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Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
+2
raphaelrrc93
vnobre
6 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
Bom dia, pessoal!
Recentemente adquiri um sentra 11/12 na versão automática. Excelente carro! Vim de um corsinha hatch 1.4 hahaha... Comprei ele com 55mil rodados e está muito conservado por dentro, com cheiro de novo ainda.
Porém, estou começando a notar alguns barulhos estranhos durante o uso do ar-condicionado. Vamos lá:
- Quando estou na posição de drive "D" e fico com o pé no freio, o carro desce a rotação para +/- 500 rpm e fica "engasgando". Isso é intermitente, fica indo e voltando. Sei que não é normal, pois já andei em vários outros carros automáticos e nunca vi isso acontecer.
- Novamente na posição "D" ouço um barulho como se fosse de correia desgastada vindo de dentro do capô. Chega a incomodar quem fica do lado de fora do carro, pois é bastante alto. Quando eu desligo o ar tudo volta ao normal, o carro não apresenta barulho nenhum.
- Ligando o ar-condicionado eu percebo que durante os primeiros 2 segundos o sistema de iluminação do veículo fica mais fraco, mas logo depois fica funcionando dentro do esperado. Acredito que seja normal, pois há um pico de energia para abastecer todo o sistema.
Agora algo que eu observei que não é relacionado ao uso do ar-condicionado é que toda vez que eu ligo o carro a noite depois de um tempo desligado e o clima está frio, ele demora para passar a marcha. Normalmente sobe acima de 3 mil rotações e dá continuidade à troca de marcha depois de 50 segundos de aceleração constante.
Já aconteceu algum desses eventos com vocês?
Moro no Maranhão. Aqui, diferentemente dos outros estados do centro/sul do Brasil, não há nenhuma oficina especializada em câmbios automáticos. Não dá pra confiar muito na opinião dos mecânicos.
Forte abraço!
Recentemente adquiri um sentra 11/12 na versão automática. Excelente carro! Vim de um corsinha hatch 1.4 hahaha... Comprei ele com 55mil rodados e está muito conservado por dentro, com cheiro de novo ainda.
Porém, estou começando a notar alguns barulhos estranhos durante o uso do ar-condicionado. Vamos lá:
- Quando estou na posição de drive "D" e fico com o pé no freio, o carro desce a rotação para +/- 500 rpm e fica "engasgando". Isso é intermitente, fica indo e voltando. Sei que não é normal, pois já andei em vários outros carros automáticos e nunca vi isso acontecer.
- Novamente na posição "D" ouço um barulho como se fosse de correia desgastada vindo de dentro do capô. Chega a incomodar quem fica do lado de fora do carro, pois é bastante alto. Quando eu desligo o ar tudo volta ao normal, o carro não apresenta barulho nenhum.
- Ligando o ar-condicionado eu percebo que durante os primeiros 2 segundos o sistema de iluminação do veículo fica mais fraco, mas logo depois fica funcionando dentro do esperado. Acredito que seja normal, pois há um pico de energia para abastecer todo o sistema.
Agora algo que eu observei que não é relacionado ao uso do ar-condicionado é que toda vez que eu ligo o carro a noite depois de um tempo desligado e o clima está frio, ele demora para passar a marcha. Normalmente sobe acima de 3 mil rotações e dá continuidade à troca de marcha depois de 50 segundos de aceleração constante.
Já aconteceu algum desses eventos com vocês?
Moro no Maranhão. Aqui, diferentemente dos outros estados do centro/sul do Brasil, não há nenhuma oficina especializada em câmbios automáticos. Não dá pra confiar muito na opinião dos mecânicos.
Forte abraço!
vnobre- Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/07/2017
Re: Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
eu suspeitaria de algo na correia poly V. ela é responsavel por girar o alternador e o compressor do ar condicionado.
raphaelrrc93- Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 30
Localização : Ilha do Governador - RJ
Re: Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
Concordo.
1a. coisa é verificar e, se for o caso, trocar a correia Poly V. Coisa de ~R$100, se não precisar trocar o tensionador.
Martin
1a. coisa é verificar e, se for o caso, trocar a correia Poly V. Coisa de ~R$100, se não precisar trocar o tensionador.
Martin
lenhador2001- Mensagens : 430
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
Mais duas coisas para fazer:
1 - Sobre os "engasgos" com o pé no freio e o câmbio em "D", mande limpar a TBI, que deve estar suja. Aqui no forum tem os procedimentos para fazer isso. Aproveite e verifique também a existência de possíveis rasgos na mangueira dela;
2 - Sobre o enfraquecimento da iluminação do carro, é bom checar o estado da bateria. Se ela tiver mais de 2 anos de uso, chegou a hora de trocar.
Depois de solucionar a questão dos engasgos, o câmbio não vai mais demorar para "passar marcha" (o CVT do Sentra não tem marcha definida). Quando o motor está frio, existe sim um pequeno retardo (da ordem de uns 3-5 segundos) para as polias se ajustarem.
Se quiser, faça também o procedimento de "reset" do CVT (mas somente depois de resolver os engasgos nas situações que você relatou).
Aqui também você encontra os procedimentos para fazer.
1 - Sobre os "engasgos" com o pé no freio e o câmbio em "D", mande limpar a TBI, que deve estar suja. Aqui no forum tem os procedimentos para fazer isso. Aproveite e verifique também a existência de possíveis rasgos na mangueira dela;
2 - Sobre o enfraquecimento da iluminação do carro, é bom checar o estado da bateria. Se ela tiver mais de 2 anos de uso, chegou a hora de trocar.
Depois de solucionar a questão dos engasgos, o câmbio não vai mais demorar para "passar marcha" (o CVT do Sentra não tem marcha definida). Quando o motor está frio, existe sim um pequeno retardo (da ordem de uns 3-5 segundos) para as polias se ajustarem.
Se quiser, faça também o procedimento de "reset" do CVT (mas somente depois de resolver os engasgos nas situações que você relatou).
Aqui também você encontra os procedimentos para fazer.
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
Já penei muito com esse problema.
Troquei óleo do CVT, limpei bico, troquei vela e nada. Estava quase vendendo o carro quando me deparei com um tópico sobre o tema e a indicação de um "santo" que sabia sanar esse problema.
Na verdade é uma configuração do veículo que alguma concessionária "resetou" quando passou o scanner. A solução é quase mágica, basta plugar o scanner e, na parte/tela de rotação/potência calibrar a configuração do seu veículo.
Ou seja, com 2 cliques o meu problema foi solucionado. Gostaria de saber disso antes de passar tanta dor de cabeça e perder grana com outras tentativas.
Espero ter ajudado. Abs!
Troquei óleo do CVT, limpei bico, troquei vela e nada. Estava quase vendendo o carro quando me deparei com um tópico sobre o tema e a indicação de um "santo" que sabia sanar esse problema.
Na verdade é uma configuração do veículo que alguma concessionária "resetou" quando passou o scanner. A solução é quase mágica, basta plugar o scanner e, na parte/tela de rotação/potência calibrar a configuração do seu veículo.
Ou seja, com 2 cliques o meu problema foi solucionado. Gostaria de saber disso antes de passar tanta dor de cabeça e perder grana com outras tentativas.
Espero ter ajudado. Abs!
vfeitosa- Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/02/2017
igofranivan gosta desta mensagem
Re: Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
Vfeitosa, creio que não ficou claro como você resolveu efetivamente o problema. Foi numa oficina independente ou numa concessionária? Foi só passar o scanner? Qual a função que o mecânico usou? "Resetou" os parâmetros de injeção apenas?
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Barulho estranho e perda de força com o ar-condicionado ligado
Não, foi um colega aqui do fórum, com profundo conhecimento em mecânica automotiva de Nissan's, que resolveu o problema.
Não, resetar as configurações com o scanner é justamente o que dá o problema. O que foi feito foi um ajuste fino, com o scanner conectado, na tela de potência, bastou alguns cliques e o ponteiro da rotação, que estava baixo (beirando 0,5) com o veículo ligado, ar condicionado ligado e pé no freio, subiu para 1.000 e lá ficou estável.
Depois desse ajuste nunca mais tive o problema. Sou grato ao colega até hoje.
Faço esse alerta como dica, não adianta buscar a solução para este problema trocando outras peças, eu gastei mto $$ até achar essa dica aqui no fórum, em um tópico antigo.
O nome dele no fórum é "MRB", de São Paulo - capital, e o e-mail dele é "mbarlotti@ig.com.br". Tente contato, o cara é muito atencioso e cobra um preço justíssimo pela solução.
Não, resetar as configurações com o scanner é justamente o que dá o problema. O que foi feito foi um ajuste fino, com o scanner conectado, na tela de potência, bastou alguns cliques e o ponteiro da rotação, que estava baixo (beirando 0,5) com o veículo ligado, ar condicionado ligado e pé no freio, subiu para 1.000 e lá ficou estável.
Depois desse ajuste nunca mais tive o problema. Sou grato ao colega até hoje.
Faço esse alerta como dica, não adianta buscar a solução para este problema trocando outras peças, eu gastei mto $$ até achar essa dica aqui no fórum, em um tópico antigo.
O nome dele no fórum é "MRB", de São Paulo - capital, e o e-mail dele é "mbarlotti@ig.com.br". Tente contato, o cara é muito atencioso e cobra um preço justíssimo pela solução.
vfeitosa- Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/02/2017
igofranivan gosta desta mensagem
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