Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Câmbio manual Sentra b16
utilização correta do  overdrive. EmptyOntem à(s) 7:45 pm por Guilherme Souza Torelli

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
utilização correta do  overdrive. EmptyOntem à(s) 7:28 pm por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
utilização correta do  overdrive. EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
utilização correta do  overdrive. EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
utilização correta do  overdrive. EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
utilização correta do  overdrive. EmptyQua Abr 24, 2024 1:57 pm por waldir.bacaicoa

» O porta malas não trava
utilização correta do  overdrive. EmptyQua Abr 24, 2024 1:52 pm por WilsonM

» Consumo Sentra B17 (Novo Sentra)
utilização correta do  overdrive. EmptyQua Abr 24, 2024 8:08 am por andre fachini

» carros chineses e coreanos fazendo concorrencia Nissan
utilização correta do  overdrive. EmptyQua Abr 24, 2024 4:50 am por Dagoberto

Inscreva-se!


utilização correta do overdrive.

+14
Cburatto
limafabioh
MEN.
Volnir
PauloEduardo
absilva
limafranco1
vitor m. o. silva
RHSEU
jaguar.rj
andre fachini
AndreMelo
WilsonM
leonardo lucas
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty utilização correta do overdrive.

Mensagem por leonardo lucas Qui Out 06, 2016 3:50 pm

pessoal,tenho 1 milhão de dúvidas sobre esse botãozinho que utilizo regularmente,selecionei três,se alguém souber:
1)quando desaciono o botão,e a rotação começa a cair,existe algum mal para o cvt/motor,já acelerar direto...ou deve-se esperar a rotação estabilizar para acelerar??

2)não sei se é impressão minha,mas quando o carro está parado,com o botão já acionado,o carro fica mais arisco...isso significa, que em termos de aceleração,o carro ganha mais velocidade?? ou seja,parado num sinal,o que é melhor para ter saída mais rápida,o botão já acionado ou não??

3)essa dúvida,está relacionada ao uso correto do Overdrive...afinal o Overdrive é para que?? ganhar velocidade?? ou redução da mesma?? ou ao que me parece tem múltiplas utilidades...pelo que entendi,na prática do dia-a-dia,ele eleva a rotação em torno de 1.500 giros(para que o carro fique numa melhor faixa de potência e torque),o problema que percebi na prática, é que da mesma forma,que ajuda a ganhar velocidade(Overdrive off),ao tirar o pé do acelerador,toda a velocidade que se ganha é perdida pela rotação que fica alta,atuando como um freio-motor,em suma,qual é a maneira correta de se utilizar o Overdrive...após o carro atingir a velocidade desejada,imediatamente,acionar Overdrive  on de modo que rotação alta não fique travando o carro?? é isso mesmo??


Última edição por leonardo lucas em Sáb Jul 15, 2017 10:03 am, editado 1 vez(es)

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por WilsonM Qui Out 06, 2016 4:58 pm

eu uso pouco o botão O/D, só para uma reduzida leve antes de alguma curva, ou como freio motor, às vezes para encarar uma subida mais íngreme.

Não sinto muita diferença em potência estando O/D ligado ou desligado. Mas desligar o O/D deixa certamente o motor bem mais barulhento, e gasta bem mais gasolina.

Eu sinto que a programação do CVT foi pensada para o motor trabalhar entre 1.500 e 2000 rpm, procuro ficar sempre entre estes limites. Não sei se estou certo, mas giros elevados me dão a sensação de que estou aquecendo demais o fluido do CVT sem dar chance de "cool-down", o que eu acho ruim a longo prazo para o câmbio e fluido.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por AndreMelo Qui Out 06, 2016 4:59 pm

Acredito que vai te ajudar a entender melhor o funcionamento. Apesar de ser de 2010, a matéria é muito interessante.

http://carplace.uol.com.br/garagem-carplace-a-pegada-esportiva-do-sentra-cvt-com-a-funcao-overdrive-off/

AndreMelo

Mensagens : 213
Data de inscrição : 19/11/2015
Localização : Itajubá - MG

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por andre fachini Qui Out 06, 2016 5:11 pm

Tbm não uso quase nada ele, prefiro é pisar mais fundo no acelerador pra reduzir do que apertar ele...mas...quando o faço volto a acelerar rapido e nunca ocorreu nada se não pode fazer eu já fiz...kkk..ele não ganha mais velocidade e sim fica mais tempo com giro alto , sem a troca de marchas...a meu ver pelo menos ..nunca uso mesmo então sou suspeito a falar e dizer bobeiras...kk
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por jaguar.rj Sex Out 07, 2016 10:29 am

Uso constantemente este botão.
- A posição natural dele é desligado. Nesta posição, o motor está com o overdrive habilitado, diminuindo os giros - seria uma 5ª marcha no Sentra.
- Todos pensam em usar, para acelerar com mais "disposição", mas gosto muito de usar como freio motor, para parar o carro. Nos carros automáticos, o freio é muito exigido, pois não podemos reduzir as marchas, como nos mecânicos, para segurar o carro. Para isto que uso, descendo uma serra, faço uso deste botão, para manter o carro em velocidades menores, desta maneira, economizo freio.

jaguar.rj

Mensagens : 30
Data de inscrição : 28/01/2016
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por RHSEU Sex Out 07, 2016 8:42 pm

Eu uso nas ultrapassagens, porque com o "O/D OFF" o motor fica mais cheio e, portanto, mais pronto para isso. Detalhe: eu nao faço uso do "Kick down", porque acho que com esse recurso o carro também demora mais a responder. Acho que o Kick down aumenta muito o giro (vai pra cerca de 5.500 rpm fácil). A impressão que tenho é a de que elevando o giro a esse nível o câmbio não reage bem. Por isso prefiro desligar o Over Drive e no momento da ultrapassagem levar o giro do motor, controlando o acelerador, a 4000 - 4400 giros.
Na estrada, uso o O/D OFF em descidas íngremes também, buscando freio motor.
Eu usava o O/D OFF na cidade também, ao me aproximar de esquinas, rotatórias e semáforos, mas acompanhando a barra de consumo instantâneo percebi que isso levava a um consumo de combustível maior.
RHSEU
RHSEU

Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por vitor m. o. silva Sáb Out 15, 2016 6:46 pm

Faço uso constante do OD para situações de desaceleração, como numa descida, aproximação de semáforos e esquinas. Na estrada o uso é em descidas prolongadas e aproximações de pedagios. O manual sugere o uso exatamente nessas situações, pois, além de mais seguro (e minimizando uso dos freios), reduz o consumo de combustível.

vitor m. o. silva

Mensagens : 12
Data de inscrição : 15/10/2016
Localização : Sorocaba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafranco1 Sáb Out 15, 2016 9:01 pm

Uso em descida de serra, ultrapassagens e algumas subidas.
limafranco1
limafranco1

Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por leonardo lucas Sáb Jul 15, 2017 10:13 am

leonardo lucas escreveu:pessoal,tenho 1 milhão de dúvidas sobre esse botãozinho que utilizo regularmente,selecionei três,se alguém souber:
1)quando desaciono o botão,e a rotação começa a cair,existe algum mal para o cvt/motor,já acelerar direto...ou deve-se esperar a rotação estabilizar para acelerar??

2)não sei se é impressão minha,mas quando o carro está parado,com o botão já acionado,o carro fica mais arisco...isso significa, que em termos de aceleração,o carro ganha mais velocidade?? ou seja,parado num sinal,o que é melhor para ter saída mais rápida,o botão já acionado ou não??

3)essa dúvida,está relacionada ao uso correto do Overdrive...afinal o Overdrive é para que?? ganhar velocidade?? ou redução da mesma?? ou ao que me parece tem múltiplas utilidades...pelo que entendi,na prática do dia-a-dia,ele eleva a rotação em torno de 1.500 giros(para que o carro fique numa melhor faixa de potência e torque),o problema que percebi na prática, é que da mesma forma,que ajuda a ganhar velocidade(Overdrive off),ao tirar o pé do acelerador,toda a velocidade que se ganha é perdida pela rotação que fica alta,atuando como um freio-motor,em suma,qual é a maneira correta de se utilizar o Overdrive...após o carro atingir a velocidade desejada,imediatamente,acionar Overdrive  on de modo que rotação alta não fique travando o carro?? é isso mesmo??

foram dadas várias respostas há época ,e nenhuma definitivamente esclarecedora,em relação aos pontos abordados,sendo assim,retomo o assunto,haja vista,que essas dúvidas perduram,até o momento(mesmo com a matéria da carplace/acima),no aguardo das respostas...

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por absilva Sáb Jul 15, 2017 2:12 pm

No Manual do Proprietário, Sentra B-16 2010, página 5-13 consta o seguinte:

"Use o modo de overdrive desativado quando precisar melhorar o desempenho do freio-motor"

De fato, com o overdrive desligado a ação do freio-motor é muito mais forte. Eu uso muito para reduzir a velocidade, sem ter que pisar no freio.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por PauloEduardo Sáb Jul 15, 2017 2:32 pm

Direto e reto ao ponto: Use quando achar necessária mais força em arrancadas, retomadas ou ladeiras e para obter freio motor. Não tenha medo, não desgasta nem estraga o câmbio

Simples assim.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por WilsonM Sáb Jul 15, 2017 2:49 pm

ou deixa quieto este botão, é muito raro a gente realmente precisar dele.

a força que o freio de motor exerce, pra mim, é pouca coisa, e pra vencer uma ladeira muito íngreme acho que o câmbio em "L" é mais adequado.

em geral, ao desligar o o/d, a gente faz aumentar o giro do motor, ou seja acaba que induz a gastar mais combustível, faz o fluido do CVT girar mais e aquecer mais que o normal.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por andre fachini Sáb Jul 15, 2017 3:18 pm

Concordo com os 3...só use caso ache necessário, eu mesmo usei uma unica vez pra teste , nem achava interessante seu uso.....além de aumentar o consumo....
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por leonardo lucas Sáb Jul 15, 2017 7:50 pm

PauloEduardo escreveu:Direto e reto ao ponto: Use quando achar necessária mais força em arrancadas, retomadas ou ladeiras e para obter freio motor. Não tenha medo, não desgasta nem estraga o câmbio

Simples assim.
Em relação a questão da  "arrancada e retomada",sabe disser se alguém já testou??para confirmar que com o botão desligado/off,o carro responde mais rápido...no momento,não estou com tempo,mas logo quando possível,vou cronometrar,para tirar essa dúvida,uma vez por todas!!inclusive,para saber, o quão mais rápido,o carro fica, mantendo o botão em off..se é válido de fato a sua utilização, ou se o pseudo ganho(mínimo),não passa de pura impressão!!
uma coisa vc está coberto de razão,nada quebra ou estraga com a utilização do botão,pois,desde que comprei o carro,utilizo diversas vezes ao dia(várias vezes!!),e depois de 2 anos,não há nenhum tipo de alteração com o carro...meu carro continua funcionando perfeitamente bem!!

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Volnir Seg Jul 17, 2017 5:22 pm

"o quão mais rápido,o carro fica, mantendo o botão em off.."

Lembrando apenas que nosso amado Sentra tem motor 2.0 com modestos 140 cv. Ou seja, se é um carro 100% voltado para o conforto, ele é 0% para esportividade.

Acredito que qualquer comparação terá resultado insignificante. Creio que o custo/benefício de se consumir mais para ter só um pouco mais de rapidez, não valha a pena.

Válido, apenas, claro, como anteriormente citado, para ultrapassagens e/ou "economizar" freio.
Volnir
Volnir

Mensagens : 328
Data de inscrição : 18/10/2015
Idade : 57
Localização : Mooca - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por WilsonM Seg Jul 17, 2017 5:43 pm

acho que no fim a gente acaba pensando: pra que raios puseram este botão, já que não serve pra quase nada Very Happy
Meu Civic não tinha o botão, em compensação tinha duas reduzidas, uma de 2a marcha e outra de 3a. marcha, e nunca usei também.

mas não esnoba meus 140 cv não, eles são legítimos e muito bem tratados, viu Laughing Laughing Laughing Laughing
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por andre fachini Seg Jul 17, 2017 6:37 pm

Senti uma leve zuação com a Hyundai que marca uma coisa vai ver tem bem menos...kkkk....a não ser os V6 dela, maioria tem bem menos potencia que o anunciado..tenta em vista o lerdoster...kkkkk
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por WilsonM Seg Jul 17, 2017 6:42 pm

Razz Razz Razz
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12788
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por PauloEduardo Seg Jul 17, 2017 7:12 pm

O botãozinho tem lá seu valor. É muito útil para quem quiser dirigir de forma mais rápida e esportiva. Nem todo proprietário de Sentra é tiozão como nós.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Volnir Seg Jul 17, 2017 9:29 pm

andre fachini escreveu:Senti uma leve zuação com a Hyundai que marca uma coisa vai ver tem bem menos...kkkk....a não ser os V6 dela, maioria tem bem menos potencia que o anunciado..tenta em vista o lerdoster...kkkkk

Tem uma matéria mostrando que o Azera, com teóricos "250cv", não chega na verdade nem a 210cv kkkkk
Volnir
Volnir

Mensagens : 328
Data de inscrição : 18/10/2015
Idade : 57
Localização : Mooca - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Volnir Seg Jul 17, 2017 9:37 pm

PauloEduardo escreveu:O botãozinho tem lá seu valor. É muito útil para quem quiser dirigir de forma mais rápida e esportiva. Nem todo proprietário de Sentra é tiozão como nós.

Paulo, mas é o que eu digo, se quer esportividade, compre um esportivo, com câmbio manual e etc, etc, etc.
O Sentra (automático) nem de longe tem cacoete de esportivo.
Tudo bem que, para rodar na cidade, com velocidades máximas de 50 a 60km/h, o motor 2.0 e 140cv "dá e sobra".
Na estrada, sim, concordo, o tal OD tem hora que ajuda, já fiz várias ultrapassagens usando o OD, inclusive teve uma que ficou registrada para sempre, tomei uma bela multa de excesso de velocidade em uma ultrapassagem na Fernão Dias, ficou a foto para guardar de recordação Laughing
Volnir
Volnir

Mensagens : 328
Data de inscrição : 18/10/2015
Idade : 57
Localização : Mooca - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por PauloEduardo Ter Jul 18, 2017 10:46 am

Volnir, o fato do carro não ter aspirações esportivas não nos impede de dar uns "paus" nele vez por outra.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por MEN. Qua Jul 19, 2017 11:50 pm

e complementando, em razão disso, faz-se necessário,que pelo menos, essas duas questões sejam esclarecidas:a primeira referente,a questão da retomada no carro,com overdrive desligado,se de fato, consegue ganhar,uns 3 segundos,o que pode parecer pouco,mas diante de uma ultrapassagem,isso pode fazer toda a diferença!!
a segunda,está relacionada,a necessidade também da constatação,se ocorre uma maior rapidez na saída ,com o carro,com o overdrive desligado(teste de 0 a 100);quem já se deparou,com o risco em ter que atravessar uma via movimentada,com carros em altíssima velocidade??(nesse caso 1 ou 2 segundos,fazem a diferença!!).
Os exemplos supramencionados,demonstram,que cada caso é um caso!!,por um lado,podemos desprezar o botão,como o colega acima mencionou,levando em conta,o aspecto do gasto de combustível,e achar que poucos segundos não fazem muita diferença,por outro lado,ele pode ser extremamente importante,"para a segurança",uma vez confirmado, o ganho na aceleração,quando utilizado corretamente,em determinadas circunstâncias.
Face ao exposto, é importante sabermos,o real ganho,com o overdrive desligado,para decidirmos sobre sua utilização ou não,e isso,não tem jeito,só mediante teste em condições adequadas;caso alguém decida fazê-lo,não esqueça de postar os resultados,os quais serão de grande valia,para todos os interessados nesse assunto,enfim,somente assim,saberemos,se a utilização do botão do overdrive,é válida ou não,nesses casos,lembrando,por fim,que a questão principal é tão somente aferir a rapidez do veículo(OD OFF X OD ON),não levando em consideração,o gasto maior de combustível , que porventura ocorra,com overdrive desligado,pois,não é isso que está em jogo!!
ABS.MEN.
MEN.
MEN.

Mensagens : 105
Data de inscrição : 05/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafabioh Dom Jul 23, 2017 8:16 pm

Inclusive, além da dúvida de que se realmente o overdrive melhora as acelerações ou retomadas (freio motor, com certeza!), é qual a diferença do overdrive off para a posição "L"?

Fiz alguns testes e não notei diferença. Os dois tem freio motor e giros elevados.
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por limafranco1 Seg Jul 24, 2017 11:38 am

Eu só o L em subidas elevadas - região de Perdizes e Pompeia em sao Paulo são ótimas para isso.

Para freio motor, em descida de serra, eu costumo usar o Overdrive OFF combinado com o piloto automático.

Entendo que o L é para situaçoes bem especificas. já o O/D, no dia a dia, me dá mais dinamismo em transito pesado, pois o carro reage mais rapido.
Quando o transido começa a fluir, eu aperto novamente o O/D
limafranco1
limafranco1

Mensagens : 451
Data de inscrição : 30/11/2015
Idade : 36
Localização : Osasco/SP

Ir para o topo Ir para baixo

utilização correta do  overdrive. Empty Re: utilização correta do overdrive.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos