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Câmbio CVT do March 2017 Empty Câmbio CVT do March 2017

Mensagem por Lauro Montagna Sáb Jan 28, 2017 1:01 pm

Boa tarde pessoal! Sou pessoa com deficiência física, quero compartilhar a surpresa não problemática, mas sim desconfortável que está causando o March CVT e na minha opinião, está fora do propósito de um veículo automático. 

Após ter sido um feliz proprietário de um Fit EXL 2015 CVT, adquiri por motivo financeiro, isenção de impostos, um March 2017 também CVT, este câmbio, por ser sinônimo de conforto, suavidade e economia em função de não ter trocas de marchas, presente também no City, Corolla, Fluence, Sentra e Kicks, esses todos com o mesmo comportamento do Fit. 

Qual a surpresa então: o March CVT apresenta dois desconfortos, primeiro, exemplo, quando você ingressa numa rodovia e vai acelerar um pouco mais para atingir mais rapidamente os 80 km/h, o carro engrena uma marcha vamos dizer assim, ele segue até um giro alto e pára de desenvolver a velocidade, então você tira o pé do acelerador rapidamente e o giro cai podendo assim retomar a aceleração e aumentar a velocidade gradativamente até chegar aos 80 km/h, ou seja você faz uma marcha virtual tirando rapidamente o pé, e o segundo desconforto, quando você reduz a velocidade, exemplo vai passar um quebra molas, quando você volta a acelerar com uma certa pressa de levantar a velocidade novamente o câmbio é como se não encontrasse uma marcha para a velocidade naquele momento e então ele engata uma marcha como se fosse a primeira num veículo de câmbio manual pois ele dá um tranco, ou seja a rotação do motor retoma muito alta. 

Importante comentar, esses comportamentos variam, nem sempre o carro apresenta. Quero comentar também que procurei a concessionária, o carro foi examinado e não encontrando nenhum defeito abriram um chamado para fábrica a qual reportou que é característica do March e do Versa somente, o gerente de serviços comentou que ninguém havia ainda lhe procurado para relatar esse comportamento, o próprio gerente andou comigo e achou muito estranho o que o carro fazia, concessionária IESA de Canoas/RS. 

Então pessoal, quem conhece câmbio automático e CVT sugiro que faça todos os testes possíveis, eu fiz dois testes drive, como nesses momentos prestamos atenção em diversos detalhes, tenho certeza que não fez, foi uma pequena volta e em meio ao transito não dá pra conhecer totalmente o automóvel, o gerente na entrega depois do diagnóstico fez o seguinte comentário: daqui pra frente os clientes que relatarem este tipo de situação nós nem pegaremos o carro, significa que a revenda não conhecia a característica desse câmbio, a fábrica deveria conscientizar as revendas, quero dizer ainda que se tivesse acontecido nos testes drive, creio que não teria entrado no March CVT, vejam bem não estou falando mau do carro, no geral gostei muito,bem acabado, equipado, anda muito bem, acredito que seja o maior espaço da categoria, com relação ao consumo poderia ser um pouco melhor, 10 km/l na cidade e 15,7 na estrada 80 km/h sem ar condicionado, o Fit nesta mesma situação fez 11,5 km/l na cidade e 17 km/l na estrada a 80 km/h com ar. 

Peço que comentem, me retornem, vamos divulgar, estou a disposição para responder dúvidas. Peço desculpas pela gravação incompleta acima, foi acidente, boa compra!

Lauro Montagna

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Câmbio CVT do March 2017 Empty Re: Câmbio CVT do March 2017

Mensagem por WilsonM Sáb Jan 28, 2017 3:14 pm

Benvindo Lauro. Que bom poder trocarmos experiências e conhecimento aqui no forum.

Você tinha ouvido falar em "kick-down"? É esta manobra, quando a gente pisa no acelerador até o fundo, o motor gira alto, e o câmbio reduz a relação. Geralmente a gente aplica esta técnica na ultrapassagem, ou quando queremos dar aquela saída tipo "arrancada".

Fiquei até em dúvida, mas no March não tem opção de desligar o overdrive (O/D)? É outra forma de simular uma redução de marcha.

Quanto a saída de lombadas, sim os automáticos a base de conversores de torque parecem patinar na saída, desde os tempos do meu Civic 2002 eu percebo esta característica. Mas nunca vi meu Sentra nem o Civic darem tranco nestas condições.

Quanto ao consumo em si, não sei te dizer. Mas como seu carro é novo, já deve estar usando óleo 5W30 da Nissan, apesar de que a Honda me parece que recomenda inclusive óleos mais finos, como o 0W20 ou algo do tipo, e isto resulta em economia bem maior.

E realmente, vendedor, o 0800 da Nissan realmente deixam a desejar em termos de conhecimento de alguns detalhes. Mas este é um problema crônico em quase todos os ramos de comércio: celulares, televisão, computador, videogames, até eletrodoméstico o pessoal não conhece.
WilsonM
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Câmbio CVT do March 2017 Empty Re: Câmbio CVT do March 2017

Mensagem por PauloEduardo Sáb Jan 28, 2017 4:40 pm

Lauro, é este o comportamento dos CVTs da Nissan. Me causou surpresa o primeiro "desconforto" que citou. Particularmente acho uma enorme vantagem. Você controla no acelerador a rotação do motor como se fosse marchas virtuais, digamos. Entendo que para você portador de deficiência isso pode ser um fator complicador mas tenho o forte palpite que vai se acostumar e dominar a técnica em pouco tempo. Já o segundo desconforto concordo. Os CVTs da Nissan "patinam" um pouco além do que deveriam ao sair de lombadas, por ex. Mas nada que não se acostume também. Dê tempo ao tempo. Tenho certeza que vai se acostumar logo logo.
PauloEduardo
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Câmbio CVT do March 2017 Empty Bom dia Wilson!

Mensagem por Lauro Montagna Dom Jan 29, 2017 9:49 am

Muito obrigado pelo retorno! 
Wilson, somente para ficar claro e naturalmente para nós todos compreendermos, não é necessário fazer kick down e o O/D permanece desligado, independe de aceleração ou condição do terreno, o carro engrena esta marcha muitas vezes quando você menos espera, acaba atrapalhando a dirigibilidade e o conforto de um CVT tradicional, exemplo rápido, meu cunhado tem um Kicks e este se comporta tradicionalmente, quero dizer como um Fit CVT pois este conheço bem. 

Referente a saída tanto no plano quanto em lombadas, este câmbio não dá aquele atraso, justamente por conta da mexida que a Nissan deu, o que acontece é em movimento quando você reduz para passar um quebra molas, exemplo, você acelera novamente para continuar o ritmo e o carro dá um buraco momentaneamente como se não encontrasse a marcha correta pra continuar e aí você percebe que ele engrena como se fosse uma primeira dando uma cabeçada e levantando o giro repentinamente em demasia, novamente desconforto, quem está dentro do carro pergunta o que voê fez? Pra que isso? Que pressa é essa? 

Também é importante comentar que tenho um bom conhecimento em câmbios automáticos, proprietário desde 2009, passei por Corolla, Civic, Livina, Fit CVT e agora o March, este foge a regra, e dizer que só entrei nele por causa do câmbio CVT que no Fit, no kicks, no fluence, no Sentra é conforto e suavidade, espero ter ficado um pouco mais claro agora, mas a idéia é irmos clareando esta situação, gostaria de saber o que a Nissam diz, não encontrei nada até agora, também aguardo ansioso o comentário de outros proprietários que já tiveram experiência anterior em outros modelos pois caso contrário vai lhes parecer que é normal, se o comportamento do March fosse como um CVT tradicional, pessoal que carrinho incrível, quem sabe essa situação muda daqui a algúm tempo, desta forma com certeza entraria novamente no March, novamente muito obrigado Wilson e lembrando tudo que estou registrando é com humildade e para todos conhecerem melhor o carro, abraço!


WilsonM escreveu:Benvindo Lauro. Que bom poder trocarmos experiências e conhecimento aqui no forum.

Você tinha ouvido falar em "kick-down"? É esta manobra, quando a gente pisa no acelerador até o fundo, o motor gira alto, e o câmbio reduz a relação. Geralmente a gente aplica esta técnica na ultrapassagem, ou quando queremos dar aquela saída tipo "arrancada".

Fiquei até em dúvida, mas no March não tem opção de desligar o overdrive (O/D)? É outra forma de simular uma redução de marcha.

Quanto a saída de lombadas, sim os automáticos a base de conversores de torque parecem patinar na saída, desde os tempos do meu Civic 2002 eu percebo esta característica. Mas nunca vi meu Sentra nem o Civic darem tranco nestas condições.

Quanto ao consumo em si, não sei te dizer. Mas como seu carro é novo, já deve estar usando óleo 5W30 da Nissan, apesar de que a Honda me parece que recomenda inclusive óleos mais finos, como o 0W20 ou algo do tipo, e isto resulta em economia bem maior.

E realmente, vendedor, o 0800 da Nissan realmente deixam a desejar em termos de conhecimento de alguns detalhes. Mas este é um problema crônico em quase todos os ramos de comércio: celulares, televisão, computador, videogames, até eletrodoméstico o pessoal não conhece.

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Câmbio CVT do March 2017 Empty Olá Paulo!

Mensagem por Lauro Montagna Dom Jan 29, 2017 9:52 am

Bom dia Paulo! Primeiramente obrigado pelo retorno! 

Somente para ficar claro conforme comentei logicamente não é nenhum problema a questão da marcha virtual, voce andando num CVT Honda irá compreender melhor que não há a menor necessidade  dessa situação que a nissan inventou pois o carro é um foguetinho, este comportamento acaba prejudicando a dirigibilidade ou seja, fica desconfortável. 

Quanto ao patinar na arrancada entendo o comportamento é normal do CVT, porém não acontece isso com o March, se arrancar do zero não dá aquele atraso, justamente porque a Nissan mexeu neste câmbio, que se originou do Kics eo Kics não faz isso, o comportamento é o tradicional, é quando você diminui a rotação pra passar um quebra mola e no acelerar novamente ele não procegue o ritmo que estava, ele não encontra uma marcha adequada e é como se colocasse uma primeira  o giro levanta demais para a velocidade que estava, o carro dá uma cabeçada. 

Quanto ao comentário do colega Wilson também somente pra ficar claro, pro carro engrenar a tal marcha virtual não é necessário fazer kick down nem desligar over drive, ele faz mesmo acelerando pouco e detalhe não é sempre que faz, outra particularidade se você arrancar com o carro totalmente frio tem que ter paciência pois é como se a marcha ficasse presa ou seja o giro vai levantar demais judiando do motor então você vai aguardando um pouco naquele ritmo até perceber que o giro vai diminuindo, importante comentar que a Nissan lançou paralelamente o March automático na Argentina, porém veja bem, na Argentina foi equipado com um câmbio aut. de quatro velocidades que acredito ser o do Tiida e Livina que com certeza é muito bom, já tive uma Livina aut. por tres anos, excelente veículo, nenhuma surpresa, também tive Corolla, Civic, e Fit CVT.

 Novamente lhe agradeço pelo retorno e peço mais uma ajuda que você dê continuidade a este meu comentário e registre pra todos poderem ver, eu não soube como comentar sobre seu retorno e que ficasse público para os demais, Paulo, grande abraço! Um bom dia.


PauloEduardo escreveu:Lauro, é este o comportamento dos CVTs da Nissan. Me causou surpresa o primeiro "desconforto" que citou. Particularmente acho uma enorme vantagem. Você controla no acelerador a rotação do motor como se fosse marchas virtuais, digamos. Entendo que para você portador de deficiência isso pode ser um fator complicador mas tenho o forte palpite que vai se acostumar e dominar a técnica em pouco tempo. Já o segundo desconforto concordo. Os CVTs da Nissan "patinam" um pouco além do que deveriam ao sair de lombadas, por ex. Mas nada que não se acostume também. Dê tempo ao tempo. Tenho certeza que vai se acostumar logo logo.

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Câmbio CVT do March 2017 Empty Re: Câmbio CVT do March 2017

Mensagem por PauloEduardo Dom Jan 29, 2017 9:01 pm

Entendo, Lauro. Entretanto, as reações que comentou também são sentidas no Sentra principalmente nas saídas de lombadas. A rotação sobe em demasia e o carro não desenvolve durante alguns segundos. Infelizmente este é o comportamento do CVT Nissan.

Mas insisto na idéia que logo logo se acostumará. Até porque aqui mesmo no fórum já ocorreu o inverso. Um de nossos colegas (que foi proprietário de um Sentra) dirige eventualmente um HR-V e não se acerta com o CVT dele. Acha ruim e alega que oscila demais a rotação. Falta de entrosamento com o carro, certamente.
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Câmbio CVT do March 2017 Empty Re: Câmbio CVT do March 2017

Mensagem por Lauro Montagna Seg Jan 30, 2017 8:12 am

Oi, bom dia Paulo, obrigado novamente pela atenção, tranquilo, vamos nos adaptar as características desse câmbio, abraço!


PauloEduardo escreveu:Entendo, Lauro. Entretanto, as reações que comentou também são sentidas no Sentra principalmente nas saídas de lombadas. A rotação sobe em demasia e o carro não desenvolve durante alguns segundos. Infelizmente este é o comportamento do CVT Nissan.

Mas insisto na idéia que logo logo se acostumará. Até porque aqui mesmo no fórum já ocorreu o inverso. Um de nossos colegas (que foi proprietário de um Sentra) dirige eventualmente um HR-V e não se acerta com o CVT dele. Acha ruim e alega que oscila demais a rotação. Falta de entrosamento com o carro, certamente.

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Câmbio CVT do March 2017 Empty Re: Câmbio CVT do March 2017

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