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Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
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Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Acabei de fazer a limpeza no meu B17. 44 mil km e nunca tinha sido feito. Tava muito sujo. Muito mesmo! Procedimento simples e rápido!
Obrigado ao pessoal do clube pelas dicas!
Obrigado ao pessoal do clube pelas dicas!
BraulioYgor- Mensagens : 164
Data de inscrição : 14/02/2016
Localização : Teresina-PI
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Pessoal estou com uma dúvida em relação ao funcionamento do meu carro (sentra CVT 12/13) e estou achando que se trata de limpeza de bico e gostaria de saber o que vc acham, vamos lá:
- Estava a algum tempo sem utilizar o meu leitor ODBII verifiquei um comportamento diferente o LFT1 para a gasolina. Abasteço sempre em 2 postos perto de casa que normalmente deixavam o LFT1 em 20.3, porém quando fui verificar na semana passada o LFT1 estava em -17,8.
Diante do ocorrido resolvi esperar para zerar o tanque e trocar de posto. Aproveitei e coloquei gasolina aditivada da BR(normalmente utilizo gasolina comum) e no dia seguinte peguei estrada e fiz novas medições. Para minha surpresa o valor de LFT1 ficou em -21.6, achei que tinha resolvido o problema colocando a culpa no posto de gasolina, mas depois que retornei fiz novas medições em perímetro urbano e o LFT1 ficou em -18,8(ainda com o mesmo combustível no tanque). Lembro que normalmente este parâmetro ficava praticamente fixo, as vezes até pensei que estava travada a leitura do manômetro do Torque Pro. Será que essa variação dos dados pode ser causada devido a sujeira nos bicos injetores??
- Estava a algum tempo sem utilizar o meu leitor ODBII verifiquei um comportamento diferente o LFT1 para a gasolina. Abasteço sempre em 2 postos perto de casa que normalmente deixavam o LFT1 em 20.3, porém quando fui verificar na semana passada o LFT1 estava em -17,8.
Diante do ocorrido resolvi esperar para zerar o tanque e trocar de posto. Aproveitei e coloquei gasolina aditivada da BR(normalmente utilizo gasolina comum) e no dia seguinte peguei estrada e fiz novas medições. Para minha surpresa o valor de LFT1 ficou em -21.6, achei que tinha resolvido o problema colocando a culpa no posto de gasolina, mas depois que retornei fiz novas medições em perímetro urbano e o LFT1 ficou em -18,8(ainda com o mesmo combustível no tanque). Lembro que normalmente este parâmetro ficava praticamente fixo, as vezes até pensei que estava travada a leitura do manômetro do Torque Pro. Será que essa variação dos dados pode ser causada devido a sujeira nos bicos injetores??
Alex Gomes- Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2015
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Alex, quanto mais negativo este parâmetro, melhor é o combustível. E uma boa gasolina fica na casa dos -20 para menos (negativamente falando).
Ainda assim peço que poste sua dúvida lá no fórum do Sentra. Este assunto é bastante discutido por lá.
Obrigado
Ainda assim peço que poste sua dúvida lá no fórum do Sentra. Este assunto é bastante discutido por lá.
Obrigado
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Obrigado Paulo Eduardo, vou postar novamente no fórum correto.
Alex Gomes- Mensagens : 34
Data de inscrição : 06/11/2015
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Isso é assunto para outro tópico pois o motor do Sentra é diferente do March, mas vamos lá: tem de setar no perfil do Torque que a gasolina é E20, senão vai dar valor alterado.
E mesmo assim dá um pouco alterado pois nossa gasolina é E27,5.
E mesmo assim dá um pouco alterado pois nossa gasolina é E27,5.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Agora próximo dos 25 mil km, estou querendo limpar novamente a TBI, mas agora queria desmontá-la.
No manual diz que os apertos dos 4 parafusos são de 10 Nm (relativamente leve), mas o seu depoimento dizendo que chegou a quebrar uma chave me assusta kkk. Apertou com torquímetro?
No manual diz que os apertos dos 4 parafusos são de 10 Nm (relativamente leve), mas o seu depoimento dizendo que chegou a quebrar uma chave me assusta kkk. Apertou com torquímetro?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
A chave quebrou com o aperto original ainda, quando o mecânico foi retirar os parafusos.
Não foi usado torquimetro pra apertar; ferramenta com torque tão baixo e que caiba nos parafusos dali, deve ser bem cara.
Não foi usado torquimetro pra apertar; ferramenta com torque tão baixo e que caiba nos parafusos dali, deve ser bem cara.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Realizei a limpeza desmontando.
A face da entrada de ar continuou limpa após quase 9mil km.
Já a face traseira que ainda não tinha sido limpa (com quase 25mil km)...
A face da entrada de ar continuou limpa após quase 9mil km.
Já a face traseira que ainda não tinha sido limpa (com quase 25mil km)...
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Legal Leofvidal... isso só vem a confirmar o que disse o MRB: a maior contaminação é pós TBI (via válvula PCV).
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Aproveitei a empolgação de desmontar o duto de ar para montar uma fita termotape nele (p/ baixar a temperatura na admissão) e fiz uma nova limpeza do TBI, após 8 mil km, mas agora também foi limpo o sensor MAF.
Nem estava muito sujo o TBI após rodar só esse pouco de km, mas o MAF ainda não havia limpado em 48 mil km e 5 anos, estava meio suja a plaquinha.
TBI
MAF já limpo
-
Nem estava muito sujo o TBI após rodar só esse pouco de km, mas o MAF ainda não havia limpado em 48 mil km e 5 anos, estava meio suja a plaquinha.
TBI
MAF já limpo
-
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Legal icefly...
...e as fotos do duto de ar + termotape? Vc aplicou limpa contato no sensor MAF?
...e as fotos do duto de ar + termotape? Vc aplicou limpa contato no sensor MAF?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Sim, no conector foi limpa contato; na parte prateada da plaquinha do MAF tinha um sujeira preta que não saia com limpa contato, por isso o Car 80, mas no sensor em si foi borrifado limpa contato , além de várias borrifadas pra tirar qualquer resquicio de Car 80.
Termotape: só uma foto, tinha postado na seção de Garagem:
Termotape: só uma foto, tinha postado na seção de Garagem:
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Reli esse tópico e me inspirei para limpar a TBI de novo esse domingo.
Depois de 6.000km e 9 meses, estava muito pouco suja. Quase não compensou os 40 minutos de trabalho. Mas já que estava com a mão na massa, limpei. Nem precisei limpar e esperar escorrer três vezes, taquei uma vez só, meti o pano, taquei de novo, pano de novo, esperei secar e pronto.
Demorei mais para levantar o carro no macaco do lado do carona que para limpar de fato.
Depois de 6.000km e 9 meses, estava muito pouco suja. Quase não compensou os 40 minutos de trabalho. Mas já que estava com a mão na massa, limpei. Nem precisei limpar e esperar escorrer três vezes, taquei uma vez só, meti o pano, taquei de novo, pano de novo, esperei secar e pronto.
Demorei mais para levantar o carro no macaco do lado do carona que para limpar de fato.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Uma periodicidade pra verificar o estado da TBI, e conforme for o caso fazer a limpeza, é a cada 2 trocas de óleo, uns 20 mil km, acho que o MRB defende essa tese.
Eu acho que dá pra segurar até a cada 30 mil km, depois disso já dá mais trabalho pra limpar, pois a parte de trás do corpo pode ficar meio encracada de óleo seco.
Tiro por mim que limpou aos 40 mil km e já vinha notando algo diferente depois do 30 mil km (só não sei precisar quando exatamente), o estado que estava meu TBI e os efeitos que já causava, dá pra ver nas fotos e vídeo que postei antes.
Eu acho que dá pra segurar até a cada 30 mil km, depois disso já dá mais trabalho pra limpar, pois a parte de trás do corpo pode ficar meio encracada de óleo seco.
Tiro por mim que limpou aos 40 mil km e já vinha notando algo diferente depois do 30 mil km (só não sei precisar quando exatamente), o estado que estava meu TBI e os efeitos que já causava, dá pra ver nas fotos e vídeo que postei antes.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Hoje ajudei meu sobrinho a dar um talento no TBI e MAF do SR 2012 dele, com 77 mil km.
Filtro de ar um pouquinho sujo, mas ainda usável, foi limpo e recolocado, a caixa foi limpa também, tinha uma poerinha dentro dela.
Apesar de mais rodado que o meu (77 x 45 mil km) o MAF dele tava mais limpo que do meu SV.
Só deu pra limpar com o TBI montado, estávamos sem chave pra retirar ele, a parte de trás tava bem suja; uma limpeza caprichada fica para uma próxima chance, pelo menos as bordas melhoraram.
O jeito foi primeiro borrifar com o motor desligado, depois o motor foi ligado (com o MAF desligado); as baforadas de Car80 foram parar no escapamento, deu pra perceber pelo cheiro não foi usado nada em excesso.
Filtro de ar um pouquinho sujo, mas ainda usável, foi limpo e recolocado, a caixa foi limpa também, tinha uma poerinha dentro dela.
Apesar de mais rodado que o meu (77 x 45 mil km) o MAF dele tava mais limpo que do meu SV.
Só deu pra limpar com o TBI montado, estávamos sem chave pra retirar ele, a parte de trás tava bem suja; uma limpeza caprichada fica para uma próxima chance, pelo menos as bordas melhoraram.
O jeito foi primeiro borrifar com o motor desligado, depois o motor foi ligado (com o MAF desligado); as baforadas de Car80 foram parar no escapamento, deu pra perceber pelo cheiro não foi usado nada em excesso.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Num acendeu a luz de injeção por funcionar o carro sem o MAF não?
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Ia pedir isso deverá acusar erros no painel...
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
se for só isso, o ice pega o torque pro e manda apagar o erro.
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Mas e depois para fazer o aprendizado da marcha lenta?
Num é por isso que no tutorial, MRB não liga o carro para limpar?
Num é por isso que no tutorial, MRB não liga o carro para limpar?
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Não acendeu nada, nem durante, nem depois.
Chequei também com o Torque Pro e zero erros ou falhas, presentes ou passadas.
Antes de ligar a chave, desligo o negativo da bateria por alguns minutos e depois o aprendizado acho que é só ligar a chave por alguns minutos e deixar o corpo se ajustar sozinho.
Chequei também com o Torque Pro e zero erros ou falhas, presentes ou passadas.
Antes de ligar a chave, desligo o negativo da bateria por alguns minutos e depois o aprendizado acho que é só ligar a chave por alguns minutos e deixar o corpo se ajustar sozinho.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
O que entendi, e o que tenho feito com a "receita fácil MRB" é não ligar o motor durante a limpeza, justamente para qualquer leigo poder fazer, sem gerar erros, falhas, backfire... No primeiro momento chave na posição LOCK (0) para fazer a limpeza com a borboleta fechada. Só colocar a chave na posição ON=3 (luzes acesas painel), SEM ligar o motor, manter o acelerador acionado total para limpeza com a borboleta aberta. Após a remontagem, fazer o reaprendizado da TBI na posição ON(3) e só depois ligar o motor (posição4:START). . Acredito que é grande a possibilidade de gerar erro(s) ou falha, ligar o motor com entrada falsa de ar (principalmente pós sensor MAF).
No caso de limpeza com remoção da TBI, penso que é aconselhável e necessária o desligamento do (-) da bateria.
No caso de limpeza com remoção da TBI, penso que é aconselhável e necessária o desligamento do (-) da bateria.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
A limpeza segura é com motor desligado, no máximo com a chave ligada e com alguem pisando no acelerador pra abrir a borboleta e limpar as bordas; na minha limpeza ano passado tive de tirar o TBI pois tava muito sujo na parte traseira.
Desta vez não retiramos o TBI porque estávamos sem a chave pra desmontar ele.
O efeito diferente ao limpar com motor ligado, foi o cheiro de Car80 na surdina; que segundo o MRB pode afetar o catalisador se borrifar em excesso, com a mistura rica, o que não ocorreu no caso, tive cuidado com isso pois sabia da possibilidade de backfire e estouro do coletor plástico
Depois da limpeza usei o Torque Pro antes de ligar o carro e durante um passeio de 15 km e nada foi gerado.
Desta vez não retiramos o TBI porque estávamos sem a chave pra desmontar ele.
O efeito diferente ao limpar com motor ligado, foi o cheiro de Car80 na surdina; que segundo o MRB pode afetar o catalisador se borrifar em excesso, com a mistura rica, o que não ocorreu no caso, tive cuidado com isso pois sabia da possibilidade de backfire e estouro do coletor plástico
Depois da limpeza usei o Torque Pro antes de ligar o carro e durante um passeio de 15 km e nada foi gerado.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
A questão é : por que fazer uma limpeza arriscada, se temos a receita simples, fácil, testada e segura?
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
nakay escreveu:A questão é : por que fazer uma limpeza arriscada, se temos a receita simples, fácil, testada e segura?
Idem.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Limpeza preventiva, TBI, MAF, velas, bicos da IE
Nova limpeza, após 10 mil km rodados em cidade, anda-para etc
O MAF nem precisava, mas já que estava com a mão na massa; como estava sozinho, tive de usar a caixa do torquimetro, como um cano, pra pisar no acelerador e abrir a borboleta
O MAF nem precisava, mas já que estava com a mão na massa; como estava sozinho, tive de usar a caixa do torquimetro, como um cano, pra pisar no acelerador e abrir a borboleta
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
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