Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Tama, o ancestral do Nissan LEAF
Página 1 de 1
Tama, o ancestral do Nissan LEAF
Tama, o ancestral do Nissan LEAF
[*]Prestes a lançar a próxima geração do 100% elétrico LEAF, que chega no fim deste ano, Nissan olha para as origens de seus veículos elétricos
YOKOHAMA, Japan - No início do pós-guerra, em meados dos anos 1940, a Tachikawa Aircraft (que depois se tornaria Tama Cars Co.) abraçou de vez o desenvolvimento de veículos elétricos. Um dos motivos foi a extrema escassez de gasolina. Em 1947, a empresa conseguiu criar um protótipo de utilitário com dois lugares, capacidade de carga de 500 kg, impulsionado por um motor de 4,5 cv de potência e que atingia velocidade máxima de 34 hm/h. O modelo foi batizado de Tama, nome inspirado no local onde era produzido.
Em seguida, a empresa criou seu primeiro veículo de passeio, com duas portas e quatro lugares e capacidade para alcançar 35 km/h. A autonomia atingia 65 km com uma única carga. A ex-fabricante de aeronaves aplicou no Tama diversas ideias de seu negócio anterior, tanto no design quanto na construção do veículo. Entre elas, os compartimentos das baterias.
O Tama deu origem a dois modelos – utilitário e carro de passeio – e ambos foram disponibilizados com propulsões elétrica ou a gasolina. Em junho de 1948, a Tachikawa Aircraft mudou de nome e começou a operar como Tokfyo Electric Cars Co. E a Tama Electric Cars Co. tornou-se Tama Cars Co.
Juntas, as duas companhias foram responsáveis pelo Tama Junior (carro de passeio compacto lançado em 1949) e pelo Tama Senior (veículo médio que chegou ao mercado em 1949). Em 1952, as empresas se tornaram Prince Motor Co. Limited e, em 1966, a Prince se fundiu com a Nissan.
A bateria substituível do Tama
O compartimento para bateria ficava no chão da cabine do elétrico Tama. Havia um compartimento em cada lado do carro. As baterias eram equipadas com puxadores e pequenas rodas que facilitavam no momento de substituir as usadas pelas carregadas. Graças a essa e outras funcionalidades de engenharia, o Tama teve excelente desempenho em testes de performance conduzidos pelo Ministério do Comércio e Indústria em 1948.
Especificações - Tama 1947
Dimensões: (comprimento/largura/altura): 3.035/1.230/1.630 mm
Entreeixos: 2.000 mm
Peso: 1.100 kg
Passageiros: 4
Autonomia: 65 km
Potência: 3,3 kW (4,5 cv)
Baterias: Chumbo-ácido (40V/162Ah)
Velocidade máxima/econômica: 35 km/h / 28 km/h
Avançados para sua época, o faróis do Tama 1947 ficam simples quando comparados ao moderno conjunto óptico da futura geração do Nissan LEAF.
Fonte: http://nissannews.com/pt/nissan/brasil/releases/tama-o-ancestral-do-nissan-leaf
Abraços,
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Hoje à(s) 1:02 pm por Antenor Souza
» sushi bar
Hoje à(s) 12:34 pm por selestino
» Seta Dianteira Farol Full LED
Hoje à(s) 11:28 am por AndreFreitas
» Peças Paralelas Fabricante e experiencia
Ontem à(s) 7:40 pm por Pablolleo
» Retifica versa 3 cilindros
Ontem à(s) 1:28 pm por Augusto Machado
» Retifica versa 3 cilindros
Ontem à(s) 1:27 pm por Augusto Machado
» Manchas amarelas
Ontem à(s) 9:11 am por ROBERTO CESAR R SANTOS
» Sentra 2023 B18
Sáb maio 18, 2024 6:32 pm por Spyr0Gir0
» Computador de bordo travado Sentra B17
Sáb maio 18, 2024 3:42 pm por Nilson Brito