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K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
4 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Livina
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K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
Pessoal, quero compartilhar uma preocupação que estou com meu carro, ainda não fiz diagnóstico, mas queria ver aqui se alguém já passou por isso ou tem idéia de como investigar:
Com o motor quente, depois da dar a partida a luz do óleo acende e logo apaga.
Troquei o óleo e usei um filtro da wega para ver se algo mudava, mas continua acendendo.
Desde já, agradeço a colaboração.
Abraço
Com o motor quente, depois da dar a partida a luz do óleo acende e logo apaga.
Troquei o óleo e usei um filtro da wega para ver se algo mudava, mas continua acendendo.
Desde já, agradeço a colaboração.
Abraço
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
eu costumo sugerir filtro de óleo Fram ou Mann, considero ser os melhores.
talvez não seja nada.
Mas como precaução, confira o nível do óleo, a especificação. E talvez a bomba.
talvez não seja nada.
Mas como precaução, confira o nível do óleo, a especificação. E talvez a bomba.
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
WilsonM escreveu:eu costumo sugerir filtro de óleo Fram ou Mann, considero ser os melhores.
talvez não seja nada.
Mas como precaução, confira o nível do óleo, a especificação. E talvez a bomba.
Bah muito obrigado mesmo por já me passar essa orientação!
Como mensionei, troquei recentemente o óleo (havoline 5w40) e o filtro(wega), saí da oficina e primeira coisa foi verificar isso, pois acendeu mesmo com o motor parado a mais de 2hs.
Vou ver em uma oficina como calma isso. Se for bomba, assim como a correia dentada, vou comprar na Renault para ter mais confiabilidade e manter o cuidado com o motor.
Já vi vários videos teus, me ajudou muito mesmo! Tens algum de bomba de óleo?
Abraço
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
Liguei na Nissan e me disseram que o manual do proprietário foi atualizado, passaram à usar óleo 5w30.
Vou trocar o filtro (pode estar com defeito na válvula de retenção) e o óleo por 5w30.
Não rodei nem 200Km depois da última troca , mas vou fazer isso pela saúde do motor.
Depois posto se resolveu.
Vou trocar o filtro (pode estar com defeito na válvula de retenção) e o óleo por 5w30.
Não rodei nem 200Km depois da última troca , mas vou fazer isso pela saúde do motor.
Depois posto se resolveu.
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
Eu diria pra checar pressão do óleo, a bomba; pode ser também a qualidade do filtro de óleo; já vi casos, não em Nissan, mas em outros motores que a qualidade do filtro e até do óleo influem no desempenho.
Filtro de óleo dou preferência por Mann ou Fram, marcas boas; os Wega, o pessoal meio que torce o nariz pra qualidade; dizem que não tem valvulva de retenção (eu não sei desse detalhe).
Cara, esse motor Renault 1.6 16v, o K4M, em Sandero, Logan, Megane, etc, sempre usou 10w40 semi ou 5w40 sintético; se já vem usando há muito tempo um desses, ou já há muitos km, mantem ele; não precisa mudar para 5w30.
Na Nissan eu não sei até quando a Livina saiu com ele, mas o óleo 5w30 só foi adotado a partir de 2014 como opcional e 2015 como exclusivo.
Se fosse o motor 1.8 Nissan até incentivaria a tentar o 5w30, desde que não baixasse o nível ou aumentasse o barulho no motor, já teve quem mudasse de 10w40 pra 5w30 e não teve problema, mas outros já relataram isso, em motor Nissan mesmo, linha HR 1.6, 1.8 e 2.0.
Filtro de óleo dou preferência por Mann ou Fram, marcas boas; os Wega, o pessoal meio que torce o nariz pra qualidade; dizem que não tem valvulva de retenção (eu não sei desse detalhe).
Cara, esse motor Renault 1.6 16v, o K4M, em Sandero, Logan, Megane, etc, sempre usou 10w40 semi ou 5w40 sintético; se já vem usando há muito tempo um desses, ou já há muitos km, mantem ele; não precisa mudar para 5w30.
Na Nissan eu não sei até quando a Livina saiu com ele, mas o óleo 5w30 só foi adotado a partir de 2014 como opcional e 2015 como exclusivo.
Se fosse o motor 1.8 Nissan até incentivaria a tentar o 5w30, desde que não baixasse o nível ou aumentasse o barulho no motor, já teve quem mudasse de 10w40 pra 5w30 e não teve problema, mas outros já relataram isso, em motor Nissan mesmo, linha HR 1.6, 1.8 e 2.0.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
icefly escreveu:Eu diria pra checar pressão do óleo, a bomba; pode ser também a qualidade do filtro de óleo; já vi casos, não em Nissan, mas em outros motores que a qualidade do filtro e até do óleo influem no desempenho.
Filtro de óleo dou preferência por Mann ou Fram, marcas boas; os Wega, o pessoal meio que torce o nariz pra qualidade; dizem que não tem valvulva de retenção (eu não sei desse detalhe).
Cara, esse motor Renault 1.6 16v, o K4M, em Sandero, Logan, Megane, etc, sempre usou 10w40 semi ou 5w40 sintético; se já vem usando há muito tempo um desses, ou já há muitos km, mantem ele; não precisa mudar para 5w30.
Na Nissan eu não sei até quando a Livina saiu com ele, mas o óleo 5w30 só foi adotado a partir de 2014 como opcional e 2015 como exclusivo.
Se fosse o motor 1.8 Nissan até incentivaria a tentar o 5w30, desde que não baixasse o nível ou aumentasse o barulho no motor, já teve quem mudasse de 10w40 pra 5w30 e não teve problema, mas outros já relataram isso, em motor Nissan mesmo, linha HR 1.6, 1.8 e 2.0.
Obrigado pelas orientações!
Quanto ao filtro, antes da troca já estava ocorrendo esse comportamento com o fram,
mas não tenho como afirmar que era o fram PH5796.
Será que posso reaproveitar esse óleo do carter e, será que substituo pelo fram PH5796, o usado na Renault para esse motor ou original Nissan?
Não acredito que seja bomba de óleo, pois o comportamento é só com motor quente e depois da partida.
abraço
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
e o sensor de pressão de óleo, talvez seja alguma coisa relacionada a ele.
Mas eu diria que se acende por um segundo e apaga, talvez não seja problema.
não sei como é o filtro que a Renault usa, mas no caso dos filtros Fram eles costumam ter uma válvula de retenção, no filtro original Nissan não aplicam esta válvula porque o motor Nissan MR já possui uma válvula de retenção.
Mas eu diria que se acende por um segundo e apaga, talvez não seja problema.
não sei como é o filtro que a Renault usa, mas no caso dos filtros Fram eles costumam ter uma válvula de retenção, no filtro original Nissan não aplicam esta válvula porque o motor Nissan MR já possui uma válvula de retenção.
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
WilsonM escreveu:e o sensor de pressão de óleo, talvez seja alguma coisa relacionada a ele.
Mas eu diria que se acende por um segundo e apaga, talvez não seja problema.
não sei como é o filtro que a Renault usa, mas no caso dos filtros Fram eles costumam ter uma válvula de retenção, no filtro original Nissan não aplicam esta válvula porque o motor Nissan MR já possui uma válvula de retenção.
Meu carro é um Livina 1.6 16v (K4M Renault).
Pode ser também o cebolinha, vou verificar.
Obrigado!
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
Segue o registro.
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
Não sei se está com o problema ainda, mas a minha estava assim em marcha lenta fica a acesa. Troquei a cebolinha do óleo e resolveu o problema
Márcio Camargo- Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/06/2019
Re: K4M, 1.6 16v Livina 2013- Com o motor quente, depois da partida a luz do óleo acende e logo apaga
Márcio Camargo escreveu:Não sei se está com o problema ainda, mas a minha estava assim em marcha lenta fica a acesa. Troquei a cebolinha do óleo e resolveu o problema
Sim, continua!
Valeu a dica
Ela esta com 75000kms, vou trocar disco, pastilha e liq de freio agora, na sequencia vou investir num cebolinha.
msm- Mensagens : 49
Data de inscrição : 01/09/2017
Localização : Porto Alegre RS
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