Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
5 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Versa
Página 1 de 1
Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
Olá, bom dia!
Comprei um Versa CVT (2020 Exclusive) e é meu primeiro carro automático.
Câmbio automático é bem cômodo, mas estranhei bastante o fato de não conseguir "segurar" o carro na marcha (efeito freio-motor), como eu costumo fazer em carros com câmbio manual, pra poupar pastilhas/lonas e combustível. No modo normal, o freio-motor do CVT é quase nulo, devido a aquele "escorregamento" que os automáticos tem.
Experimentando com o modo Sport, vi que ele "dá mais freio-motor", então tenho usado ele pra essa função, acionando o modo Sport quando preciso de mais freio-motor e depois voltando ao modo normal, quando não preciso.
Minha dúvida é, além do desgaste prematuro do botãozinho de acionamento do modo Sport, será que existe algum outro problema em usar o modo Sport dessa forma, como freio-motor?
Agradecimentos antecipados às respostas dos Versa-Fans!
Comprei um Versa CVT (2020 Exclusive) e é meu primeiro carro automático.
Câmbio automático é bem cômodo, mas estranhei bastante o fato de não conseguir "segurar" o carro na marcha (efeito freio-motor), como eu costumo fazer em carros com câmbio manual, pra poupar pastilhas/lonas e combustível. No modo normal, o freio-motor do CVT é quase nulo, devido a aquele "escorregamento" que os automáticos tem.
Experimentando com o modo Sport, vi que ele "dá mais freio-motor", então tenho usado ele pra essa função, acionando o modo Sport quando preciso de mais freio-motor e depois voltando ao modo normal, quando não preciso.
Minha dúvida é, além do desgaste prematuro do botãozinho de acionamento do modo Sport, será que existe algum outro problema em usar o modo Sport dessa forma, como freio-motor?
Agradecimentos antecipados às respostas dos Versa-Fans!
ViceVersa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2021
Localização : Ribeirão Preto/SP
Xikofederal gosta desta mensagem
Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
quando a gente uso o modo Sport (ou desliga o O/D em outros modelos), a gente acaba num primeiro instante jogando a RPM lá pra cima. Fazer o giro do motor subir simplesmente faz o fluxo do fluido do CVT circular mais rapidamente, o que gera calor, teoricamente isto é ruim a longo prazo, já que o aquecimento do fluido causa oxidação, "queimando" o fluido.
Trafegando em cidade eu acho que CVT em modo normal dá conta do recado, em cidade o que a gente quer é suavidade e conforto na direção. Em vias expressas não uso, às vezes dá para desligar o O/D antes de entrar em alguma curva, faço isso quando não tem trânsito, e dá para tangenciar a curva sem nem usar o freio, mas se tem carro a frente não uso a técnica, porque senão passo por cima do veículo a frente. Esta técnica, bem conduzida é bem segura, dá tração boa e na saída da curva a gente sai tracionando muito forte.
Dirigir de forma suave não exige o uso do freio motor nem desgasta o freio. Só para você ter uma idéia, meu carro tem 9 anos, 58.000 km, e ainda estou com as pastilhas de freio originais do carro, meu mecânico nem quis mexer nelas na última revisão.
Trafegando em cidade eu acho que CVT em modo normal dá conta do recado, em cidade o que a gente quer é suavidade e conforto na direção. Em vias expressas não uso, às vezes dá para desligar o O/D antes de entrar em alguma curva, faço isso quando não tem trânsito, e dá para tangenciar a curva sem nem usar o freio, mas se tem carro a frente não uso a técnica, porque senão passo por cima do veículo a frente. Esta técnica, bem conduzida é bem segura, dá tração boa e na saída da curva a gente sai tracionando muito forte.
Dirigir de forma suave não exige o uso do freio motor nem desgasta o freio. Só para você ter uma idéia, meu carro tem 9 anos, 58.000 km, e ainda estou com as pastilhas de freio originais do carro, meu mecânico nem quis mexer nelas na última revisão.
Xikofederal gosta desta mensagem
Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
Oi Wilson, obrigado pela resposta!
Eu senti falta do efeito freio-motor especialmente nas descidas em ruas, que aqui na minha cidade tem bastante. Nas outras situações, dá sim pra conduzir em modo normal (O/D) mesmo.
Talvez seja ainda falta de acostumar com o câmbio automático, mas tive a nítida impressão que em trânsito urbano se utiliza muito mais os freios no carro automático do que nos manuais. Daí fico pensando no desgaste das pastilhas...
Depois que eu fizer a 1ª revisão eu posto aqui como elas vão estar rs. Valeu!
Eu senti falta do efeito freio-motor especialmente nas descidas em ruas, que aqui na minha cidade tem bastante. Nas outras situações, dá sim pra conduzir em modo normal (O/D) mesmo.
Talvez seja ainda falta de acostumar com o câmbio automático, mas tive a nítida impressão que em trânsito urbano se utiliza muito mais os freios no carro automático do que nos manuais. Daí fico pensando no desgaste das pastilhas...
Depois que eu fizer a 1ª revisão eu posto aqui como elas vão estar rs. Valeu!
ViceVersa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2021
Localização : Ribeirão Preto/SP
Meu Versa tem 200 mil km e pastilha e amortecedor original. Ando 90% em rodovia, isso muito o freio motor, câmbio manual
WilsonM escreveu:quando a gente uso o modo Sport (ou desliga o O/D em outros modelos), a gente acaba num primeiro instante jogando a RPM lá pra cima. Fazer o giro do motor subir simplesmente faz o fluxo do fluido do CVT circular mais rapidamente, o que gera calor, teoricamente isto é ruim a longo prazo, já que o aquecimento do fluido causa oxidação, "queimando" o fluido.
Trafegando em cidade eu acho que CVT em modo normal dá conta do recado, em cidade o que a gente quer é suavidade e conforto na direção. Em vias expressas não uso, às vezes dá para desligar o O/D antes de entrar em alguma curva, faço isso quando não tem trânsito, e dá para tangenciar a curva sem nem usar o freio, mas se tem carro a frente não uso a técnica, porque senão passo por cima do veículo a frente. Esta técnica, bem conduzida é bem segura, dá tração boa e na saída da curva a gente sai tracionando muito forte.
Dirigir de forma suave não exige o uso do freio motor nem desgasta o freio. Só para você ter uma idéia, meu carro tem 9 anos, 58.000 km, e ainda estou com as pastilhas de freio originais do carro, meu mecânico nem quis mexer nelas na última revisão.
Xikofederal- Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/03/2021
Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
Meu Versa manual tem 200 mil km , pastilha original. Isso muito freio motor.
Xikofederal- Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/03/2021
Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
Não, não tem problema. Inclusive é indicado usar o modo sport como freio motor no manual do veículo. Veja na página 5-15.
"Posição ON:
Caso o veículo seja conduzido, subindo ou descendo longas ladeiras, onde o freio-motor é
necessário ou seja exigida uma forte aceleração, utilize a posição ON. A transmissão automati-
camente selecionará uma relação de marcha diferente.
Nunca dirija em altas velocidades por um longo período de tempo com o modo SPORT* na
posição ON. Isto aumentará o consumo de combustível."
"Posição ON:
Caso o veículo seja conduzido, subindo ou descendo longas ladeiras, onde o freio-motor é
necessário ou seja exigida uma forte aceleração, utilize a posição ON. A transmissão automati-
camente selecionará uma relação de marcha diferente.
Nunca dirija em altas velocidades por um longo período de tempo com o modo SPORT* na
posição ON. Isto aumentará o consumo de combustível."
jmaurin- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/06/2021
Localização : Ribeirão Preto, SP
ViceVersa- Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2021
Localização : Ribeirão Preto/SP
Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
Sem problema amigo!
Acabei de reparar que vc é da mesma cidade que eu hehehehe.
Peguei meu versa esta semana.....ainda acostumando com o cambio CVT, que é bem diferente dos outros.
jmaurin- Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/06/2021
Localização : Ribeirão Preto, SP
Re: Dá problema usar o modo Sport como Freio-Motor (câmbio CVT)?
Eu e minha família levamos um tempo para nos acostumarmos com o funcionamento do CVT, mas hoje em dia gostamos bastante (principalmente eu)
Caio Lacerda Carioni- Mensagens : 12
Data de inscrição : 20/07/2020
Idade : 21
Localização : Florianópolis-SC
Tópicos semelhantes
» Botão do modo Sport
» Como usar um câmbio automático NISSAN sem medo
» Kicks PCD - modo sport
» GT Sport no PS4 modo fotografia
» Modo de direção ECO e SPORT do B17 - CVT e M/T
» Como usar um câmbio automático NISSAN sem medo
» Kicks PCD - modo sport
» GT Sport no PS4 modo fotografia
» Modo de direção ECO e SPORT do B17 - CVT e M/T
Nissan Clube :: Carros :: Clube Versa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Hoje à(s) 1:19 am por kleberson
» Nissan March vai virar SUV
Ontem à(s) 1:40 pm por kleberson
» Instalação de Piloto Automático
Ontem à(s) 12:17 am por Raulhs
» Bomba de combustível queimando
Sex Abr 26, 2024 5:01 pm por ygoran
» Câmbio manual Sentra b16
Sex Abr 26, 2024 4:17 pm por WilsonM
» Consumo exorbitante
Sex Abr 26, 2024 2:51 pm por ygoran
» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Sex Abr 26, 2024 2:39 pm por ygoran
» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Sex Abr 26, 2024 2:29 pm por ygoran
» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Sex Abr 26, 2024 11:21 am por Guilherme Souza Torelli