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Eficiência volumétrica
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Eficiência volumétrica
Usando meu leitor OBD2, o indicador de eficiência volumétrica fica em 35%.
Quem tiver um leitor destes e puder conferir, me conte quanto está a eficiência volumétrica no carro de vocês.
será que esta indicação no meu carro está normal? Carros esportivos costumam ter eficiência na casa de 70%?
Quem tiver um leitor destes e puder conferir, me conte quanto está a eficiência volumétrica no carro de vocês.
será que esta indicação no meu carro está normal? Carros esportivos costumam ter eficiência na casa de 70%?
Re: Eficiência volumétrica
Tabela com alguns valores do registro feito do motor march (HR16DE):
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Eficiência volumétrica
hum, creio que a eficiência volumétrica então dependa da velocidade do carro e da carga que o motor esteja sendo submetido. 83% me parece uma boa marca, digna de carros preparados.
Eu só olhei o meu com o carro parado, e o ideal deve ser montar um gráfico de velocidade x eficiência volumétrica.
Eu só olhei o meu com o carro parado, e o ideal deve ser montar um gráfico de velocidade x eficiência volumétrica.
Re: Eficiência volumétrica
dizem que os turbos alimentados tem e.v. acima de 150%...
Acho que mesmo medindo a eficiência volumétrica máxima de um mesmo modelo 0km, temos variações...
Acho que mesmo medindo a eficiência volumétrica máxima de um mesmo modelo 0km, temos variações...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Eficiência volumétrica
e existe algum "ponto ótimo" de eficiência volumétrica?
e falando em turbos e compressores, i uns caras que andam instalando uma espécie de turbininha na entrada MAF. Deve ser exatamente para gerar uma admissão forçada de ar.
Num vídeo que eu assisti um cara mostrou a hélices que não suportaram a rpm, a força centrípeta quebrou várias hélices que foram lá pra dentro da TBI (ou motor sei la, hehehe).
e falando em turbos e compressores, i uns caras que andam instalando uma espécie de turbininha na entrada MAF. Deve ser exatamente para gerar uma admissão forçada de ar.
Num vídeo que eu assisti um cara mostrou a hélices que não suportaram a rpm, a força centrípeta quebrou várias hélices que foram lá pra dentro da TBI (ou motor sei la, hehehe).
Re: Eficiência volumétrica
então Wilson, a tentativa de análise gráfica sempre esbarra na falta de conhecimento... Esse registro que fiz com o march no meu percurso diário mostra várias "e.v." para uma mesma rotação (gráfico abaixo)...daí, o ponto ótimo, seria o valor máximo para cada rpm ou o de melhor consumo?...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Eficiência volumétrica
eu acho que faria sentido analisar sob a ótica de consumo.
mas o próprio consumo é variável muito ingrata, ele varia enormemente em função de inúmeros fatores, como carga no carro, condição da pista, altitude, acho que até a temperatura ambiente desempenha algum papel.
mas o próprio consumo é variável muito ingrata, ele varia enormemente em função de inúmeros fatores, como carga no carro, condição da pista, altitude, acho que até a temperatura ambiente desempenha algum papel.
Re: Eficiência volumétrica
Pois é, são vários parâmetros físicos inter-relacionados e um curso completo em engenharia mecânica para entender...daí minha insistência em análise estatística e gráfica que temos disponível.
Fiz outro registro: Como tenho pouco espaço, os picos de eficiência volumétricas estão longe dos valores de melhor consumo...em trechos longos (estrada) é possível mensurar melhor esses valores.
Fiz outro registro: Como tenho pouco espaço, os picos de eficiência volumétricas estão longe dos valores de melhor consumo...em trechos longos (estrada) é possível mensurar melhor esses valores.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
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