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Óleo para CVT (Troca)

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Qua Maio 31, 2017 4:57 pm

Concordo com seu mecânico LucioNeto. Mas só há um pequeno detalhe nas observações dele. No Lancer, um carro mais potente e com características esportivas certamente a transmissão é MAIS exigida que no Sentra. Entretanto, como o óleo é novo não há evidências quanto a sua durabilidade.

Além disso há muita informação truncada no assunto. Se a próxima Nissan alega que o NS-3 é incompatível com NS-2 como fazemos agora, uma vez que ela mesma não fornece mais o NS-2? E como que tanto o Valvoline como muitos outros são compatíveis com NS-2 e NS-3?

E é claro que os reparadores vão sempre usar o original. No lugar deles faria o mesmo. Senão o risco de levar um processo nas costas é grande.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por LucioNeto em Qua Maio 31, 2017 8:29 pm

Verdade paulo.. mas o lancer conta com radiador para dissipar o calor do oleo enquanto sentra, um humilde trocador de calor..

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Sex Jun 02, 2017 6:36 pm

O radiador veio no Lancer a partir de 2012, salvo engano. O pessoal sofria muito com o zunido antes dele.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 11:40 am

Bom dia pessoal!

Venho aqui compartilhar com vocês a minha saga da troca completa do óleo do cvt do meu sentra s 12/13.

Comprei as peças (filtros, junta da carter e anel do trocador de calor) ano passado, fui até o Teomave em Salvador (moro em Natal-RN, 1200 km de distância), mas acabou que não consegui efetuar a troca com ele.

Então acabou que o tempo foi passando e sem ninguém confiável em Natal para realizar esse tipo de serviço (high torque me cobrou 250 só de MO, mas eles não sabiam que o câmbio tinha dois filtros, nem a quantidade que teria que ser colocada) resolvi fazer eu mesmo.

Recebi um dinheiro extra e providenciei a compra de 7L de óleo J4 na mitsubishi.

O trabalho, pra mim que não tinha uma ferramenta específica para retirada do trocador de calor, pois o acesso é muito difícil a 2 de seus 4 parafusos, foi extenuante. Acessei o trocador de calor pela caixa de roda dianteira esquerda, mas penso que retirando a bateria o acesso a estes parafusos é bastante facilitado. Demorei 5 horas para terminar o procedimento. E saí sujo, bastante sujo! rsrsrs

O filtro do trocador de calor estava completamente preto, tinha limalha nos imãs, não sei dizer se muita ou adequada limalha (meu carro está com 64k km rodados) e o oléo tinha cor de café/coca-cola e um odor de queimado forte.

Vendo o estado de tudo com apenas 64k km rodados fico imaginando carros perto de 100 mil km ou até mais como não deve estar o estado do câmbio já...imagine os que já estão zunindo?

Retirar o cárter e o filtro de metal não deu trabalho. O problema foi retirar o protetor do carter do motor, pois a gambiarra que o segura ao carro é grande.

Vou tentar postar o vídeo que fiz dos imãs do carter e as fotos do óleo e do filtro do trocador de calor.








Última edição por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 12:22 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por WilsonM em Seg Jun 05, 2017 11:51 am

parabéns pelo trabalhão, Allan

achei normal a limalha nos seus imãs, nada de espantoso.
o fluido do cvt fica escuro mesmo, ele e submetido a temperaturas por volta de 90~100 graus o tempo todo e escurece mesmo.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 11:55 am

WilsonM escreveu:parabéns pelo trabalhão, Allan

achei normal a limalha nos seus imãs, nada de espantoso.
o fluido do cvt fica escuro mesmo, ele e submetido a temperaturas por volta de 90~100 graus o tempo todo e escurece mesmo.

Pois é, essa limalha não achei tão exagerada quanto o pessoal do facebook comentou não, mas...

Esqueci de dizer que agora o carro está nos trinques, câmbio mais silencioso, encaixando mais rápido nas saídas. Gostei mesmo do resultado. Obrigado a todos vocês que colocaram tantas informações aqui, o que tornou possível que eu conseguisse fazer por conta própria esse serviço!
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 05, 2017 12:10 pm

Allan, admiro sua coragem! Está de parabéns.

Mas diga, você tirou a tampa do cárter do motor também? Para que?

Em relação a limalha tem apenas pouca coisa a mais do que tinha no meu (se bem que troquei tudo aos 100k). Mas nada demais.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 12:23 pm

PauloEduardo escreveu:Allan, admiro sua coragem! Está de parabéns.

Mas diga, você tirou a tampa do cárter do motor também? Para que?

Em relação a limalha tem apenas pouca coisa a mais do que tinha no meu (se bem que troquei tudo aos 100k). Mas nada demais.

Obrigado, Paulo. rsrsrs

Esqueci de mencionar que retirei o protetor do carter do motor, mas já editei o texto.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por leonardo lucas em Seg Jun 05, 2017 2:46 pm

putz!! só em rodar 1200km...para tentar trocar o óleo do cvt,com alguém especializado,já demostra sua garra,disposição,determinação e acima de tudo cuidado com o carro;parabéns!!

leonardo lucas

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 3:13 pm

leonardo lucas escreveu:putz!! só em rodar 1200km...para tentar trocar o óleo do cvt,com alguém especializado,já demostra sua garra,disposição,determinação e acima de tudo cuidado com o carro;parabéns!!

é que minha mãe mora lá em Salvador, aí uni o útil ao agradável heheheh
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por AmimXx em Qua Jun 07, 2017 11:11 pm

Galera,
Qual foi o desfecho desse caso?

AmimXx

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por raphaelrrc93 em Qui Jun 08, 2017 11:26 am

Li to tópico todo e fiquei curioso com o desfecho após quase 1 ano kkkkkkk. nunca tinha visto esse topico.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por dbarros em Qui Jun 08, 2017 2:39 pm

raphaelrrc93 escreveu:Li to tópico todo e fiquei curioso com o desfecho após quase 1 ano kkkkkkk. nunca tinha visto esse topico.
Hahaha somos 2 entao.. fiquei curioso tambem... mas é aquilo.. ou deu muito ruim e o cara explodiu o carro e nao quis nem comentar mais.. ou entao deu tao certo que até esqueceu e foi curtir rs..rs...
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Dom Jun 18, 2017 12:04 am

AmimXx escreveu:Galera,
Qual foi o desfecho desse caso?

Qual caso? O da primeira página?
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por absilva em Dom Jun 18, 2017 11:03 am

Este caso aberto pelo usuário "RodrigoEspe" (primeira página do tópico) pelo que descobri foi resolvido parcialmente.
Mas não houve retorno aqui neste tópico.
Segundo um post dele, o câmbio foi trocado, e pelo menos até Dezembro/2016 ainda tinha problemas:

http://www.nissanclube.net.br/t2309-falha-no-conversor-de-torque-modulo-do-cvt
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Tipos Oleos para CVT

Mensagem por Emerson68 em Dom Jun 18, 2017 2:22 pm

A titulo de informação, conforme pesquisas feitas em sites de lubrificantes para cambios CVT da Nissan e tbém os respectivos fabricantes de cada um deles abaixo, encontrei os seguintes lubrificantes para os cambios CVT do Sentra.

Fluido Cambio CVT
Nissan CVT NS-3
Valvoline CVT Full Synthetic  NS2/NS3
Motul Multi CVTF  Nissan NS2
Elfmatic CVT  NS2
Castrol Transmax CVT
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 1:06 pm

Pessoal, cá estou eu. Como dito acima troquei o óleo do cvt com os filtros.

Agora estou fazendo o ajuste fino do nível. Esses dias aferindo percebi que estava acima da marca hachurada.

Hoje providenciei seringa de 60 ml e mangueira de garrote (aquela que a enfermeira usa pra aplicar injeção intravenosa).

Fui tirar o óleo excedente. Tirei uns 350 ml. Reparem na cor do óleo que saiu. Estou pensando em fazer um enxague pra ver se clareia mais.

Problema é que estou bem apertado agora. O que acham?


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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por dbarros em Seg Jun 19, 2017 1:19 pm

Allan, essas fotos são após a troca?? Do que voce tirou com a seringa?

Nunca vi o fluido da mit, só se ele for mais escuro.. comparando com o do valvoline que tirei com seringa o excesso também, o seu está bem mais escuro que o meu, bem mais escuro msm..
Na troca, voce deixou escoer, e colocou o mesmo tanto apenas?
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 1:49 pm

dbarros escreveu:Allan, essas fotos são após a troca?? Do que voce tirou com a seringa?

Nunca vi o fluido da mit, só se ele for mais escuro.. comparando com o do valvoline que tirei com seringa o excesso também, o seu está bem mais escuro que o meu, bem mais escuro msm..
Na troca, voce deixou escoer, e colocou o mesmo tanto apenas?

Essas duas fotos em que aparecem a seringa são do óleo após a troca. Antes da troca está um pouco mais acima na página deste mesmo tópico.

O óleo da mitsubishi é um amarelo bem claro, cor de guaraná eu diria.

Tirei o bujão e o carter do cambio. Medi quanto deu e coloquei a mesma quantidade. Só que ao conferir novamente dps o nível estava um pouco abaixo. Confesso que não medi milimetricamente não. Aí ao repor acabei colocando a mais e agora estou retirando. Mas fiquei bem assustado com a cor do que saiu.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 19, 2017 2:40 pm

Allan, está escuro assim porque o novo óleo está promovendo a limpeza interna do câmbio. Mesmo escoando o antigo fica muita sujeira impregnada.

Se o carro estiver bem e sem zunido eu não trocaria agora. Daqui a uns 20k talvez.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 2:48 pm

PauloEduardo escreveu:Allan, está escuro assim porque o novo óleo está promovendo a limpeza interna do câmbio. Mesmo escoando o antigo fica muita sujeira impregnada.

Se o carro estiver bem e sem zunido eu não trocaria agora. Daqui a uns 20k talvez.

Entendi, Paulo.

O carro nunca esteve tão bem como agora, nunca zuniu. Acredito que o óleo novo, menos denso do que o anterior, faz com o que o conversor de torque engate com maior facilidade.

Comparando o óleo como está hoje com o que saiu na troca é visível a diferença de viscosidade. O novo é bem menos viscoso.

Estava pensando em tirar tudo o que conseguisse com a seringa, que acredito não sair muito mais que um litro e repor com o óleo novo que sobrou da troca. Ainda tenho uns dois litros aqui. O que me diz?
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 19, 2017 3:39 pm

Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 4:06 pm

PauloEduardo escreveu:Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing

Vá por mim: tirar o bujão do cárter dá muito mais trabalho do que ficar puxando com a seringa kkkk

Teria que botar o carro numa rampa de lava jato, talvez tirar o protetor de cárter do motor, pra só então chegar no bujão. E dps recolocar tudo de novo kkkk
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por dbarros em Seg Jun 19, 2017 5:00 pm

allanstolt escreveu:
PauloEduardo escreveu:Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing

Vá por mim: tirar o bujão do cárter dá muito mais trabalho do que ficar puxando com a seringa kkkk

Teria que botar o carro numa rampa de lava jato, talvez tirar o protetor de cárter do motor, pra só então chegar no bujão. E dps recolocar tudo de novo kkkk

O bujão do carter do CVT é igual a do carter de óleo do motor? Estou usando o bujao magnetico no do motor, se fosse o mesmo tamanho será que ajudaria em algo no cvt? se bem que ele ja possui os imas próprio..
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 19, 2017 6:23 pm

dbarros escreveu:
allanstolt escreveu:
PauloEduardo escreveu:Se está com uns dois litros aí dando bobeira eu usaria. Mas eu tentaria tirar esta mesma quantidade de óleo pelo bujão do cárter mesmo. Com cuidado e com o carro frio para não me queimar. Iria me sujar todo mas tá valendo Laughing

Vá por mim: tirar o bujão do cárter dá muito mais trabalho do que ficar puxando com a seringa kkkk

Teria que botar o carro numa rampa de lava jato, talvez tirar o protetor de cárter do motor, pra só então chegar no bujão. E dps recolocar tudo de novo kkkk

O bujão do carter do CVT é igual a do carter de óleo do motor? Estou usando o bujao magnetico no do motor, se fosse o mesmo tamanho será que ajudaria em algo no cvt? se bem que ele ja possui os imas próprio..

Não sei te dizer isso. É uma excelente ideia essa do bujão magnético. O Barlotti postou um vídeo em que ele coloca um imã no filtro de óleo com uma braçadeira. Muito massa
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Re: Óleo para CVT (Troca)

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