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Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
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Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
Olá pessoal, Boa Noite!
Adquiri meu Sentra com aluns anos de uso e desde quando comprei, notei que o aviso de Service Engine Soon aparece aceso no painel. Na ocasião o vendedor me disse que não era nada e que tinha relação com o fato do veículo ter GNV. Então, resolvi comprar um Scanner ELM 327 vendido pelo Mercado Livre para verificar essa falha e me apareceu o código P1111 no scanner. Mesmo apagando o código de erro, ao desligar o carro e ligar novamente, o aviso dentro de pouco tempo volta a acender no painel. O veículo não apresenta nenhum sinal de mal funcionamento, mas gostaria de resolver isto. Alguém saberia identificar essa falha e me orientar caso eu mesmo possa resolver?
Estou enviando abaixo algumas informações coletadas pelo aplicativo do Scanner através da internet:
Adquiri meu Sentra com aluns anos de uso e desde quando comprei, notei que o aviso de Service Engine Soon aparece aceso no painel. Na ocasião o vendedor me disse que não era nada e que tinha relação com o fato do veículo ter GNV. Então, resolvi comprar um Scanner ELM 327 vendido pelo Mercado Livre para verificar essa falha e me apareceu o código P1111 no scanner. Mesmo apagando o código de erro, ao desligar o carro e ligar novamente, o aviso dentro de pouco tempo volta a acender no painel. O veículo não apresenta nenhum sinal de mal funcionamento, mas gostaria de resolver isto. Alguém saberia identificar essa falha e me orientar caso eu mesmo possa resolver?
Estou enviando abaixo algumas informações coletadas pelo aplicativo do Scanner através da internet:
rbcardozo- Mensagens : 34
Data de inscrição : 23/01/2017
Idade : 38
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ
Re: Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
O erro indica falha da válvula de controle do variador de fase do motor (Vvt). Pode ser um falso erro devido ao kit gás ou falha do componente mesmo. Veja se o motor não tem borra interna. Já soube de problemas nesta válvula devido a sujeira interna do motor.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
PauloEduardo escreveu:O erro indica falha da válvula de controle do variador de fase do motor (Vvt). Pode ser um falso erro devido ao kit gás ou falha do componente mesmo. Veja se o motor não tem borra interna. Já soube de problemas nesta válvula devido a sujeira interna do motor.
Obrigado Paulo! Essa válvula a qual você se refere é a Solenoide que fica na parte traseira do motor (veja o vídeo, por favor)? Eu na dúvida de que pudesse ser um problema de contato, comprei um spray limpa contatos e passei na conexão de todos os sensores que pude encontrar, inclusive até os plugues do módulo de injeção. Troquei o óleo e o filtro do carro, não percebi nada de anormal. Será que essa válvula pode estar "suja" e travada? Penso se não seria possível lavar ela com algum tipo de solvente.
https://youtu.be/KebwbjsZxHY
rbcardozo- Mensagens : 34
Data de inscrição : 23/01/2017
Idade : 38
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ
Re: Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
Encontrei a localização da válvula solenoide e como testá-la pelo manual de serviços do Sentra, disponível em: Manual Sentra - Nicoclub.
Infelizmente, não consegui retirar a válvula do local, o acesso é extremamente complicado e o parafuso está emperrado. Para acessar o local onde se encontra a válvula, retirei a roda do lado direito e a proteção plástica do para-lamas, é possível acessar a válvula através de uma "janela". Retirar o parafuso que prende o suporte da válvula foi impossível, a chave entra no local em ângulo e o mesmo esta extremamente apertado, mesmo com a chave pegando bem a cabeça do parafuso, a cabeça do parafuso espanou.
Retirei o conector da válvula, limpei o mesmo com limpa contados, mas a falha na central persiste. Retirando o conector da válvula, limpando os erros da central pelo scanner e após realizar nova leitura, o erro persiste, mas não são apresentadas novas falhas, o que me leva a crer que o problema realmente seja relacionado a esta válvula. Preciso retirar a válvula do local para realizar os testes de resistência da bobina e verificar se o êmbolo da mesma se movimenta quando ela recebe corrente no circuito. Caso ela esteja boa o problema pode estar no circuito. Porém acho isso pouco provável. Alguém tem alguma sugestão que ajude a remover esse bendito parafuso do local?
Acho que minha única alternativa vai ser recorrer a algum tipo de solda, embora o acesso seja extremamente complicado e não me agrade essa ideia por conta do risco de comprometer algum componente eletrônico do veículo. Estou deixando abaixo algumas imagens do manual de serviços e fotos do local onde se encontra a válvula. Abraço!
Localização da válvula, item 8 da figura:
Procedimento de teste:
Local no veículo:
Infelizmente, não consegui retirar a válvula do local, o acesso é extremamente complicado e o parafuso está emperrado. Para acessar o local onde se encontra a válvula, retirei a roda do lado direito e a proteção plástica do para-lamas, é possível acessar a válvula através de uma "janela". Retirar o parafuso que prende o suporte da válvula foi impossível, a chave entra no local em ângulo e o mesmo esta extremamente apertado, mesmo com a chave pegando bem a cabeça do parafuso, a cabeça do parafuso espanou.
Retirei o conector da válvula, limpei o mesmo com limpa contados, mas a falha na central persiste. Retirando o conector da válvula, limpando os erros da central pelo scanner e após realizar nova leitura, o erro persiste, mas não são apresentadas novas falhas, o que me leva a crer que o problema realmente seja relacionado a esta válvula. Preciso retirar a válvula do local para realizar os testes de resistência da bobina e verificar se o êmbolo da mesma se movimenta quando ela recebe corrente no circuito. Caso ela esteja boa o problema pode estar no circuito. Porém acho isso pouco provável. Alguém tem alguma sugestão que ajude a remover esse bendito parafuso do local?
Acho que minha única alternativa vai ser recorrer a algum tipo de solda, embora o acesso seja extremamente complicado e não me agrade essa ideia por conta do risco de comprometer algum componente eletrônico do veículo. Estou deixando abaixo algumas imagens do manual de serviços e fotos do local onde se encontra a válvula. Abraço!
Localização da válvula, item 8 da figura:
Procedimento de teste:
Local no veículo:
rbcardozo- Mensagens : 34
Data de inscrição : 23/01/2017
Idade : 38
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ
Re: Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
dureza hein
nestes casos de cabeça espanada, que dá para fazer?
a solda não entendi, mas se desse para abrir uma fenda na cabeça do parafuso, aí talvez desse para usar uma chave de fenda bem grande para ter bastante torque.
mas como o espaço é apertado, acho que o negócio vai ser na chave de boca mesmo, coloca alguma coisa na cabeça do parafuso tipo lã de aço, talvez um pedaço de lixa ou câmara de pneu velho e vê se consegue grip. sei lá
nestes casos de cabeça espanada, que dá para fazer?
a solda não entendi, mas se desse para abrir uma fenda na cabeça do parafuso, aí talvez desse para usar uma chave de fenda bem grande para ter bastante torque.
mas como o espaço é apertado, acho que o negócio vai ser na chave de boca mesmo, coloca alguma coisa na cabeça do parafuso tipo lã de aço, talvez um pedaço de lixa ou câmara de pneu velho e vê se consegue grip. sei lá
Re: Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
WilsonM escreveu:dureza hein
nestes casos de cabeça espanada, que dá para fazer?
a solda não entendi, mas se desse para abrir uma fenda na cabeça do parafuso, aí talvez desse para usar uma chave de fenda bem grande para ter bastante torque.
mas como o espaço é apertado, acho que o negócio vai ser na chave de boca mesmo, coloca alguma coisa na cabeça do parafuso tipo lã de aço, talvez um pedaço de lixa ou câmara de pneu velho e vê se consegue grip. sei lá
É Wilson, realmente uma dureza! Nunca imaginei que retirar um parafuso tão simples fosse dar tanto trabalho. Também lamento muito pela falta de espaço e a "janela" da carroceira, que faz com que a chave tenha que entrar com pequeno ângulo.
Quanto a questão da solda, pensei se seria possível e seguro, soldar uma porca de boa qualidade em cima deste parafuso. Assim eu acredito que terei um bom grip para retirá-lo do local. Quanto a bater na cabeça do parafuso para soltar a rosca, utilizar WD, câmara de ar eu já tentei. Fazer uma fenda no parafuso eu tô achando arriscado, pois que do jeito que ele está fixo não vou ter condições de torque suficiente com uma fenda. Meu receio maior com solda é provocar algum dano nos componentes eletrônicos do veículo. Pensei também em utilizar o chamado Kit S.O.S para tentar fixar essa porca a cabeça do parafuso, assim não correria risco de comprometer os componentes eletrônicos, mas com certeza não teria nem de longe a fixação de uma solda. Se houvesse espaço suficiente, eu faria um furo com uma broca fina e tentaria utilizar um extrator de parafusos. Será que vou ter que içar esse motor para resolver este problema?
Obs.: Vi vídeos de vários carros no youtube e na maioria dos casos essa válvula ficava em local de fácil acesso e na parte superior do motor. Mas já percebi que o Sentra não colabora muito com o reparador não, putz!
rbcardozo- Mensagens : 34
Data de inscrição : 23/01/2017
Idade : 38
Localização : Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ
Re: Sentra 2009/2010 - Código de Falha P1111 - Scanner ODB2 ELM327
Amigos,
Após muito trabalho, consegui remover o parafuso do suporte e retirar a válvula do lugar. Havia dentro dela um pedaço de cola/silicone (junta), removi e limpei a válvula utilizando querosene e um descarbonizante. Havia também um problema no conector, acredito que ele tenha sido aberto anteriormente e na montagem ficou faltando uma pequena mola que fecha contato entre os pinos do conector e o circuito da válvula. Fiz também a reposição desta mola.
Não precisei substituir a válvula e economizei uns R$ 400,00. Agora a central não apresenta mais erros e o Sentra pra mim agora é outro carro! O carro está andando mais e tá mais nervoso nas arrancadas, só agora eu vi quanta diferença faz esse sistema.
Após muito trabalho, consegui remover o parafuso do suporte e retirar a válvula do lugar. Havia dentro dela um pedaço de cola/silicone (junta), removi e limpei a válvula utilizando querosene e um descarbonizante. Havia também um problema no conector, acredito que ele tenha sido aberto anteriormente e na montagem ficou faltando uma pequena mola que fecha contato entre os pinos do conector e o circuito da válvula. Fiz também a reposição desta mola.
Não precisei substituir a válvula e economizei uns R$ 400,00. Agora a central não apresenta mais erros e o Sentra pra mim agora é outro carro! O carro está andando mais e tá mais nervoso nas arrancadas, só agora eu vi quanta diferença faz esse sistema.
rbcardozo- Mensagens : 34
Data de inscrição : 23/01/2017
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