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Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
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PauloEduardo
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icefly
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Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Tai a malha térmica que comentei antes para o coletor de ar frio (cold air intake - CAI), o nome é Termotape.
No March 1.6 deve dar tranquilo de fazer, só tirar o tubo do coletor e enrolar essa malha; no antigo clube fizeram assim num Tiida.
Verdade, a resposta tai no próprio link do Flatout que já postaram ai:
No March 1.6 deve dar tranquilo de fazer, só tirar o tubo do coletor e enrolar essa malha; no antigo clube fizeram assim num Tiida.
leofvidal escreveu:Só não entendi o porquê de se buscar um ar mais frio para no fim das contas participar de uma combustão.
WilsonM escreveu:vou dar um chute, aqui leofvidal.
ar mais frio é mais denso, mais moléculas por volume, o que favorece a mistura ar/combustível, possibilitando uma combustão mais eficiente.
Verdade, a resposta tai no próprio link do Flatout que já postaram ai:
Então como a simples admissão de ar mais frio pode melhorar o desempenho de um motor aspirado?
Graças à densidade do ar. O ar mais frio é mais denso que o ar quente (é por isso que balões flutuam), o que significa que ele tem mais massa em um mesmo volume. Traduzido para os motores à combustão, isso significa que no mesmo volume admitido, ele terá mais oxigênio para queimar com a gasolina — ele terá sua eficiência volumétrica aumentada. Como a ECU usa sensores para medir a massa de ar e a pressão no coletor, ela irá notar o aumento da densidade do ar admitido e irá injetar mais combustível para adequar a relação estequiométrica (proporção de ar e combustível). Mais combustível e mais comburente resultam em mais potência.
O princípio é o mesmo dos sistemas de óxido nitroso, que fazem essa redução de temperatura por meio químico e por isso conseguem resultados mais eficazes. Isso também explica a queda de rendimento de motores aspirados em dias quentes demais, regiões desérticas e de altitudes elevadas — lembra do Top Gear atravessando o deserto? O ar rarefeito (menos denso) faz com que os motores percam significativamente o rendimento devido à menor massa de ar e a consequente diminuição de combustível injetado.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
No fim das contas o ar frio fica mais denso. Portanto, com maior quantidade de moléculas de oxigênio, que no fim das contas é o que importa.
Além disso ajuda no arrefecimento da câmara de combustão, diminuindo a pré detonação permitindo uma maior taxa de compressão até.
O pessoal faz isso achando que está abafando:
Na verdade está "abafando" mesmo. No sentido literal da palavra. Mas isso está errado. Está admitindo ar quente do cofre do motor. Pouco vai adiantar o filtro super hiper mega blaster (se não atrapalhar).
A maneira correta é essa, com isolamento térmico:
Além disso ajuda no arrefecimento da câmara de combustão, diminuindo a pré detonação permitindo uma maior taxa de compressão até.
O pessoal faz isso achando que está abafando:
Na verdade está "abafando" mesmo. No sentido literal da palavra. Mas isso está errado. Está admitindo ar quente do cofre do motor. Pouco vai adiantar o filtro super hiper mega blaster (se não atrapalhar).
A maneira correta é essa, com isolamento térmico:
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Alguem já fez no Sentra aqui no forum?
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Como desmonto esse coletor do march? De fábrica ele já veio meio solto, mas tenho medo de quebrar as presilhas...
leofvidal- Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
andre fachini escreveu:Alguem já fez no Sentra aqui no forum?
No antigo fórum já teve sim. Mas da forma errada mostrada acima.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
leofvidal escreveu:Como desmonto esse coletor do march? De fábrica ele já veio meio solto, mas tenho medo de quebrar as presilhas...
Não parece ser dificil.
Tem uma presilha que prende ele ao coletor plástico de admissão (seta vermelha), depois que soltar isso deve ficar fácil de tirar (seta verde); é um cano que segue ali rente a longarina do parachoque.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Aquele apoio na borracha é fácil, mas a boca tá complicado. Num sei pra qual lado puxar ou girar
leofvidal- Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Há um tempo, quando instalei o filtro de ar K&N, fiquei impressionado com a qualidade do filtro (oem) Nissan 16546 3AW0J que estava no march-mex. Agora, na última revisão, vi que o novo filtro Nissan BRPRT10417 nem tem o "part number" mundial e é feito só para o Brasil...será que melhorou ou piorou?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
No meu veio esse part number: 16546 3AW0A
PS.: Esse vermelhim é show hein?
PS.: Esse vermelhim é show hein?
leofvidal- Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Eu não sei do march, mais na livina e no tiida o filtro original vermelho era pulverizado com óleo. Depois a nissan deve ter feito alguma parceria aqui no brasil e colocou o filtro amarelo comum.
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Não dá pra saber se está pulverizado com óleo...não sei a eficiência, mas que é muito mais bem feito e estruturado...tem até mais aletas 79 contra 65 do BR. Mais uma vez, vejo, redução de custo e qualidade (?).
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Troca do filtro de ar do Nissan March com motor 1.6 HR16DE com duto MEX/BR.
Aos poucos a gente vai remontando nossa base de dados (lembro ter postado essas fotos num tópico de manutenção preventiva); olha a sujeirinha que sai do filtro de ar com a limpeza que fazia a cada 2 meses; no do meu sobrinho que não faz nada de preventivo, saiu 10x isso, até tossi de tanta poeira que saiu pena não ter tirado foto.
Hoje em dia faço só a cada 4 meses, de modoque limpo 2x antes de trocar; aqui já foi na troca, o novo é um Wega, o sujo era original da Nissan.
-
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
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