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Re: Óleo para CVT (Troca)
Paulo, então caso seja isso não precisa descer o cambio pra arrumar?
LucioNeto- Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/05/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
achei que planetária de diferencial fosse coisa de carro com tração traseira.
ou no caso do Sentra, estamos falando só da junta da homocinética, então?
ou no caso do Sentra, estamos falando só da junta da homocinética, então?
Re: Óleo para CVT (Troca)
Todo carro tem que ter diferencial seja tração dianteira ou traseira. E a planetária está lá em todos eles.
E sim, tem que descer o câmbio pois o diferencial apesar de mecanicamente independente do CVT está embutido dentro da transmissão. E sinceramente seu mecânico tem razão. Geralmente isso perdura durante muitos anos e quilômetros rodados. Não acho que valha a pena mexer de imediato.
E sim, tem que descer o câmbio pois o diferencial apesar de mecanicamente independente do CVT está embutido dentro da transmissão. E sinceramente seu mecânico tem razão. Geralmente isso perdura durante muitos anos e quilômetros rodados. Não acho que valha a pena mexer de imediato.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
É.. vou procurar 2as, 3as e 4as pareceres mecânicos.. talvez seja a homocinética, cubo de roda, ou outra coisa mais facil de resolver.. se for a tal planetária mesmo, vai ter que esperar.. pois pelo que eu entendi, postergar este reparo em nada afetaria o CVT em si.. Muito obrigado a todos pelas valiosas dicas!
LucioNeto- Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/05/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
Galera, problema resolvido com simples aperto no cubo da roda.......
LucioNeto- Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/05/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
É cara. As vezes os "especialistas" (seja Mecânico, Médico, Advogado, etc) vão atrás da resposta mais complicada, e o problema é muito mais simples do que parece.
Só de não abrir o câmbio já economizou uns R$ 5K.
Martin
Só de não abrir o câmbio já economizou uns R$ 5K.
Martin
lenhador2001- Mensagens : 433
Data de inscrição : 15/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Tenho sorte de ter um amigo, cujo irmão trabalhou por 12 anos na oficina da Nissan aqui de uberlandia.. esse cara saiu da nissan a 5 anos, e abriu sua própria oficina.. Levei o carro pra ele ver, aproveitando o horário do almoço.. quando tentei explicar o que estava acontecendo (o tal estalo), antes que eu tivesse terminado de falar ele já falou q é crônico do sentra, de tempos em tempos tem que dar um aperto nos cubos... dito e feito.. colocou o carro no elevador, reapertou os cubos e adeus estalo.... custo zero.
LucioNeto- Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/05/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
É amigo PauloEduardo, estava sumido por conta do serviço, peguei uma chefia aqui em Brasília e estava sem tempo até de entrar no fórum. Ainda estou com o Fluence, mas estou tratando muito menos dele, por conta do serviço, mas agora que coloquei a "casa" em dia, agora vou poder cuidar mais dele é comparecerei mais vezes ao fórum.PauloEduardo escreveu:James T. Kirk escreveu:A tá, acho que não li seu post direito então. Mas essa troca com 147kkm foi a primeira do carro? Se foi, pode ser que esteja ai o problema, pois nessa quilometragem já deveria ter feito ao menos uma troca aos 80kkm, no mínimo.
Grande James!!! Enfim reapareceu. Estava sumido. E como vai o "tubarão"? Ainda está com ele? Se bem me recordo parece que pretendia trocá-lo, não?
Mas enfim, quanto ao "tec" parece que este vem da planetária do diferencial. Caso seja pouco tem a ver com o CVT em si. Esta folga pode acontecer com qualquer carro.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Óleo para CVT (Troca)
James, acho que com o CVT e as ruas planas aí onde você está, deve estar com o carro super-econômico
Re: Óleo para CVT (Troca)
Bom dia galera....
Fiz a primeira troca parcial do CVT, e o óleo que saiu foi direto para uma jarra, onde dentro da jarra parecia bem preto, porem na hora que estava sendo escoado ele não era tão preto assim, ele era meio vermelho, e parecia até está clarinho e na vareta ele também estava um vermelho claro....
Alguém sabe me dizer que óleo vermelho o antigo dono usou?
Quase esqueci em dizer que comecei a usar o Valvoline CVT. Carro com 97 mil km.
Obrigado.
Fiz a primeira troca parcial do CVT, e o óleo que saiu foi direto para uma jarra, onde dentro da jarra parecia bem preto, porem na hora que estava sendo escoado ele não era tão preto assim, ele era meio vermelho, e parecia até está clarinho e na vareta ele também estava um vermelho claro....
Alguém sabe me dizer que óleo vermelho o antigo dono usou?
Quase esqueci em dizer que comecei a usar o Valvoline CVT. Carro com 97 mil km.
Obrigado.
anderson.pf- Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/12/2016
Re: Óleo para CVT (Troca)
Possivelmente era fluído CVT Castrol, que a Mitsubishi usava na ASX até 2012.
Cheguei a usar esse fluído no meu Sentra (ele tinha cor avermelhada).
Cheguei a usar esse fluído no meu Sentra (ele tinha cor avermelhada).
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Óleo para CVT (Troca)
Beeeemmm mais econômico, no entanto acabo gastando mais ou menos o mesmo que no interior do PR, pois tudo aqui é longe.WilsonM escreveu:James, acho que com o CVT e as ruas planas aí onde você está, deve estar com o carro super-econômico
Está fazendo 11 ~12km/L e olha que ainda nem troquei as velas e já está com 115kkm
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Óleo para CVT (Troca)
Já trocou o fluído e filtros do câmbio, James?
Aliás, depois que você descobriu o tal filtro de cartucho agora todo mundo fala dele. Já tem até kit completo para troca com todos os filtros e juntas no Mercado Livre.
Aliás, depois que você descobriu o tal filtro de cartucho agora todo mundo fala dele. Já tem até kit completo para troca com todos os filtros e juntas no Mercado Livre.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Ainda não troquei, mas tenho que trocar, mesmo porque eu queria ficar com esse carro até o final do ano que vem, no mínimo.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Óleo para CVT (Troca)
(...)James T. Kirk escreveu: (...)
Beeeemmm mais econômico, no entanto acabo gastando mais ou menos o mesmo que no interior do PR, pois tudo aqui é longe.
Está fazendo 11 ~12km/L e olha que ainda nem troquei as velas e já está com 115kkm
@James, qual fluído você está usando no CVT do seu Fluence?
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Óleo para CVT (Troca)
Estou usando o da Mitsubishi, o verde ainda que troquei salvo engano aos 50kkm. Fiz 2 trocas com intervalo de 1 semana entre elas. O carro está perfeito, mas vou fazer uma troca completa antes de dezembro, pois pretendo pegar a estrada com ele. Dessa vez vou trocar os filtros.
James T. Kirk- Mensagens : 315
Data de inscrição : 21/10/2015
Localização : Brasília-DF
Re: Óleo para CVT (Troca)
O do meu foi trocado em Dezembro/2016 (troca parcial) e tudo bem até aqui.
Da próxima vez vou experimentar o fluído CVT da Valvoline.
Da próxima vez vou experimentar o fluído CVT da Valvoline.
absilva- Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE
Re: Óleo para CVT (Troca)
Ao menos quanto ao funcionamento do câmbio o Valvoline é excelente! O carro responde de maneira bem rápida. Aquela sensação de patinação que tanto se reclama do CVT diminuiu consideravelmente. Já havia diminuído com o Lubrax/Mit mas agora ainda mais.
Resta saber quanto a durabilidade.
Resta saber quanto a durabilidade.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Boa tarde!!
Meu Sentra está prestes a fazer 70k km. Ele não tem nenhuma anomalia no câmbio CVT, mas pretendo fazer uma preventiva ao 80k km. Já vi aqui no fórum que deve-se drenar o fluído (o que é parcial, já que uma parte do antigo fica nas polias), substituir o filtro (ou os filtros) e limpar os resíduos de limalha no cárter. No entanto não vi qual o custo deste serviço e o tempo estimado do processo. Alguém pode comentar?
Vi um vídeo do Mariomatic (SBC/SP) afirmando que após o serviço realizado, deve-se fazer uma nova troca do fluído entre 20k e 30k km. Pergunto: será que isso é realmente necessário? Não há uma forma de drenar este fluído por completo quando abre-se o câmbio? Afinal de contas, trata-se de um serviço específico e não rotineiro, além de acreditar que o serviço é oneroso .
Valeu pessoal!! Obrigado.
Meu Sentra está prestes a fazer 70k km. Ele não tem nenhuma anomalia no câmbio CVT, mas pretendo fazer uma preventiva ao 80k km. Já vi aqui no fórum que deve-se drenar o fluído (o que é parcial, já que uma parte do antigo fica nas polias), substituir o filtro (ou os filtros) e limpar os resíduos de limalha no cárter. No entanto não vi qual o custo deste serviço e o tempo estimado do processo. Alguém pode comentar?
Vi um vídeo do Mariomatic (SBC/SP) afirmando que após o serviço realizado, deve-se fazer uma nova troca do fluído entre 20k e 30k km. Pergunto: será que isso é realmente necessário? Não há uma forma de drenar este fluído por completo quando abre-se o câmbio? Afinal de contas, trata-se de um serviço específico e não rotineiro, além de acreditar que o serviço é oneroso .
Valeu pessoal!! Obrigado.
Antonio Carlos R Teixeira- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 56
Localização : São Paulo ZN
Re: Óleo para CVT (Troca)
Questões de custo são difíceis de responder pois depende de uma série de fatores. O serviço, apesar de trabalhoso não é tão difícil de se fazer. Teve gente aqui que fez em casa, inclusive. Neste caso o custo da mão de obra, por exemplo, pode ir de zero a algumas boas centenas de reais. Outro fator é o óleo a ser usado. Se deseja o original NS-3 da Nissan ou Motul o litro é bem mais caro do que o Lubrax/Mit ou Valvoline CVT, dois óleos muito usados no momento.
Considerando tudo isto diria que poderá gastar de uns R$700 a R$1400.
Considerando tudo isto diria que poderá gastar de uns R$700 a R$1400.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
PauloEduardo escreveu:Questões de custo são difíceis de responder pois depende de uma série de fatores. O serviço, apesar de trabalhoso não é tão difícil de se fazer. Teve gente aqui que fez em casa, inclusive. Neste caso o custo da mão de obra, por exemplo, pode ir de zero a algumas boas centenas de reais. Outro fator é o óleo a ser usado. Se deseja o original NS-3 da Nissan ou Motul o litro é bem mais caro do que o Lubrax/Mit ou Valvoline CVT, dois óleos muito usados no momento.
Considerando tudo isto diria que poderá gastar de uns R$700 a R$1400.
Paulo,
Agradeço a info.
Ficou a dúvida sobre a necessidade de drenagem do fluído para "descontaminar" do que estava sendo utilizado. O custo por litro não é amigável. Tampouco o trabalho, mesmo que feito em casa. Será que não há uma técnica para esgotar todo o fluído velho e se livrar desta manutenção? Bem, pelos próximos 70, 80k km.
Antonio Carlos R Teixeira- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 56
Localização : São Paulo ZN
Re: Óleo para CVT (Troca)
pra esgotar totalmente o fluido antigo, só abrindo totalmente o conversor de torque e câmbio. Trabalho pra oficina bem equipada, e abrindo dá para promover limpeza de discos de composite, corpo de válvulas e conversor de torque.
O fluido original da Nissan é bem durável, e esse também é meu receio, sei que se trocar a primeira vez, as trocas posteriores terão de ser bem mais curtas, já que não dá para descontaminar totalmente o fluido.
O fluido original da Nissan é bem durável, e esse também é meu receio, sei que se trocar a primeira vez, as trocas posteriores terão de ser bem mais curtas, já que não dá para descontaminar totalmente o fluido.
Re: Óleo para CVT (Troca)
É WilsonM. Fica esse paradoxo.
Bom, em trocas de óleo do motor também há contaminação. E nem por isso fazemos uma nova substituição para descontaminar. Acredito que utilizando um bom fluído CVT, substituir o filtro e fazer uma boa limpeza no cárter e no trocador de calor seja suficiente para rodar ao menos 50k km. Se o uso não for severo, até mais do que isso. Aqui na Zona Norte de SP tem uma oficina especializada em automáticos. Mas nunca tive a oportunidade de passar por lá para especular. A bem da verdade, sempre tive carros automáticos e nunca me importei com isso. O último que tive (Logan AT4), a recomendação para o fluido do câmbio era aos 100k km. Vendi com 80k e sem problemas. O Sentra também está OK até o momento. É que "acende o alerta" devido aos inúmeros relatos do pessoal aqui no Nissan Clube quanto a esse tópico.
Bom, em trocas de óleo do motor também há contaminação. E nem por isso fazemos uma nova substituição para descontaminar. Acredito que utilizando um bom fluído CVT, substituir o filtro e fazer uma boa limpeza no cárter e no trocador de calor seja suficiente para rodar ao menos 50k km. Se o uso não for severo, até mais do que isso. Aqui na Zona Norte de SP tem uma oficina especializada em automáticos. Mas nunca tive a oportunidade de passar por lá para especular. A bem da verdade, sempre tive carros automáticos e nunca me importei com isso. O último que tive (Logan AT4), a recomendação para o fluido do câmbio era aos 100k km. Vendi com 80k e sem problemas. O Sentra também está OK até o momento. É que "acende o alerta" devido aos inúmeros relatos do pessoal aqui no Nissan Clube quanto a esse tópico.
Antonio Carlos R Teixeira- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 56
Localização : São Paulo ZN
Re: Óleo para CVT (Troca)
Antonio, quanto o meu estava com 60k e alguma coisa fiz uma troca parcial de quatro litros usando o ELFmatic CVT. Formalmente o único fluído no mercado nacional que se intitula como padrão NS-2 e não como compatível como os outros.
Somente aos 100k resolvi fazer a troca completa com filtros e tudo mais. E como o câmbio estava em ótimo estado poderia ter feito mais adiante com certeza.
Somente aos 100k resolvi fazer a troca completa com filtros e tudo mais. E como o câmbio estava em ótimo estado poderia ter feito mais adiante com certeza.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Paulo,PauloEduardo escreveu:Antonio, quanto o meu estava com 60k e alguma coisa fiz uma troca parcial de quatro litros usando o ELFmatic CVT. Formalmente o único fluído no mercado nacional que se intitula como padrão NS-2 e não como compatível como os outros.
Somente aos 100k resolvi fazer a troca completa com filtros e tudo mais. E como o câmbio estava em ótimo estado poderia ter feito mais adiante com certeza.
Qual foi o custo quando fez esse manutenção aos 100k km? Ficou bom?
Antonio Carlos R Teixeira- Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/04/2017
Idade : 56
Localização : São Paulo ZN
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