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Como deixar o câmbio do March macio?
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Re: Como deixar o câmbio do March macio?
pimenta59 escreveu:E o militec "desgasta" material?
Se observarmos qualquer peça metálica, por mais lisa que pareça, no microscópio vamos observar rugosidades
Na ilustração acima as peças metálicas parecem totalmente isoladas, mas na realidade nem sempre é assim (senão tudo durava eternamente). Apesar da película proporcionada pelo óleo lubrificante as pontas dessas imperfeições sempre se chocam contra as da outra peça provocando desgaste.
O que dizem é que o Militec "quebra" essas pontas deixando o metal mais liso e polido. Assim, apesar do desgaste inicial os ganhos em redução de atrito a partir daí seriam notáveis.
Já com o Molykote a coisa seria justamente o oposto. A princípio ele preenche as reentrâncias do material deixando também mais liso mas sem aquele desgaste inicial.
Quanto ao vídeo do Discovery não vejo nada demais. A Dow Corning é realmente uma potência em termos de lubrificação industrial. E não é de hoje que ouço falar que o único produto capaz de lubrificar o eixo de um gerador eólico é sua graxa com base em Molibidênio. Falo em termos industriais.
Agora, no motor do carro a conversa pode mudar. Usei durante muito tempo o Molykote e gostava muito. Mas agora tenho minhas reservas. Questões como a real necessidade, ganho em economia e/ou performance ou ainda relacionadas a reação química desses produtos com o óleo, possível impacto na formação de borra, etc começaram a me assombrar. Não uso mais mas não descarto em absoluto um possível ganho na redução do atrito.
Entretanto, numa caixa de marchas manual eu usaria. Aliás como já usei em vários carros que tive. Em alguns, principalmente os mais velhos, notava de cara engates melhores, em outros não fez diferença.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
e como montadoras e fabricantes de lubrificantes fizeram campanha no passado dizendo ser desnecessário e até perigoso, pouca gente tem usado. Não sei se é questão de custo que causou estas afirmações, mas se os fabricantes reconhecessem as vantagens do produto, já teriam de sair aditivados de fábrica com o bissulfeto de molibdênio.
do ponto de vista meramente econômico também é complicado. Um motor deve durar mais de 300.000 km, fazendo as manutenções básicas, mais do que suficiente para a imensa maioria das pessoas em termos de vida útil de um carro. Aí propor ao consumidor usar um produto a mais porque protege o motor, e ajuda a estender a vida útil além deste ponto, bom não faz sentido para muita gente.
do ponto de vista meramente econômico também é complicado. Um motor deve durar mais de 300.000 km, fazendo as manutenções básicas, mais do que suficiente para a imensa maioria das pessoas em termos de vida útil de um carro. Aí propor ao consumidor usar um produto a mais porque protege o motor, e ajuda a estender a vida útil além deste ponto, bom não faz sentido para muita gente.
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Já estou rodando com o Moly A2 no motor. Ontem rodei 15 km e realmente é notável a diferença na partida.
Na última partida do dia o motor girou com "menos peso", tanto pela diminuição do ruído como também na tremida do carro. Por enquanto apenas esta observação.
PS.: O Moly FC pro câmbio ainda está em standby.
Na última partida do dia o motor girou com "menos peso", tanto pela diminuição do ruído como também na tremida do carro. Por enquanto apenas esta observação.
PS.: O Moly FC pro câmbio ainda está em standby.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Troquei o óleo do carro, troquei o Lubrax pelo Shell HX-8 e coloquei militec, até agora não notei quase nenhuma diferença, só o barulho que diminuiu e muito pouco.
Andre Soares- Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Agora a dúvida que não quer calar, alguém já descobriu por onde aplicar Molykote / Militec na caixa de cambio? DIY?
Nunca usei Molykote, mas já ouvi falar, uso Militec no motor e sinto que fica mais liso comparado quando está sem. Teoricamente o Militec diz que pode ser adicionado a cada 2 trocas de óleo +- 20.000 km, claro dependendo do uso.
Mas senti que no intervalo de 10.000km sem a aplicação dele, o motor ficou mais "áspero" logo, estou botando junto com cada troca de óleo...
Nunca usei Molykote, mas já ouvi falar, uso Militec no motor e sinto que fica mais liso comparado quando está sem. Teoricamente o Militec diz que pode ser adicionado a cada 2 trocas de óleo +- 20.000 km, claro dependendo do uso.
Mas senti que no intervalo de 10.000km sem a aplicação dele, o motor ficou mais "áspero" logo, estou botando junto com cada troca de óleo...
dkk- Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/08/2016
Localização : SP / RS
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
dkk escreveu:Agora a dúvida que não quer calar, alguém já descobriu por onde aplicar Molykote / Militec na caixa de cambio? DIY? ...
Penso que por qualquer via o resultado é o mesmo...o nosso amigo Samuel ficou de testar via respiro, mas desapareceu...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Livia Maria de Castilho escreveu:Oi Leo.
É verdade achei que fosse besteira minha mas vc descreveu bem o acontecimento.
Meu march 2013 e está com mais de 50.000 km.
Será que ninguém percebeu isso?leofvidal escreveu:Não é de agora, mas sempre percebi que o engate da 1ª, 2ª e até a 3ª marchas se dá de forma um pouco áspera na maioria das vezes. Mas em outras poucas vezes já senti o prazer do câmbio mais macio.
Não sei qual a relação disso, mas todas as vezes que deixo o carro no sol o câmbio fica bem mais macio na saída.
Tem algum fluido que lubrifica a caixa de marcha que eu possa mandar checar? Alguém já sentiu esse incômodo?
Olá pessoal, no meu Sentra ocorre justamente isso.
E olha que acabei de trocar kit embreagem e consequentemente óleo câmbio.
Creio que vou pedir pra aplicar este milykote mencionado.
Melhora mesmo?
Blw
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Falei acima que trocaram o fluído da transmissão erradamente. Na verdade aproveitaram o fluído antigo.
Devem ter completado com outro e por isso sinto essa aspereza com carro frio na 1 e 2 marcha.
Comprei o polêmico militec e vou aplicar pelo respiro.
Canal do YouTube ensina como faz: o carro da vez
Devem ter completado com outro e por isso sinto essa aspereza com carro frio na 1 e 2 marcha.
Comprei o polêmico militec e vou aplicar pelo respiro.
Canal do YouTube ensina como faz: o carro da vez
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Olá pessoal, qual o oleo substituto do original que eu possa por no cambio? Possuo um Versa SV 2014 porem o oleo nissan HQ-Multi 75w85 nao esta disponivel na css so sob emcomenda e queria saber se ele e sintetico ou semi ?
TiagoAT- Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/05/2017
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
ola pessoal alguem ja colocou militec 1 no cambio do versa pelo respiro?
alguem ja colocou aditivo pela mangueira do respiro do cambio???
alguem ja colocou aditivo pela mangueira do respiro do cambio???
sidinei- Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/05/2018
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
acho que pouquíssimos andam usando militec, seja no cãmbio ou mesmo no motor.
Já houve tempo em que só se falava em militec aqui no fórum, a coisa deu uma boa esfriada. mas tem alguns colegas que ainda usam o produto.
no câmbio é bem menos frequente. E quem estiver usando CVT, a gente nem recomenda usar.
Já houve tempo em que só se falava em militec aqui no fórum, a coisa deu uma boa esfriada. mas tem alguns colegas que ainda usam o produto.
no câmbio é bem menos frequente. E quem estiver usando CVT, a gente nem recomenda usar.
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Em qualquer grupo/clube vejo poucos relatos de uso de condicionador/aditivo em câmbio, a maioria mesmo é no motor.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
TiagoAT escreveu:Olá pessoal, qual o oleo substituto do original que eu possa por no cambio? Possuo um Versa SV 2014 porem o oleo nissan HQ-Multi 75w85 nao esta disponivel na css so sob emcomenda e queria saber se ele e sintetico ou semi ?
O manual da NISSAN atualmente, recomenda o 75W80, que é bem mais fácil de encontrar.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
No manual do carro tem a API, que é sempre GL4, já o grau SAE, o curioso é que dependendo do ano pode ser 75w80 ou 75w85 (no March ocorre isso), isso para câmbio manual.
O tipo desse fluido original Nissan não sei qual é, se sintético, semi sintético ou até mineral.
A Total e a Elf tem óleos que batem com essas especificações de grau SAE, são usados na linha de carros leves da Citroen, Peugeot e Renault, essa última, parceira da Nissan.
De pronto eu conheço essas 2 marcas de lubrificante, mas pode ter mais que batem com o que consta no manual (só com a ressalva de que não sei qual o tipo).
Em 2015 o Logan da minha esposa teve problema de vazamento de fluido de câmbio por uma coifa rasgada, na época paguei uns R$ 40 por litro de um ELF 75w80 (foi preciso 3L), infelizmente não peguei a garrafa na oficina pra ficar como referência e ver a composição; com o fluido novo, o câmbio ficou uma manteiga perto do que estava aos 90 mil km.
O tipo desse fluido original Nissan não sei qual é, se sintético, semi sintético ou até mineral.
A Total e a Elf tem óleos que batem com essas especificações de grau SAE, são usados na linha de carros leves da Citroen, Peugeot e Renault, essa última, parceira da Nissan.
De pronto eu conheço essas 2 marcas de lubrificante, mas pode ter mais que batem com o que consta no manual (só com a ressalva de que não sei qual o tipo).
Em 2015 o Logan da minha esposa teve problema de vazamento de fluido de câmbio por uma coifa rasgada, na época paguei uns R$ 40 por litro de um ELF 75w80 (foi preciso 3L), infelizmente não peguei a garrafa na oficina pra ficar como referência e ver a composição; com o fluido novo, o câmbio ficou uma manteiga perto do que estava aos 90 mil km.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
Revivendo o tópico, quanto ao Militec-1 adicionado no óleo do câmbio manual, já experimentei em 3 carros. Abaixo minhas experiências:
Ford Mondeo 2.0 Zetec 1997: funcionou MUITO, câmbio ficou uma manteiga, excelente.
Ford Focus 2.0 Ghia Duratec 2008: não percebi nenhuma diferença.
Nissan March 1.0 S D4D 2014: não percebi nenhuma diferença.
Ford Mondeo 2.0 Zetec 1997: funcionou MUITO, câmbio ficou uma manteiga, excelente.
Ford Focus 2.0 Ghia Duratec 2008: não percebi nenhuma diferença.
Nissan March 1.0 S D4D 2014: não percebi nenhuma diferença.
MondeoMan- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 50
Localização : São José do Rio Preto-SP
Re: Como deixar o câmbio do March macio?
MondeoMan escreveu:Revivendo o tópico, quanto ao Militec-1 adicionado no óleo do câmbio manual, já experimentei em 3 carros. Abaixo minhas experiências:
Ford Mondeo 2.0 Zetec 1997: funcionou MUITO, câmbio ficou uma manteiga, excelente.
Ford Focus 2.0 Ghia Duratec 2008: não percebi nenhuma diferença.
Nissan March 1.0 S D4D 2014: não percebi nenhuma diferença.
Show! Agradeço o feedback!
Até então não testei nada no câmbio.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
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