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Remoção do duto de ar do March Empty Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Qua Dez 30, 2015 9:46 pm

O duto de ar do March 1.6 tem uma folga (antero-posterior) na entrada da caixa de ar (pré filtro). Nesse local o duto tem 2 ressaltos (foto abaixo: na lateral e inferior) que se encaixam numa canaleta do bocal. Não sei como é no 1.0 ou se já corrigiram isso no march-Br, mas parece que todos os mexicanos tem essa folga.

Remoção do duto de ar do March SR%20sem%20duto%20intake%20576x536_zpsllbiq8e4
nessa figura pós remoção estão indicados os 2 locais por onde passa o ressalto

Vista lateral pré remoção:
Remoção do duto de ar do March SR%20duto%20ar%20folga%20pre%20remoccedilatildeo_zpsxt5bufqa
vejam a folga(setas vermelhas)....
1.Nas setas brancas os locais onde se colocam 2 chaves de fenda finas na direção do ressalto do duto de ar.(Não há necessidade de fazer isso na trava inferior, aliás nem dá pra fazer isso)
2.daí é só puxar com cuidado...se ainda estiver preso, é só levar as chaves de fenda mais pro fundo e/ou laterais.
3.o apoio/trava que fica em frente ao coletor é só puxar que sai (o miolo é de borracha)
4.ao soltar o duto, a remoção deve ser (com cuidado, sem forçar) pelo lado da caixa de ar, para cima e para a esquerda.
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Qua Dez 30, 2015 10:05 pm

Parece confuso, mas não é tão difícil remover...

Remoção do duto de ar do March Sr%20trava%20intake%20lateral%20577x_zpsgaiirixt
vista frontal do duto, com indicação do local da trava.

Remoção do duto de ar do March SR%20duto%20ar%20travas%20600x761_zpssuajzlq1
local dos ressaltos no duto.
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Qui Dez 31, 2015 12:10 am

Correção da folga:
Remoção do duto de ar do March SR%20duto%20ar%20dupla%20f%20fita%20i_zpslwaevsyq
Apliquei fita dupla face de 11mm e fita isolante....não consegui encaixar de volta. Diminui (largura) para 5mm e não continuo (em frente ao ressalto)=fig.abaixo

Remoção do duto de ar do March SR%20duto%20ar%20folga%20dupla%20face%20573x513recorte_zps7lpi27ys
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Qui Dez 31, 2015 12:43 am

Resultado final
Remoção do duto de ar do March SR%20duto%20ar%20pos%20correccedilatildeo_zpsynwof4xq
por enquanto está sem folga e bem firme...não sei com o calor do motor. Lembro do MRB retirando as folgas no duto de ar (Tiida) com feltro auto colante...não sei se seria possível no march -só experimentando.
Aproveitei e fixei melhor a caixa ressonante (acho que é esse o nome) na parte circulada...neste caso já tinha aplicado feltro, mas a folga era maior e fixei com abraçadeira de nylon.
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por andre fachini Qui Dez 31, 2015 7:53 am

MUito bom, realmente o MRB fez isso no Tiida , e em Sentra b16 tbm dá, inclusive , neles , na caixa do filtro....
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por pimenta59 Seg Jan 04, 2016 1:29 am

O meu também é assim. Vou resolver seguindo tuas fotos, valeu!
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por userdefault Seg Jan 04, 2016 10:19 am

Perfeito, ficou muito bom o trabalho.

No meu carro eu coloquei feltro achei que ficou legal.

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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por icefly Seg Jan 04, 2016 11:38 am

Muito bom... dá tambem pra encaminhar uma limpeza, assim como instalação daquele termotape que é discutido em outro tópico

E como solta esse cano da borracha (seta vermelha) que prende no coletor??

Remoção do duto de ar do March Nissanmarchsr19
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Seg Jan 04, 2016 8:07 pm

Pensei nisso, daí o nome do tópico: remoção do duto seja pra corrigir folgas, limpeza, modificações ou aplicação de isolantes térmicos.

No meu caso (corrigir a folga), como estava no interior, fiz com os materiais que tinha em mãos, mas recomendo usar espátulas adequadas e a parte macia do velcro auto colante e não feltro como disse (ver vídeo-Tiida do MRB no youtube). A utilização de fita dupla face + fita isolante deu certo, mas não sei se duradouro...já rodei 1200km e está bem firme.
Remoção do duto de ar do March S-l1600%203_zpskafjj2m1
recomendo ainda aplicar vaselina ou um desengripante no ressalto/trava antes de puxar.

icefly...o encaixe/suporte (no coletor) é só puxar como já disse anteriormente
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Seg Jan 04, 2016 8:35 pm

Essa foto é do fórum march japonês...remoção do duto de ar para aplicação de protetor térmico:
Remoção do duto de ar do March 99bd5db2-8f9a-4353-9b7f-f1b08e15a97f_zps0s1tj7vd

foi usado fita adesiva termo protetor do tipo:
Remoção do duto de ar do March S-l1600%204_zpsef5vgse4
http://www.ebay.com/itm/Golden-thermo-shield-Reflective-adhesive-shield-tape-1-inch-x-16-Roll-5-pieces-/181933659963?hash=item2a5c17573b:g:87sAAOSw0e9Uv2v8&vxp=mtr
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por MRB Seg Jan 04, 2016 8:38 pm

Usem a imaginação mais só não seguem a esse ponto que vi em um tiida Crying or Very sad

Remoção do duto de ar do March 21o3pm0
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Seg Jan 04, 2016 8:58 pm

Heheh, ainda não precisei chegar nesse nível gambiarra...estou quase lá.

mas percebi que a trava do lado do motor estava ressecada e desgastada...penso que no caso de romper a trava vai ter que recorrer a alguma solução "especial" para corrigir isso. Tem alguma coisa sobre isso no manual MRB?
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por userdefault Qui Jan 07, 2016 10:02 am

Creio que o jogo que existe nos dutos plásticos seja para que eles não quebrem, conheço um pouco sobre o assunto rs...

Todo equipamento deve ter uma folga mínima para que a vibração gerada não quebre durante o uso...

Estes parafusos ficaram muito bem colocados e o mais legal é que durante o uso os furos vão esgarçar e gerar folga também =).

Nakay vc tem algum lugar com preço bom para fita com proteção térmica??

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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Qui Jan 07, 2016 10:15 pm

Acho o duto até com excesso de travas, a menos no bocal da caixa de ar - só duas travinhas: daí essa folga que vai piorando com o tempo. Veja como esta "ralado":

Remoção do duto de ar do March 8a2904a3-e779-4828-ad07-69306dce465e_zpsmvbkc4nt
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Mensagem por nakay Qui Jan 07, 2016 10:30 pm

Samuel, ainda não comprei essa proteção térmica, mas escolheria esse kit:
Remoção do duto de ar do March Termotape%20titanuim%20cool%20tape%20440x348_zpsmymyv43v
penso que no march essa tira de titanium ficará muito "apertada" (na frente do coletor) devido à espessura. Talvez a fita adesiva dê certo, mas esse dourado é de doer...também tem o problema da cola (no caso de arrependimento).
http://www.ebay.com/itm/Titanium-Pipe-Wrap-Exhaust-Turbo-Heat-Manifold-Header-1-x25-Roll-With-Gold-tape-/181969486129?hash=item2a5e3a0131:g:lncAAOSwJcZWeQYv&vxp=mtr
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Mensagem por userdefault Sex Jan 08, 2016 10:05 am

Fala Nakay, cara estou dando uma olhada a fundo sobre a questão dos protetores térmicos com algumas pessoas que entendem da coisa...

Muitos (2 caras) me falaram que é besteira eu colocar a proteção pois a baixa da temperatura vai ser irrisória, na verdade este tipo de protetor é usado em sistemas, dutos e etc que geram temperaturas muito altas, acima de 200 graus celsius, eles protegem os agregados que ficam ao redor deles, falaram para que eu me atente a admissão de ar frio, um deles disse para criar um duto puxando ar frio de algum lugar que esteja na frente do radiador.

Consegui um termômetro que se liga nos 12V para testar o duto de ar, o adaptado e o original, o problema é eu conseguir tempo para fazer o processo de testes...

Se vc comprar o protetor térmico eu mando o termômetro para q vc faça o teste nas duas formas, seria legal analisar e criar uma tabela para analisarmos o dados.

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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por nakay Sex Jan 08, 2016 8:41 pm

Não sei se viu o vídeo, que o professor MRB fez com a "spot thermal camera", no duto do tiida (com isolamento térmico) - deu uma (grande) diferença de temperatura (tomara que ele leia isso para explicar melhor).
Dá uma olhada nas imagens abaixo:

Remoção do duto de ar do March 5cf196ea-f3c0-49f1-921b-8ff3ab4909d5_zpsg4lfale4
A primeira imagem é do March (micra) canadense e a segunda do march NismoS modificado pela preparadora N-Tec Nagoya/Jp...nos dois casos o duto foi mudado de lado (contrário ao motor) e o motivo deve ser a temperatura...  Aliás no micra canadá parece uma "improvisação"...o duto passa por cima da caixa ressonante e da bateria (cobre metade da bateria).

Samuel, se conseguir fazer os testes, no march, vai ser legal...pede emprestada a Flir do professor... hahah
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Mensagem por MRB Sáb Jan 09, 2016 9:26 am

No tiida é algo estúpido que fizeram, o duto esta bem em cima da mangueira de arrefecimento.
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A própria nissan depois viu a cagada e corrigiu no sentra
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Mensagem por PauloEduardo Sáb Jan 09, 2016 9:56 am

Muito pior no B16. O duto, cheio de curvas de 90 graus, passa por baixo da bateria. Ridículo!
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Mensagem por MRB Sáb Jan 09, 2016 5:53 pm

Pois é, parece que foi na tentativa e erro o CAI, até chegar nesse resultado final do sentra que mostrei.
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Mensagem por nakay Dom Jan 10, 2016 5:13 pm

Por algum "motivo", no march canadense, tudo é melhor...motor, suspensão e CAI. No caso do duto, como já disse, fizeram um desvio, uma improvisação (quase uma gambiarra) para o duto não receber tanto o calor do motor

Legal MRB... lembro dos gráficos no "old" fórum -temperatura (engine coolant, cai) x velocidade e percebi que o duto do tiida sem isolamento térmico aquecia mais, principalmente em baixas velocidades e com isolamento essa temperatura se mantinha mais baixa independente da velocidade, é isso?  A melhora do consumo e outros parâmetros são perceptíveis e mensuráveis?
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Mensagem por Gilberto Arraes Seg maio 09, 2016 3:21 pm

Amigos, estou querendo colocar um filtro esportivo cilíndrico no meu march, alguém já fez? agradeço desde ja a resposta abraço.

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Mensagem por icefly Seg maio 09, 2016 5:10 pm

No March mexicano tem uma mangueira de refrigeração que sai do radiador. eu acho, e passa embaixo do duto de ar que vai pro corpo de borboleta, deve sair um calor legal daquilo Rolling Eyes
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Mensagem por nakay Qui maio 26, 2016 11:52 pm

Gilberto Arraes escreveu:Amigos, estou querendo colocar um filtro esportivo cilíndrico no meu march, alguém já fez? agradeço desde ja a resposta abraço.

Remoção do duto de ar do March A9ee5e77-87b4-4ba5-8bb9-1262332e1503_zpswg4qszp7

A foto acima é de um micra preparado para as corridas na copa micra/Canadá. Penso que esse tipo de captação só fará sentido em pistas ou rodovias.      Nos marchs urbanos será até prejudicial, já que ao invés de captar ar frio, aumentará a captação de ar quente no trânsito das cidades...Se quer dar uma melhorada, poderá usar algum tipo de filtro inbox "esportivo", menos restritivo, do tipo "K&N ou Inflow" e isolar (do calor) o duto de captação como já foi mostrado acima.

A CAI nos marchs mex ou Br é deficiente...tem foto (acima) do que o pessoal tem feito no Jp. -eles trocam toda a caixa de ar (com filtro K&N) e o duto por uma maior e desviam a entrada para o lado contrário ao motor. Veja como foi melhorada todo o sistema CAI (pela Nissan) nos micras canadenses:

Remoção do duto de ar do March 20150720_161934micra%20can._zpsvtvoauow


Última edição por nakay em Dom Mar 05, 2017 11:57 am, editado 1 vez(es)
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Remoção do duto de ar do March Empty Re: Remoção do duto de ar do March

Mensagem por userdefault Sex maio 27, 2016 9:43 am

Bom dia.

Nakay estou pensando em comprar uma tampa de caixa de ar do motor fire e adaptar como o Micra canadense, o meu problema é retirar o para-choque alem da falta de tempo tem o medo rs.

Fica a pergunta, quanto de economia de combustível eu conseguirei neste caso?? Vale a pena??

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