Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Atuador embreagem B16
ultrapassagem rapida  EmptyHoje à(s) 1:02 pm por Antenor Souza

» sushi bar
ultrapassagem rapida  EmptyHoje à(s) 12:34 pm por selestino

» Seta Dianteira Farol Full LED
ultrapassagem rapida  EmptyHoje à(s) 11:28 am por AndreFreitas

» Peças Paralelas Fabricante e experiencia
ultrapassagem rapida  EmptyOntem à(s) 7:40 pm por Pablolleo

» Retifica versa 3 cilindros
ultrapassagem rapida  EmptyOntem à(s) 1:28 pm por Augusto Machado

» Retifica versa 3 cilindros
ultrapassagem rapida  EmptyOntem à(s) 1:27 pm por Augusto Machado

» Manchas amarelas
ultrapassagem rapida  EmptyOntem à(s) 9:11 am por ROBERTO CESAR R SANTOS

» Sentra 2023 B18
ultrapassagem rapida  EmptySáb maio 18, 2024 6:32 pm por Spyr0Gir0

» Computador de bordo travado Sentra B17
ultrapassagem rapida  EmptySáb maio 18, 2024 3:42 pm por Nilson Brito

Inscreva-se!


ultrapassagem rapida

+6
limafabioh
variedades
pimenta59
leonardo lucas
WilsonM
marcio almeida
10 participantes

Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty ultrapassagem rapida

Mensagem por marcio almeida Ter Fev 20, 2018 10:56 am

amigos tenho um b17 (2016) e semana passada fui fazer uma ultrapassagem a um caminhão numa subida leve, atras de mim tinha um corola colado . vi que eu acelerava mas só via barulho de motor como se estivesse queimando embreagem e nada de velocidade , acabei de ultrapassar caminhão, o corola passou voando por min. pergunto é defeito do carro ou eu não soube fazer a ultrapassagem.

marcio almeida

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/09/2017
Idade : 59
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por WilsonM Ter Fev 20, 2018 11:31 am

antes de mais nada, o Corolla 2.0 é um pouco mais potente que o Sentra.

em ultrapassagem, no Sentra o negócio é dar um kick-down, pisa no acelerador até o fundo, o motor e câmbio podem demorar um segundinho para se ajustar, mas dá para fazer uma ultrapassagem
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por marcio almeida Ter Fev 20, 2018 11:52 am

fiz isso e achei muito ruim, bem diferente do manual. e mais perigoso. estou achando o sentra muito manco

marcio almeida

Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/09/2017
Idade : 59
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por leonardo lucas Ter Fev 20, 2018 1:23 pm

marcio almeida escreveu:amigos tenho um b17 (2016) e semana passada fui fazer uma ultrapassagem a um caminhão numa subida leve, atras de mim tinha um corola colado . vi que eu acelerava mas só via barulho de motor como se estivesse queimando embreagem  e nada de velocidade , acabei de ultrapassar caminhão, o corola passou voando por min. pergunto é defeito do carro ou eu não soube fazer a ultrapassagem.

venho há algum tempo,escrevendo sobre esse assunto,quem acompanha as minhas postagens sabe bem disso...tenho a certeza,que muitos se sentem incomodados com isso(os apaixonados e amantes do sentra),mas é fato, existe uma diferença,que faz a diferença!!
o casamento câmbio/motor no corolla é melhor...o ruído/barulho/zunido,como queiram chamar,não existe no corolla,bem como essa sensação de patinação,o carro é tão silencioso,que parado ao lado,parece que ele está desligado,enfim,pagamos mais barato(melhor custo/benefício...lembra??),em contrapartida,levamos de "brinde",tudo que foi mencionado acima,quando temos plena consciência disso,não há problema algum...a frustração só ocorre,quando achamos que ambos os carros,encontram-se no mesmo patamar,quando na verdade não estão..fazendo uma analogia geral:suspensão/motor/câmbio/consumo/nível de ruído/quantidade de defeitos apresentados/total valorização na revenda/melhor satisfação do cliente e por ai vai....por fim,deixo o mesmo questionamento,das outras postagens sobre esse assunto:vale a pena pagarmos mais barato pelo carro e não termos as qualidades mencionadas do corolla...é óbvio cabe a cada um responder.
pow!! meu caro wilson...fica chateado comigo nãooooo!! pois essa é apenas a minha verdade,quero crer muito,que eu esteja com uma visão totalmente distorcida,e esteja completamente errado,e o sentra seja melhor(muito melhor!!) que o corolla...kkkkk

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por WilsonM Ter Fev 20, 2018 4:21 pm

hehehe tranquilo, leonardo.
eu nunca disse que o Corolla é melhor ou pior que o Sentra, ou mesmo Civic, e olha que já tive os 3.

o que eu não vou negar, o Corolla anda mais que o Sentra, eu tive um Corolla manual e era uma fera. Mas como carro é coisa muito cara, preferi ficar no Sentra, já que tive a chance de pegar um carro relativamente bem equipado original de fábrica. No início, eu até levantei a hipótese aqui no fórum mesmo sobre instalação de um turbo, ou até trocar o motor pelo 2.5 do Altima. E descobrimos que em teoria existem alguns parâmetros na ECU do B16 que poderiam aumentar uns cavalos na potência.

sobre o câmbio patinar, tenho automáticos desde 2002, e, pra mim, todos patinavam. Com o tempo, acho que me habituei para fazer ultrapassagens deste jeito. Num câmbio manual, por exemplo, o tempo de acionar a embreagem, trocar de 5a. para 4a. marcha e tuchar o pé no acelerador talvez seja o mesmo tempo que socar o pé para fazer o kick-down.

Outra coisa que o Sentra é meio diferente, mesmo tuchando o pé no acelerador, às vezes não consigo jogar o giro lá pros 4.000~5.000 rpm, e aí parece que o carro não está andando. Mas está, já que olhando no retrovisor a gente ganha distância dos outros carros.

E de verdade, o Sentra não é pra apostar corrida, a proposta do carro é totalmente diferente. No fim foi bom, minha mulher gosta de uma condução suave e tranquila. Quanto a outros passarem zunindo, eu já nem ligo,

WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por leonardo lucas Ter Fev 20, 2018 5:06 pm

pura verdade !! valeu!!

leonardo lucas

Mensagens : 463
Data de inscrição : 04/12/2015
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por pimenta59 Ter Fev 20, 2018 5:07 pm

Apertou o botãosinho na alavanca para desativar o overdrive?

Enfim, não se irrite com situações como essas. Em 99% dos casos o que faz diferença é o que fica entre o banco e o volante.
Além disso, existem muitas variáveis envolvidas.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por variedades Qui Fev 22, 2018 12:50 am

É uma questão de compromisso, o CVT é feito para direção suave e econômica. Se não quiser esperar subir o giro use o botão overdrive para deixar o giro alto antes da ultrapassagem. E os novos Corolla 2018 tem opção de CVT que na concessionária é apresentado como "uma evolução do câmbio automático", palavras do próprio vendedor da Toyota porque justamente o público alvo exige isso: mais conforto e suavidade no câmbio.

Tem a questão da potência também, não é só o câmbio. Por exemplo, pode pegar um Corolla automático "convencional", dos antigos, com 17kgf e pega um Altima 2.5 com 25Kgf em CVT... O Altima vai ser mais rápido esmo sendo CVT.

Em resumo, CVT é conforto, e não performance.

variedades

Mensagens : 39
Data de inscrição : 15/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por limafabioh Sex Fev 23, 2018 4:59 pm

Tenho dois carros com CVT (puro) e vou dar minha opinião:

Sentra SV:
Essa "patinação" do câmbio também me incomoda muito, já que tinha um Sentra manual antes e a impressão é que o câmbio desperdiça o que o motor pode oferecer.
Um dos problemas na minha opinião é o conversor de torque que demora pra colar e isso prejudica as retomadas em baixa velocidade, pois dá pra perceber entre 20 - 30km/h quando o conversor cola.
Outro problema, mais próximo do que o colega descreveu em um ultrapassagem na estrada, que o conversor já deve estar colado, são as reduções de "marcha" (ou relações como queiram) no CVT. Quando você faz o kick-down, o CVT reduz (e leva um tempo, pois ele reduz continuamente até um ponto, e não de 4 para 3 por exemplo em um AT convencional) e só depois começa a ganhar velocidade. Só que aí é que está a "pegadinha", você acha que não pisou o suficiente, aí aumenta a pressão no acelerador e o que o CVT faz? Faz outra redução! pra depois começar a acelerar naquele ponto que o CVT julga ideal. Isso é que causa a lerdeza nas retomadas e acelerações.
Então na minha opinião, as melhores acelerações que obtive com o Sentra são da seguinte forma: Pise fundo e mantenha o acelerador naquela posição.
A impressão é que o fato de ter infinitas relações no CVT atrapalha um pouco porque uma redução significa percorrer uma faixa de dezenas de steps de relações do câmbio.
Por outro lado, noto que o Sentra não perde tempo com trocas de marcha em acelerações mais fortes, dando uma certa vantagem (ou compensando).

Minha esposa tem um FIT CVT (puro sem marchas simuladas, pois que tem CVT simulado é o City)
A principal diferença é o conversor de torque que cola bem mais cedo dando uma sensação muito agradável de dirigir o carro, fica bem ágil na cidade, responde rápido, mesmo com motor 1.5. Ótimo acerto da Honda.

Na estrada tem a mesma questão das reduções que relatei no Sentra (guardando as proporções da diferença de motor entre os dois).

Enfim, é meio que se acostumar com a forma de dirigir um carro CVT.
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por WilsonM Sex Fev 23, 2018 5:31 pm

muito bem observado, limafabioh. Realmente a programação do CVT da Nissan tenta devolver o regime de giros rapidamente para a faixa de 2.000~2500 rpm, então não segura a rotação alta e dá impressão ruim.

mas esta semana estou tendo de andar num carro 1.6 manual, e vocês não imaginam a falta que estou sentindo do meu Sentra. Seja ele lerdo ou não :-)
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por limafabioh Sex Fev 23, 2018 5:44 pm

WilsonM escreveu:muito bem observado, limafabioh. Realmente a programação do CVT da Nissan tenta devolver o regime de giros rapidamente para a faixa de 2.000~2500 rpm, então não segura a rotação alta e dá impressão ruim.

mas esta semana estou tendo de andar num carro 1.6 manual, e vocês não imaginam a falta que estou sentindo do meu Sentra. Seja ele lerdo ou não :-)


Pois é, tirando essa questão das reduções, acho que o resto é impressão e que o carro anda muito bem.

Não estou dizendo que anda mais que o Corolla ou outro da categoria, mas tem desempenho compatível com a expectativa de quem decide comprar um carro com essa motorização.
limafabioh
limafabioh

Mensagens : 130
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 48
Localização : Recife / PE

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por andre fachini Sex Fev 23, 2018 6:06 pm

Ando sempre com o HRV e concordo que ele nem parece CVT na cidade... na pista mesma coisa, reduz muito o giro e eleva muito demora muito nas ultrapassagens...e para ir rapido o giro vai lá em cima....e com isso se dirigir esportivamente seu consumo despenca muito de 13.5 km/l andando normal para 11 km/l ....que por ser um carro 1.8 é horrivel....mas tbm acho mais acertado o estilo do seu cvt pra quem roda muito na cidade...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por Emerson68 Dom Mar 04, 2018 1:46 pm

Então márcio, funciona como o pessoal falou, toda vez que precisar fazer uma ultrapassagem rápida, antes vc deve desligar o overdrive (apertar o botão no cambio), com isto irá ascender uma luz no painel indicando que o overdrive foi desligado, daí pisa no acelerador e faz a ultrapassagem.  depois que ultrapassou, aperte novamente o botão para voltar o modo economico, digamos assim.  Funciona muito bem.

Resumindo funciona assim, vc aperta o botão, o giro do motor aumenta, o carro ganha força, vc acelera e faz a ultrapassagem, daí vc aperta de novo o giro diminui e vc continua pisando de leve.
Emerson68
Emerson68

Mensagens : 349
Data de inscrição : 11/06/2017
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por Anderson Henrique Gomes Ter Nov 05, 2019 6:13 am

Boa dica 👍👍👍

Anderson Henrique Gomes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/10/2019

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por MondeoMan Ter Nov 19, 2019 2:23 pm

WilsonM escreveu: E descobrimos  que em teoria existem alguns parâmetros na ECU do B16 que poderiam aumentar uns cavalos na potência.

Dá pra mexer nos B16 e B17 via scanner Nissan (Consult) o tempo de ignição em -4º até +2º.

Sinceramente eu colocaria +1º ou +2º tranquilamente em um carro que esteja em bom estado de manutenção e com cilindros/válvulas não carbonizados.

Traria um pouquinho de potência e mais economia, mas... alguém já tentou fazer isso na concessionária ou com algum Consult particular (MRB) ?

Tem um app (CVTz50 - http://cvtz50.info/en/#idlespeed ) que até consegue fazer isso em alguns modelos Nissan, via adaptador OBD2 rev. 1.5.

Mas eu tentei e no meu B17 não foi possível. Crying or Very sad
MondeoMan
MondeoMan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 50
Localização : São José do Rio Preto-SP

Ir para o topo Ir para baixo

ultrapassagem rapida  Empty Re: ultrapassagem rapida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos