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Óleo para CVT (Troca)

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Ter Maio 30, 2017 2:46 pm

Quente sem dúvida. O óleo aquecido escoa melhor.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por LucioNeto em Ter Maio 30, 2017 7:24 pm

Muito obrigado Paulo!

Aproveitando, gostaria de levantar uma questão que até agora nao li no forum a respeito.
Achei uma oficina que só mexe com câmbio automatico aqui em uberlândia e que faz a troca do oleo pela máquina, a mão de obra fica em $150. Achei interessante, acho que vou fazer a troca por este método.
Pois bem, vamos à questão. Conversando com o mecânico a respeito do tipo de oleo, perguntei sobre o oleo da lubrax, do lancer... então o mecânico me disse que jamais arriscaria utilizar este óleo sem ter absoluta certeza de que ele atende aos requisitos ns2/ns3 (nessa hora vi que ele sabia o que estava falando)... entao perguntei: "mas se o cambio é idêntico, por obvio, o oleo também deve ser o mesmo da nissan"... entao ele disse (e faz muito sentido): é aí que todo mundo se engana.. cambio realmente é o mesmo... mas o "conjunto" é diferente.. motor, sistema de arrefecimento do cambio, torque do motor, peso do carro, software utilizado, e uma série de fatores que fazem o cambio trabalhar de forma diferente em cada carro, pois são câmbios idênticos instalados em plataformas diferentes... cada carro exige um trabalho diferente do cambio (por esta ótica eu ainda nao tinha analisado).. Então falei pra ele sobre o oleo da valvoline, pesquisamos na internet e esse ele aprovou, por atender aos requisitos ns2 e ns3... ele mesmo nunca usou... mas disse que é compatível... quanto ao oleo da lubrax, nao achamos as especificações tecnicas pra avaliar se é viável sua utilização nos nossos sentras... segundo ele, ja cansou de consertar cambio cvt que deu pau pela utilização de óleo incorreto... ele só usa o oleo original da nissan nessa caixa, e com certa razão: imaginem que um cambio desse dê problema após a troca de oleo, sendo que ele, o mecanico, indicou outra marca (mesmo que compatível).. claro que o dono do carro vai cair matando né! Entao ele enfatizou que eu posso até comprar outro oleo, valvoline ou mesmo o lubrax, que ele faz a troca, DESDE que eu assine um termo de responsabilidade assumindo todo e qualquer risco.

Então essa é a questão, e queria a opinião dos colegas a respeito. Eu acho que o que o mecânico disse faz sentido.. e vocês o que acham?

Grande abraço a todos!

LucioNeto

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por Regina Célia Zanelatto em Ter Maio 30, 2017 9:18 pm

Ola LucioNeto. Já estava me programando pra trocar o óleo do CVT com o óleo do Lancer, da Mitsubishi. Mas depois do seu questionamento fiquei na dúvida. Confesso que gerou uma certa insegurança. O especialista em troca de óleo de CVT me informou que não usa o Valvoline por ser muito fino. Disse que usa um importado, mas não disse a marca nem o valor Alguém do fórum poderia opinar a respeito? Obrigada

Regina Célia Zanelatto

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por JJheck em Qua Maio 31, 2017 12:53 am

Como o sentra do lúcio e o meu que tem hoje 150k. Nunca zuniram. E nunca trocaram o oleo.Eu levei o meu ao limite em subidas e não zuniu. Outros sentras com 1/3 desta km já apresenta zunido. Duvido muito ser o óleo o culpado. Pois segundo os relatos, um câmbio zunido mesmo com trocas de óleo cvt ele continua zunido. Ora menos, mas continua. Se fosse óleo teria de parar. Restam duas hipóteses. Ou o câmbio tem algum defeito. Ou quando zero km não foi amaciado corretamente. O primeiro proprietário sentou o pé na tábua. Esta ao meu ver é a causa mais provável.

JJheck

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por LucioNeto em Qua Maio 31, 2017 6:47 am

Pode ser JJheck... mas eu acho que o oleo do cvt do meu carro foi trocado sim, e "desconfio" que foi na campanha da troca da vareta.. ontem pedi pro mecanico dar uma olhada na aparência do oleo (sempre q paro em uma mecânica peço pra olhar) e até agora todos disseram que o oleo não é velho..mas enfim... sobre qual oleo utilizar, estou tentado a ir de Mit mesmo.. ja li aqui mesmo no forum dezenas de pessoas que usaram este oleo, voltaram aqui pra dizer que estavam satisfeitos... mas feedback de longo prazo eu ainda nao vi... entao, queria ouvir opiniões de quem usa oleo mit a 2, 3, 4 anos... que ja trocou varias vezes... que ja rodou 40k, 50k, 80k, 100k com este oleo.. como vem sendo o comportamento do cambio neste tempo? Feedback de 1 semana de uso temos vários. Cadê os de longo prazo?

LucioNeto

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por WilsonM em Qua Maio 31, 2017 9:23 am

óleo importado para CVT deve ser o alemão Febi.

o Valvoline vem sendo usado pelos consumidores norte-americanos há um certo tempo já, foi através dos forums americanos que eu tomei conhecimento do fluido, isso a coisa de uns 4 anos atrás.

o fluido da Mit me parece que o pessoal anda trocando com frequencia bem curta, coisa de 25.000 km, mas como os colegas disseram, o Lancer tem uma concepção diferente do Sentra.

Quanto a fluido ser mais ou menos viscoso, me preocupa um pouco o fluido mais denso, porque acaba impactando na bomba, conversor de torque, dutos e corpo de válvulas. Acho que uma característica desejável seria uma excelente troca térmica, tanto é que Lancer com radiador de CVT tem aos montes por aí. Já o Sentra não tem, pode ser porque o fluido é diferente e por causa da natureza do projeto.

Dito tudo isto, o NS-3 me parece a melhor opção para uma troca simples, sem flush. A questão que não tem resposta é quando fazer a troca. Antigamente, o pessoal do nicoforum dos USA monitorava pelo consult3 o número de giros do câmbio, antigamente este era um parâmetro que indicava necssidade de troca do fluido, como eu nunca vi no meu, pode ser que a Nissan tenha retirado este parãmetro. Tem oficina renomada que afirma ser necesssário fazer a troca a cada 40.000km. E tem oficina que nem se atreve a mexer se não tiver dando problema.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por LucioNeto em Qua Maio 31, 2017 9:48 am

É Wilson.. tanto se discute sobre os fluídos para o CVT que no final das contas, tudo continua sendo uma grande incógnita (pelo menos pra mim, na minha ignorância). Uns condenam o valvoline e exaltam o lubrax, e vice-versa... estes são os mais baratos.. penso que o valvoline seja mais difundido no USA também pelo fator clima, já que o fluído é menos viscoso e o clima lá é mais frio (me corrija se eu estiver errado).

O que eu não quero é ser obrigado a gastar quase $200 em um único litro de fluído, acho descabido esse valor.. e ainda que gastasse esse absurdo, não há garantias de que não terei problemas... Vou aproveitar que meu óleo ainda não está velho, que meu carro não apresenta qualquer anomalia no câmbio, e procurar mais informações, até ter segurança..

O valvoline, pelas especificações ténicas atende a NS2 e NS3.. conforme já li no outro tópico, de 40 páginas, a nissan alega que o NS3 é incompatível com NS2 (teoricamente, não poderia ser usado no Sentra).. sendo tão diferentes as duas caracteríasticas, como poderia um óleo atender às 2, simultaneamente?

Só toquei neste assunto para exemplificar como ainda é "enigmática" a questão do óleo para o cvt.. mas morrer em $200 em um litro na nissan, isso está fora de questão..

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por WilsonM em Qua Maio 31, 2017 10:04 am

a fabricante do câmbio, Jatco, me respondeu por email que o CVT do B16 é compatível com o NS-3. Uma das oficinas mais antigas e renomadas daqui (a mariomatic) vem usando o fluido original da Nissan faz algum tempo.

entendo você, se o cãmbio não tem problema, par quê mexer com ele. Mas fique de olho em sintomas de problemas.

E tem uma conta matemática a fazer, gastar R$1.000 a cada 30.000km, ou deixar para abrir e limpar oo câmbio a cada 100.000 km?
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por LucioNeto em Qua Maio 31, 2017 10:14 am

Então Wilson.. prefiro gastar $1000 a cada 30k, até porque, descer o cambio é pelo menos 1 semana sem carro... aí não dá...

Quanto ao seu questionamento junto à Jatco, vc já questionou sobre os diversos fluídos que se dizem compatíveis com nosso cvt?

Já ouvi falar muito bem da Mariomatic, Teomave, etc.. vc acabou de afirmar que eles vem usando o fluido ORIGINAL da nissan (certamente o ns3).. aí me vem a pergunta que não quer calar: será que eles usam o original pra "tirar o deles da reta", caso algum cambio venha a apresentar problema, ou seria porque realmente, julgam que qualquer outro óleo não é indicado para o cvt do sentra? Neutral Neutral Neutral Neutral

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por WilsonM em Qua Maio 31, 2017 10:37 am


http://www.nissanclube.com.br/2017/05/next-gen-xtronic-cvt.html

Pelo desenho esquemático acima a gente consegue entender o que a Nissan afirmou sobre o novo CVT ter menor atrito.

Quanto aos outros fluidos no mercado, acho que ninguém fez testes, geralmente pegam apenas características do fluido (densidade, ponto de fulgor, ponto de ebulição e outros) e comparam com o fluido original para ver se atendem a especificação.

bom, no lugar das oficinas eu também iria só na certeza, fluido original, peça original.
Teve um colega aqui de SPaulo que foi no Nelio e teve de trocar três vezes em seguida o fluido. E o Nelio nem teve culpa.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Qua Maio 31, 2017 4:57 pm

Concordo com seu mecânico LucioNeto. Mas só há um pequeno detalhe nas observações dele. No Lancer, um carro mais potente e com características esportivas certamente a transmissão é MAIS exigida que no Sentra. Entretanto, como o óleo é novo não há evidências quanto a sua durabilidade.

Além disso há muita informação truncada no assunto. Se a próxima Nissan alega que o NS-3 é incompatível com NS-2 como fazemos agora, uma vez que ela mesma não fornece mais o NS-2? E como que tanto o Valvoline como muitos outros são compatíveis com NS-2 e NS-3?

E é claro que os reparadores vão sempre usar o original. No lugar deles faria o mesmo. Senão o risco de levar um processo nas costas é grande.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por LucioNeto em Qua Maio 31, 2017 8:29 pm

Verdade paulo.. mas o lancer conta com radiador para dissipar o calor do oleo enquanto sentra, um humilde trocador de calor..

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Sex Jun 02, 2017 6:36 pm

O radiador veio no Lancer a partir de 2012, salvo engano. O pessoal sofria muito com o zunido antes dele.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 11:40 am

Bom dia pessoal!

Venho aqui compartilhar com vocês a minha saga da troca completa do óleo do cvt do meu sentra s 12/13.

Comprei as peças (filtros, junta da carter e anel do trocador de calor) ano passado, fui até o Teomave em Salvador (moro em Natal-RN, 1200 km de distância), mas acabou que não consegui efetuar a troca com ele.

Então acabou que o tempo foi passando e sem ninguém confiável em Natal para realizar esse tipo de serviço (high torque me cobrou 250 só de MO, mas eles não sabiam que o câmbio tinha dois filtros, nem a quantidade que teria que ser colocada) resolvi fazer eu mesmo.

Recebi um dinheiro extra e providenciei a compra de 7L de óleo J4 na mitsubishi.

O trabalho, pra mim que não tinha uma ferramenta específica para retirada do trocador de calor, pois o acesso é muito difícil a 2 de seus 4 parafusos, foi extenuante. Acessei o trocador de calor pela caixa de roda dianteira esquerda, mas penso que retirando a bateria o acesso a estes parafusos é bastante facilitado. Demorei 5 horas para terminar o procedimento. E saí sujo, bastante sujo! rsrsrs

O filtro do trocador de calor estava completamente preto, tinha limalha nos imãs, não sei dizer se muita ou adequada limalha (meu carro está com 64k km rodados) e o oléo tinha cor de café/coca-cola e um odor de queimado forte.

Vendo o estado de tudo com apenas 64k km rodados fico imaginando carros perto de 100 mil km ou até mais como não deve estar o estado do câmbio já...imagine os que já estão zunindo?

Retirar o cárter e o filtro de metal não deu trabalho. O problema foi retirar o protetor do carter do motor, pois a gambiarra que o segura ao carro é grande.

Vou tentar postar o vídeo que fiz dos imãs do carter e as fotos do óleo e do filtro do trocador de calor.








Última edição por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 12:22 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por WilsonM em Seg Jun 05, 2017 11:51 am

parabéns pelo trabalhão, Allan

achei normal a limalha nos seus imãs, nada de espantoso.
o fluido do cvt fica escuro mesmo, ele e submetido a temperaturas por volta de 90~100 graus o tempo todo e escurece mesmo.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 11:55 am

WilsonM escreveu:parabéns pelo trabalhão, Allan

achei normal a limalha nos seus imãs, nada de espantoso.
o fluido do cvt fica escuro mesmo, ele e submetido a temperaturas por volta de 90~100 graus o tempo todo e escurece mesmo.

Pois é, essa limalha não achei tão exagerada quanto o pessoal do facebook comentou não, mas...

Esqueci de dizer que agora o carro está nos trinques, câmbio mais silencioso, encaixando mais rápido nas saídas. Gostei mesmo do resultado. Obrigado a todos vocês que colocaram tantas informações aqui, o que tornou possível que eu conseguisse fazer por conta própria esse serviço!
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por PauloEduardo em Seg Jun 05, 2017 12:10 pm

Allan, admiro sua coragem! Está de parabéns.

Mas diga, você tirou a tampa do cárter do motor também? Para que?

Em relação a limalha tem apenas pouca coisa a mais do que tinha no meu (se bem que troquei tudo aos 100k). Mas nada demais.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 12:23 pm

PauloEduardo escreveu:Allan, admiro sua coragem! Está de parabéns.

Mas diga, você tirou a tampa do cárter do motor também? Para que?

Em relação a limalha tem apenas pouca coisa a mais do que tinha no meu (se bem que troquei tudo aos 100k). Mas nada demais.

Obrigado, Paulo. rsrsrs

Esqueci de mencionar que retirei o protetor do carter do motor, mas já editei o texto.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por leonardo lucas em Seg Jun 05, 2017 2:46 pm

putz!! só em rodar 1200km...para tentar trocar o óleo do cvt,com alguém especializado,já demostra sua garra,disposição,determinação e acima de tudo cuidado com o carro;parabéns!!

leonardo lucas

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Seg Jun 05, 2017 3:13 pm

leonardo lucas escreveu:putz!! só em rodar 1200km...para tentar trocar o óleo do cvt,com alguém especializado,já demostra sua garra,disposição,determinação e acima de tudo cuidado com o carro;parabéns!!

é que minha mãe mora lá em Salvador, aí uni o útil ao agradável heheheh
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por AmimXx em Qua Jun 07, 2017 11:11 pm

Galera,
Qual foi o desfecho desse caso?

AmimXx

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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por raphaelrrc93 em Qui Jun 08, 2017 11:26 am

Li to tópico todo e fiquei curioso com o desfecho após quase 1 ano kkkkkkk. nunca tinha visto esse topico.
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por dbarros em Qui Jun 08, 2017 2:39 pm

raphaelrrc93 escreveu:Li to tópico todo e fiquei curioso com o desfecho após quase 1 ano kkkkkkk. nunca tinha visto esse topico.
Hahaha somos 2 entao.. fiquei curioso tambem... mas é aquilo.. ou deu muito ruim e o cara explodiu o carro e nao quis nem comentar mais.. ou entao deu tao certo que até esqueceu e foi curtir rs..rs...
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por allanstolt em Dom Jun 18, 2017 12:04 am

AmimXx escreveu:Galera,
Qual foi o desfecho desse caso?

Qual caso? O da primeira página?
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Re: Óleo para CVT (Troca)

Mensagem por absilva em Dom Jun 18, 2017 11:03 am

Este caso aberto pelo usuário "RodrigoEspe" (primeira página do tópico) pelo que descobri foi resolvido parcialmente.
Mas não houve retorno aqui neste tópico.
Segundo um post dele, o câmbio foi trocado, e pelo menos até Dezembro/2016 ainda tinha problemas:

http://www.nissanclube.net.br/t2309-falha-no-conversor-de-torque-modulo-do-cvt
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Re: Óleo para CVT (Troca)

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