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Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
3 participantes
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Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
Talvez o tópico de maior interesse em qualquer fórum automotivo é o de consumo de combustível, e é compreensível com o preço crescente dos combustíveis (ou, recentemente, a falta de) e a crise econômica sem fim.
Para calcular a velocidade média (distância percorrida/tempo) é simples, mas o consumo é multifatorial... O que é mais econômico: andar 25 km durante uma hora ou ficar meia hora parado e andar a outra meia hora a 50 km/h ou ainda, conseguir uma média de 25 km/h com velocidades variadas? Nos três casos a média da velocidade é a mesma, e o consumo? ...qual a velocidade média do seu trajeto diário? ...quanto tempo ficamos parados no trânsito e semáforos?
Uma boa medida, antes de ficar sofrendo com baixas médias de consumo, ou declarar um valor exagerado, é relacionar a média de combustível consumido com a velocidade média...
Aproveitando parte dos registros/leitura de dados da tomada OBD2 [leitor Vgate icar1+ aplicativo Torque Pro e os plugins: Realtime Charts (gráficos) e Advanced Ex for Nissan], segue um resumo de 170 "viagens de um percurso padrão", no meu caso, o trajeto diário do meu trabalho (~19km ) com várias misturas de gasolina aditivada (DT Clean ou VPower) e etanol comum ...Foram relacionados Consumo médio x Velocidade média, média de rpm, % de velocidade zero (parado), % de atuação do compressor do A/C, temperatura média do ar da admissão (IAT)...
Logicamente, o consumo vai melhorando com o aumento da velocidade média até um limite onde o consumo se estabiliza e começa uma descendência com o aumento da velocidade média. Enfim, segue as tabelas...consegui os melhores consumos com velocidades médias acima de 30 km/h, mas infelizmente foram exceções...a maioria das velocidades médias do meu trajeto ficaram na faixa de 21~26 km/h (10 a 11,5 km/litro)...
Para saber o limite de economia dos marchs, ou outro carro qualquer basta testar em percursos (padrões urbanos ou rodovias) onde se consiga melhores velocidades médias, lembrando que também é necessário um padrão de condução...Aliás não entendo e é muito estranho, com super smartphones e tablets, vários aplicativos, a tomada de diagnóstico OBD2 a disposição, leitores baratos; qual o motivo dos "testadores e especialistas" não usarem isto para uma análise mais científica e menos subjetiva? Sempre que leio artigos ou vejo vídeos sobre testes de veículos, o ítem que considero (em tempos de crise) o mais importante é o consumo de combustível e é praticamente ignorado pelos "testadores", limitando-se a divulgar o valor lido no computador de bordo ou o valor declarado pelo fabricante. Ora, basta pegar um congestionamento acima da média, para o valor se contaminar e perder todo o teste, ficando o valor sujeito a interpretações de cada testador.
Tabela resumo:
Para calcular a velocidade média (distância percorrida/tempo) é simples, mas o consumo é multifatorial... O que é mais econômico: andar 25 km durante uma hora ou ficar meia hora parado e andar a outra meia hora a 50 km/h ou ainda, conseguir uma média de 25 km/h com velocidades variadas? Nos três casos a média da velocidade é a mesma, e o consumo? ...qual a velocidade média do seu trajeto diário? ...quanto tempo ficamos parados no trânsito e semáforos?
Uma boa medida, antes de ficar sofrendo com baixas médias de consumo, ou declarar um valor exagerado, é relacionar a média de combustível consumido com a velocidade média...
Aproveitando parte dos registros/leitura de dados da tomada OBD2 [leitor Vgate icar1+ aplicativo Torque Pro e os plugins: Realtime Charts (gráficos) e Advanced Ex for Nissan], segue um resumo de 170 "viagens de um percurso padrão", no meu caso, o trajeto diário do meu trabalho (~19km ) com várias misturas de gasolina aditivada (DT Clean ou VPower) e etanol comum ...Foram relacionados Consumo médio x Velocidade média, média de rpm, % de velocidade zero (parado), % de atuação do compressor do A/C, temperatura média do ar da admissão (IAT)...
Logicamente, o consumo vai melhorando com o aumento da velocidade média até um limite onde o consumo se estabiliza e começa uma descendência com o aumento da velocidade média. Enfim, segue as tabelas...consegui os melhores consumos com velocidades médias acima de 30 km/h, mas infelizmente foram exceções...a maioria das velocidades médias do meu trajeto ficaram na faixa de 21~26 km/h (10 a 11,5 km/litro)...
Para saber o limite de economia dos marchs, ou outro carro qualquer basta testar em percursos (padrões urbanos ou rodovias) onde se consiga melhores velocidades médias, lembrando que também é necessário um padrão de condução...Aliás não entendo e é muito estranho, com super smartphones e tablets, vários aplicativos, a tomada de diagnóstico OBD2 a disposição, leitores baratos; qual o motivo dos "testadores e especialistas" não usarem isto para uma análise mais científica e menos subjetiva? Sempre que leio artigos ou vejo vídeos sobre testes de veículos, o ítem que considero (em tempos de crise) o mais importante é o consumo de combustível e é praticamente ignorado pelos "testadores", limitando-se a divulgar o valor lido no computador de bordo ou o valor declarado pelo fabricante. Ora, basta pegar um congestionamento acima da média, para o valor se contaminar e perder todo o teste, ficando o valor sujeito a interpretações de cada testador.
Tabela resumo:
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
Completei as "tabelinhas" do post anterior...
Segue (alguns) gráficos ilustrativos da evolução da velocidade média x consumo médio:
Segue (alguns) gráficos ilustrativos da evolução da velocidade média x consumo médio:
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
pois é, para trafegar em cidades com velocidades médias abaixo de 40 km/h a gente praticamente estaria bem andando num mero carrinho de golfe. :-)
Notei que você tem usado várias proporções de álcool na mistura, qual seria a melhor proporção, em termos de custo por km rodado?
Para conseguir economia de combustível acho que uma medida que surtiria efeito seria remover o máximo possível de peso dos carros. Os carros andam cada dia mais pesados, muito por conta dos equipamentos de segurança necessários, como reforços estruturais, barras de proteção, eletrônicos.
Usualmente, ando sozinho no carro, no máximo minha esposa no banco do passageiro. Praticamente nem precisava de banco traseiro, por exemplo. Outro item que nunca usei foi o estepe e macaco, mas estes a legislação nos obriga a ter no carro.
Outra coisa que me chama a atenção é o perfil de condução dos motoristas pelo mundo. No Japão o tal do e-Power é um sucesso desde o lançamento, tendo levado o Note a ser um dos veículos mais vendidos por lá. Quando ouvi falar a primeira sobre a tecnologia, logo pensei que seria uma boa para o Brasil, usando etanol, por exemplo. Mas o sucesso do e-Power no Japão tem a ver com o jeito de se dirigir no Japão e aspectos culturais. A Nissan está pensando em como levar o sistema para a Europa, mas vão ter de fazer uma revisão inteira no setup do sistema, na Europa se anda a velocidades muito mais altas. Nos USA, será que o consumidor aceitaria a tecnologia?
Notei que você tem usado várias proporções de álcool na mistura, qual seria a melhor proporção, em termos de custo por km rodado?
Para conseguir economia de combustível acho que uma medida que surtiria efeito seria remover o máximo possível de peso dos carros. Os carros andam cada dia mais pesados, muito por conta dos equipamentos de segurança necessários, como reforços estruturais, barras de proteção, eletrônicos.
Usualmente, ando sozinho no carro, no máximo minha esposa no banco do passageiro. Praticamente nem precisava de banco traseiro, por exemplo. Outro item que nunca usei foi o estepe e macaco, mas estes a legislação nos obriga a ter no carro.
Outra coisa que me chama a atenção é o perfil de condução dos motoristas pelo mundo. No Japão o tal do e-Power é um sucesso desde o lançamento, tendo levado o Note a ser um dos veículos mais vendidos por lá. Quando ouvi falar a primeira sobre a tecnologia, logo pensei que seria uma boa para o Brasil, usando etanol, por exemplo. Mas o sucesso do e-Power no Japão tem a ver com o jeito de se dirigir no Japão e aspectos culturais. A Nissan está pensando em como levar o sistema para a Europa, mas vão ter de fazer uma revisão inteira no setup do sistema, na Europa se anda a velocidades muito mais altas. Nos USA, será que o consumidor aceitaria a tecnologia?
Re: Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
Então Wilson, coletar dados é fácil, mas o que fazer com tudo isso? Afinal quem se interessa por estatística e gráficos? Lembrar que comecei tudo isso só pra saber a temperatura do líquido de arrefecimento (o march não tem o marcador)...enfim, de um jeito ou outro estou aprendendo e tentando entender a dinâmica e obtenção de dados do funcionamento (normal) do motor.
Respondendo a sua pergunta sobre o custo do km rodado, tinha divulgado na tabela última (tópico: http://www.nissanclube.net.br/t1381p25-combustivel-e100-e27-ou-misturas) a proporção (%) entre a média de consumo da nossa gasolina E27 e demais misturas.
Fiz uma média de (E40 a E50), (E50 a E60), (E60 a 70), (maior que E70) e segue o custo/km:
Considerando meu último abastecimento (14/06/18-SP) com E27 a R$4,299 e E100 a R$2,579
A autonomia da E27 (tanque de 41 litros) x (11,41km/litro) = 467,8km
custo por km = 41x4,299 / 467,8 = R$ 0,377/km
E45 = (30,9 litros E27 + 10,1 litros E100):
(30,9xR$4,299 + 10,1xR$2,579) = R$ 158,89.
A autonomia para E45 (41 litros), 467,8 x (91,1%) = 426,2 km
custo por km = 158,89/426,2 = R$ 0,373/km
E54,1 = (25,78L. E27 + 15,22L. E100) .... 150,08/(87,3%)x467,8 .... R$ 0,367/km
E63,7 = (20,40L.E27 + 20,60L.E100) .......140,83/(83,7%)x467,8 .... R$ 0,360/km
E82,4 = ( 9,88L.E27 + 31,12L.E100) ........122,73/(76,4%)x467,8 .... R$ 0,343/km
Como sabe a idéia inicial era conseguir melhor eficiência energética procurando uma mistura ideal & taxa de compressão. . Apesar de não conseguir concluir, acredito que o march/versa/kicks se beneficiariam de for implementado o combustível E40.
O custo/km é quase pessoal, tamanha a variação do preço do combustível, mas a proporção de consumo E27/misturas é um valor próximo do real podendo variar mais ou menos conforme o número de amostras...
Respondendo a sua pergunta sobre o custo do km rodado, tinha divulgado na tabela última (tópico: http://www.nissanclube.net.br/t1381p25-combustivel-e100-e27-ou-misturas) a proporção (%) entre a média de consumo da nossa gasolina E27 e demais misturas.
Fiz uma média de (E40 a E50), (E50 a E60), (E60 a 70), (maior que E70) e segue o custo/km:
Considerando meu último abastecimento (14/06/18-SP) com E27 a R$4,299 e E100 a R$2,579
A autonomia da E27 (tanque de 41 litros) x (11,41km/litro) = 467,8km
custo por km = 41x4,299 / 467,8 = R$ 0,377/km
E45 = (30,9 litros E27 + 10,1 litros E100):
(30,9xR$4,299 + 10,1xR$2,579) = R$ 158,89.
A autonomia para E45 (41 litros), 467,8 x (91,1%) = 426,2 km
custo por km = 158,89/426,2 = R$ 0,373/km
E54,1 = (25,78L. E27 + 15,22L. E100) .... 150,08/(87,3%)x467,8 .... R$ 0,367/km
E63,7 = (20,40L.E27 + 20,60L.E100) .......140,83/(83,7%)x467,8 .... R$ 0,360/km
E82,4 = ( 9,88L.E27 + 31,12L.E100) ........122,73/(76,4%)x467,8 .... R$ 0,343/km
Como sabe a idéia inicial era conseguir melhor eficiência energética procurando uma mistura ideal & taxa de compressão. . Apesar de não conseguir concluir, acredito que o march/versa/kicks se beneficiariam de for implementado o combustível E40.
O custo/km é quase pessoal, tamanha a variação do preço do combustível, mas a proporção de consumo E27/misturas é um valor próximo do real podendo variar mais ou menos conforme o número de amostras...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
a melhor eficiência energética não é exatamente o consumo de combustível por km percorrido? Porém pra este indicador funcionar, teria de ser possível descontar o efeito da velocidade média, que varia muito a cada dia.
mas das suas tabelas, notei outra coisa importante. A geração de CO2 por km depende menos da proporção de álcool, e muito mais da velocidade média que se consegue andar.
De novo é o exemplo da tecnologia e-power. O melhor regime de funcionamento de um motor é atingido mantendo a rotação constante, no caso a Nissan utiliza 2.500 rpm constantes.
mas das suas tabelas, notei outra coisa importante. A geração de CO2 por km depende menos da proporção de álcool, e muito mais da velocidade média que se consegue andar.
De novo é o exemplo da tecnologia e-power. O melhor regime de funcionamento de um motor é atingido mantendo a rotação constante, no caso a Nissan utiliza 2.500 rpm constantes.
Re: Consumo vs. Velocidade média [dados OBD2]
Curiosamente, dia desses, estava lembrando do seu tópico de misturas etanol + gasolina para tentar achar a melhor mistura e consumo.
Estava pensando em experimentar misturas para tentar reduzir o gasto com combustível, nesses tempos de gasolina mais cara; mas meu problema é o preço do etanol, que no MA é colado no da gasolina, é tipo R$ 3,40 - 3,70 contra R$ 4 - 4,20 da gasolina.... isso quando acha pois muitos postos nem vendem mais etanol há anos; se fosse como em certos Estados onde o preço é quase R$ 2,50, já teria adotado a cana há muito tempo.
Estava pensando em experimentar misturas para tentar reduzir o gasto com combustível, nesses tempos de gasolina mais cara; mas meu problema é o preço do etanol, que no MA é colado no da gasolina, é tipo R$ 3,40 - 3,70 contra R$ 4 - 4,20 da gasolina.... isso quando acha pois muitos postos nem vendem mais etanol há anos; se fosse como em certos Estados onde o preço é quase R$ 2,50, já teria adotado a cana há muito tempo.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
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