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Iluminação interna e externa do Nissan Versa (antigo) - Troca por LEDs
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Iluminação interna e externa do Nissan Versa (antigo) - Troca por LEDs
Olá colegas. Relatando minha experiência.
Todas as lâmpadas do meu Nissan Versa 2013 eram incandescentes. Resolvi trocar boa parte delas por modelos de LED. Não foi tão fácil quanto parecia.
O problema dos LEDs é que, ao contrário dos tradicionais, há muita variação em termos de design e qualidade. Primeiramente usei LEDs COB, mas agora uso LEDs SMD 7020 ou 3014, mais confiáveis. Comprei no eBay.
Não mudei as luzes do console central, pois as lâmpadas (parecidas com T5) têm um encaixe que deve ser proprietário.
Para a luz central do teto usei um festoon de 31mm.
Para as luzes da placa, do porta-malas e a frontal do teto usei a T10 (também conhecida como W5W ou esmagadinha) com 3 LEDs 7020. É bem compacta e ilumina mais que a comum.
Para o brake light usei um T10 bem mais forte, com 57 LEDs 3014. A lâmpada original é um T16, mas o encaixe é o mesmo. Não recomendo usá-la no conjunto dos faróis, pois queimam com o calor das lâmpadas H4 halógenas.
Uma coisa muito importante que eu descobri é que esses LEDs da China não são confiáveis para as luzes de freio e ré. Então comprei modelos da Philips. São bem caras, mas iluminam tão bem quanto as incandescentes. Encontrei no ML.
A Philips também vende os piscas de LED, mas não comprei pois precisaria usar resistores para que o sistema não ache que as lâmpadas estão queimadas. Pesando os prós e contras, resolvi não mexer.
Todas as lâmpadas do meu Nissan Versa 2013 eram incandescentes. Resolvi trocar boa parte delas por modelos de LED. Não foi tão fácil quanto parecia.
O problema dos LEDs é que, ao contrário dos tradicionais, há muita variação em termos de design e qualidade. Primeiramente usei LEDs COB, mas agora uso LEDs SMD 7020 ou 3014, mais confiáveis. Comprei no eBay.
Não mudei as luzes do console central, pois as lâmpadas (parecidas com T5) têm um encaixe que deve ser proprietário.
Para a luz central do teto usei um festoon de 31mm.
Para as luzes da placa, do porta-malas e a frontal do teto usei a T10 (também conhecida como W5W ou esmagadinha) com 3 LEDs 7020. É bem compacta e ilumina mais que a comum.
Para o brake light usei um T10 bem mais forte, com 57 LEDs 3014. A lâmpada original é um T16, mas o encaixe é o mesmo. Não recomendo usá-la no conjunto dos faróis, pois queimam com o calor das lâmpadas H4 halógenas.
Uma coisa muito importante que eu descobri é que esses LEDs da China não são confiáveis para as luzes de freio e ré. Então comprei modelos da Philips. São bem caras, mas iluminam tão bem quanto as incandescentes. Encontrei no ML.
A Philips também vende os piscas de LED, mas não comprei pois precisaria usar resistores para que o sistema não ache que as lâmpadas estão queimadas. Pesando os prós e contras, resolvi não mexer.
Emerson K- Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/07/2021
WilsonM, arai e ElieltonAssisSP gostam desta mensagem
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