Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Central multimídia kicks
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 7:24 pm por ADRIANO-kicks-2022

» Versa Hibrido
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 11:42 am por salomao

» Ar condicionado
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 9:44 am por WilsonM

» Kicks exclusive com ICC (intelligent cruise control) "Piloto Automático Inteligente"
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 9:40 am por WilsonM

» Imobilizador (Urgente!!!!!)
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 9:34 am por WilsonM

» CARRO EM MOVIMENTO PERDE ACELARAÇÃO - CÓDIGO P1574
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 9:32 am por WilsonM

» Para-choque traseiro versa modelo 2012
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 9:29 am por WilsonM

» Update Multimedia Kicks 2019/20
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyHoje à(s) 9:27 am por WilsonM

» March SV 2015 - Bluetooth - Som muito baixo nos alto-falantes do carro.
Sistema de arrefecimento - Página 8 EmptyOntem à(s) 6:18 pm por Gabrielrampage

Inscreva-se!


Sistema de arrefecimento

+76
andre.pierry
Hender_RS
Bruno Sena
Carlos Berardinelli
limafabioh
J.Junior
Mágdiel Oliveira
Riconcio
Everton
rodrigossilva1
Rafaelspr
luuuuucas
TiagoAlves
Wilson de Assis
Frankalexandre
HumbertoROV
Marcio Souza
douglasreis2002
Bruno Meireles
Murilo Carvalho
Carlos Xasv
PabloJr
MondeoMan
dtyonline
MartinezAraujo
romanoscs
JeffRS
Leandro Bezerra
Fernando
Pedro Zzi
Elthon
Baco23
Augusto Diniz
Wally
JEAN CARLO
pfabio
Welington Fernando
sergio sentra
Bansi
Volnir
pimenta59
frksalles
CesinhaRJ
Lázaro Gomes
José Carlos
adaolinkin
Rene Cavalcanti
absilva
raphaelrrc93
LennoX_MS
allanstolt
PauloEduardo
FRDR (Fábio)
Bruno Levino
Catatau
nakay
lenhador2001
William
taguera
Alexandre
WilsonM
MRB
Marpers
limafranco1
mmalafaia
diegofersilva
zefelino
James T. Kirk
Akira Oshiro
kbeloto
Paul PAL
nickandrei
icefly
Luiz Marini
andre fachini
Tiago Machado
80 participantes

Página 8 de 17 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 12 ... 17  Seguinte

Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Qui Abr 07, 2016 1:07 pm

As termostáticas tem posição correta e ângulo correto na instalação para sair todo o ar do sistema.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por FRDR (Fábio) Qui Abr 07, 2016 1:56 pm

MRB, quanto a posição das válvulas, está tudo ok. Inclusive pesquisei pra saber se eles estavam fazendo tudo corretamente. E estão. Quanto ao sensor de temperatura, acho que está ok. Porém, mesmo que não estivesse, a válvula deveria abrir, causando aquecimento da mangueira inferior. Mas, ela se mantém fria. O radiador fica quente em cima e frio embaixo, simplesmente porque a água não circula. A água do outro lado da válvula, dentro do motor, fica quente porque toda a peça que envolve ela está quente. Mas, por alguma razão a válvula parece não abrir, impedindo a circulação da água. Enfim, estou novamente aqui na Nissan e vou acompanhar. Parece que hoje voltou das férias um mecânico que tem mais "bagagem". Veremos!

ATUALIZAÇÃO DA OFICINA: RADIADOR DO AR QUENTE POSSIVELMENTE ENTUPIDO!

Shocked ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO:
O radiador do ar quente está de fato entupido. Sou o segundo dono desse carro e o comprei há um mês e pouco.
Descobri lá na Nissan que o proprietário anterior superaqueceu o carro e queimou o cabeçote. Todo o serviço foi feito ali na mesma oficina. Inclusive peguei uma cópia da ordem de serviço executada (o gasto chegou perto dos 10 mil). Retífica, junta do cabeçote e cabeçote novo, além de outras coisas, como troca de óleo, etc.
Parece que ele andou usando um fluido diferente do Nissan no arrefecimento. Era alguma coisa de cor rosa (ainda há vestígios do produto) que, segundo o mecânico chefe, gerou muito resíduo dentro do sistema. Foi todo trocado pelo fluido original e deixou, de herança, o radiador de ar quente entupido.
Hoje, fizeram uma ponte com uma mangueira de Monza que eu comprei pra isolar o radiador de ar quente (assim a água não circula mais por ele) e o problema de superaquecimento desapareceu.
Agora, vem o próximo passo: vou tentar desentupir o radiador de ar quente sem tirar do lugar. Caso contrário, precisa remover todo o painel pra tirar ele do lugar, seja para trocar por outro, seja pra limpar.
Alguma dica de produto que faria o serviço? Ou estou condenado a trocar o radiador?

FRDR (Fábio)

Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Qui Abr 07, 2016 8:25 pm

O líquido de arrefecimento sempre circula entre bomba, camisas, radiador AC e volta para a bomba.

Só quando atinge a temperatura da 1° termostática, que abre o circuito para circular no radiador. (menos o bloco)
Depois de tudo quente é que abre a 2° termostática para circular inclusive no bloco do motor.

MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Qui Abr 07, 2016 8:32 pm

Deve ter misturado com fluido sintético, o que pode ter ocasionado uma gosma que acabou por entupir o radiador do ar quente.

PS.: até mesmo "limpa radiador", que pode ter sido confundido com fluido de arrefecimento.


Última edição por James T. Kirk em Qui Abr 07, 2016 8:46 pm, editado 1 vez(es)
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por icefly Qui Abr 07, 2016 8:36 pm

Vixe Shocked
Eis uma prova do que um aditivo errado pode causar.

Dada a situação do radiador, procure ajuda profissional especializada nesse tipo de serviço.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por FRDR (Fábio) Qui Abr 07, 2016 8:39 pm

Sim, o cara deve ter feito uma enorme bobagem! Porém, me vendeu o carro e ficou quietinho!
MRB, qual seria, no caso do Sentra, a primeira termostática a que se refere? Seria a inferior, que fica junto da bomba?

FRDR (Fábio)

Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Qui Abr 07, 2016 9:42 pm

Sim da bomba é a primeira que abre a circulação com o radiador.
Sentra usa o mesmo circuito que mostrei no vídeo do tiida.

É por isso que deu aquela discussão comigo com aquele Tiida que a HT tampou o radiador do AC ao invés de manter interligado com mangueira do jeito que entrou na oficina. Eu não estava reclamando de trocar o radiador do AC, mais sim a forma de inutiliza-lo.

O cavalete superior precisa manter circulação de líquido, faz parte do circuito conforme o diagrama que mostrei.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por FRDR (Fábio) Qui Abr 07, 2016 10:15 pm

Sim, vi na prática isso!
Um mecânico falou em tampar simplesmente a saída e entrada de água no cavalete. Aí o outro falou que tinha que fazer uma ponte, senão seria o mesmo que manter o radiador do ar quente entupido conectado no sistema. Aí houve acordo e fizeram a ponte com a mangueira do Monza.

FRDR (Fábio)

Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por FRDR (Fábio) Sex Abr 08, 2016 1:01 pm

Bom, parece que a novela vai continuar. Pra descargo de consciência, resolvi colocar a mangueira original, que vai do cavalete para o bocal do cano do radiador de ar quente, em um desses bocais do radiador e assoprei. Saiu fluido de arrefecimento limpinho, com relativa facilidade pelo outro bocal, que estava livre. Ou seja: O RADIADOR DE AR QUENTE NÃO ESTÁ ENTUPIDO!!!
Vou rodar uns dias com a ponte e ver se haverá aquecimento! Caso não haja, vou conectar o radiador novamente!
Meio que volta tudo pra estaca zero.
Porém, o carro, até agora, não superaqueceu mais!

FRDR (Fábio)

Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Sex Abr 08, 2016 4:43 pm

Olha um tiida passou mesmo problema, mecânico bateu cabeça por semanas, no final das contas a retífica tinha feito serviço porco e ainda estava empenado deixando entrar compressão para o sistema de arrefecimento.
MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por FRDR (Fábio) Sex Abr 08, 2016 8:38 pm

MRB escreveu:Olha um tiida passou mesmo problema, mecânico bateu cabeça por semanas, no final das contas a retífica tinha feito serviço porco e ainda estava empenado deixando entrar compressão para o sistema de arrefecimento.
E existe algum teste específico para detectar isso? É possível que a exclusão do radiador de ar quente tenha influenciado neste aspecto?

FRDR (Fábio)

Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Bruno Levino Qui Abr 14, 2016 2:34 pm

Em uma viagem recente uma pedra atingiu a parte inferior do radiador do meu sentra, o estrago foi tanto que precisei trocar o radiador, o maior problema é que demorou um pouco para o sistema indicar a falha na refrigeração, andei uns 200 metros com o radiador vazando. Depois disso meu carro passou a apresentar um sintoma parecido com o do FRDR. Um mecânico disse que era apenas ar no sistema, mas o meu medo é ter queimado a junta do cabeçote ou algo mais grave. Há como testar a junta sem ter que desmontar o cabeçote?

Bruno Levino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 31/03/2016
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por FRDR (Fábio) Seg Abr 18, 2016 8:16 am

Bruno, desde que eu isolei o radiador do ar quente, o carro não apresentou mais o superaquecimento que estava apresentando. Estou agora a procura de algum produto eficiente pra ver se consigo dar uma limpada somente nesse radiador. Não está entupido, mas, talvez esteja começando a entupir devido ao produto que foi usado pelo antigo dono.

FRDR (Fábio)

Mensagens : 55
Data de inscrição : 29/10/2015
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Seg Abr 18, 2016 2:52 pm

Excelente comentário de um usuário no vídeo de um youtuber:

XXXXX, permita-me uma correção.

Vejo a terminologia usada pela Koube e adotada por você para os aditivos para radiador, e acho que contribuem para a confusão e não para o esclarecimento.

A função do etilenoglicol, seja mono ou poli, é de anticongelante, ou em inglês anti freeze.  Esta função é absolutamente essencial se a qualquer tempo o veículo, ou qualquer outra canalização como em sistemas de ar condicionado, forem submetidos a temperaturas passíveis de congelamento.

A água, devido a sua capacidade térmica elevada, ou seja a capacidade de absorver calor por unidade de massa por grau de temperatura que é elevada, é um dos melhores meios de transportar calor, e por isso usada tanto no arrefecimento de motores quanto no edifícios comerciais, shopping centers com seus chillers e sistemas de água gelada.

A água tem uma característica física potencialmente perigosa, a saber: aumenta de volume quando passa da fase líquida para sólida (congela), gerando forças brutais capazes de destruir radiadores, dutos, inclusive de aço carbono.

Exatamente por isso, há muitos cuidados para não operar a água gelada abaixo de 4°C, e em locais passiveis de congelamento usa-se uma mistura apropriada com etilenoglicol. Toda industria de refrigeração no mundo usa isso. Claro que depende do local.

Veículos na Europa, Japão, EUA podem corriqueiramente ser submetidos a temperaturas passíveis de congelamento em algum local e TODOS os fabricantes obrigam ao uso de mistura água+anticongelante (etlinenoglicol), pois não vão se responsabilizar por garantia sem isso.

Assim, etilenoglicol está presente em TODAS as fórmulas antigas e novas de aditivos para arrefecimento.

Num passado remoto já se usou uma pequena quantidade de óleo solúvel diluido na água para proteção  (ruim) anticorrosiva.

Mais tarde se adotou componentes INORGÂNICOS  (e não sintéticos, marqueting para parecer melhor como no óleo) como silicatos, boratos, fosfatos, que são bases inorgânicas que formam a reserva alcalina (Total Base Number) que neutraliza os ácidos que corroem os metais. Misturado ao etilenoglicol, formava o fluido de fábrica para adicionar à água nos radiadores.

Como estes componentes INORGÂNICOS não são biodegradáveis, apresentam uma pegada ambiental indesejável se o descarte não for absolutamente cuidadoso. E carros vazam...

Nas últimas duas décadas foi desenvolvido e adotado o esquema anticorrosivo chamado genericamente de OAT Organic Acid Technology, que é misturado à água e etilenoglicol em substituição aos componentes inorgânicos indesejados.

Interessantemente são ácidos fracos que protegem contra corrosão. Tem PH muito mais neutro (menos alcalino) e ainda assim protegem bem e duram muito mais que os inorgânicos, que são neutralizados quando reagem, o que permitiu trocas em periodos de até 5 ou 10 anos!

Teoricamente o etilenoglicol degrada pouco com o tempo e uso, dentro de condições normais de operação, sem grandes contaminações. O etilenoglicol também é o maior volume e o maior custo destes aditivos, enquanto o anticorrosivo é quase insignificante. (anticavitação, antiespuma,... também, juntei tudo sob anticorrosivo).

Esses dois tipos são normatizados no exterior e no Brasil pela ABNT, e regulam que haja de fato etilenoglicol quando vendido como fluido concentrado para radiador, cerca de 95% se não me engano. Simplesmente porque espertos gostam de vender água a preço de etilenoglicol!

As normas também definem performance anticorrosiva a ser testada nos diversos tipos de metais, incluindo alumínio, para ambas formulações inorgânicas convencionais e orgânicas modernas (que o fabricante do veículo pode recomendar como long life).

O atgumento no Brasil é de que nem sempre é necessário o uso do anticongelante etilenoglicol caro, se nunca se expõe a baixas temperaturas como no NE por exemplo.

É um argumento válido, e o mesmo já é feito corriqueiramente no exterior em situações especiais como competições automotivas, onde o uso de água pura com anticorrosivo e antiespumante já resolve e de maneira otimizada, pois drena menos energia mecânica pro arrefecimento pois precisa bombear menos água do que seria água+etilenoglicol.

A Koube, a Radiex e outros querem ocupar um mercado de gente que nem põe qualquer fluído anticorrosivo nem anticongelante.

Fizeram uma versão mais barata, só com os anticorrosivos etc. sem o etilenoglicol caro, que pode ser vendido barato, com boa lucratividade, e que atendem a parcela do público.

Entretanto, estes fluidos não são normatizados, nem são recomendados pelas montadoras, que não querem confusão se o Baiano for a Bariloche.

A propósito, basta ver a enorme oferta para motores diesel de frotas e estacionarios de geradores destes produtos para serem diluidos em até 30:1 (sem etilenoglicol) ou para reforçar o anticorrosivo na mesma carga de etilenoglicol entre trocas nos caminhões de frotas.

O problema se dá em criarem confusão e venderem gato por lebre.

Não podem ter o mesmo nome de fluido para radiador, que leve ao uso errado e a destruição do equipamento por falta de proteção anticongelante.

Não estão de acordo com as normas da ABNT, apenas fazem a parte anticorrisiva descrita lá  (quando são idôneos).

Certamente o nome SINTÉTICO é absurdo. O Etilenoglicol é sintético, foi sintetizado. Não significa nada, é puro marketing para vender os polímeros (poliois) e anticorrosivos como se fossem a maior modernidade como óleo de base sintética por analogia explorando a ignorância da maioria.

Acho uma vergonha que se explore desinformação desta maneira. Nossas universidades e centros de pesquisas poderiam colaborar mais em trazer ao grande público informação útil para coisas práticas do dia a dia e evitar tanta besteira que se fala por aí, e prejuízo que causa, mas isso já é outra questão.

Espero ter contribuído para que mais gente entenda isso sem mistificações.

Abraços.
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Seg Abr 18, 2016 3:04 pm

Aditivo com etileno glicol, sempre. Salvo recomendação explícita contrária da montadora.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por MRB Seg Abr 18, 2016 7:13 pm

É estranho pessoal querer melhorar a troca térmica de um motor normal. Quanto mais perto trabalhar da temperatura ideal é melhor. Se temperatura fosse problema, a nissan teria projetado um radiador maior, uma bomba com fluxo maior, ou um eletroventilador mais forte,...

Estando tudo limpo, não vejo nenhuma deficiência em usar o padrão 50/50 etilenoglicol.

Eu na minha visão acho importante também a elevação do ponto de ebulição. A tal Rad na demonstração de troca térmica ferveu o líquido em menos de 100graus, logo que surgiu comentários trataram de apagar o vídeo e mudar a estratégia de demonstração, pois ficou claro que o ponto de fervura do polímeros é igual a água, e do etilenoglicol foi superior.

Ai falam que no sistema do carro, a pressão é maior e com isso eleva o ponto de ebulição. Então considere uma tampa com defeito no regulador de pressão, vamos ver quem suporta mais.

Eu já vi alguns nissan sofrer fervura com polímeros, eu não arrisco usar no meu.

MRB
MRB

Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Akira Oshiro Qui maio 05, 2016 5:30 pm

Puts depois destas explanações voltei a me preocupar, a +- 9 meses fiz a troca do liquido de arrefecimento, coloquei o Bardhal long life rosa concentrado na proporção de 50/50.
Gostaria de saber se o fluido da honda seria mais vantagem que este bardhal que utilizei ou posso ficar tranquilo devido a boa qualidade também deste produto.

Akira Oshiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 42
Localização : São João da Boa Vista

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Qui maio 05, 2016 6:25 pm

Tá tranquilo, tá favorável Razz É um bom produto.

Estou usando o Delphi orgânico Rosa e não estou preocupado. Ótimo produto também.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Qui maio 05, 2016 6:58 pm

Puts Paulo, na hora que você falou "tá tranquilo ta favorável" não tem como não lembrar daquele tosco, hahahahha.


Eu também estou usando Delphi e estou gostando, na verdade já usava ele em outras montadoras.



taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Qui maio 05, 2016 7:24 pm

kkkk, nem me fale. Só se lembra daquilo como piada mesmo, kkkk

Aditivo Delphi não sei mas acho que o Bardhal que é usado originalmente pela Fiat.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por James T. Kirk Qui maio 05, 2016 8:19 pm

PauloEduardo, a Fiat usa o Petronas, que era o Paraflu. Eu uso Valvoline LongLife.... O Bardhal é bom também. O importante é colocar uma marca renomada, pois tem muito kisuco no mercado, kkk


Última edição por James T. Kirk em Qui maio 05, 2016 9:00 pm, editado 1 vez(es)
James T. Kirk
James T. Kirk

Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por andre fachini Qui maio 05, 2016 8:43 pm

Kisuco foi bom...kkk, mas tem mesmo...nada muito barato neste caso presta...marcas que nunca ouviram falar ou que não tem nenhum teste aprovado...cai fora ...do mais todos em sua maioria servem...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Akira Oshiro Qui maio 05, 2016 11:03 pm

Falando em kisuco, lembrei de um vídeo que vi na net de um mecânico falando exatamente isso.

Akira Oshiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 42
Localização : São João da Boa Vista

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por PauloEduardo Sex maio 06, 2016 8:11 am

Akira, não era o Dr Macete? Lembro-me dele falando isso sobre esses novos aditivos a base de polímeros.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por taguera Sex maio 06, 2016 4:07 pm

PauloEduardo escreveu:Akira, não era o Dr Macete? Lembro-me dele falando isso sobre esses novos aditivos a base de polímeros.

É ele mesmo, sempre vi os videos dele, mó engraçado. kkkkkkkkkkkkkk

Ai ele até mostrou o kisuco no video kkkkkkkkkkkk

taguera

Mensagens : 376
Data de inscrição : 29/02/2016
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sistema de arrefecimento - Página 8 Empty Re: Sistema de arrefecimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 17 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 12 ... 17  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos