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Re: Aditivos e condionadores de metais.
Ontem fiz a troca de óleo, o Shell Helix Ultra 5W30 100% sintético, e coloquei um Molykote, agora é avaliar o desempenho do carro.
Em conversa com meu mecânico, ele falou que já procurou mais informações sobre a atuação do molykote nos anéis de segmento do pistão, que devem proporcionar vedação, e teoricamente com o Molykote ou qualquer aditivo impediria o contato, mas até agora não encontrou resposta de nenhuma empresa sobre isso, e qual o nível de interferencia nesses anéis.
Mas de qualquer forma acho que seja pouca a interferencia, pois do contrario ja teria causado muitos problemas ao longo dos anos, e haveria reclamações mundo a fora.
Em conversa com meu mecânico, ele falou que já procurou mais informações sobre a atuação do molykote nos anéis de segmento do pistão, que devem proporcionar vedação, e teoricamente com o Molykote ou qualquer aditivo impediria o contato, mas até agora não encontrou resposta de nenhuma empresa sobre isso, e qual o nível de interferencia nesses anéis.
Mas de qualquer forma acho que seja pouca a interferencia, pois do contrario ja teria causado muitos problemas ao longo dos anos, e haveria reclamações mundo a fora.
William- Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Ola pessoal, e quanto a este MC2?
Fui numa oficina e o dono me falou que usa e acha melhor que militec/moykote.
Alguem tem alguma informação ou experiência com ele?
Link
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737577192-mc2-condicionador-de-metais-melhor-que-militec-_JM
Link
Fui numa oficina e o dono me falou que usa e acha melhor que militec/moykote.
Alguem tem alguma informação ou experiência com ele?
Link
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737577192-mc2-condicionador-de-metais-melhor-que-militec-_JM
Link
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Fabio, não sei se é bom o MC2.
Não sei se para enriquecer a discussão aqui do tópico, cito o Tufoil, tido como o lubrificante mais eficiente do mundo segundo o Guiness Book em 1996, porém nunca utilizei aditivo de óleo.
Abraços,
Não sei se para enriquecer a discussão aqui do tópico, cito o Tufoil, tido como o lubrificante mais eficiente do mundo segundo o Guiness Book em 1996, porém nunca utilizei aditivo de óleo.
Abraços,
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Achei esse MC2 com embalagem idêntica ao Molykote A2, ainda mais que este não será mais fabricado.
Interessante o frasco ter "Made in USA" e todo o texto estar em português. Ainda tem o fato de o rótulo sequer mencionar a sua composição.
Interessante o frasco ter "Made in USA" e todo o texto estar em português. Ainda tem o fato de o rótulo sequer mencionar a sua composição.
leofvidal- Mensagens : 412
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE
Re: Aditivos e condionadores de metais.
dtyonline escreveu:Fabio, não sei se é bom o MC2.
Não sei se para enriquecer a discussão aqui do tópico, cito o Tufoil, tido como o lubrificante mais eficiente do mundo segundo o Guiness Book em 1996, porém nunca utilizei aditivo de óleo.
Abraços,
Já usei o tufoil uma vez em um novo palio que eu tinha, senti uma leve diferença no consumo, mas não tenho certeza se foi o meu pé. Estou pensando em comprar de novo e usar na livina.
webhead17- Mensagens : 88
Data de inscrição : 19/04/2016
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Este MC2 parece ser novo. O site no Brasil nem está "no ar". Parece que nos EUA já é relativamente conhecido. Sei lá pessoalmente acho prematuro usar.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Até pouco tempo era simpático a estes tipos de produtos. Agora nem tanto, principalmente depois de ler alguma coisa sobre.
Um texto que achei interessante e resolvi compartilhar com vocês:
"Recentemente descobrimos um produto que promete reduzir o calor e atrito entre as partes móveis dos componentes de metal, sem alterar a tolerância das peças. Este condicionador especial de metal anti-fricção reivindica economia de energia, redução de custos operacionais, aumento da potência e torque, temperatura de operação mais baixa, diminuição do desgaste e do tempo de inatividade e proporciona um funcionamento a frio mais suave.
Claro, sabemos que isso tudo poderia ser apenas "hype" de marketing, mas a tecnologia por trás do produto pareceu diferente de alguns dos outros tipos similares de condicionadores de metais no mercado. Ele é novo, por isso há muito poucos comentários imparciais sobre o produto, o que nos fez um hesitar um pouco antes de usá-lo. Você recomendaria o uso destes tipos de condicionadores de metal anti-fricção? Por que ou por que não?"
O uso de "condicionadores de metal" geralmente não é recomendado. Isto é porque a maioria destes tipos de produtos são derivados a partir de um composto clorado. O cloro destes compostos é muito reativo a superfície metálica e vai corroer-lo imediatamente. Os subprodutos da corrosão, óxidos, em seguida tornam-se uma camada chamada "barreira de sacrifício". Esta barreira tem uma propriedade de lubrificação, mas logo que é descartada expõe novamente material fresco.
Ao longo do tempo, como este ciclo é repetido e o material recentemente exposto reage novamente com o aditivo em suspensão no óleo, podendo haver desgaste substancial (tanto química e mecânica) dos componentes. Os efeitos a longo prazo do cloro corrosivo superam qualquer benefício a curto prazo a partir desta barreira sacrificial.
O cloro não só ataca as superfícies de metal no interior da máquina, como também causa estragos no lubrificante. Um dos grandes perigos na utilização de um composto clorado e um lubrificante deriva da sua capacidade de formação de ácido quando exposto a umidade. Ao formular um lubrificante, você deve considerar que tais formulações contêm detergentes, antioxidantes e neutralizadores de acidez. Mas quando você adiciona um produto de prateleira o equilíbrio é perdido. O resultado será a formação de ácido clorídrico que corrói componentes mecânicos metálicos muito rapidamente.
Seria muito melhor você usar um óleo lubrificante de boa qualidade, devidamente formulado desde o início. Um dos primeiros passos para conseguir isso é garantir que o lubrificante tem a capacidade de viscosidade e de transporte de carga adequados. Lembre-se, é melhor ter o seu equipamento operando sob um bom filme fluido hidrodinâmico do que ter que contar com uma barreira anti atrito numa condição severa".
O original em inglês pode ser encontrado aqui: http://www.machinerylubrication.com/Read/29188/anti-friction-metal-conditioners
Um texto que achei interessante e resolvi compartilhar com vocês:
"Recentemente descobrimos um produto que promete reduzir o calor e atrito entre as partes móveis dos componentes de metal, sem alterar a tolerância das peças. Este condicionador especial de metal anti-fricção reivindica economia de energia, redução de custos operacionais, aumento da potência e torque, temperatura de operação mais baixa, diminuição do desgaste e do tempo de inatividade e proporciona um funcionamento a frio mais suave.
Claro, sabemos que isso tudo poderia ser apenas "hype" de marketing, mas a tecnologia por trás do produto pareceu diferente de alguns dos outros tipos similares de condicionadores de metais no mercado. Ele é novo, por isso há muito poucos comentários imparciais sobre o produto, o que nos fez um hesitar um pouco antes de usá-lo. Você recomendaria o uso destes tipos de condicionadores de metal anti-fricção? Por que ou por que não?"
O uso de "condicionadores de metal" geralmente não é recomendado. Isto é porque a maioria destes tipos de produtos são derivados a partir de um composto clorado. O cloro destes compostos é muito reativo a superfície metálica e vai corroer-lo imediatamente. Os subprodutos da corrosão, óxidos, em seguida tornam-se uma camada chamada "barreira de sacrifício". Esta barreira tem uma propriedade de lubrificação, mas logo que é descartada expõe novamente material fresco.
Ao longo do tempo, como este ciclo é repetido e o material recentemente exposto reage novamente com o aditivo em suspensão no óleo, podendo haver desgaste substancial (tanto química e mecânica) dos componentes. Os efeitos a longo prazo do cloro corrosivo superam qualquer benefício a curto prazo a partir desta barreira sacrificial.
O cloro não só ataca as superfícies de metal no interior da máquina, como também causa estragos no lubrificante. Um dos grandes perigos na utilização de um composto clorado e um lubrificante deriva da sua capacidade de formação de ácido quando exposto a umidade. Ao formular um lubrificante, você deve considerar que tais formulações contêm detergentes, antioxidantes e neutralizadores de acidez. Mas quando você adiciona um produto de prateleira o equilíbrio é perdido. O resultado será a formação de ácido clorídrico que corrói componentes mecânicos metálicos muito rapidamente.
Seria muito melhor você usar um óleo lubrificante de boa qualidade, devidamente formulado desde o início. Um dos primeiros passos para conseguir isso é garantir que o lubrificante tem a capacidade de viscosidade e de transporte de carga adequados. Lembre-se, é melhor ter o seu equipamento operando sob um bom filme fluido hidrodinâmico do que ter que contar com uma barreira anti atrito numa condição severa".
O original em inglês pode ser encontrado aqui: http://www.machinerylubrication.com/Read/29188/anti-friction-metal-conditioners
Última edição por PauloEduardo em Seg Dez 18, 2017 6:55 pm, editado 1 vez(es)
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Aditivos e condionadores de metais.
PauloEduardo escreveu:
Seria muito melhor você usar um óleo lubrificante de boa qualidade, devidamente formulado desde o início. Um dos primeiros passos para conseguir isso é garantir que o lubrificante tem a capacidade de viscosidade e de transporte de carga adequados. Lembre-se, é melhor ter o seu equipamento operando sob um bom filme fluido hidrodinâmico do que ter que contar com uma barreira anti atrito numa condição severa.
Concordo; melhor usar um bom óleo, isso já basta.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Aditivos e condionadores de metais.
PauloEduardo escreveu:Este MC2 parece ser novo. O site no Brasil nem está "no ar". Parece que nos EUA já é relativamente conhecido. Sei lá pessoalmente acho prematuro usar.
Não é tão novo não Paulo, deve ser só o site do representante aqui no Brasil que está fora do ar mesmo.
Abraços,
Re: Aditivos e condionadores de metais.
webhead17 escreveu:dtyonline escreveu:Fabio, não sei se é bom o MC2.
Não sei se para enriquecer a discussão aqui do tópico, cito o Tufoil, tido como o lubrificante mais eficiente do mundo segundo o Guiness Book em 1996, porém nunca utilizei aditivo de óleo.
Abraços,
Já usei o tufoil uma vez em um novo palio que eu tinha, senti uma leve diferença no consumo, mas não tenho certeza se foi o meu pé. Estou pensando em comprar de novo e usar na livina.
webhead17, se voltar a utilizar o Tufoil deixe o relato aqui.
Abraços,
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Pois então. Não quero usar no motor, pois vou de valvoline.
Estou querendo para aplicar no cambio manual, que estou achando áspero.
Vi o pessoal do March falando sobre isso e fiquei interessado.
Mas agora sempre pesquiso e também pergunto no clube.
http://www.nissanclube.net.br/t479-como-deixar-o-cambio-do-march-macio?highlight=Cambio+macio
Falaram de molykote, mas parece que parou de ser produzido.
Ia ser minha opção.
Estou querendo para aplicar no cambio manual, que estou achando áspero.
Vi o pessoal do March falando sobre isso e fiquei interessado.
Mas agora sempre pesquiso e também pergunto no clube.
http://www.nissanclube.net.br/t479-como-deixar-o-cambio-do-march-macio?highlight=Cambio+macio
Falaram de molykote, mas parece que parou de ser produzido.
Ia ser minha opção.
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Esse video ai, o cidadão explica o fim do Molykote, mas acho que foi aquela versão usada em motores.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Sim , a2 é para motores.
Complicando muito vou do polêmico militec então no óleo do câmbio.
Complicando muito vou do polêmico militec então no óleo do câmbio.
pfabio- Mensagens : 165
Data de inscrição : 08/05/2016
Localização : Goiania
Condicionador de metais
Galera, alguém utiliza o Militec no Sentra? Dá mesmo redução no ruído do motor?
Vale a pena? Não estou falando em melhora de desempenho, nem de economia ou partida a frio e sim na diminuição do ruído do motor...
Vale a pena? Não estou falando em melhora de desempenho, nem de economia ou partida a frio e sim na diminuição do ruído do motor...
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Mkdam, eu utilizei o Militec e não percebi diminuição no ruido, já tem uns 5K KM rodados.
Coloquei mesmo a nível de proteção.
Coloquei mesmo a nível de proteção.
DiegoSD- Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/09/2016
Localização : Salvador
Re: Aditivos e condionadores de metais.
e aí Mk, beleza?
aproveitando carona na sua questão:
além de usar militec no óleo de motor, sei que tem gente que andou aplicando no gás do ar condicionado, dizem que gela mais. E isto sei que tem muita gente que faz.
E tem a questão de adicionar o militec também no câmbio.
se alguém já tiver feito uso de alguma forma, seria legal compartilhar, mesmo que nem se trate de um veículo da Nissan.
Muita gente andou condenando, outros dizem que não é necessário, outros dizem que é desperdício, mas acho legal todos nós mantermos a mente aberta.
E, afinal, nós no Brasil nem temos acesso aos lubrificantes mais modernos, que aplicam princípios de nano-tecnologia.
aproveitando carona na sua questão:
além de usar militec no óleo de motor, sei que tem gente que andou aplicando no gás do ar condicionado, dizem que gela mais. E isto sei que tem muita gente que faz.
E tem a questão de adicionar o militec também no câmbio.
se alguém já tiver feito uso de alguma forma, seria legal compartilhar, mesmo que nem se trate de um veículo da Nissan.
Muita gente andou condenando, outros dizem que não é necessário, outros dizem que é desperdício, mas acho legal todos nós mantermos a mente aberta.
E, afinal, nós no Brasil nem temos acesso aos lubrificantes mais modernos, que aplicam princípios de nano-tecnologia.
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Tudo jóia WM e vc?
Então estou pensando em colocar no meu para proteção, mas também porque li que diminuiria o ruído do motor sensivelmente... Quanto a ganhos de potência ou economia, duvido muito mas se tiver melhor ainda!
Então estou pensando em colocar no meu para proteção, mas também porque li que diminuiria o ruído do motor sensivelmente... Quanto a ganhos de potência ou economia, duvido muito mas se tiver melhor ainda!
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Eu também coloquei Militec em Outubro/2015 no March. Não percebi absolutamente nada.
Mas testa aí, e preferencialmente, testa com um medidor de decibéis desses de celular mesmo
Mas testa aí, e preferencialmente, testa com um medidor de decibéis desses de celular mesmo
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Aditivos e condionadores de metais.
sabe que eu até baixei um app, o decibelmeter para monitorar o ruído do motor. Só que o microfone do smartphone é muito sensível, eu precisaria de um ambiente controlado para fazer uma medição, apesar de que nem sei se dá para confiar neste app.
Mas de orelhada não dá para confiar mesmo, pois sempre há um tipo de efeito placebo.
quanto a lubrificação, ela nunca é suficiente. Mesmo pegando os óleos atuais mais modernos, sempre há algum desgaste do motor.
vamos ver se a gente tem sorte, e algum colega fã de trackdays ou eventos de drift possa vir e contar a experiência prática do militec em uso esportivo.
Mas de orelhada não dá para confiar mesmo, pois sempre há um tipo de efeito placebo.
quanto a lubrificação, ela nunca é suficiente. Mesmo pegando os óleos atuais mais modernos, sempre há algum desgaste do motor.
vamos ver se a gente tem sorte, e algum colega fã de trackdays ou eventos de drift possa vir e contar a experiência prática do militec em uso esportivo.
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Eu usei um desses apps decibelímetros e funcionou bem num celular que eu tinha, deu pra perceber uma diferença de 3db entre um óleo velho com 7,5 mil km e óleo novo.
3db parece pouco, mas não é, como a escala de decibeis é em logaritmo, a intensidade é maior; no meu celular atual o microfone é mais sensível e não fica legal a medição.
Por tudo que já vi de Militec, acho que baixa sim o nível de ruído.
3db parece pouco, mas não é, como a escala de decibeis é em logaritmo, a intensidade é maior; no meu celular atual o microfone é mais sensível e não fica legal a medição.
Por tudo que já vi de Militec, acho que baixa sim o nível de ruído.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Aditivos e condionadores de metais.
icefly25 escreveu:Eu usei um desses apps decibelímetros e funcionou bem num celular que eu tinha, deu pra perceber uma diferença de 3db entre um óleo velho com 7,5 mil km e óleo novo.
3db parece pouco, mas não é, como a escala de decibeis é em logaritmo, a intensidade é maior; no meu celular atual o microfone é mais sensível e não fica legal a medição.
Por tudo que já vi de Militec, acho que baixa sim o nível de ruído.
3db é o dobro de intensidade sonora.
Quanto a militec no cambio, JAMAIS façam isso. O Fluido do CVT nao tem função de reduzir atrito e sim o contrario, o militec vai cagar tudo.
To achando o meu meio ruidoso, mas ta com o Lubrax Valora que dizem ser ruidoso normalmente. ta fazendo 5k km agora, daqui a pouco troco.
raphaelrrc93- Mensagens : 312
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 30
Localização : Ilha do Governador - RJ
Re: Aditivos e condionadores de metais.
WilsonM escreveu:vamos ver se a gente tem sorte, e algum colega fã de trackdays ou eventos de drift possa vir e contar a experiência prática do militec em uso esportivo.
No antigo fórum tinha Vito, fazia Track Day de March e Saulo, o apzeiro que ficava puto quando eu esculhambava os AP. Vito usava Militec, Saulo, Molykote. Todos dois juravam de pé junto que os troços funcionavam.
Mas, arrisquei a testar por causa da propaganda de ADG depois do vídeo do Honda. Não vi diferença alguma. Mas uma coisa é eu não perceber o fato, outra é o fato.
Eu sei que EU, não compro mais.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Aditivos e condionadores de metais.
A até acredito nos benefícios imediatos mas tenho fortes dúvidas sobre o uso do Militec a longo prazo.
Sou mais o Molykote embora tenha dúvidas desta vez em relação ao uso junto aos modernos óleos sintéticos.
Não uso nem usarei nenhum dos dois até que o tempo passe e minhas dúvidas sejam esclarecidas.
Sou mais o Molykote embora tenha dúvidas desta vez em relação ao uso junto aos modernos óleos sintéticos.
Não uso nem usarei nenhum dos dois até que o tempo passe e minhas dúvidas sejam esclarecidas.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Aditivos e condionadores de metais.
raphaelrrc93 escreveu:
Quanto a militec no cambio, JAMAIS façam isso. O Fluido do CVT nao tem função de reduzir atrito e sim o contrario, o militec vai cagar tudo.
Já vi relato de gente querendo botar Militec em tudo que é buraco do carro que leva óleo, atrito, etc; ja li de quererem colocar no sistema de freio, no tanque, e até no radiador
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Aditivos e condionadores de metais.
Bom eu coloquei ontem no meu, vamos ver se percebo pelo menos algum placebo kkkkk
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
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