35 am

Se entendi bem a especificação do fluido de freio do manual do old March era o DOT3. Mas no new March é o DOT4.

Mas o old March pode usar o DOT4? É isso?

Tanto faz ou o DOT4 seria melhor?

E se usar o 5 tem que ser o 5.1. O 5 puro não pode. É isso?
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Mensagem por WilsonM Ter Jul 03, 2018 9:58 am

quanto maior o número do DOT maior é o ponto de ebulição do líquido.

o dot 5.1 é o melhor neste quesito. O 5.0 não usar mesmo.
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Mensagem por lcdsantos Ter Jul 03, 2018 3:33 pm

Então porque o DOT 4 pode ser usado (e até o DOT 3 a rigor) e o 5.0 não?
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Mensagem por icefly Ter Jul 03, 2018 3:49 pm

O DOT 5 tem silicone, ataca as borrachas, ele é bem especifico para certos carros.

Nos nossos Nissan pode usar o DOT 5.1 >>> 4 >>> 3, do ponto de ebulição mais alto pro mais baixo, e do preço maior pro menor; um DOT 4 já está de bom tamanho, mas se quiser o 5.1 nada impede.

O meu era DOT 3 original de fábrica, resolvi mudar pro 4, e duas trocas depois estou sem problemas; inclusive a Nissan e as css, já migraram pro DOT 4.
Eu diria que o 3 está defasado, e o 4 é praticamente o mesmo preço.

Esse link esclarece mais as diferenças entre os DOT.
http://www.tratorbel.com.br/blog/2016/11/14/qual-fluido-de-freio-utilizar-diferencas-entre-dot-3-dot-4-dot-5-e-dot-5-1/


Última edição por icefly25 em Ter Jul 03, 2018 3:55 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por WilsonM Ter Jul 03, 2018 3:50 pm

DOT 5 é um fluido a base de silicone hidrófobo, ele repele água. Ele é a base de silicone, e costuma reagir com as borrachas do sistema.

Já o DOT3, 4 e 5.1 são higroscópicos, ou seja absorvem água. O fluido de menor ponto de ebulição é o DOT3, em qualquer veículo dá para usar fluido que tenha ponto de ebulição superior ao indicado, nunca abaixo.
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Mensagem por lcdsantos Ter Jul 03, 2018 3:58 pm

Agora sim. Valeu!
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Mensagem por WilsonM Ter Jul 03, 2018 4:51 pm

De um forma genérica e aproximada, estes são os pontos de ebulição dos vários dos fluidos de freio:

Dot 3 205 graus celsius
Dot 4 230 graus celisius
Dot 5.1 270 graus celsius


quando contaminado com água, o DOT 5.1 pode ferver mesmo a 180 graus celsius. Se o fluido ferver, o risco é que você pode ficar sem freio.

Como estes fluidos são higroscópicos, deve-se trocar periodicamente o fluido, em geral se faz a troca a cada dois anos.


A ATE afirma que seu DOT 4 tem ponto de ebulição a 270 graus celsius, por isto é considerada uma das melhores marcas disponíveis no mercado.
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Mensagem por caiogentil Sex Ago 24, 2018 2:23 pm

WilsonM escreveu:De um forma genérica e aproximada, estes são os pontos de ebulição dos vários dos fluidos de freio:

Dot 3     205 graus celsius
Dot 4     230 graus celisius
Dot 5.1  270 graus celsius


quando contaminado com água, o DOT 5.1 pode ferver mesmo a 180 graus celsius. Se o fluido ferver, o risco é que você pode ficar sem freio.

Como estes fluidos são higroscópicos, deve-se trocar periodicamente o fluido, em geral se faz a troca a cada dois anos.


A ATE afirma que seu DOT 4 tem ponto de ebulição a 270 graus celsius, por isto é considerada uma das melhores marcas disponíveis no mercado.

Estou usando o ATE DOT 4, e posso dizer que ficou ótimo. Pedal de freio ficou um pouco mais sensível. Na embreagem não senti muita diferença, apensar de ter trocado junto.

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