Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Necessidade da troca do óleo Sentra SL CVT
+6
edumxk
Murilo Carvalho
Dailson
dfreitasdias
raphaeldelucena
José Di
10 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
Página 1 de 1
Necessidade da troca do óleo Sentra SL CVT
Bom dia Pessoal.
Tenho um sentra SL 2012/2013, comprei ele zero km, hoje ele está com 180.000 e ainda via longe. rs. Nunca troquei o óleo do câmbio dele, não está apresentando ruídos ou qualquer problema de potência no carro, porém conversando com amigos eles disseram que eu sou louco por nunca trocar o óleo. Fiquei preocupado e liguei em uma concessionária Nissan, expliquei minha situação e o técnico que me atendeu disse que eles nunca trocaram óleo de câmbio CVT. E que independente da quilometragem ou vida útil do carro, não se deve trocar o óleo do câmbio, exceto se o mesmo apresentar algum ruído ou falta de potência no motor. Fiquei um pouco dividido nas informações. Alguém já passou por isso? Tenho receio em trocar e me arrepender depois. Pois pelo que me informei e li aqui no fórum, existem vários pontos a serem observados. Ex.: tipo do óleo que vão colocar, vedação, filtro, etc. Se puderem me ajudar com suas opiniões, eu agradeço. Abraços, José.
Tenho um sentra SL 2012/2013, comprei ele zero km, hoje ele está com 180.000 e ainda via longe. rs. Nunca troquei o óleo do câmbio dele, não está apresentando ruídos ou qualquer problema de potência no carro, porém conversando com amigos eles disseram que eu sou louco por nunca trocar o óleo. Fiquei preocupado e liguei em uma concessionária Nissan, expliquei minha situação e o técnico que me atendeu disse que eles nunca trocaram óleo de câmbio CVT. E que independente da quilometragem ou vida útil do carro, não se deve trocar o óleo do câmbio, exceto se o mesmo apresentar algum ruído ou falta de potência no motor. Fiquei um pouco dividido nas informações. Alguém já passou por isso? Tenho receio em trocar e me arrepender depois. Pois pelo que me informei e li aqui no fórum, existem vários pontos a serem observados. Ex.: tipo do óleo que vão colocar, vedação, filtro, etc. Se puderem me ajudar com suas opiniões, eu agradeço. Abraços, José.
José Di- Mensagens : 1
Re: Necessidade da troca do óleo Sentra SL CVT
To no mesmo cenário irmão. Meu tá com 120mil, comprei com 12…
Sem ruídos, sem perda de potência, normal.
Não vou trocar não… rsrsrs
Sem ruídos, sem perda de potência, normal.
Não vou trocar não… rsrsrs
raphaeldelucena- Mensagens : 11
WilsonM e José Di gostam desta mensagem
Temho um 2008/2009, e recebi a recomendação de trocar com 100k. Fiz a troca com uns 105k, mesmo sem apresentar nenhum tipo de problema.
Quando ele chegou aos 205k, aproximadamente, houve um vazamento de óleo do câmbio por conta de um retentor, o mesmo foi trocado e aproveitei para trocar novamente o óleo do CVT por completo junto com filtros e junta.
Estou com quase 220k e não apresentou nenhuma variação.
Isso realmente é uma incógnita, se for seguir pelo manual do carro, há instruções sobre essa troca do óleo CVT; vale dar uma lida lá.
Quando ele chegou aos 205k, aproximadamente, houve um vazamento de óleo do câmbio por conta de um retentor, o mesmo foi trocado e aproveitei para trocar novamente o óleo do CVT por completo junto com filtros e junta.
Estou com quase 220k e não apresentou nenhuma variação.
Isso realmente é uma incógnita, se for seguir pelo manual do carro, há instruções sobre essa troca do óleo CVT; vale dar uma lida lá.
dfreitasdias- Mensagens : 2
WilsonM e José Di gostam desta mensagem
Boa tarde, tenho um Versa 2016/2017 troquei o óleo do câmbio com 100.000 km. No manual manda verificar se há vazamento. Mas troquei com 100.000. Não tinha vazamento.
Dailson- Mensagens : 1
WilsonM gosta desta mensagem
José Di escreveu:Bom dia Pessoal.
O óleo do câmbio CVT é um óleo diferenciado dos demais óleos, pois ele tem que gerar permitir o atrito (entre a correia e a polia) e lubrificar (as demais partes do câmbio) ao mesmo tempo.
O câmbio CVT é excelente para andar em médias velocidades, mas ele tem um problema, ele não aceita que você ande no "PAU" o tempo todo, pois o câmbio e o óleo de câmbio esquentam, e todos sabem que o calor excessivo faz o óleo degradar suas propriedades. Daí a necessidade de trocar o óleo periodicamente de acordo com o recomendado pelo manual.
Se você usa o câmbio sem forçar muito, a tendência (eu disse tendência!) é o óleo durar muito mais, por esse motivo seu óleo deve estar bom ainda. Mas se você dá umas esticadas no carro, a tendência é que o óleo dure menos. A Nissan percebeu que o óleo do CVT esquentava muito e por isso a partir do modelo 2014 (acho eu) colocou um trocador de calor dese óleo (um pequeno radiador de óleo), e melhorou muito os problemas de superaquecimento e degradação desse óleo.
Espero ter sido útil.
Última edição por Murilo Carvalho em Seg Nov 04, 2024 5:46 pm, editado 2 vez(es)
Murilo Carvalho- Mensagens : 184
WilsonM gosta desta mensagem
Troca esse óleo urgente, no manual se n me engano deve ser 80.000
Corre muito risco desse seu cambio travar. Não vale apena arriscar.
Corre muito risco desse seu cambio travar. Não vale apena arriscar.
edumxk- Mensagens : 5
Eu tinha um Sentra 18/19 e troquei o fluido do cambio com 90.000 km, na ocasião os filtros ja estavam bem saturados e tinha uma quantidade considerável de fuligem na carcaça do cárter. Fiz como manutenção preventiva, tendo em vista que é bem melhor que uma corretiva. Coloquei todos os itens genuínos Nissan, tais como filtro interno, filtro externo, junta do cárter e fluido do cambio. A única dificuldade que tive, foi de encontrar o filtro interno e o retentor original, pois não tinha nem nas concessionarias. encontrei em uma concessionaria mas o preço era ridículo de caro. (700 reais cada). Então pesquisando pela internet, consegui comprar de um loja nissan dos EUA, enviei para uma redirecionadora postal de la, e depois reenviei para meu endereço no brasil (sim, deu um pouco de trabalho mesmo, rsrs). Mesmo pagando os impostos e o frete, não ficou nem metade do valor. Resolvi importar as peças, pq vi relatos que se não colocar o retentor original, corria o risco de ficar vazando óleo, e isso eu não queria, pq os retentores que vendem no brasil são de cortiça e não de borracha como o original. Resumindo, vale a pena sim trocar o fluido do cambio, desde que coloque os itens genuínos. Para importar as peças dos estados unidos vc precisa pesquisar pelo código da peça, isso também tive dificuldade de encontrar. Espero ter ajudado
rafael2220- Mensagens : 4
Olá, José! Tudo bem?
Achei muito interessante o ponto que você trouxe, pois abre uma ótima oportunidade para discutirmos esse tema.
Sou proprietário de um Nissan Altima 2014, que mantenho impecavelmente conservado. Trabalho na área de tecnologia (TI), mas tive a oportunidade de trabalhar por seis anos com engenheiros automobilísticos, e aprendi uma lição valiosa que levo comigo: o óleo automotivo, seja de motor ou de câmbio, tem um prazo de validade mesmo na prateleira. Ou seja, se ele pode perder suas propriedades apenas pelo tempo de armazenamento, imagina após 10 anos de uso! Com esse aprendizado, a primeira coisa que fiz ao adquirir o Altima foi trocar o óleo do câmbio.
Achei muito interessante o ponto que você trouxe, pois abre uma ótima oportunidade para discutirmos esse tema.
Sou proprietário de um Nissan Altima 2014, que mantenho impecavelmente conservado. Trabalho na área de tecnologia (TI), mas tive a oportunidade de trabalhar por seis anos com engenheiros automobilísticos, e aprendi uma lição valiosa que levo comigo: o óleo automotivo, seja de motor ou de câmbio, tem um prazo de validade mesmo na prateleira. Ou seja, se ele pode perder suas propriedades apenas pelo tempo de armazenamento, imagina após 10 anos de uso! Com esse aprendizado, a primeira coisa que fiz ao adquirir o Altima foi trocar o óleo do câmbio.
andre.jardim2010- Mensagens : 4
andre.jardim2010 gosta desta mensagem
esta discussão sobre a troca do fluido do cvt é bem antiga, no manual do veículo consta apenas necessidade de mera inspeção aos 100.000 km, lembro que um funcionário de uma das autorizadas chegou a me falar que o fluido seria lifetime.
Bem, a função do fluido do CVT é basicamente evitar o contato direto de metal com metal e tem papel importante na dissipação de calor. Como disse o Murilo Carvalho mais acima, a depender de como usamos o carro o fluido pode durar mais ou menos tempo. Quanto mais esforço o câmbio é submetido, mais calor gerado, e maior degradação do fluido.
O que eu digo pra todo mundo: ficar atento ao comportamento do câmbio, quando o fluido tá ruim, o câmbio dá sinais. O mais famoso era o zunido do CVT, sinal de que o fluido ferveu, e ao passar as bolhas pelo conversor de torque gerava o ruído. Nestes casos o caso costuma entrar em modo de emergência, com funcionamento limitado.
Ao trocar o fluido, lembrar que sem abrir o câmbio é improvável conseguir tirar 100% do fluido velho, a não ser, pelo menos em teoria, fazendo a troca em máquina.
Se for trocar o fluido, melhor é comprar o fluido na autorizada, no caso do B16 lembrar de trocar o filtro do trocador de calor. As juntas geralmente não se troca, o filtro do cárter precisa trocar.
Bem, a função do fluido do CVT é basicamente evitar o contato direto de metal com metal e tem papel importante na dissipação de calor. Como disse o Murilo Carvalho mais acima, a depender de como usamos o carro o fluido pode durar mais ou menos tempo. Quanto mais esforço o câmbio é submetido, mais calor gerado, e maior degradação do fluido.
O que eu digo pra todo mundo: ficar atento ao comportamento do câmbio, quando o fluido tá ruim, o câmbio dá sinais. O mais famoso era o zunido do CVT, sinal de que o fluido ferveu, e ao passar as bolhas pelo conversor de torque gerava o ruído. Nestes casos o caso costuma entrar em modo de emergência, com funcionamento limitado.
Ao trocar o fluido, lembrar que sem abrir o câmbio é improvável conseguir tirar 100% do fluido velho, a não ser, pelo menos em teoria, fazendo a troca em máquina.
Se for trocar o fluido, melhor é comprar o fluido na autorizada, no caso do B16 lembrar de trocar o filtro do trocador de calor. As juntas geralmente não se troca, o filtro do cárter precisa trocar.
Amigo, eu tenho um Sentra SL 2009. Eu sou mecânico de aeronaves e te falo, não existe óleo vitalício. Todo óleo perde propriedade por tempo ou por uso. Eu troquei o meu em casa. Comprei o Óleo do câmbio original na Nissan e comprei o filtro. Quem fabrica o óleo do câmbio da Nissan é a Idemitsu. Pode comprar o mesmo óleo da Nissan dessa marca que é mais barato e é o mesmo óleo. Troquei o meu já tem 3 anos. Sem problemas algum.
Ralph Silva do Rosário- Mensagens : 1
andre.jardim2010 gosta desta mensagem
Penso da mesma forma Ralph Silva, infelizmente brasileiro acho que o carro não precisa de manutenção preventiva. Um péssimo hábito.
andre.jardim2010- Mensagens : 4