Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
remap CVT e motor
+4
frbsc
winsley
WilsonM
Eduardo-Rio
8 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
remap CVT e motor
Bom dia.
Tenho percebido o Sentra muito amarrado... O CVT claramente patina bastante, principalmente em retomadas. Isso é visível depois que tiro o pé, parece que o carro dá um pulo pra frente, ele se "solta"... Tenho certeza que o CVT é o culpado. Na verdade esse carro sempre foi bem amarrado, tenho ele desde 2016 quase zero. A diferença é que com o passar do tempo, o uso de outros carros, e a modernização dos carros ao redor, essa deficiência de performance do Sentra é cada vez mais evidente. Hoje não consegui acompanhar nem de perto um Civic 2020 no transito, foi vergonhoso. Quando encontro um Corolla de 170cv então, parece outro nível de carro. E todos são CVT.
Alguém recomenda algum remap do CVT e também do motor? Os numeros de performance com etanol são os mesmos, então não acho que essa seja uma opção, como é em outras marcas, a não ser que acompanhada de remap. Inclusive ideal seria algum remap que possa ser ligado ou desligado via app ou botão para evitar consumo e desgaste excessivos... Existe isso?
Ouvi dizer que a Nissan amarrou a performance do CVT propositalmente para evitar o desgaste. Mas se eu trocar o fluido do cambio com frequencia e acompanhar a temperatura pelo CVTZ50, estarei protegido? Meu carro tem 50 mil km apenas e fora essa amarração de performance, o CVT parece perfeito. Nunca troquei o óleo, mas estou pensando em fazer e aproveitar pra instalar o app.
Alguém recomenda alguma coisa pro Sentra conseguir andar junto com Civic, Corolla e Lancer? Outro dia tomei suor até de um Etios...
OBS: ando quase sempre devagar, até porque normalmente uso o carro pra levar e buscar crianças da escola no trânsito pesado, mas às vezes pego estrada e preciso de retomada. E às vezes estou sozinho voltando bem tarde do trabalho com pista livre.
Obrigado.
Tenho percebido o Sentra muito amarrado... O CVT claramente patina bastante, principalmente em retomadas. Isso é visível depois que tiro o pé, parece que o carro dá um pulo pra frente, ele se "solta"... Tenho certeza que o CVT é o culpado. Na verdade esse carro sempre foi bem amarrado, tenho ele desde 2016 quase zero. A diferença é que com o passar do tempo, o uso de outros carros, e a modernização dos carros ao redor, essa deficiência de performance do Sentra é cada vez mais evidente. Hoje não consegui acompanhar nem de perto um Civic 2020 no transito, foi vergonhoso. Quando encontro um Corolla de 170cv então, parece outro nível de carro. E todos são CVT.
Alguém recomenda algum remap do CVT e também do motor? Os numeros de performance com etanol são os mesmos, então não acho que essa seja uma opção, como é em outras marcas, a não ser que acompanhada de remap. Inclusive ideal seria algum remap que possa ser ligado ou desligado via app ou botão para evitar consumo e desgaste excessivos... Existe isso?
Ouvi dizer que a Nissan amarrou a performance do CVT propositalmente para evitar o desgaste. Mas se eu trocar o fluido do cambio com frequencia e acompanhar a temperatura pelo CVTZ50, estarei protegido? Meu carro tem 50 mil km apenas e fora essa amarração de performance, o CVT parece perfeito. Nunca troquei o óleo, mas estou pensando em fazer e aproveitar pra instalar o app.
Alguém recomenda alguma coisa pro Sentra conseguir andar junto com Civic, Corolla e Lancer? Outro dia tomei suor até de um Etios...
OBS: ando quase sempre devagar, até porque normalmente uso o carro pra levar e buscar crianças da escola no trânsito pesado, mas às vezes pego estrada e preciso de retomada. E às vezes estou sozinho voltando bem tarde do trabalho com pista livre.
Obrigado.
Eduardo-Rio- Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/10/2023
arai e Edvaldo Souza gostam desta mensagem
Re: remap CVT e motor
Boa tarde.
Sempre é bom conhecer colegas que gostam de mexer nos carros, hoje em dia bem poucos andam interessados no assunto.
Dito isto, em especial no caso do Civic, sim ele anda muito mais, sei porque já tive um e de fato ele é o bicho. Já tive Corolla tambem, mas na versão câmbio manual, então nem consigo fazer parâmetro, olhando apenas a potência nominal informada o motor do Corolla 2.0 tinha alguns cavalos a mais.
No caso do Sentra, existia um modelo versão SE-R Spec V, no caso pra apimentar o carro, a Nissan equipou um motor 2.5 litros e um câmbio manual de 6 marchas, aí chegando com respeitáveis 203 cavalos de potência.
O Sentra, de forma geral, com câmbio CVT não foi pensado para desempenho. Em termos de velocidade final ele não é o expoente, por outro lado, não sei se você sente como eu, o carro tem torque legal em baixa, mérito do ajuste do CVT que a Nissan embarcou.
Remaps da injeção eu hoje nem sei mais quem faz, reprogramar o CVT pior ainda, nem sei se é possível.
Se o carro tivesse vindo para o Brasil com câmbio manual, acho que alguns motoristas conseguiriam facilmente tirar a diferença no braço e no talento. Então restam algumas poucas opções para ganhar desempenho. O que me ocorre, seria tentar um filtro de ar esportivo, tentar instalar rodas esportivas bem leves, ou se tiver alguma outra idéia de como diminuir o peso do carro, mas lembra que isto pode significar ter de abrir mão de comodidades e conforto no carro.
Sempre é bom conhecer colegas que gostam de mexer nos carros, hoje em dia bem poucos andam interessados no assunto.
Dito isto, em especial no caso do Civic, sim ele anda muito mais, sei porque já tive um e de fato ele é o bicho. Já tive Corolla tambem, mas na versão câmbio manual, então nem consigo fazer parâmetro, olhando apenas a potência nominal informada o motor do Corolla 2.0 tinha alguns cavalos a mais.
No caso do Sentra, existia um modelo versão SE-R Spec V, no caso pra apimentar o carro, a Nissan equipou um motor 2.5 litros e um câmbio manual de 6 marchas, aí chegando com respeitáveis 203 cavalos de potência.
O Sentra, de forma geral, com câmbio CVT não foi pensado para desempenho. Em termos de velocidade final ele não é o expoente, por outro lado, não sei se você sente como eu, o carro tem torque legal em baixa, mérito do ajuste do CVT que a Nissan embarcou.
Remaps da injeção eu hoje nem sei mais quem faz, reprogramar o CVT pior ainda, nem sei se é possível.
Se o carro tivesse vindo para o Brasil com câmbio manual, acho que alguns motoristas conseguiriam facilmente tirar a diferença no braço e no talento. Então restam algumas poucas opções para ganhar desempenho. O que me ocorre, seria tentar um filtro de ar esportivo, tentar instalar rodas esportivas bem leves, ou se tiver alguma outra idéia de como diminuir o peso do carro, mas lembra que isto pode significar ter de abrir mão de comodidades e conforto no carro.
arai e Eduardo-Rio gostam desta mensagem
Re: remap CVT e motor
o remap do cambio pode ser feito via App CVTZ50 ou semelhantes, porem é bem limitado.
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
arai gosta desta mensagem
Re: remap CVT e motor
winsley escreveu:o remap do cambio pode ser feito via App CVTZ50 ou semelhantes, porem é bem limitado.
Quais parâmetros podem ser mexidos no CVTZ50? Essa questão da patinação pode ser resolvida? Precisa ser profissional, ou um leigo consegue? Existe um manual?
Obrigado.
Eduardo-Rio- Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/10/2023
arai gosta desta mensagem
Re: remap CVT e motor
Pessoal a diferença do sentra para o civic 2.0 CVT é tão grande mesmo? Esse final de semana eu estava na rodovia voltando da praia e estava na faixa da esquerda, eu e um civic 2.0 deste modelo mais novo( ~2020) na minha frente... nós estávamos andando na casa dos 120-150 km/h(eu não estava andando colado no Civic). Dava pra ver que o Civic era mais forte, mas não achei a diferença muito grande. Um detalhe importante é que eu estava com o "overdrive off". Nessas retomadas acima dos 100km/h eu percebi que andar com o overdrive off deixa o carro de fato muito mais esperto.
frbsc- Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/06/2023
Localização : Joinville - SC
arai gosta desta mensagem
Re: remap CVT e motor
O que eu percebo do Sentra, e por isso a mensagem inicial, é que tem situações que ele anda bem e outras que o câmbio patina. Se você pisa fundo e a rotação sobe até o máximo, o carro retoma velocidade muito devagar. Me parece alguma configuração do câmbio. É como se o modo mais rápido de acelerar fosse pisar QUASE até o fundo. Certamente há algo na programação do CVT do Sentra que amarra o carro em determinadas situações. Isso é bem perceptível quando você tira o pé e a rotação do motor cai de volta: o carro dá um ultimo "pulo" pra frente. Sobre o Civic, percebo que o CVT dele é bem mais esperto nestas situações de retomada quando você pisa fundo. Pode estar aí a diferença.
Eduardo-Rio- Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/10/2023
arai gosta desta mensagem
Re: remap CVT e motor
Tenho um Sentra SV 2017 CVT desde zero e já passei por esse sentimento que vc descreveu.
Pra piorar, minha referência de carro anterior era um Sentra 2010 câmbio manual que tinha, simplesmente o carro "andava muito", nem se compara a esse CVT, precisei vender por que queria um automático e a embreagem do manual era muito dura.
Vc tem razão ao culpar o CVT do Sentra, a diferença de potência para o Civic/Corolla só é perceptível em rotações mais altas. Até a potência máxima do Sentra (140cv/5100rpm), as curvas de torque e potência desses motores 2.0 aspirados são muito próximas e o ganho de potência se tem ao "extender a faixa de rotação" para obter mais potência, por exemplo o Corolla extrai esses CV a mais a 6600 rpm (contra 5100 do Sentra).
Esse aplicativo CVT-Z50 que o pessoal comentou permite apenas configurar o nível de freio motor, deixando mais solto em descida, mas não interfere nisso que vc quer. Porém esse aplicativo me permitiu entender melhor o funcionamento do câmbio e a razão dessa lerdeza é que o acoplamento do conversor de torque se faz em dois estágios, ainda assim tem uma linearidade entre esses estágios. Isso é possível ver na corrente elétrica de acomplamento da embreagem magnética. Então é o seguinte, a Nissan levou bastante a sério a questão de suavidade, "conforto" e de não sentir trancos, mesmo sendo um CVT.
Então, meio que aceitei que é uma característica do projeto desse CVT. Para melhorar um pouco, sempre que preciso de uma retomada mais forte, desligo o Overdrive. Outra coisa eu meio que me acostumei a perceber o momento que acopla o segundo estágio do conversor, aí vc pode pisar fundo que toda potência do motor será transferida. Esse segundo estágio não tem um ponto certo, está mais associado à velocidade (uns 40 km/h) e com rotação mais baixa.
Então é o seguinte:
1 - Se vc acelerar o carro do zero, não pise muito fundo, espere ele ganhar um pouco de velocidade (a uns 2000 rpm) depois vc vai perceber um leve tranco e a rpm vai cair, aí pode pisar fundo;
2 - Se vc estiver acelerando e aliviar o pé (até uns 60 km/h) o câmbio (conversor) vai desconectar e quando vc pisar pra retornar a aceleração, ele vai patinar (o giro sobe sem tracionar) e aí tem que pisar leve até sentir que ele acoplou de novo e voltar a pisar fundo.
3 - Se vc estiver em rodovia, em velocidades mais elevadas (acima de 60km/h) esse desacoplamento não ocorre, mesmo que vc alivie o pé e faça as retomadas. Então esse carro mostra sua verdadeira vocação para estradas e acho simplesmente fantastica a condução de utrapassagens, etc.
Obs:
Quando a gente fala patinar é porque o conversor de torque está desacoplado e toda transmissão mecânica é feita pelo fluido circulando no estator/rotor do câmbio, como se fosse uma turbina de avião gerando empuxo pelo ar (fluido).
Ainda assim gosto muito do carro e gosto muito de CVT, sempre procuro andar tranquilo por questões de segurança e pra que ele dure bastante. Minha esposa tem um FIT 1.5 CVT (o único da Honda que é CVT puro sem marchas simuladas) e a programação é completamente diferente, a arrancada e retomada é muito forte o que reforça a hipótese que a Nissan anestesiou o câmbio do Sentra.
Pra piorar, minha referência de carro anterior era um Sentra 2010 câmbio manual que tinha, simplesmente o carro "andava muito", nem se compara a esse CVT, precisei vender por que queria um automático e a embreagem do manual era muito dura.
Vc tem razão ao culpar o CVT do Sentra, a diferença de potência para o Civic/Corolla só é perceptível em rotações mais altas. Até a potência máxima do Sentra (140cv/5100rpm), as curvas de torque e potência desses motores 2.0 aspirados são muito próximas e o ganho de potência se tem ao "extender a faixa de rotação" para obter mais potência, por exemplo o Corolla extrai esses CV a mais a 6600 rpm (contra 5100 do Sentra).
Esse aplicativo CVT-Z50 que o pessoal comentou permite apenas configurar o nível de freio motor, deixando mais solto em descida, mas não interfere nisso que vc quer. Porém esse aplicativo me permitiu entender melhor o funcionamento do câmbio e a razão dessa lerdeza é que o acoplamento do conversor de torque se faz em dois estágios, ainda assim tem uma linearidade entre esses estágios. Isso é possível ver na corrente elétrica de acomplamento da embreagem magnética. Então é o seguinte, a Nissan levou bastante a sério a questão de suavidade, "conforto" e de não sentir trancos, mesmo sendo um CVT.
Então, meio que aceitei que é uma característica do projeto desse CVT. Para melhorar um pouco, sempre que preciso de uma retomada mais forte, desligo o Overdrive. Outra coisa eu meio que me acostumei a perceber o momento que acopla o segundo estágio do conversor, aí vc pode pisar fundo que toda potência do motor será transferida. Esse segundo estágio não tem um ponto certo, está mais associado à velocidade (uns 40 km/h) e com rotação mais baixa.
Então é o seguinte:
1 - Se vc acelerar o carro do zero, não pise muito fundo, espere ele ganhar um pouco de velocidade (a uns 2000 rpm) depois vc vai perceber um leve tranco e a rpm vai cair, aí pode pisar fundo;
2 - Se vc estiver acelerando e aliviar o pé (até uns 60 km/h) o câmbio (conversor) vai desconectar e quando vc pisar pra retornar a aceleração, ele vai patinar (o giro sobe sem tracionar) e aí tem que pisar leve até sentir que ele acoplou de novo e voltar a pisar fundo.
3 - Se vc estiver em rodovia, em velocidades mais elevadas (acima de 60km/h) esse desacoplamento não ocorre, mesmo que vc alivie o pé e faça as retomadas. Então esse carro mostra sua verdadeira vocação para estradas e acho simplesmente fantastica a condução de utrapassagens, etc.
Obs:
Quando a gente fala patinar é porque o conversor de torque está desacoplado e toda transmissão mecânica é feita pelo fluido circulando no estator/rotor do câmbio, como se fosse uma turbina de avião gerando empuxo pelo ar (fluido).
Ainda assim gosto muito do carro e gosto muito de CVT, sempre procuro andar tranquilo por questões de segurança e pra que ele dure bastante. Minha esposa tem um FIT 1.5 CVT (o único da Honda que é CVT puro sem marchas simuladas) e a programação é completamente diferente, a arrancada e retomada é muito forte o que reforça a hipótese que a Nissan anestesiou o câmbio do Sentra.
limafabioh- Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE
arai, frbsc e Eduardo-Rio gostam desta mensagem
Re: remap CVT e motor
Eduardo-Rio escreveu:O que eu percebo do Sentra, e por isso a mensagem inicial, é que tem situações que ele anda bem e outras que o câmbio patina. Se você pisa fundo e a rotação sobe até o máximo, o carro retoma velocidade muito devagar. Me parece alguma configuração do câmbio. É como se o modo mais rápido de acelerar fosse pisar QUASE até o fundo. Certamente há algo na programação do CVT do Sentra que amarra o carro em determinadas situações. Isso é bem perceptível quando você tira o pé e a rotação do motor cai de volta: o carro dá um ultimo "pulo" pra frente. Sobre o Civic, percebo que o CVT dele é bem mais esperto nestas situações de retomada quando você pisa fundo. Pode estar aí a diferença.
Olá, como citou nosso amigo acima, ao desligar o overdrive a resposta muda totalmente, Tente fazer isso, ele vai segurar o giro alto e a resposta vai ser imediata ao pisar no acelerador. Talvez ajuda nas horas que vc quer dar uma acelerada mais brusca, e , como vc quer, pode ser desligado clicando um botão.
Eu uso quando segurar o carro no motor (descida de serra) e quando pisar, ultrapassar, ter aumento de velocidade rápido.
jacksoncasali- Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/02/2023
Localização : Chapecó SC
arai e Eduardo-Rio gostam desta mensagem
Re: remap CVT e motor
Amigo, sinceramente, como outros colegas já comentaram: o Sentra foi projetado com foco em conforto, economia, etc, e não em desempenho. Acho que qualquer alteração grande como um remap vai te trazer mais problemas do que solução. Se quer desempenho pense seriamente em trocar de carro. Mas....duas coisas que fiz e que tornaram dirigir meu Sentra 2019 mais divertido: aprendi a usar o overide off e instalei um filtro esportivo RS! Simples, barato e não coloca teu carro em risco de quebra! Espero q ajude.
Marcos_villegas- Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/09/2018
WilsonM e Eduardo-Rio gostam desta mensagem
Re: remap CVT e motor
Marcos_villegas escreveu:Amigo, sinceramente, como outros colegas já comentaram: o Sentra foi projetado com foco em conforto, economia, etc, e não em desempenho. Acho que qualquer alteração grande como um remap vai te trazer mais problemas do que solução. Se quer desempenho pense seriamente em trocar de carro. Mas....duas coisas que fiz e que tornaram dirigir meu Sentra 2019 mais divertido: aprendi a usar o overide off e instalei um filtro esportivo RS! Simples, barato e não coloca teu carro em risco de quebra! Espero q ajude.
Bom dia Marcos. Após a instalação do filtro esportivo, como está se comportando o carro, referente ao consumo? Aumentou muito?
cesarlc- Mensagens : 23
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 45
Localização : Campinas
Re: remap CVT e motor
Estou experimentando desligar o o overdrive em algumas situações e o carro realmente parece outro. Ainda não percebi se a patinada vai totalmente embora, eu só testei acima de 60km/h. Vou testar abaixo disso também pra ver. Agora outra coisa que senti desligando o overdrive foi o consumo nas alturas, mas enfim, como dizem: "cavalo anda, cavalo bebe".
Estou com vontade de testar o filtro esportivo e avançar o ponto de ignição com o cvtz50. Como só uso podium, acho que pode haver alguma vantagem inclusive no consumo...
Sobre o remap, o que eles mudam além do ponto de ignição, alguém sabe dizer?
Minha referência era um i30 2.0 manual, aquilo sim andava. A troca pelo Sentra foi uma perda bem perceptível e cada vez me incomoda mais. Mas acabei de gastar uma nota fazendo suspensão e trocando os pneus, não vai ser agora que vou vender.
Obrigado.
Estou com vontade de testar o filtro esportivo e avançar o ponto de ignição com o cvtz50. Como só uso podium, acho que pode haver alguma vantagem inclusive no consumo...
Sobre o remap, o que eles mudam além do ponto de ignição, alguém sabe dizer?
Minha referência era um i30 2.0 manual, aquilo sim andava. A troca pelo Sentra foi uma perda bem perceptível e cada vez me incomoda mais. Mas acabei de gastar uma nota fazendo suspensão e trocando os pneus, não vai ser agora que vou vender.
Obrigado.
Eduardo-Rio- Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/10/2023
Re: remap CVT e motor
olha, uma vez um especialista me falou que poderia mexer na programação da injeção e câmbio, mas que o ganho não seria muito perceptível, talvez algo como uns poucos cavalos a mais.
Re: remap CVT e motor
cesarlc escreveu:Marcos_villegas escreveu:Amigo, sinceramente, como outros colegas já comentaram: o Sentra foi projetado com foco em conforto, economia, etc, e não em desempenho. Acho que qualquer alteração grande como um remap vai te trazer mais problemas do que solução. Se quer desempenho pense seriamente em trocar de carro. Mas....duas coisas que fiz e que tornaram dirigir meu Sentra 2019 mais divertido: aprendi a usar o overide off e instalei um filtro esportivo RS! Simples, barato e não coloca teu carro em risco de quebra! Espero q ajude.
Bom dia Marcos. Após a instalação do filtro esportivo, como está se comportando o carro, referente ao consumo? Aumentou muito?
Então: quando se coloca um filtro esportivo entendo que o objetivo é aumentar o desempenho. Isso é notório, principalmente em baixas rotações. O carro chega a dar um solavanco caso vc pise muito ao sair. Muito divertido! Consumo eu medi uma melhora mínima, coisa de 0.5 km/l, praticamente nada.
Marcos_villegas- Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/09/2018
Tópicos semelhantes
» Motor falhando, muita trepidação no motor em rotação baixa B16
» Remap Sentra B17
» Troca de motor Manual para Motor Automatico
» Ruído no motor - trepidação motor aos 2250rpm
» O que diferencia o motor do Sentra e o motor do Corolla?
» Remap Sentra B17
» Troca de motor Manual para Motor Automatico
» Ruído no motor - trepidação motor aos 2250rpm
» O que diferencia o motor do Sentra e o motor do Corolla?
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Hoje à(s) 9:11 am por ROBERTO CESAR R SANTOS
» IPVA Seguro Kicks
Hoje à(s) 12:06 am por selestino
» Sentra 2023 B18
Ontem à(s) 6:32 pm por Spyr0Gir0
» Computador de bordo travado Sentra B17
Ontem à(s) 3:42 pm por Nilson Brito
» Oficina mecânica confiável em Goiania
Ontem à(s) 2:32 pm por WilsonM
» Peças Paralelas Fabricante e experiencia
Ontem à(s) 10:44 am por WilsonM
» PROBLEMAS GRAND LIVINA 2012
Ontem à(s) 10:21 am por WilsonM
» Dificuldade em escolher uma empresa de apostas
Sex maio 17, 2024 8:36 pm por Saraa
» Qual óleo do câmbio manual?
Sex maio 17, 2024 6:25 pm por flaviosil