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Mensagem por Jordan Kanduxo Qua Jun 21, 2017 9:08 pm

Será um prazer, Vitor!
Realmente durabilidade é a palavra chave deste carro.
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Mensagem por lucasbf Dom Jun 25, 2017 10:20 pm

Boa noite pessoal, sou novo aqui no forum.
Estou pesquisando para comprar um Sentra SL 14/15.
Li em algum lugar falando sobre o ar condicionado, que da bastante problema, e quando ocorre, a substituição de peça é bem cara.
Alguém saberia dizer algo sobre isso?
Abs

lucasbf

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Mensagem por Marcus Mattos Seg Set 04, 2017 7:14 am

Bom dia pessoal.
Venho acompanhando alguns informações sobre o Sentra.
Estou pensando em comprar um Sentra 12 ou 13.
To vindo de um Honda Fit CVT. Rodei com o carro até 200 mil km sem problema algum, no câmbio ou motor.
E o fator do câmbio CVT, a aceleração continua e por conseguinte um menor desgaste das peças do motor me fazem a gostar do Sentra CVT.
No Fit fiz as trocas do óleo a cada 40 mil km, metade do recomendado pela Honda.
E vejo muitas dúvidas aqui a respeito das trocas do CVT do Sentra.
Ao analisar a compra do Sentra vou tentar atentar para o câmbio, ar condicionado e a suspensão. Que são os problemas um pouco mais crônicos do carro né?
Mas a minha maior dúvida é sobre o valor de manutenção do carro.
To com a ideia de rodar no final de semana com o carro nos app. Com isso vou colocar GNV G5.
Tem alguma dica que vocês me dão?
To com o dinheiro contato pra pegar o carro e não quero entrar numa furada.

Marcus Mattos

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Mensagem por PauloEduardo Seg Set 04, 2017 7:57 am

Marcus, já parece estar bem informado sobre o carro. Não há muito o que acrescentar. O valor de manutenção do carro é alto em concessionária. Fora delas nem tanto. Se pegar um bom exemplar certamente não entrará em fria alguma. Fora o fato que que o Sentra se adapta muito bem ao uso do GNV se bem instalado.
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Mensagem por raphaelrrc93 Seg Set 04, 2017 10:07 am

Marcus o meu tinha GNV g5 tambem e funcionava liso e sem qualquer variação, falha, luz de injeção etc.
mas GNV é uma modificação muito drastica no carro e tem que ser uma instação bem feita, nao pense duas vezes em fazer em um lugar respeitado com um kit de boa marca pois isso é importante. O meu era o landirenzo e instalei na Italian Gas aqui no RJ, uma das melhores convertedoras de GNV aqui no rio. paguei 4,8k.
meses depois a mae de um amigo meu foi colocar o kit num corolla, achou lá caro e foi em um lugar que fez por 3,5k em Niterói. resultado, instalação porca que gastaram 2k pra arrumar depois.

Sobre o resto, é o que voce ja leu aqui no forum mesmo. Pode ir sem medo em um bem conservado.
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Mensagem por Marcus Mattos Ter Set 05, 2017 12:32 pm

Paulo e Raphael.
Obrigado pela atenção.

Tenho ouvido falar muito bem da Italian e Gazcar.

O problema é achar o bom exemplar. Pelo que venho percebido o carro começa a apresentar um desgaste maior com 100 mil.
Estou procurando um carro na faixa de uns 50/60 mil rodados.

Peguei as seguintes informações de revisão.
60.000 514,00
70.000 342,00
80.000 834,00
Sendo que a de 60 e 80 são iguais pelo que eu vi.
O valor remete a isso mesmo?

Marcus Mattos

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Mensagem por Elcio.Sarath Qua Set 06, 2017 10:28 am

PauloEduardo escreveu:Nos últimos tempos o Nissan Sentra tem sido uma boa opção de compra como usado. Principalmente pela boa relação custo-benefício, pela ofensiva da Nissan no país e pelo sucesso em vendas no Novo Sentra. Por isso este guia poderá ser muito útil para quem pensa em comprar um Nissan Sentra usado.

Este guia é baseado não só na opinião de um proprietário bem como de vários outros que postavam no antigo fórum NissanClube.

Começando com um breve histórico do carro, o Nissan Sentra começou a ser vendido no país (de forma extra oficial) por volta de 1991, na sua terceira geração (B13). Em 2004 a Nissan traz oficialmente o carro ao Brasil na sua quinta geração (B15). E hoje, o carro se encontra na sua sétima geração como Novo Sentra (B17).

Nas ruas as gerações que mais se vê são a B16 (o quadrado "Não tem cara de Tiozão" / 2007-2013) e B17 (Novo Sentra / 2014 em diante). Muito raramente se vê Sentras de gerações anteriores nas ruas. Alguns raríssimos B15 (é bem capaz de você já ter visto algum e nem ter desconfiado que era um Sentra) e praticamente inexistentes exemplares de gerações anteriores.

Começando pelos mais antigos, não é recomendada a compra dos modelos anteriores ao B16. Apesar de ainda se ver uns bons exemplares de B15 rodando por aí, são ótimos carros mas o que "pega" é a manutenção. As peças de reposição são praticamente inexistentes e quando se encontra custam os olhos da cara (mesmo paralelas), pois certamente são importadas em baixíssimos volumes. Em termos de qualidade são carros tão bons quanto antigos Corollas e Civics mas a questão da manutenção é o que mais impacta.

Quer compar um Sentra usado ou com alta quilometragem? Então leia este tópico! - Página 2 800px-04-06_Nissan_Sentra-1
Nissan Sentra geração B15

Já o B16 "não tem cara de tiozão" a coisa melhora bastante pois são bem mais populares

Quer compar um Sentra usado ou com alta quilometragem? Então leia este tópico! - Página 2 Sentra-un-1g-470x313
Nissan Sentra geração B16

Pontos fortes

Apesar da aliança Renault-Nissan o carro é um japonês autêntico. Muito forte, robusto, de boa mecânica e ótima qualidade geral. Costuma apresentar poucos problemas mecânicos. Se bem cuidados ultrapassam os 100.000km apresentando um desgaste mecânico bem inferior a maioria dos carros nacionais não japoneses. É um carro de rodar suave e muito silencioso. Apesar do motor não ter mais a potência dos mais modernos 2.0 do mercado (tem por volta dos 140cv), o carro "anda" muito bem devido a curva de torque praticamente plana do motor (já tem torque elevado mesmo em baixas rotações). Tem uma carroceria também muito forte e uma elevada rigidez a torção do monobloco. Isso resulta num carro sólido, com pouquíssimos ruídos ou grilos no interior. Parece um tanque de guerra. Falando em interior, apesar de aparentemente simples utiliza materiais de boa qualidade. Não estraga fácil e mantém boa aparência com o passar dos anos. É também bastante espaçoso e tem ótimos bancos. O porta-malas também tem um bom volume. Dobradiças pantográficas (não esmagam a bagagem) e um tampão que divide o porta-malas em dois. Muito útil quando se carrega pouca bagagem.

Em 2010 o carro sofreu uma leve revitalização no design (facelift). Recebeu mudanças visuais na frente e traseira. Além disso o motor passou a ser Flex. Nesta mesma data, a partir da versão S o carro oferece o ótimo sistema iKey, ou chaveiro presencial. Basta chegar perto do carro para abri-lo (via um botão na maçaneta) e basta a chave estar dentro do carro para ligar o motor (gira-se o botão como se estivesse com chave, mas sem ela).

Um grande diferencial do carro na sua versão automática é o câmbio CVT. Oferecida a partir da geração B16 o CVT apresenta um rodar muito suave, sem passagens de marcha e trancos, além de manter sempre otimizada a rotação do motor. É excelente se você aprecia conforto e comodidade, mas se preza por esportividade prefira a versão manual.

O design (sei que é uma questão altamente pessoal) pode já não ser tão atual e belo, mas ainda é marcante e não passa despercebido. É um carro de porte, imponente e que impõe respeito no trânsito.

Pontos fracos.

Como nada é perfeito aqui vai: Uma das questões que mais depõem contra o carro é o elevado custo de manutenção. O carro apresenta poucos defeitos mas quando aparece algum (raro) as coisas podem complicar. As peças nas concessionárias são  caras (umas poucas não são). Além disso não é qualquer oficina que se sente à vontade em colocar as mãos nele. Como não é popular como Corolla e Civic e justamente por apresentar poucos defeitos não é tão fácil achar um mecânico que conheça o carro. No entanto, a manutenção de rotina (filtros, pastilhas de freio, borrachas, etc) não é cara. Está na média do mercado.

Felizmente a oferta de peças tem aumentado significativamente nos últimos tempos. Peças paralelas boas (e infelizmente ruins também) já são encontradas com mais facilidade para o carro. Hoje em dia acha-se peças em boas casas para importados e na Internet se for o caso. E como o tempo passa os mais antigos (2007-2008), já com idade e quilometragem avançada, finalmente começam a frequentar as oficinas tornando-se mais conhecidos pelos mecânicos.

É um carro que, apesar de usar bons materiais, apresenta um interior de aparência um tanto espartana, pobre. Podia ter trazido mais acessórios e requinte nesta geração.

Uma das maiores queixas da geração B16 é a excessiva firmeza da suspensão. Não é um carro macio em piso ruim, principalmente antes de sofrer uma atualização (facelift e algumas outras mudanças em 2010). A partir de 2010 amaciaram a suspensão um pouco. Ainda assim é um carro considerado "duro". Entretanto, gastando algum este problema tem solução aplicando-se o procedimento de "Tropicalização da Suspensão do Sentra B16 (antigo Sentra)"

Por outro lado quem gosta de esportividade vai adorar a suspensão. Ela deixa o carro bastante estável.

Outra queixa recorrente é o consumo na cidade. Depois de convertido para Flex, não é econômico no trânsito urbano: Pode fazer de 6 a 8km/l na gasolina. Os antigos monos faziam 8 a 10km/l. O Sentra Flex odeia engarrafamentos. Na estrada, porém é econômico. Pode fazer de 11 até 14km/l ou mais andando moderadamente (médias com gasolina).

Defeitos/Problemas mais comuns:

Nas suas versões automáticas CVT um dos mais sérios problemas do carro é o famigerado "zunido". Um problema crônico do B16 (também do Mitsubishi Lancer e do Renault Fluence, que utilizam a mesma transmissão CVT), é um ruído elevado vindo do câmbio quando exige-se muito do carro. Muito calor, velocidades elevadas durante longos períodos de tempo, subidas de serra em velocidade, etc, acabam por superaquecer o óleo do CVT, gerando o ruído. Entretanto, a quase totalidade dos casos é resolvida simplesmente trocando-se regularmente o óleo da transmissão. A Nissan nunca foi clara na sua política de lubrificação do câmbio CVT e quando o faz recomenda a troca aos absurdos 100.000km rodados. E num carro que volta e meia apresenta superaquecimento do óleo do câmbio. Uma piada de muito mal gosto! Felizmente a troca do óleo do CVT é um procedimento simples. Saiba como fazê-lo aqui: http://www.nissanclube.net.br/t52-troca-do-fluido-do-cvt-nissan-sentra-b16

Com quilometragens muito elevadas (acima dos 100.000km rodados) a suspensão finalmente pode precisar de reparos. Amortecedores cansados, coxins rompidos, buchas da balança e da barra estabilizadora costumam ser os problemas mais comuns. As buchas do agregado são outras que poderão se desgastar depois de certa quilometragem e anos de uso. Geram um forte ruído tipo um "tuc-tuc" que muitas vezes levam o proprietário a mexer sem necessidade na suspensão. Coxins do motor e câmbio são outros pontos de atenção. Com o tempo podem cansar.

Na realidade todos estes elementos são de borracha, que se desgastam ou ressecam com o tempo e uso. Nada muito diferente dos outros carros. Felizmente todos estes elementos fazem parte daqueles cujas peças já se encontram no mercado com certa facilidade.

Não há evidências de problemas recorrentes em outros elementos do carro sejam mecânicos, de carroceria ou elétricos. Obviamente, se for procurar vai achar Sentras que tiveram problemas de toda sorte: Motor, câmbio, direção, freios, etc. Mas são aqueles casos isolados que acontecem com todo tipo de carro.

Em relação a questões de seguro/IPVA, etc. Como é um carro a um bom preço de mercado o IPVA acaba não sendo tão caro. Além disso não é um carro tão visado para roubo. Apesar da manutenção relativamente cara o preço do seguro sem mantém em valores relativamente baixos.

Quanto ao Novo Sentra, este é um lançamento recente. Bem mais moderno, atual. Belo design, interior mais sofisticado e suspensão mais confortável. Uma excelente opção para um seminovo. Questões de manutenção nem se aplicam pois todos ainda estão no período de garantia da fábrica.

Deixo aqui o tópico aberto para a opinião dos demais membros do Clube.


Parabéns Paulo!
Excelentes considerações...!!!
Comprei meu Sentra 2008/2009 há 07meses. Li muito antes sobre o carro antes. Esta com 163.000 km e vem confirmando todas as considerações positivas já comentadas aqui e algumas negativas. De manutenção, troquei os pneus por Michelin XM2; coloquei bateria Heliar; troquei o kit de embreagem (platô e disco marca Sachs e atuador LUK); óleo e filtros; próximas manutenções serão: kit freio (pastilhas, lonas e discos); conjunto de buchas em PU (AJ Buchas Especiais) e amortecedores. Com isso, acredito que posso ficar mais alguns anos sem ter sérios problemas. No geral, o carro esta bem conservado. Recomendo à compra, após tomar os cuidados aqui relatados...
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Mensagem por MAMK Dom Set 24, 2017 3:55 pm

Boa tarde,
Sou novo por aqui, e achei muito importantes todas as informações deste post, pois justamente acabei de comprar um Sentra 2.0 S AT 12/13. que devo pegar nos prox. dias.
Somente duas coisa que me chamaram a atenção quando fiz o test drive:
1) A direção elétrica, que se supõe deveria ser bem leve (nuca dirigi num carro com uma)
2) Barulho ao rodar em estrada, mas acredito qeu não era o "zumbido" do cambio CVT e sim dos pneus.

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Mensagem por PauloEduardo Seg Out 02, 2017 7:35 am

Mank

É mais ou menos por aí mesmo. Já dirigi carros com direção hidráulica mais leve. O fato de ser elétrica não implica necessariamente em maior leveza. É só um método diferente de assistência.

Quanto ao elevado ruído ao rodar, se os pneus ainda forem os horrorosos Brigestone Turanza EL 400 originais do carro é assim mesmo. Estes pneus são terrivelmente duros e barulhentos.
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Mensagem por Jordan Kanduxo Seg Out 16, 2017 11:24 am

A direção elétrica do Sentra é muito precisa, e eu praticamente acho muito leve. É um carro muito gostoso de ser dirigido. No meu ponto de vista, se compararmos a direção elétrica dele com uma hidráulica, é tão macia quanto, não tem tanta diferença.
Quanto ao câmbio, é algo que eu gosto muito no carro. É suave ao rodar e mantém (por ser CVT) o motor sempre em baixas rotações. Nesses dez meses que estou com o carro, posso contar no dedo as vezes que ouvi o "zunido" do CVT, e em todas as vezes foi muito breve e em nada atrapalhou no funcionamento do carro.
O meu Sentra está com 105.000 km (quase 106) e está em plena forma. Agora estou gastando uma graninha com ele na parte de ignição (está na oficina há exatas duas semanas), mas nada que assuste para um carro com essa idade/quilometragem.
Grande abraço!
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