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Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
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Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
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Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Enquanto a nova Unique não vem, versão SL vira a topdo Nissan Sentra com mais recheio e visual moderno
A disputa entre os sedãs médios nunca esteve tão acirrada no Brasil quanto em 2016. Do ano passado até o final deste ano, todos os modelos passaram ou ainda vão passar por transformações capazes de ampliar suas vantagens no segmento. E a Nissan não ia deixar de investir no Sentra, que segue firme na terceira colocação do ranking nacional, abaixo apenas dos conterrâneos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic. O modelo passou por um recente face-lift que, além das mudanças visuais, inseriu itens tecnológicos e alçou novamente a configuração SL ao status de topo de linha, antes ocupado pela configuração Unique. Ela não chega a ser a mais vendida – a intermediária SV tem metade de todos os emplacamentos atualmente –, mas responde pela boa fatia de 30% das vendas e, com seu preço de R$ 95.990, é certamente a mais lucrativa de todas para a fabricante.
A remodelação do Sentra foi apresentada no último Salão de Los Angeles, em novembro do ano passado, e chegou ao Brasil em maio último. As novidades se concentram, principalmente, na parte frontal. O capô, a grade “V-Motion”, os novos para-choques e faróis são inspirados nos sedãs maiores da marca – Maxima e Altima – e estão alinhados com a identidade visual global da Nissan. O conjunto ótico remete a olhos de águia e mantém a assinatura interna em leds que lembra um bumerangue. Atrás, as lanternas também foram redesenhadas.
No interior, o volante é novo e lembra o adotado no esportivo 370Z. Um quadro de instrumentos TFT com 5 polegadas aparece na versão SL, que também conta agora com alertas de ponto cego, de colisão frontal e de tráfego cruzado traseiro. A central multimídia tem GPS, interage com alguns aplicativos de celular e auxilia nas manobras de estacionamento, reproduzindo imagens da câmara de ré na tela de 5,8 polegadas, sensível ao toque.
Em termos mecânicos, no entanto, nada mudou. O motor é o mesmo flex 2.0 de quatro cilindros e 16 válvulas de antes, com controle de abertura de válvulas continuamente variável (CVVTCS) e acoplado a uma transmissão continuamente variável (CVT). Ele entrega 140 cv de potência a 5.100 rpm e torque de 20 kgfm a 4.800 rpm.
Ponto a ponto
Desempenho – O motor 2.0 litros tem funcionamento correto. É suficiente para empurrar o sedã médio de 1.360 kg, mas não empresta qualquer sensação de esportividade. O problema nem é o propulsor, capaz de entregar até 140 cv e 20 kgfm a 4.800 rpm. A questão principal é a transmissão continuamente variável, que o deixa extremamente anestesiado. Por outro lado, o câmbio suaviza bastante qualquer passeio a bordo do três volumes e faz com que o modelo não se torne “beberrão” de combustível. Nota 7.
Estabilidade – Não se trata de um carro para se levar ao limite. De qualquer forma, o Sentra SL mostra-se bastante equilibrado, mesmo diante de uma sequência de curvas. A transferência de peso entre os eixos é bem sustentada nas frenagens e acelerações, a direção elétrica ganha boa firmeza conforme o ponteiro do velocímetro sobe e, para qualquer emergência, há controle eletrônico de estabilidade. Nota 8.
Interatividade – Todos os comandos essenciais estão bem distribuídos e ao alcance das mãos do condutor. Ar-condicionado e o sistema multimídia são de fácil entendimento e manuseio. O volante multifuncional tem boa pegada e a central multimídia já traz GPS e tem funcionamento intuitivo. Nota 8.
Consumo – De acordo com os testes do InMetro, o Sentra SL registrou um consumo médio de 6,6 km/l na cidade e de 9 km/l na estrada com etanol e de 10 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. Estes números renderam nota “B” dentro de sua categoria e “C” no geral no programa de etiquetagem do InMetro. Nota 7.
Conforto – Os espaços para as pernas são amplos e, mesmo com o ajuste do banco do motorista bem para trás, o ocupante traseiro ainda desfruta de certa comodidade. A suspensão filtra bem as imperfeições do asfalto e o isolamento acústico é bom quando não se exige muito do propulsor. Em arrancadas e ultrapassagens mais consistentes, o barulho invade a cabine sem qualquer cerimônia. Nota 8.
Tecnologia – Enquanto a Nissan não resolver lançar a configuração Unique – que antes era de topo e já foi avaliada pelo InMetro para ter seu consumo aferido –, é a SL que reserva o que de melhor a fabricante japonesa entrega em seu sedã médio. Chave presencial, ignição por botão, computador de bordo, controle de cruzeiro, central multimídia e controles dinâmicos de estabilidade e tração já estavam presentes antes do último face-lift. Mas o modelo recebeu algumas inovações na parte de segurança: alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal e alerta de tráfego cruzado traseiro. Nota 8.
Habitabilidade – Definitivamente, esse é um dos pontos fortes do carro. Entrar e sair é fácil, com portas com ângulo de abertura que chega quase a 90°. Há bons espaços para guardar chaves, carteiras e outros pertences do motorista, além do porta-malas levar 503 litros. Trata-se de um carro indicado para viagens curtas ou longas. Nota 9.
Acabamento – O habitáculo é quase todo revestido em couro ou materiais emborrachados e agradáveis ao toque. São poucas as áreas em que se entra em contato com plásticos rígidos. Não chega a ser uma cabine luxuosa, mas não faz feio frente aos concorrentes diretos. A tonalidade é sempre escura – na linha 2016, a configuração de topo contava com revestimentos mais claros no painel e nos bancos. Nota 7.
Design – O Sentra tinha linhas harmoniosas e apostava em um visual sóbrio e elegante. Com o face-lift adotado neste ano, o sedã médio da Nissan ganhou frente levemente mais agressiva, mas não chega a inspirar esportividade. Não arranca suspiros, mas também não decepciona. Nota 7.
Custo/benefício – A Nissan pede R$ 95.990 pelo Sentra SL. Ele é mais bem equipado que um Honda Civic 2.0 EXR, que custa R$ 94.100, e que o Toyota Corolla Altis 2.0, que sai a R$ 104.900 e nem tem controle eletrônico de estabilidade e de tração. O Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 turbo fica em R$ 105.096 com pacote semelhante ao Sentra. Já a Ford cobra R$ R$104.590 por um Focus Fastback Titanium 2.0 Plus, que estaciona sozinho, e a Chevrolet entrega o novo Cruze 1.4 turbo LTZ por R$ R$ 96.990, mas sem teto solar. Para quem quer mais por menos, o Sentra segue como uma das melhores opções no segmento de sedãs médios. Nota 7.
Total – O Nissan Sentra somou 77 pontos em 100 possíveis.
Impressões ao dirigir
Equação lógica
As mudanças visuais no Nissan Sentra com o recente face-lift foram bem discretas, mas deram ao sedã um desenho mais contemporâneo e vistoso. Por dentro, falta um pouco do charme que antes era impresso pela configuração Unique, a mais cara até então. E não justifica uma etiqueta de preço de quase seis dígitos.
O motor atende bem às demandas no tráfego urbano e, neste cenário, o câmbio CVT se destaca. As arrancadas não chegam a ser tão vigorosas, mas são suficientes para dar boa agilidade ao sedã médio. Quando se exige um pouco mais do propulsor, pisando forte no acelerador, no entanto, nota-se que o isolamento acústico ainda não conseguiu se entender com os ruídos liberados pelo motor em giros altos.
Nas curvas, o comportamento do Sentra é sóbrio e a sensação de segurança é constante. A direção, que é leve ao extremo nas manobras de estacionamento, ganha bastante firmeza em velocidades elevadas. O controle eletrônico de estabilidade está presente – aliás, não apenas na configuração de topo SL, mas em todas –, porém dificilmente vê-se a necessidade de sua intervenção. Até porque a esportividade não é uma das marcas do sedã nipônico.
Ficha técnica
Nissan Sentra SL
Motor: Etanol e gasolina, dianteiro, transversal, 1.997 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável nas válvulas de admissão e escape e duto de admissão de dupla geometria. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio continuamente variável à frente (CVT) e marcha a ré. Tração dianteira. Controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 140 cv a 5.100 rpm com etanol/gasolina.
Torque máximo: 20 kgfm a 4.800 rpm etanol/gasolina.
Diâmetro e curso: 84 mm x 90,1 mm. Taxa de compressão: 9,7:1.
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,2 segundos.
Velocidade máxima: 186 km/h.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira com eixo de torção, barra estabilizadora e molas helicoidais. Controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,64 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,50 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.360 kg.
Capacidade do porta-malas: 503 litros.
Tanque de combustível: 52 litros.
Produção: Aguascalientes, México.
Itens de série: Acendimento automático dos faróis, banco traseiro bipartido 60/40 e dobrável, chave inteligente presencial i-Key, computador de bordo, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, volante multifuncional, direção elétrica, trio elétrico, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, lanternas traseiras em leds, rodas de liga leve de 17 polegadas, alarme perimétrico, faróis de neblina, Isofix, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado automático digital dualzone, console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado, controle de velocidade de cruzeiro, câmara de ré, sistema de navegação integrado ao painel com NissanConnect, bancos em couro e do motorista com regulagem elétrica, retrovisores rebatíveis eletricamente, retrovisor interno com bússola digital, teto solar elétrico, painel de instrumentos com display central em TFT de 5”, faróis dianteiros com design em leds, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego e sistema de som Bose Premium com 4 alto-falantes, 2 tweeters e 2 subwoofers.
Preço: R$ 95.990.
Fonte: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2016/07/08/teste-nissan-sentra-sl-topo-interino
Abraços,
Re: Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Gostei do novo formato do volante. Mecanicamente, mudou alguma coisa?
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Volante do Juke né ou que lembra ele. Mecanicamente é o mesmo motor pimenta59.
Abraços,
Abraços,
Re: Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Para modelo anterior 2016 " como o meu " e só uma maquiagem nos farois, grade, volante, e outras coisas de menor valor .. fico a espero o altima para trocar .
keydril- Mensagens : 513
Data de inscrição : 16/11/2015
Localização : Criciuma, SC
Re: Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Aproveitei uma ida a css e entrei no Sentra; realmente a cabine é show de bola; sõ não gostei muito do volante; na cor vermelha ficou bonito; só não vi o azul no showroom.
Nâo tinha o Altima pra comparar.
Nâo tinha o Altima pra comparar.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
Fiquei um pouco decepcionado para o espaço pra cabeça. Eu não posso comprar um SL, pois minha cabeça fica raspando no teto mesmo com o banco no nível mais baixo (tenho 1,87), então considero um ponto de exclusão de compra pra mim. E na parte de traz não conseguiria viajar, pois preciso ficar com o pescoço dobrado.
Infelizmente o Sentra saiu da minha lista de troca, agora aguardarei o Kicks.
Infelizmente o Sentra saiu da minha lista de troca, agora aguardarei o Kicks.
AndreMelo- Mensagens : 213
Data de inscrição : 19/11/2015
Localização : Itajubá - MG
Re: Teste: Nissan Sentra SL - Topo interino
"A disputa entre os sedãs médios nunca esteve tão acirrada no Brasil quanto em 2016."
Só se for para disputar o 2º lugar.
Sabemos que nem juntando uns 10 ou 12 diferentes sedans dá o mesmo número de vendas do Corolla.
Vi ontem esse Sentra novo e, entre prós e contras, sou mais meu 2015.
Só se for para disputar o 2º lugar.
Sabemos que nem juntando uns 10 ou 12 diferentes sedans dá o mesmo número de vendas do Corolla.
Vi ontem esse Sentra novo e, entre prós e contras, sou mais meu 2015.
Volnir- Mensagens : 328
Data de inscrição : 18/10/2015
Idade : 57
Localização : Mooca - São Paulo
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