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Remoção do duto de ar do March
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Remoção do duto de ar do March
O duto de ar do March 1.6 tem uma folga (antero-posterior) na entrada da caixa de ar (pré filtro). Nesse local o duto tem 2 ressaltos (foto abaixo: na lateral e inferior) que se encaixam numa canaleta do bocal. Não sei como é no 1.0 ou se já corrigiram isso no march-Br, mas parece que todos os mexicanos tem essa folga.
nessa figura pós remoção estão indicados os 2 locais por onde passa o ressalto
Vista lateral pré remoção:
vejam a folga(setas vermelhas)....
1.Nas setas brancas os locais onde se colocam 2 chaves de fenda finas na direção do ressalto do duto de ar.(Não há necessidade de fazer isso na trava inferior, aliás nem dá pra fazer isso)
2.daí é só puxar com cuidado...se ainda estiver preso, é só levar as chaves de fenda mais pro fundo e/ou laterais.
3.o apoio/trava que fica em frente ao coletor é só puxar que sai (o miolo é de borracha)
4.ao soltar o duto, a remoção deve ser (com cuidado, sem forçar) pelo lado da caixa de ar, para cima e para a esquerda.
nessa figura pós remoção estão indicados os 2 locais por onde passa o ressalto
Vista lateral pré remoção:
vejam a folga(setas vermelhas)....
1.Nas setas brancas os locais onde se colocam 2 chaves de fenda finas na direção do ressalto do duto de ar.(Não há necessidade de fazer isso na trava inferior, aliás nem dá pra fazer isso)
2.daí é só puxar com cuidado...se ainda estiver preso, é só levar as chaves de fenda mais pro fundo e/ou laterais.
3.o apoio/trava que fica em frente ao coletor é só puxar que sai (o miolo é de borracha)
4.ao soltar o duto, a remoção deve ser (com cuidado, sem forçar) pelo lado da caixa de ar, para cima e para a esquerda.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Bira Medeiros gosta desta mensagem
Re: Remoção do duto de ar do March
Parece confuso, mas não é tão difícil remover...
vista frontal do duto, com indicação do local da trava.
local dos ressaltos no duto.
vista frontal do duto, com indicação do local da trava.
local dos ressaltos no duto.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Correção da folga:
Apliquei fita dupla face de 11mm e fita isolante....não consegui encaixar de volta. Diminui (largura) para 5mm e não continuo (em frente ao ressalto)=fig.abaixo
Apliquei fita dupla face de 11mm e fita isolante....não consegui encaixar de volta. Diminui (largura) para 5mm e não continuo (em frente ao ressalto)=fig.abaixo
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Bira Medeiros gosta desta mensagem
Re: Remoção do duto de ar do March
Resultado final
por enquanto está sem folga e bem firme...não sei com o calor do motor. Lembro do MRB retirando as folgas no duto de ar (Tiida) com feltro auto colante...não sei se seria possível no march -só experimentando.
Aproveitei e fixei melhor a caixa ressonante (acho que é esse o nome) na parte circulada...neste caso já tinha aplicado feltro, mas a folga era maior e fixei com abraçadeira de nylon.
por enquanto está sem folga e bem firme...não sei com o calor do motor. Lembro do MRB retirando as folgas no duto de ar (Tiida) com feltro auto colante...não sei se seria possível no march -só experimentando.
Aproveitei e fixei melhor a caixa ressonante (acho que é esse o nome) na parte circulada...neste caso já tinha aplicado feltro, mas a folga era maior e fixei com abraçadeira de nylon.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
MUito bom, realmente o MRB fez isso no Tiida , e em Sentra b16 tbm dá, inclusive , neles , na caixa do filtro....
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Remoção do duto de ar do March
O meu também é assim. Vou resolver seguindo tuas fotos, valeu!
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Remoção do duto de ar do March
Perfeito, ficou muito bom o trabalho.
No meu carro eu coloquei feltro achei que ficou legal.
No meu carro eu coloquei feltro achei que ficou legal.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Remoção do duto de ar do March
Muito bom... dá tambem pra encaminhar uma limpeza, assim como instalação daquele termotape que é discutido em outro tópico
E como solta esse cano da borracha (seta vermelha) que prende no coletor??
E como solta esse cano da borracha (seta vermelha) que prende no coletor??
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Remoção do duto de ar do March
Pensei nisso, daí o nome do tópico: remoção do duto seja pra corrigir folgas, limpeza, modificações ou aplicação de isolantes térmicos.
No meu caso (corrigir a folga), como estava no interior, fiz com os materiais que tinha em mãos, mas recomendo usar espátulas adequadas e a parte macia do velcro auto colante e não feltro como disse (ver vídeo-Tiida do MRB no youtube). A utilização de fita dupla face + fita isolante deu certo, mas não sei se duradouro...já rodei 1200km e está bem firme.
recomendo ainda aplicar vaselina ou um desengripante no ressalto/trava antes de puxar.
icefly...o encaixe/suporte (no coletor) é só puxar como já disse anteriormente
No meu caso (corrigir a folga), como estava no interior, fiz com os materiais que tinha em mãos, mas recomendo usar espátulas adequadas e a parte macia do velcro auto colante e não feltro como disse (ver vídeo-Tiida do MRB no youtube). A utilização de fita dupla face + fita isolante deu certo, mas não sei se duradouro...já rodei 1200km e está bem firme.
recomendo ainda aplicar vaselina ou um desengripante no ressalto/trava antes de puxar.
icefly...o encaixe/suporte (no coletor) é só puxar como já disse anteriormente
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Essa foto é do fórum march japonês...remoção do duto de ar para aplicação de protetor térmico:
foi usado fita adesiva termo protetor do tipo:
http://www.ebay.com/itm/Golden-thermo-shield-Reflective-adhesive-shield-tape-1-inch-x-16-Roll-5-pieces-/181933659963?hash=item2a5c17573b:g:87sAAOSw0e9Uv2v8&vxp=mtr
foi usado fita adesiva termo protetor do tipo:
http://www.ebay.com/itm/Golden-thermo-shield-Reflective-adhesive-shield-tape-1-inch-x-16-Roll-5-pieces-/181933659963?hash=item2a5c17573b:g:87sAAOSw0e9Uv2v8&vxp=mtr
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Usem a imaginação mais só não seguem a esse ponto que vi em um tiida
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Heheh, ainda não precisei chegar nesse nível gambiarra...estou quase lá.
mas percebi que a trava do lado do motor estava ressecada e desgastada...penso que no caso de romper a trava vai ter que recorrer a alguma solução "especial" para corrigir isso. Tem alguma coisa sobre isso no manual MRB?
mas percebi que a trava do lado do motor estava ressecada e desgastada...penso que no caso de romper a trava vai ter que recorrer a alguma solução "especial" para corrigir isso. Tem alguma coisa sobre isso no manual MRB?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Creio que o jogo que existe nos dutos plásticos seja para que eles não quebrem, conheço um pouco sobre o assunto rs...
Todo equipamento deve ter uma folga mínima para que a vibração gerada não quebre durante o uso...
Estes parafusos ficaram muito bem colocados e o mais legal é que durante o uso os furos vão esgarçar e gerar folga também =).
Nakay vc tem algum lugar com preço bom para fita com proteção térmica??
Todo equipamento deve ter uma folga mínima para que a vibração gerada não quebre durante o uso...
Estes parafusos ficaram muito bem colocados e o mais legal é que durante o uso os furos vão esgarçar e gerar folga também =).
Nakay vc tem algum lugar com preço bom para fita com proteção térmica??
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Remoção do duto de ar do March
Acho o duto até com excesso de travas, a menos no bocal da caixa de ar - só duas travinhas: daí essa folga que vai piorando com o tempo. Veja como esta "ralado":
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Samuel, ainda não comprei essa proteção térmica, mas escolheria esse kit:
penso que no march essa tira de titanium ficará muito "apertada" (na frente do coletor) devido à espessura. Talvez a fita adesiva dê certo, mas esse dourado é de doer...também tem o problema da cola (no caso de arrependimento).
http://www.ebay.com/itm/Titanium-Pipe-Wrap-Exhaust-Turbo-Heat-Manifold-Header-1-x25-Roll-With-Gold-tape-/181969486129?hash=item2a5e3a0131:g:lncAAOSwJcZWeQYv&vxp=mtr
penso que no march essa tira de titanium ficará muito "apertada" (na frente do coletor) devido à espessura. Talvez a fita adesiva dê certo, mas esse dourado é de doer...também tem o problema da cola (no caso de arrependimento).
http://www.ebay.com/itm/Titanium-Pipe-Wrap-Exhaust-Turbo-Heat-Manifold-Header-1-x25-Roll-With-Gold-tape-/181969486129?hash=item2a5e3a0131:g:lncAAOSwJcZWeQYv&vxp=mtr
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Fala Nakay, cara estou dando uma olhada a fundo sobre a questão dos protetores térmicos com algumas pessoas que entendem da coisa...
Muitos (2 caras) me falaram que é besteira eu colocar a proteção pois a baixa da temperatura vai ser irrisória, na verdade este tipo de protetor é usado em sistemas, dutos e etc que geram temperaturas muito altas, acima de 200 graus celsius, eles protegem os agregados que ficam ao redor deles, falaram para que eu me atente a admissão de ar frio, um deles disse para criar um duto puxando ar frio de algum lugar que esteja na frente do radiador.
Consegui um termômetro que se liga nos 12V para testar o duto de ar, o adaptado e o original, o problema é eu conseguir tempo para fazer o processo de testes...
Se vc comprar o protetor térmico eu mando o termômetro para q vc faça o teste nas duas formas, seria legal analisar e criar uma tabela para analisarmos o dados.
Muitos (2 caras) me falaram que é besteira eu colocar a proteção pois a baixa da temperatura vai ser irrisória, na verdade este tipo de protetor é usado em sistemas, dutos e etc que geram temperaturas muito altas, acima de 200 graus celsius, eles protegem os agregados que ficam ao redor deles, falaram para que eu me atente a admissão de ar frio, um deles disse para criar um duto puxando ar frio de algum lugar que esteja na frente do radiador.
Consegui um termômetro que se liga nos 12V para testar o duto de ar, o adaptado e o original, o problema é eu conseguir tempo para fazer o processo de testes...
Se vc comprar o protetor térmico eu mando o termômetro para q vc faça o teste nas duas formas, seria legal analisar e criar uma tabela para analisarmos o dados.
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
Re: Remoção do duto de ar do March
Não sei se viu o vídeo, que o professor MRB fez com a "spot thermal camera", no duto do tiida (com isolamento térmico) - deu uma (grande) diferença de temperatura (tomara que ele leia isso para explicar melhor).
Dá uma olhada nas imagens abaixo:
A primeira imagem é do March (micra) canadense e a segunda do march NismoS modificado pela preparadora N-Tec Nagoya/Jp...nos dois casos o duto foi mudado de lado (contrário ao motor) e o motivo deve ser a temperatura... Aliás no micra canadá parece uma "improvisação"...o duto passa por cima da caixa ressonante e da bateria (cobre metade da bateria).
Samuel, se conseguir fazer os testes, no march, vai ser legal...pede emprestada a Flir do professor... hahah
Dá uma olhada nas imagens abaixo:
A primeira imagem é do March (micra) canadense e a segunda do march NismoS modificado pela preparadora N-Tec Nagoya/Jp...nos dois casos o duto foi mudado de lado (contrário ao motor) e o motivo deve ser a temperatura... Aliás no micra canadá parece uma "improvisação"...o duto passa por cima da caixa ressonante e da bateria (cobre metade da bateria).
Samuel, se conseguir fazer os testes, no march, vai ser legal...pede emprestada a Flir do professor... hahah
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
No tiida é algo estúpido que fizeram, o duto esta bem em cima da mangueira de arrefecimento.
A própria nissan depois viu a cagada e corrigiu no sentra
A própria nissan depois viu a cagada e corrigiu no sentra
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Muito pior no B16. O duto, cheio de curvas de 90 graus, passa por baixo da bateria. Ridículo!
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Remoção do duto de ar do March
Pois é, parece que foi na tentativa e erro o CAI, até chegar nesse resultado final do sentra que mostrei.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Por algum "motivo", no march canadense, tudo é melhor...motor, suspensão e CAI. No caso do duto, como já disse, fizeram um desvio, uma improvisação (quase uma gambiarra) para o duto não receber tanto o calor do motor
Legal MRB... lembro dos gráficos no "old" fórum -temperatura (engine coolant, cai) x velocidade e percebi que o duto do tiida sem isolamento térmico aquecia mais, principalmente em baixas velocidades e com isolamento essa temperatura se mantinha mais baixa independente da velocidade, é isso? A melhora do consumo e outros parâmetros são perceptíveis e mensuráveis?
Legal MRB... lembro dos gráficos no "old" fórum -temperatura (engine coolant, cai) x velocidade e percebi que o duto do tiida sem isolamento térmico aquecia mais, principalmente em baixas velocidades e com isolamento essa temperatura se mantinha mais baixa independente da velocidade, é isso? A melhora do consumo e outros parâmetros são perceptíveis e mensuráveis?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Amigos, estou querendo colocar um filtro esportivo cilíndrico no meu march, alguém já fez? agradeço desde ja a resposta abraço.
Gilberto Arraes- Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/05/2016
Re: Remoção do duto de ar do March
No March mexicano tem uma mangueira de refrigeração que sai do radiador. eu acho, e passa embaixo do duto de ar que vai pro corpo de borboleta, deve sair um calor legal daquilo
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Remoção do duto de ar do March
Gilberto Arraes escreveu:Amigos, estou querendo colocar um filtro esportivo cilíndrico no meu march, alguém já fez? agradeço desde ja a resposta abraço.
A foto acima é de um micra preparado para as corridas na copa micra/Canadá. Penso que esse tipo de captação só fará sentido em pistas ou rodovias. Nos marchs urbanos será até prejudicial, já que ao invés de captar ar frio, aumentará a captação de ar quente no trânsito das cidades...Se quer dar uma melhorada, poderá usar algum tipo de filtro inbox "esportivo", menos restritivo, do tipo "K&N ou Inflow" e isolar (do calor) o duto de captação como já foi mostrado acima.
A CAI nos marchs mex ou Br é deficiente...tem foto (acima) do que o pessoal tem feito no Jp. -eles trocam toda a caixa de ar (com filtro K&N) e o duto por uma maior e desviam a entrada para o lado contrário ao motor. Veja como foi melhorada todo o sistema CAI (pela Nissan) nos micras canadenses:
Última edição por nakay em Dom Mar 05, 2017 11:57 am, editado 1 vez(es)
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Remoção do duto de ar do March
Bom dia.
Nakay estou pensando em comprar uma tampa de caixa de ar do motor fire e adaptar como o Micra canadense, o meu problema é retirar o para-choque alem da falta de tempo tem o medo rs.
Fica a pergunta, quanto de economia de combustível eu conseguirei neste caso?? Vale a pena??
Nakay estou pensando em comprar uma tampa de caixa de ar do motor fire e adaptar como o Micra canadense, o meu problema é retirar o para-choque alem da falta de tempo tem o medo rs.
Fica a pergunta, quanto de economia de combustível eu conseguirei neste caso?? Vale a pena??
userdefault- Mensagens : 167
Data de inscrição : 04/12/2015
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