Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Service engine soon sentra 2008
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyOntem à(s) 8:08 pm por Matheussf

» motor Nissan
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyOntem à(s) 2:12 am por PTSC

»  SUPERAQUECIMENTO LIVINA
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyQua Out 16, 2024 2:06 pm por Marcio F

» Farol de LED do Kicks Exclusive no Advance
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyQua Out 16, 2024 1:11 pm por demourarj

» Peças de Reposição B16
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyQua Out 16, 2024 8:32 am por Felipe Alexandre

» Atualização Multi app
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyTer Out 15, 2024 5:55 pm por Diego Carvalho

» bateria Nissan
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyTer Out 15, 2024 1:00 pm por PTSC

» Problema Versa 1.6 2014 com óleo 5W30...
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptyTer Out 15, 2024 7:52 am por Swytz Jose Silva tavares

» Barulho na parte de trás do KIcks 2019
Central Multimidia Nissan Novo Sentra EmptySeg Out 14, 2024 8:16 pm por pkchu

Inscreva-se!


Central Multimidia Nissan Novo Sentra

Ir para baixo

Central Multimidia Nissan Novo Sentra Empty Central Multimidia Nissan Novo Sentra

Mensagem por WilsonM Sáb Jul 20, 2024 11:44 am

por ralfetas Ontem à(s) 22:49

Adquiri bastante conhecimento em relação a central multimidia do sentra (b16 e b17) nos últimos anos e vou tentar compilar tudo aqui para ajudar os que buscam um novo rádio.

Antes de ir em uma loja, entenda seu carro, eu desisti de instaladores, a grande maioria não entende muito mais do que o básico e não vão saber resolver problemas, alguns vendedores tem bom conhecimento e esses sim valem a pena conversar. Em resumo, gaste 10 reais em um kit de ferramentas de nylon e faça vc mesmo a instalação, é muito mais fácil do que da para imaginar e é extremamente gratificante, é fácil e a chance de vc explodir o carro fazendo isso é pequena.

Entenda o que é canbus... Canbus é a rede do carro, a maioria dos componentes do carro são conectados, isso quer dizer que a CM consegue em teoria acessar informações como consumo de combustível e outras coisas, para que isso serve? Já viram câmera de ré que as linhas guias viram de acordo com o volante? É o carro enviando informações do controle de estabilidade para a CM e ela decodificando nas linhas, ou a CM sabendo sua velocidade e ajustando o volume do som automaticamente, quanto mais novo o carro, mais informação existe na canbus. Como cada fabricante tem um protocolo e cada carro tem uma versão desse protocolo, a CM não consegue simplesmente conversar com o carro, vc precisa de uma canbus box para fazer essa tradução, apenas o sentra B17 necessita disso.

-Controles no volante.
Sentra B16 usa controles resistivos, quer dizer, o controle do volante envia o sinal diretamente a CM, simples, o chicote padrão já te entrega essa função.
Sentra B17 usa controles canbus, vc aperta no volante, o sinal corre pela rede do carro e essa envia para quem precisa, pode ser o display do painel (no caso do SL), CM ou o cruise control etc...

-Qual canbus usar?
Compre com quem te vendeu a CM. Se for comprar uma CM usada que era de outro carro ai sim a informação a seguir pode ser útil.

Existem 2 marcas que conseguem ler o sentra, simplesoft e rzn, mas nesses existem milhares de tipos, modelos etc... Tem que conversar com o vendedor, enviar foto do cabo do sentra e confirmar, isso pq o sentra brasileiro é diferente do sentra asiático e de algumas versões do sentra americano, acho que de todas box que eu comprei, uma veio certa até hoje, é complicado assim...

Outro ponto a ser considerado ao comprar uma canbus por fora, não é pq vc tem a BOX que sua CM sabe que ela está lá, precisa do protocolo instalado na CM também, se for mais antiga, pode ser que ela nem tenha na lista dela a box que vc comprou, e essa lista vc não consegue simplesmente inserir, está gravada no MTU dela.

-Sentra B17 SL
A versão SL trás algumas coisas extras, a CM passa para o carro o horário e as infos de quem está telefonando, rádio etc.. que passa no display de instrumentos, a canbus box faz isso acontecer, se a CM for antiga, menos informações irão aparecer.

Outro ponto muito importante nessa versão, o som BOSE, ele tem um amplificador, certifique-se que sua CM consiga compensar o volume geral, ou vc nunca mais terá um volume baixo... sim, é muito frustrante isso...

-Sentra Asia vs Sentra America
Apesar dos carros serem praticamente iguais, existem diferenças na estrutura de instalação do rádio de ambos, os encaixes não batem, tem como fazer adaptação em 90% dos casos, mas tem casos que não da mesmo.

Para saber a diferença é fácil, nas lojas irão chamar o asiático de sylphy e o americano de sentra, outro ponto que é melhor saber, pois tem vendedor sacana por ai (falo mais disso abaixo) é que o americano/brasileiro tem os 4 encaixas na mesma direção vertical e o asiático tem os encaixes de cima na horizontal.

-Tamanho
Rádio padrão do sentra é 20cm/200mm de frente, igual ao toyota, mas o toyota tem os cantos arredondados e o nissan é quadrado, se for comprar uma CM menor comum de 178mm vc vai precisar de uma moldura para adaptar.

O tamanho 200mm não é comum, mas até marcas famosas como kenwood tem rádios 200mm.

CM android de 9 ou 10 polegadas serão grandes, vão esconder os controles do AC, existe uma moldura que substituí tudo até a saída de ar em cima, libera mais a visão do AC, mas o visual não é o mais bonito, se quiser se aventurar, existem modelos feitos para o sentra asiático que são "ultrawide", bem compridas e deixam os controles todos liberados.

-Câmera de ré
Câmera original trabalha em 10v, a câmera comprada trabalha em 12v.

Para usar a câmera original em uma CM android vc vai precisar de um transformador, existem soluções já prontas e a própria canbus box faz isso (algumas mais antigas precisam ter um transformador externo, as mais novas já tem tudo junto).

Para instalar a câmera não original, normalmente se usa o 12v que alimenta a luz de ré, ou pode-se também puxar um fio direto, esse não é um trabalho simples e não tenho como detalhar aqui.

-Marcas famosas
Pioneer, kenwood etc... não usa um sistema igual ao android "chinês", eles precisam de uma canbus diferente, os conectores são bem limitados, para tudo vai ser necessário uma interface, se seu carro for um sentra B16 tudo bem, qualquer um tem a interface necessária, se for o B17, pesquise muito... se for o B17 SL então, pense bem... o relógio no painel do SL é sincronizado com a CM, e vc pode acabar com um rádio muito bonito mas o relógio sempre marcando 00h00...

-Marcas android
Apesar de em teoria existir um número absurdo de marcas, na verdade não são tantas...

Por exemplo, existe uma linha muito famosa de CM que são Ts18, Ts10, Ts8 etc... e essa é vendida por diversas lojas, Topway, Allwinner e até mesmo a Navpro aqui no BR, então ao pesquisar uma CM, veja o modelo e confirme o que essa loja está fazendo de diferente, veja se o suporte é bom, se as especificações são iguais, mesmo receptor, bluetooth etc...

-Hardware
Existem coisas que não são muito úteis, tem CM que tem resolução 4k por exemplo, algumas coisas são perfumaria...

Em relação a CPU e RAM não pense "eu não preciso disso tudo", sim vc precisa, e muito mais... Pior coisa é engatar a ré e a CM demorar para mudar para câmera, ou ela travar, em fim... existem diversas situações que vc precisa sim de uma boa CPU e RAM, mas não vejo um cenário que vc precise de resolução 4k...

Esse texto em breve ficará antigo, mas hoje em 2024, busque 6gb de RAM e dificilmente vai errar, pq 6? Pq só processadores bons conseguem ter 6gb de RAM ou mais, esses são octacore, mas existem octacore fracos também, por isso foque no 6gb.

Espaço interno, vai do que tiver disponível, difícil o vendedor vender mais memória de armazenamento apenas, uma coisa é vinculada a outra normalmente.

-Androidauto e carplay
Olhando de forma geral, existem 2 formas de vc ter esse recurso disponível na CM android chinesa.

1- APP, é o que vem por padrão instalado, existem APPs disponíveis no google play também, de forma geral são ok, funcionam não muito bem e não muito mal, vai depender de muita coisa, em especial do seu celular, em fóruns especializados é um tópico bem comum "versão tal zlink não funciona com celular X", por isso acho que é algo que vai de sorte também...

2- Carlinkit, na minha opinião é o melhor, dificilmente vai ter problema, precisa instalar o APP deles, tem muitas opções e é constantemente atualizado, e tudo é atualizado online bem fácil, a box varia muito de preço, já vi gente pedindo 700 reais e já vi por 150 reais, eles tem loja oficial em alguns marketplaces, vantagem é que funciona em praticamente qualquer CM android, até as mais antigas (aquela nissan android que não tem androidauto por exemplo).

Androidauto e carplay sem fio.
Existem adaptadores para caso o APP não funcione no wifi... o que o adaptador vai fazer é criar uma conexão wifi entre ele o celular e falar para a CM que o celular está ali conectado fisicamente, é simples e funciona.

-Onde comprar
Se vc não quer se importar em pesquisar, aprender etc, compra no BR, lojas como Kitssom, Insanosgaragem tem diversos modelos para o sentra e são vendedores que entendem muito bem.

Navpro vende direto, tem um hardware e preço honesto, mas o suporte é ruim, conhecimento deles é limitado ao manual apenas...

Minha experiencia, comprei Navpro, tive problema e quem acabou dando uma direção para uma solução foi a Kitssom, e onde eu achei a informação final foi no XDA Forums.

Aliexpress, já vi gente que comprou e só teve alegria, meu caso foi o oposto, só tive decepção.

Devido a questão sentra asia vs america, o que eu já tive de experiencia.

Vendedor empurra CM dizendo que vai funcionar e não funciona, vc conversa, ele pede tempo, normalmente vai conversar com um engenheiro ou algo do tipo, te enrola, fala que vai enviar algo, as vezes envia, mas não é o que vc comprou no começo e ai o tempo passa e vc perde a chance de reclamar...

Ou... não funciona, vc devolve, ele diz que faltou cabos etc e leva uma bom dinheiro nisso... Já tive caso de devolver, o vendedor filmar a abertura de uma caixa claramente violada que não era a minha e disse que não havia nada ali, e perdi o dinheiro e a CM...

Outro caso que tive, abri uma disputa pq não era o que eu havia comprado, o aliexpress não quis saber, se eu quisesse devolver eu teria que pagar o frete de volta...

Caso recente, comprei no choice, não funcionou, pedi para devolver, mas chegando aos correios a etiqueta de devolução não era válida, e simplesmente não me deram uma forma de devolver o item...

Então pesquise bem e converse bastante com o vendedor, tire todas dúvidas e busque formas de se proteger, se der problema, não espere, abra disputa, marque nota baixa, reclame, não deixe o tempo passar.


Espero que esse texto ajude alguém, e caso eu tenho alguma informação errada ou incompleta, por favor me avise.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12936
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 60
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos