Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Oferta Exclusiva para Membros do Fórum Nissan Clube
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyHoje à(s) 7:55 am por WilsonM

» Computador de bordo travado Sentra B17
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyHoje à(s) 7:53 am por WilsonM

» Peças paralelas e Fabricantes
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyOntem à(s) 11:22 pm por Pablolleo

» Sentra treme em marcha alta
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyOntem à(s) 6:46 pm por Jose 13

» Militec câmbio cvt
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyOntem à(s) 6:05 pm por absilva

» Nissan Sentra com luz PS e falhando - Mas carro ligando normal e direção normal também.
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyOntem à(s) 8:51 am por lenhador2001

» Pintura Descascando/Desplacand Versa March Branco 2016
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyQua maio 15, 2024 6:06 pm por JaquelineVersa16

» Luz da bateria não acende no painel do Sentra 2010
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyQua maio 15, 2024 4:08 pm por Hudson

» Manchas amarelas
Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 EmptyQua maio 15, 2024 9:59 am por WilsonM

Inscreva-se!


Como deixar o câmbio do March macio?

+11
dkk
Andre Soares
WilsonM
PauloEduardo
userdefault
andre fachini
Stratocaster
nakay
icefly
pimenta59
leofvidal
15 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por PauloEduardo Qua Jul 06, 2016 4:44 pm

pimenta59 escreveu:E o militec "desgasta" material?

Se observarmos qualquer peça metálica, por mais lisa que pareça, no microscópio vamos observar rugosidades


Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcQpK6Em4xZuDRk4tz0fVNHUp_gbYietUgCl2FoVDbVnA4DOjB68


Na ilustração acima as peças metálicas parecem totalmente isoladas, mas na realidade nem sempre é assim (senão tudo durava eternamente). Apesar da película proporcionada pelo óleo lubrificante as pontas dessas imperfeições sempre se chocam contra as da outra peça provocando desgaste.

O que dizem é que o Militec "quebra" essas pontas deixando o metal mais liso e polido. Assim, apesar do desgaste inicial os ganhos em redução de atrito a partir daí seriam notáveis.

Já com o Molykote a coisa seria justamente o oposto. A princípio ele preenche as reentrâncias do material deixando também mais liso mas sem aquele desgaste inicial.

Quanto ao vídeo do Discovery não vejo nada demais. A Dow Corning é realmente uma potência em termos de lubrificação industrial. E não é de hoje que ouço falar que o único produto capaz de lubrificar o eixo de um gerador eólico é sua graxa com base em Molibidênio. Falo em termos industriais.

Agora, no motor do carro a conversa pode mudar. Usei durante muito tempo o Molykote e gostava muito. Mas agora tenho minhas reservas. Questões como a real necessidade, ganho em economia e/ou performance ou ainda relacionadas a reação química desses produtos com o óleo, possível impacto na formação de borra, etc começaram a me assombrar. Não uso mais mas não descarto em absoluto um possível ganho na redução do atrito.

Entretanto, numa caixa de marchas manual eu usaria. Aliás como já usei em vários carros que tive. Em alguns, principalmente os mais velhos, notava de cara engates melhores, em outros não fez diferença.
PauloEduardo
PauloEduardo

Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por WilsonM Qua Jul 06, 2016 5:26 pm

e como montadoras e fabricantes de lubrificantes fizeram campanha no passado dizendo ser desnecessário e até perigoso, pouca gente tem usado. Não sei se é questão de custo que causou estas afirmações, mas se os fabricantes reconhecessem as vantagens do produto, já teriam de sair aditivados de fábrica com o bissulfeto de molibdênio.

do ponto de vista meramente econômico também é complicado. Um motor deve durar mais de 300.000 km, fazendo as manutenções básicas, mais do que suficiente para a imensa maioria das pessoas em termos de vida útil de um carro. Aí propor ao consumidor usar um produto a mais porque protege o motor, e ajuda a estender a vida útil além deste ponto, bom não faz sentido para muita gente.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12813
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal Qui Jul 14, 2016 12:50 am

Já estou rodando com o Moly A2 no motor. Ontem rodei 15 km e realmente é notável a diferença na partida.
Na última partida do dia o motor girou com "menos peso", tanto pela diminuição do ruído como também na tremida do carro. Por enquanto apenas esta observação.

PS.: O Moly FC pro câmbio ainda está em standby.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Andre Soares Sex Jul 15, 2016 12:54 am

Troquei o óleo do carro, troquei o Lubrax pelo Shell HX-8 e coloquei militec, até agora não notei quase nenhuma diferença, só o barulho que diminuiu e muito pouco.

Andre Soares

Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/04/2016
Idade : 40
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por dkk Seg Set 05, 2016 11:44 pm

Agora a dúvida que não quer calar, alguém já descobriu por onde aplicar Molykote / Militec na caixa de cambio? DIY?

Nunca usei Molykote, mas já ouvi falar, uso Militec no motor e sinto que fica mais liso comparado quando está sem. Teoricamente o Militec diz que pode ser adicionado a cada 2 trocas de óleo +- 20.000 km, claro dependendo do uso.
Mas senti que no intervalo de 10.000km sem a aplicação dele, o motor ficou mais "áspero" logo, estou botando junto com cada troca de óleo...
dkk
dkk

Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/08/2016
Localização : SP / RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por nakay Ter Set 06, 2016 12:33 am

dkk escreveu:Agora a dúvida que não quer calar, alguém já descobriu por onde aplicar Molykote / Militec na caixa de cambio? DIY? ...

Penso que por qualquer via o resultado é o mesmo...o nosso amigo Samuel ficou de testar via respiro, mas desapareceu...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pfabio Qui Set 22, 2016 8:30 am

Livia Maria de Castilho escreveu:Oi Leo.
É verdade achei que fosse besteira minha mas vc descreveu bem o acontecimento.
Meu march 2013 e está com mais de 50.000 km.

Será que ninguém percebeu isso?  Crying or Very sad

leofvidal escreveu:Não é de agora, mas sempre percebi que o engate da 1ª, 2ª e até a 3ª marchas se dá de forma um pouco áspera na maioria das vezes. Mas em outras poucas vezes já senti o prazer do câmbio mais macio.
Não sei qual a relação disso, mas todas as vezes que deixo o carro no sol o câmbio fica bem mais macio na saída.
Tem algum fluido que lubrifica a caixa de marcha que eu possa mandar checar? Alguém já sentiu esse incômodo?

Olá pessoal, no meu Sentra ocorre justamente isso.
E olha que acabei de trocar kit embreagem e consequentemente óleo câmbio.
Creio que vou pedir pra aplicar este milykote mencionado.
Melhora mesmo?
Blw
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pfabio Sáb Out 29, 2016 3:27 pm

Falei acima que trocaram o fluído da transmissão erradamente. Na verdade aproveitaram o fluído antigo.
Devem ter completado com outro e por isso sinto essa aspereza com carro frio na 1 e 2 marcha.
Comprei o polêmico militec e vou aplicar pelo respiro.
Canal do YouTube ensina como faz: o carro da vez
pfabio
pfabio

Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por TiagoAT Qua maio 10, 2017 9:14 pm

Olá pessoal, qual o oleo substituto do original que eu possa por no cambio? Possuo um Versa SV 2014 porem o oleo nissan HQ-Multi 75w85 nao esta disponivel na css so sob emcomenda e queria saber se ele e sintetico ou semi ?

TiagoAT

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por sidinei Qua maio 16, 2018 11:44 pm

ola pessoal alguem ja colocou militec 1 no cambio do versa pelo respiro?

alguem ja colocou aditivo pela mangueira do respiro do cambio???

sidinei

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/05/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por WilsonM Qui maio 17, 2018 8:50 am

acho que pouquíssimos andam usando militec, seja no cãmbio ou mesmo no motor.
Já houve tempo em que só se falava em militec aqui no fórum, a coisa deu uma boa esfriada. mas tem alguns colegas que ainda usam o produto.

no câmbio é bem menos frequente. E quem estiver usando CVT, a gente nem recomenda usar.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12813
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por icefly Qui maio 17, 2018 10:55 am

Em qualquer grupo/clube vejo poucos relatos de uso de condicionador/aditivo em câmbio, a maioria mesmo é no motor.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por pimenta59 Qui maio 17, 2018 2:30 pm

TiagoAT escreveu:Olá pessoal, qual o oleo substituto do original que eu possa por no cambio? Possuo um Versa SV 2014 porem o oleo nissan HQ-Multi 75w85 nao esta disponivel na css so sob emcomenda e queria saber se ele e sintetico ou semi ?

O manual da NISSAN atualmente, recomenda o 75W80, que é bem mais fácil de encontrar.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por icefly Qui maio 17, 2018 3:12 pm

No manual do carro tem a API, que é sempre GL4, já o grau SAE, o curioso é que dependendo do ano pode ser 75w80 ou 75w85 (no March ocorre isso), isso para câmbio manual.

O tipo desse fluido original Nissan não sei qual é, se sintético, semi sintético ou até mineral.

A Total e a Elf tem óleos que batem com essas especificações de grau SAE, são usados na linha de carros leves da Citroen, Peugeot e Renault, essa última, parceira da Nissan.
De pronto eu conheço essas 2 marcas de lubrificante, mas pode ter mais que batem com o que consta no manual (só com a ressalva de que não sei qual o tipo).

Em 2015 o Logan da minha esposa teve problema de vazamento de fluido de câmbio por uma coifa rasgada, na época paguei uns R$ 40 por litro de um ELF 75w80 (foi preciso 3L), infelizmente não peguei a garrafa na oficina pra ficar como referência e ver a composição; com o fluido novo, o câmbio ficou uma manteiga perto do que estava aos 90 mil km.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por MondeoMan Ter Dez 17, 2019 5:33 pm

Revivendo o tópico, quanto ao Militec-1 adicionado no óleo do câmbio manual, já experimentei em 3 carros. Abaixo minhas experiências:

Ford Mondeo 2.0 Zetec 1997: funcionou MUITO, câmbio ficou uma manteiga, excelente.
Ford Focus 2.0 Ghia Duratec 2008: não percebi nenhuma diferença.
Nissan March 1.0 S D4D 2014: não percebi nenhuma diferença.
MondeoMan
MondeoMan

Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 50
Localização : São José do Rio Preto-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por leofvidal Ter Jan 14, 2020 11:42 pm

MondeoMan escreveu:Revivendo o tópico, quanto ao Militec-1 adicionado no óleo do câmbio manual, já experimentei em 3 carros. Abaixo minhas experiências:

Ford Mondeo 2.0 Zetec 1997: funcionou MUITO, câmbio ficou uma manteiga, excelente.
Ford Focus 2.0 Ghia Duratec 2008: não percebi nenhuma diferença.
Nissan March 1.0 S D4D 2014: não percebi nenhuma diferença.

Show! Agradeço o feedback!
Até então não testei nada no câmbio.
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como deixar o câmbio do March macio? - Página 3 Empty Re: Como deixar o câmbio do March macio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos