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Problema - Limpador de parabrisa traseiro
4 participantes
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Problema - Limpador de parabrisa traseiro
Prezados(as) do fórum, nesta semana me deparei com uma situação no limpador traseiro do meu March 2013 que ao acionar ele parou de funcionar no início do percurso e ficou por lá mesmo, indicativo de troca do fusivel, o esguicho de água traseiro funciona normal. Bom fui embusca do tal fusivel na caixa interna, nada lá, fui no cofre motor, não encontrei visivelmente. Partir para o manual de serviço, no arquivo WW, entendi que o fusivel dele fica na caixa de fusíveis no cofre do motor e o circuito do limpador traseiro faz parte de um fusível verde de 40 amp, próximo ao fog light (farol de milha), observei que não há ruptura. Voltando para o manual, olhei o esquema elétrico do limpador e este está diretamente ligado ao módulo BCM, este fica dentro do painel, lado motorista e por sua vez ao lado da caixa de fusíveis interna, blz. A partir disso fui para teste por sessão.
Abrir o porta-malas para ter acesso ao motor do limpador traseiro e desmontei tudo, girei a chave, acionei o respectivo botão do limpador, ESCUTO o barulho de estalo, típico de relé, o barulho vem do cantinho onde esta a BCM. Voltando para o motorzinho, usei o voltímetro para verificar se há corrente até o motor, NADA, não está chegando corrente, removi conectores, não está chegando no conector também, por conseguinte, verifiquei se há oxidação, não há.
Curiosamente tive um problema elétrico no mês passado logo depois que trocamos o kit de embreagem, acreditem foi de forma preventiva por não haver intercorrencias como ruin de engatar, arranhando, pedal pesado... Foi a primeira vez com 178 mil km e ainda dava para rodar uns 30 mil segundo o mecânico. E para remover a caixa de marchas tem que remover tudo que esta na direção da caixa e uma deslas foi a caixa de fusíveis, não-renováveis conectores, mas ficou exposta, daí na mesma semana da troca, depois de uns 6 "kmzinhos" rodados o espelho elétrico do March parou derrepente, removi o fusível e nada de está queimado, removi o cabo negativo da bateria e fui removendo todos os fusíveis da caixa de fusíveis interna para ver se há oxidação. Não há. Desmontei até o cabo conector e o botão dos espelhos retrovisores, sem oxidação. Após montar tudo como estava funcionou e até o presente momento tudo ok. Notei também que o ar condicionado derrepente quando está na lenta depois de um caros minutos de funcionamento da um giro forte e depois para de funcionar assombroso, se estou na estrada com a rotação acima de 2 mil giros o ar não para de jeito nenhum. Passei scanner não há CÓDIGO DE FALHAS.
Bom eu só começo a desconfiar da zica que ocorre na caixa de fusíveis do cofre motor da linha nissan, na placa eletronica acho que é o módulo IPDM. Eu desconsidero problema da chave de setas porque ao acionar o funcionamento do limpador escuto o estalo, detalhe este estalo ocorre uma vez após deixara chave do carro na posicao ON, se eu desligo o limpador e tento ligar ele novamente não ocorre mais o barulho, mesmo esperando uns 2 min. Agora se eu desligar o painel do carro e ligar novamente e ativar o limpador escuto o estalo. Bizarro. Corpo de borboletas tem 10 mil km que havia limpado e não estava uma desgraça, neste fim de semana vou limpá-lo por precaução.
Pergunto aos amigos e amigas do fórum: Existe algum relé específico no carro para o limpador traseiro e onde ele está?
É claro que vou procurar ajuda profissional, EM BREVE, mas se for algo que eu possa resolver, farei.
Por gentileza se alguém passou por situação como esta AS DICAS de vocês serão pertinentes.
Gratidão.
Desculpe o "textão" futuramente ajudará a outros.
Abrir o porta-malas para ter acesso ao motor do limpador traseiro e desmontei tudo, girei a chave, acionei o respectivo botão do limpador, ESCUTO o barulho de estalo, típico de relé, o barulho vem do cantinho onde esta a BCM. Voltando para o motorzinho, usei o voltímetro para verificar se há corrente até o motor, NADA, não está chegando corrente, removi conectores, não está chegando no conector também, por conseguinte, verifiquei se há oxidação, não há.
Curiosamente tive um problema elétrico no mês passado logo depois que trocamos o kit de embreagem, acreditem foi de forma preventiva por não haver intercorrencias como ruin de engatar, arranhando, pedal pesado... Foi a primeira vez com 178 mil km e ainda dava para rodar uns 30 mil segundo o mecânico. E para remover a caixa de marchas tem que remover tudo que esta na direção da caixa e uma deslas foi a caixa de fusíveis, não-renováveis conectores, mas ficou exposta, daí na mesma semana da troca, depois de uns 6 "kmzinhos" rodados o espelho elétrico do March parou derrepente, removi o fusível e nada de está queimado, removi o cabo negativo da bateria e fui removendo todos os fusíveis da caixa de fusíveis interna para ver se há oxidação. Não há. Desmontei até o cabo conector e o botão dos espelhos retrovisores, sem oxidação. Após montar tudo como estava funcionou e até o presente momento tudo ok. Notei também que o ar condicionado derrepente quando está na lenta depois de um caros minutos de funcionamento da um giro forte e depois para de funcionar assombroso, se estou na estrada com a rotação acima de 2 mil giros o ar não para de jeito nenhum. Passei scanner não há CÓDIGO DE FALHAS.
Bom eu só começo a desconfiar da zica que ocorre na caixa de fusíveis do cofre motor da linha nissan, na placa eletronica acho que é o módulo IPDM. Eu desconsidero problema da chave de setas porque ao acionar o funcionamento do limpador escuto o estalo, detalhe este estalo ocorre uma vez após deixara chave do carro na posicao ON, se eu desligo o limpador e tento ligar ele novamente não ocorre mais o barulho, mesmo esperando uns 2 min. Agora se eu desligar o painel do carro e ligar novamente e ativar o limpador escuto o estalo. Bizarro. Corpo de borboletas tem 10 mil km que havia limpado e não estava uma desgraça, neste fim de semana vou limpá-lo por precaução.
Pergunto aos amigos e amigas do fórum: Existe algum relé específico no carro para o limpador traseiro e onde ele está?
É claro que vou procurar ajuda profissional, EM BREVE, mas se for algo que eu possa resolver, farei.
Por gentileza se alguém passou por situação como esta AS DICAS de vocês serão pertinentes.
Gratidão.
Desculpe o "textão" futuramente ajudará a outros.
wectec- Mensagens : 15
Data de inscrição : 23/11/2016
Idade : 43
Localização : Valença/Ba
Re: Problema - Limpador de parabrisa traseiro
fiquei curioso com o problema.
eu não lembro como é o acionamento do limpador traseiro no March, mas não seria problema exatamente nesta alavanca de controle no painel?
eu não lembro como é o acionamento do limpador traseiro no March, mas não seria problema exatamente nesta alavanca de controle no painel?
Re: Problema - Limpador de parabrisa traseiro
Olá,
Tenho Kazinho (meu filho que tem March) em que comando de seta/farol/limpador apresenta rompimento de fios - principalmente da chave de seta - e começa umas bizarrices desse. Normammente relacionadas a própria seta e faróis/lanternas - seta e faróis são controlados pela alavanca de "seta".
Tive problema com setas quando rompeu fio dentro do comando. Consertei, mas depois de uns 2 anos voltou e troquei por nova.
Dá uma verificada no comando de seta/limpador caso não ache nada de fusíveis/conectores/contatos etc..
Tenho Kazinho (meu filho que tem March) em que comando de seta/farol/limpador apresenta rompimento de fios - principalmente da chave de seta - e começa umas bizarrices desse. Normammente relacionadas a própria seta e faróis/lanternas - seta e faróis são controlados pela alavanca de "seta".
Tive problema com setas quando rompeu fio dentro do comando. Consertei, mas depois de uns 2 anos voltou e troquei por nova.
Dá uma verificada no comando de seta/limpador caso não ache nada de fusíveis/conectores/contatos etc..
arai- Mensagens : 123
Data de inscrição : 02/03/2020
Localização : Jacareí-SP
WilsonM e wectec gostam desta mensagem
Re: Problema - Limpador de parabrisa traseiro
Essas coisas malucas que acontecem após uma desmontagem de conectores elétricos eu desconfio muito dos cabos de aterramento. Será que algum cabo que é parafusado na chapa do carro está sem contato ou com mau contato?
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
wectec e arai gostam desta mensagem
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