Translate

Nosso Canal Youtube

Nissan Clube
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt

Óleo para CVT (Troca)

Página 11 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Qua Maio 31, 2017 4:57 pm

Concordo com seu mecânico LucioNeto. Mas só há um pequeno detalhe nas observações dele. No Lancer, um carro mais potente e com características esportivas certamente a transmissão é MAIS exigida que no Sentra. Entretanto, como o óleo é novo não há evidências quanto a sua durabilidade.

Além disso há muita informação truncada no assunto. Se a próxima Nissan alega que o NS-3 é incompatível com NS-2 como fazemos agora, uma vez que ela mesma não fornece mais o NS-2? E como que tanto o Valvoline como muitos outros são compatíveis com NS-2 e NS-3?

E é claro que os reparadores vão sempre usar o original. No lugar deles faria o mesmo. Senão o risco de levar um processo nas costas é grande.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por LucioNeto em Qua Maio 31, 2017 8:29 pm

Verdade paulo.. mas o lancer conta com radiador para dissipar o calor do oleo enquanto sentra, um humilde trocador de calor..

LucioNeto

Mensagem por PauloEduardo em Sex Jun 02, 2017 6:36 pm

O radiador veio no Lancer a partir de 2012, salvo engano. O pessoal sofria muito com o zunido antes dele.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 11:40 am

Bom dia pessoal!

Venho aqui compartilhar com vocês a minha saga da troca completa do óleo do cvt do meu sentra s 12/13.

Comprei as peças (filtros, junta da carter e anel do trocador de calor) ano passado, fui até o Teomave em Salvador (moro em Natal-RN, 1200 km de distância), mas acabou que não consegui efetuar a troca com ele.

Então acabou que o tempo foi passando e sem ninguém confiável em Natal para realizar esse tipo de serviço (high torque me cobrou 250 só de MO, mas eles não sabiam que o câmbio tinha dois filtros, nem a quantidade que teria que ser colocada) resolvi fazer eu mesmo.

Recebi um dinheiro extra e providenciei a compra de 7L de óleo J4 na mitsubishi.

O trabalho, pra mim que não tinha uma ferramenta específica para retirada do trocador de calor, pois o acesso é muito difícil a 2 de seus 4 parafusos, foi extenuante. Acessei o trocador de calor pela caixa de roda dianteira esquerda, mas penso que retirando a bateria o acesso a estes parafusos é bastante facilitado. Demorei 5 horas para terminar o procedimento. E saí sujo, bastante sujo! rsrsrs

O filtro do trocador de calor estava completamente preto, tinha limalha nos imãs, não sei dizer se muita ou adequada limalha (meu carro está com 64k km rodados) e o oléo tinha cor de café/coca-cola e um odor de queimado forte.

Vendo o estado de tudo com apenas 64k km rodados fico imaginando carros perto de 100 mil km ou até mais como não deve estar o estado do câmbio já...imagine os que já estão zunindo?

Retirar o cárter e o filtro de metal não deu trabalho. O problema foi retirar o protetor do carter do motor, pois a gambiarra que o segura ao carro é grande.

Vou tentar postar o vídeo que fiz dos imãs do carter e as fotos do óleo e do filtro do trocador de calor.

Última edição por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 12:22 pm, editado 1 vez(es)
allanstolt

Mensagem por WilsonM em Seg Jun 05, 2017 11:51 am

parabéns pelo trabalhão, Allan

achei normal a limalha nos seus imãs, nada de espantoso.
o fluido do cvt fica escuro mesmo, ele e submetido a temperaturas por volta de 90~100 graus o tempo todo e escurece mesmo.
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 11:55 am

WilsonM escreveu:parabéns pelo trabalhão, Allan

achei normal a limalha nos seus imãs, nada de espantoso.
o fluido do cvt fica escuro mesmo, ele e submetido a temperaturas por volta de 90~100 graus o tempo todo e escurece mesmo.

Pois é, essa limalha não achei tão exagerada quanto o pessoal do facebook comentou não, mas...

Esqueci de dizer que agora o carro está nos trinques, câmbio mais silencioso, encaixando mais rápido nas saídas. Gostei mesmo do resultado. Obrigado a todos vocês que colocaram tantas informações aqui, o que tornou possível que eu conseguisse fazer por conta própria esse serviço!
allanstolt

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 05, 2017 12:10 pm

Allan, admiro sua coragem! Está de parabéns.

Mas diga, você tirou a tampa do cárter do motor também? Para que?

Em relação a limalha tem apenas pouca coisa a mais do que tinha no meu (se bem que troquei tudo aos 100k). Mas nada demais.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 12:23 pm

PauloEduardo escreveu:Allan, admiro sua coragem! Está de parabéns.

Mas diga, você tirou a tampa do cárter do motor também? Para que?

Em relação a limalha tem apenas pouca coisa a mais do que tinha no meu (se bem que troquei tudo aos 100k). Mas nada demais.

Obrigado, Paulo. rsrsrs

Esqueci de mencionar que retirei o protetor do carter do motor, mas já editei o texto.
allanstolt

Mensagem por leonardo lucas em Seg Jun 05, 2017 2:46 pm

putz!! só em rodar 1200km...para tentar trocar o óleo do cvt,com alguém especializado,já demostra sua garra,disposição,determinação e acima de tudo cuidado com o carro;parabéns!!

leonardo lucas

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 3:13 pm

leonardo lucas escreveu:putz!! só em rodar 1200km...para tentar trocar o óleo do cvt,com alguém especializado,já demostra sua garra,disposição,determinação e acima de tudo cuidado com o carro;parabéns!!

é que minha mãe mora lá em Salvador, aí uni o útil ao agradável heheheh
allanstolt

Mensagem por AmimXx em Qua Jun 07, 2017 11:11 pm

Galera,
Qual foi o desfecho desse caso?

AmimXx

Mensagem por raphaelrrc93 em Qui Jun 08, 2017 11:26 am

Li to tópico todo e fiquei curioso com o desfecho após quase 1 ano kkkkkkk. nunca tinha visto esse topico.
raphaelrrc93

Mensagem por dbarros em Qui Jun 08, 2017 2:39 pm

raphaelrrc93 escreveu:Li to tópico todo e fiquei curioso com o desfecho após quase 1 ano kkkkkkk. nunca tinha visto esse topico.
Hahaha somos 2 entao.. fiquei curioso tambem... mas é aquilo.. ou deu muito ruim e o cara explodiu o carro e nao quis nem comentar mais.. ou entao deu tao certo que até esqueceu e foi curtir rs..rs...
dbarros

Mensagem por allanstolt em Dom Jun 18, 2017 12:04 am

AmimXx escreveu:Galera,
Qual foi o desfecho desse caso?

Qual caso? O da primeira página?
allanstolt

Mensagem por absilva em Dom Jun 18, 2017 11:03 am

Este caso aberto pelo usuário "RodrigoEspe" (primeira página do tópico) pelo que descobri foi resolvido parcialmente.
Mas não houve retorno aqui neste tópico.
Segundo um post dele, o câmbio foi trocado, e pelo menos até Dezembro/2016 ainda tinha problemas:

http://www.nissanclube.net.br/t2309-falha-no-conversor-de-torque-modulo-do-cvt
absilva

Tipos Oleos para CVT

Mensagem por Emerson68 em Dom Jun 18, 2017 2:22 pm

A titulo de informação, conforme pesquisas feitas em sites de lubrificantes para cambios CVT da Nissan e tbém os respectivos fabricantes de cada um deles abaixo, encontrei os seguintes lubrificantes para os cambios CVT do Sentra.

Fluido Cambio CVT
Nissan CVT NS-3
Valvoline CVT Full Synthetic  NS2/NS3
Motul Multi CVTF  Nissan NS2
Elfmatic CVT  NS2
Castrol Transmax CVT
Emerson68

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 1:06 pm

Pessoal, cá estou eu. Como dito acima troquei o óleo do cvt com os filtros.

Agora estou fazendo o ajuste fino do nível. Esses dias aferindo percebi que estava acima da marca hachurada.

Hoje providenciei seringa de 60 ml e mangueira de garrote (aquela que a enfermeira usa pra aplicar injeção intravenosa).

Fui tirar o óleo excedente. Tirei uns 350 ml. Reparem na cor do óleo que saiu. Estou pensando em fazer um enxague pra ver se clareia mais.

Problema é que estou bem apertado agora. O que acham?

allanstolt

Mensagem por dbarros em Seg Jun 19, 2017 1:19 pm

Allan, essas fotos são após a troca?? Do que voce tirou com a seringa?

Nunca vi o fluido da mit, só se ele for mais escuro.. comparando com o do valvoline que tirei com seringa o excesso também, o seu está bem mais escuro que o meu, bem mais escuro msm..
Na troca, voce deixou escoer, e colocou o mesmo tanto apenas?
dbarros

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 1:49 pm

dbarros escreveu:Allan, essas fotos são após a troca?? Do que voce tirou com a seringa?

Nunca vi o fluido da mit, só se ele for mais escuro.. comparando com o do valvoline que tirei com seringa o excesso também, o seu está bem mais escuro que o meu, bem mais escuro msm..
Na troca, voce deixou escoer, e colocou o mesmo tanto apenas?

Essas duas fotos em que aparecem a seringa são do óleo após a troca. Antes da troca está um pouco mais acima na página deste mesmo tópico.

O óleo da mitsubishi é um amarelo bem claro, cor de guaraná eu diria.

Tirei o bujão e o carter do cambio. Medi quanto deu e coloquei a mesma quantidade. Só que ao conferir novamente dps o nível estava um pouco abaixo. Confesso que não medi milimetricamente não. Aí ao repor acabei colocando a mais e agora estou retirando. Mas fiquei bem assustado com a cor do que saiu.
allanstolt

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 19, 2017 2:40 pm

Allan, está escuro assim porque o novo óleo está promovendo a limpeza interna do câmbio. Mesmo escoando o antigo fica muita sujeira impregnada.

Se o carro estiver bem e sem zunido eu não trocaria agora. Daqui a uns 20k talvez.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 2:48 pm

PauloEduardo escreveu:Allan, está escuro assim porque o novo óleo está promovendo a limpeza interna do câmbio. Mesmo escoando o antigo fica muita sujeira impregnada.

Se o carro estiver bem e sem zunido eu não trocaria agora. Daqui a uns 20k talvez.

Entendi, Paulo.

O carro nunca esteve tão bem como agora, nunca zuniu. Acredito que o óleo novo, menos denso do que o anterior, faz com o que o conversor de torque engate com maior facilidade.

Comparando o óleo como está hoje com o que saiu na troca é visível a diferença de viscosidade. O novo é bem menos viscoso.

Estava pensando em tirar tudo o que conseguisse com a seringa, que acredito não sair muito mais que um litro e repor com o óleo novo que sobrou da troca. Ainda tenho uns dois litros aqui. O que me diz?
allanstolt

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 19, 2017 3:39 pm

Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing
PauloEduardo
Admin

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 4:06 pm

PauloEduardo escreveu:Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing

Vá por mim: tirar o bujão do cárter dá muito mais trabalho do que ficar puxando com a seringa kkkk

Teria que botar o carro numa rampa de lava jato, talvez tirar o protetor de cárter do motor, pra só então chegar no bujão. E dps recolocar tudo de novo kkkk
allanstolt

Mensagem por dbarros em Seg Jun 19, 2017 5:00 pm

allanstolt escreveu:
PauloEduardo escreveu:Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing

Vá por mim: tirar o bujão do cárter dá muito mais trabalho do que ficar puxando com a seringa kkkk

Teria que botar o carro numa rampa de lava jato, talvez tirar o protetor de cárter do motor, pra só então chegar no bujão. E dps recolocar tudo de novo kkkk

O bujão do carter do CVT é igual a do carter de óleo do motor? Estou usando o bujao magnetico no do motor, se fosse o mesmo tamanho será que ajudaria em algo no cvt? se bem que ele ja possui os imas próprio..
dbarros

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 6:23 pm

dbarros escreveu:
allanstolt escreveu:

O bujão do carter do CVT é igual a do carter de óleo do motor? Estou usando o bujao magnetico no do motor, se fosse o mesmo tamanho será que ajudaria em algo no cvt? se bem que ele ja possui os imas próprio..

Não sei te dizer isso. É uma excelente ideia essa do bujão magnético. O Barlotti postou um vídeo em que ele coloca um imã no filtro de óleo com uma braçadeira. Muito massa
allanstolt

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 11 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... , 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: