Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan Tiida
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptyHoje à(s) 1:19 am por kleberson

» Nissan March vai virar SUV
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptyOntem à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptyOntem à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptySex Abr 26, 2024 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptySex Abr 26, 2024 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptySex Abr 26, 2024 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptySex Abr 26, 2024 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptySex Abr 26, 2024 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? EmptySex Abr 26, 2024 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

5 participantes

Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por ViceVersa Qua Jun 16, 2021 12:36 pm

Olá, bom dia!

Comprei um Versa CVT (2020 Exclusive) e é meu primeiro carro automático.

Câmbio automático é bem cômodo, mas estranhei bastante o fato de não conseguir "segurar" o carro na marcha (efeito freio-motor), como eu costumo fazer em carros com câmbio manual, pra poupar pastilhas/lonas e combustível. No modo normal, o freio-motor do CVT é quase nulo, devido a aquele "escorregamento" que os automáticos tem.

Experimentando com o modo Sport, vi que ele "dá mais freio-motor", então tenho usado ele pra essa função, acionando o modo Sport quando preciso de mais freio-motor e depois voltando ao modo normal, quando não preciso.

Minha dúvida é, além do desgaste prematuro do botãozinho de acionamento do modo Sport, será que existe algum outro problema em usar o modo Sport dessa forma, como freio-motor?

Agradecimentos antecipados às respostas dos Versa-Fans!
ViceVersa
ViceVersa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2021
Localização : Ribeirão Preto/SP

Xikofederal gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por WilsonM Qua Jun 16, 2021 5:42 pm

quando a gente uso o modo Sport (ou desliga o O/D em outros modelos), a gente acaba num primeiro instante jogando a RPM lá pra cima. Fazer o giro do motor subir simplesmente faz o fluxo do fluido do CVT circular mais rapidamente, o que gera calor, teoricamente isto é ruim a longo prazo, já que o aquecimento do fluido causa oxidação, "queimando" o fluido.

Trafegando em cidade eu acho que CVT em modo normal dá conta do recado, em cidade o que a gente quer é suavidade e conforto na direção. Em vias expressas não uso, às vezes dá para desligar o O/D antes de entrar em alguma curva, faço isso quando não tem trânsito, e dá para tangenciar a curva sem nem usar o freio, mas se tem carro a frente não uso a técnica, porque senão passo por cima do veículo a frente. Esta técnica, bem conduzida é bem segura, dá tração boa e na saída da curva a gente sai tracionando muito forte.

Dirigir de forma suave não exige o uso do freio motor nem desgasta o freio. Só para você ter uma idéia, meu carro tem 9 anos, 58.000 km, e ainda estou com as pastilhas de freio originais do carro, meu mecânico nem quis mexer nelas na última revisão.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Xikofederal gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por ViceVersa Qui Jun 17, 2021 12:05 pm

Oi Wilson, obrigado pela resposta!

Eu senti falta do efeito freio-motor especialmente nas descidas em ruas, que aqui na minha cidade tem bastante. Nas outras situações, dá sim pra conduzir em modo normal (O/D) mesmo.

Talvez seja ainda falta de acostumar com o câmbio automático, mas tive a nítida impressão que em trânsito urbano se utiliza muito mais os freios no carro automático do que nos manuais. Daí fico pensando no desgaste das pastilhas...

Depois que eu fizer a 1ª revisão eu posto aqui como elas vão estar rs. Valeu!
ViceVersa
ViceVersa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2021
Localização : Ribeirão Preto/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Meu Versa tem 200 mil km e pastilha e amortecedor original. Ando 90% em rodovia, isso muito o freio motor, câmbio manual

Mensagem por Xikofederal Qui Jun 17, 2021 11:09 pm

WilsonM escreveu:quando a gente uso o modo Sport (ou desliga o O/D em outros modelos), a gente acaba num primeiro instante jogando a RPM lá pra cima. Fazer o giro do motor subir simplesmente faz o fluxo do fluido do CVT circular mais rapidamente, o que gera calor, teoricamente isto é ruim a longo prazo, já que o aquecimento do fluido causa oxidação, "queimando" o fluido.

Trafegando em cidade eu acho que CVT em modo normal dá conta do recado, em cidade o que a gente quer é suavidade e conforto na direção. Em vias expressas não uso, às vezes dá para desligar o O/D antes de entrar em alguma curva, faço isso quando não tem trânsito, e dá para tangenciar a curva sem nem usar o freio, mas se tem carro a frente não uso a técnica, porque senão passo por cima do veículo a frente. Esta técnica, bem conduzida é bem segura, dá tração boa e na saída da curva a gente sai tracionando muito forte.

Dirigir de forma suave não exige o uso do freio motor nem desgasta o freio. Só para você ter uma idéia, meu carro tem 9 anos, 58.000 km, e ainda estou com as pastilhas de freio originais do carro, meu mecânico nem quis mexer nelas na última revisão.

Xikofederal

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por Xikofederal Qui Jun 17, 2021 11:11 pm

Meu Versa manual tem 200 mil km , pastilha original. Isso muito freio motor.

Xikofederal

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por jmaurin Sáb Jun 19, 2021 1:40 pm

Não, não tem problema. Inclusive é indicado usar o modo sport como freio motor no manual do veículo. Veja na página 5-15.

"Posição ON:
Caso o veículo seja conduzido, subindo ou descendo longas ladeiras, onde o freio-motor é
necessário ou seja exigida uma forte aceleração, utilize a posição ON. A transmissão automati-
camente selecionará uma relação de marcha diferente.
Nunca dirija em altas velocidades por um longo período de tempo com o modo SPORT* na
posição ON. Isto aumentará o consumo de combustível."

jmaurin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/06/2021
Localização : Ribeirão Preto, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por ViceVersa Seg Jun 21, 2021 9:59 am

Oi Xikofederal e jmaurin, obrigado pelos retornos!

jmaurin, minha dúvida se enquadra naquele clássico caso do "Você leu o bendito manual?" rsrs
Obrigado pelo esclarecimento!

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Read-t10
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Read-t11
ViceVersa
ViceVersa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2021
Localização : Ribeirão Preto/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por jmaurin Seg Jun 21, 2021 11:26 am

ViceVersa escreveu:Oi Xikofederal e jmaurin, obrigado pelos retornos!

jmaurin, minha dúvida se enquadra naquele clássico caso do "Você leu o bendito manual?" rsrs
Obrigado pelo esclarecimento!

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Read-t10
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Read-t11

Sem problema amigo! Smile
Acabei de reparar que vc é da mesma cidade que eu hehehehe.
Peguei meu versa esta semana.....ainda acostumando com o cambio CVT, que é bem diferente dos outros.

jmaurin

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/06/2021
Localização : Ribeirão Preto, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por Caio Lacerda Carioni Qua Ago 11, 2021 2:49 pm

Eu e minha família levamos um tempo para nos acostumarmos com o funcionamento do CVT, mas hoje em dia gostamos bastante (principalmente eu)
Caio Lacerda Carioni
Caio Lacerda Carioni

Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/07/2020
Idade : 21
Localização : Florianópolis-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)? Empty Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos