Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Manchas amarelas
Porcentagem de Álcool EmptyHoje à(s) 9:11 am por ROBERTO CESAR R SANTOS

» IPVA Seguro Kicks
Porcentagem de Álcool EmptyHoje à(s) 12:06 am por selestino

» Sentra 2023 B18
Porcentagem de Álcool EmptyOntem à(s) 6:32 pm por Spyr0Gir0

» Computador de bordo travado Sentra B17
Porcentagem de Álcool EmptyOntem à(s) 3:42 pm por Nilson Brito

» Oficina mecânica confiável em Goiania
Porcentagem de Álcool EmptyOntem à(s) 2:32 pm por WilsonM

» Peças Paralelas Fabricante e experiencia
Porcentagem de Álcool EmptyOntem à(s) 10:44 am por WilsonM

» PROBLEMAS GRAND LIVINA 2012
Porcentagem de Álcool EmptyOntem à(s) 10:21 am por WilsonM

» Dificuldade em escolher uma empresa de apostas
Porcentagem de Álcool EmptySex maio 17, 2024 8:36 pm por Saraa

» Qual óleo do câmbio manual?
Porcentagem de Álcool EmptySex maio 17, 2024 6:25 pm por flaviosil

Inscreva-se!


Porcentagem de Álcool

4 participantes

Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Sáb Dez 01, 2018 6:10 pm

Olá.
Tenho um 1.5 original a gasolina. Aqui no Paraguai uso uma gasolina sem álcool. Quando eu viajo ao Brasil, uso gasolina comum(não lembro bem a porcentagem de álcool que tem a gasolina no Brasil). Ouvi dizer que o computador do motor 1.5 regula automaticamente a quantidade de combustível injetado ate um máximo de 40% de Álcool. Na próxima viagem ao Brasil, quero misturar mais álcool, porque o preço da gasolina está altíssimo, e eu não quero correr o risco de andar com um botijão de gás conectado(meu carro usa gás de cozinha legalizado com kit italiano de 5ta geração) O que eu quero saber, é se alguém mistura mais alcool na gasolina sem ter um carro Flex e sem adaptação? E se mistura, quantos %? E como se comporta o carro?
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por WilsonM Sáb Dez 01, 2018 6:39 pm

olha, este é um assunto que ninguém parece ter certeza no Brasil.

de antemão, lembro que se vier para o Brasil na época de inverno, nem adianta tentar usar mistura de álcool na gasolina brasileira, serão grandes as chances de seu motor nem conseguir dar partida.

verdade que os mapas de injeção conseguem adaptar a injeção de acordo com o combustível, mas até qual proporção é algo totalmente incerto. Atualmente já temos 27,5% de álcool anidro na gasolina, este tipo de álcool é ligeiramente diferente do álcool hidratado utilizado nos carros flex (como chamamos no Brasil os carros que podem rodar tanto no álcool quanto na gasolina). Acredito que a atual proporção já esteja perto do limite do que os mapas de injeção podem comportar.


Aqui no Brasil é possível usar gás natural nos carros, fazendo adaptação. Mas ao fazer a adaptação é comum problema ao usar álcool/gasolina. Aparentemente, os mapas de injeção não conseguem cobrir todas as combinações de combustível gás/álcool/gasolina. Resulta que o motor falha, por vezes nem se consegue dar a partida.


WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Sáb Dez 01, 2018 6:45 pm

Quanto ao gas, meu carro nunca teve problemas ou falhou, mas meu carro por ser japones eh diferente dos nissan do Brasil. E talvez tambem porque eu uso outro tipo de gas, nao gas natural e sim gas de petroleo (glp) apesar de estar acostumado com gasolina pura, sem alcool, meu carro aceitou bem a gasolina brasileira com alcool anidro. Sei que o alcool na gasolina danifica toda a linha de combustivel, principalmente no meu carro que foi projetado para o mercado japones, onde a gasolina nao tem alcool, mas isso nao me preocupa porque as pecas para este carro sao baratas aqui no paraguay, e estou pensando em comprar um kit flex para o carro, mas nao sei se o carro aceita bem este tipo de acessorio.
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por icefly Sáb Dez 01, 2018 8:15 pm

Gasolina no Brasil tem 27% de etanol (a tipo premium tem 25%).

Sendo seu motor um monofuel, só a gasolina, eu não inventaria de meter mais etanol ainda, penso que 27% já é meio um risco calculado para motor que não está preparado para funcionar com uma mistura de gasolina + etanol, que dirá aumentar mais ainda o % de etanol.

Eu não recordo quais os problemas, aconselho a pesquisar mais, para evitar um problema catastrófico.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por andre fachini Dom Dez 02, 2018 8:35 am

Vou colocar lenha na fogueira...tive uma Scenic por quase 7 anos....rodei 2 anos e meio com ela no alcool, sem converter nada na proporção de até 90% de alcool no tanque....mas fui acostumando ..foram 5 tanques até chegar nesta proporção....nõa rodei muito em km..algo proximo aos 30.000 km....vendi ela a 6 anos e continua com o mesmo motor, sem baixar oleo sem ter que trocar peça alguma do motor....mas o novo dono anda com ela na gasolina desde que comprou...só coloquei o motor de partida a frio pra auxiliar ela ...e não forçar nem bateria nem motor de arranque...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por WilsonM Dom Dez 02, 2018 12:15 pm

legal, hein, é bom saber, vai que mais alguém está interessado em usar álcool, que está com preço bem interessante aqui em São Paulo, e já que os postos não abaixam o preço da gasolina (a Petrobras andou anunciando que baixou em 20% o preço na porta das refinarias).

Eu estou usando álcool no Sentra, a primeira partida do dia anda bem sofrida, parece que o motor vai morrer, mas pelo menos está pegando na primeira tentativa. Cada parada no posto abasteço 8 litros de gasolina e 34 de álcool, total que vai no tanque sempre dá 42 litros.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por andre fachini Dom Dez 02, 2018 3:02 pm

ta 1.50 na refinaria demais disso é lucro e impostos..aqui agora ta 3,99 a comum...e 2,59 alcool
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Seg Dez 03, 2018 12:36 am

no meu Japurunga, quando eu tirei da loja, eu abasteci com 30% de alcool e gasolina comum paraguaia (na epoca 5% de alcool) pois como paguei o carro a vista eu estava curto no dinheiro, e essa mistura custava aqui uns 2 reais o litro. Mas no mes seguinte coloquei o gas 5ta geracao e passei a colocar so a gasolina turbo da petrobras que aqui nao tem alcool.(mas claro que usava mais no gas glp, que custava mais ou menos 1,50 reais o litro) o carro funcionou legal nessa mistura. acho que sim funcionaria bem em maiores proporcoes. acho que vou provar meio a meio em janeiro, minha proxima viagem ao brasil. no parana e sao paulo, meio a meio. em santa catarina e Rio grande do sul. alcolina legal (combustivel que o governo chama de gasolina Razz  ) E na verdade acho que o risco de danificar eh pequeno. e ainda que danifique algo, as pecas aqui sao baratas, por exemplo. a bomba de combustivel custa 130 reais, o jogo de bico injetores custa uns 150 reais, etc... tendo em vista que minhas viagens ao brasil sao de mais ou menos 5 mil kilometros... o risco vale a pena na minha opiniao(e no meu caso).
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Seg Dez 03, 2018 12:56 am

WilsonM escreveu:legal, hein, é bom saber, vai que mais alguém está interessado em usar álcool, que está com preço bem interessante aqui em São Paulo, e já que os postos não abaixam o preço da gasolina (a Petrobras andou anunciando que baixou em 20% o preço na porta das refinarias).

Eu estou usando álcool no Sentra, a primeira partida do dia anda bem sofrida, parece que o motor vai morrer, mas pelo menos está pegando na primeira tentativa. Cada parada no posto abasteço 8 litros de gasolina e 34 de álcool, total que vai no tanque sempre dá 42 litros.

excelente informacao. Seu carro eh flex?
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Seg Dez 03, 2018 1:03 am

andre fachini escreveu:Vou colocar lenha na fogueira...tive uma Scenic por quase 7 anos....rodei 2 anos e meio com ela no alcool, sem converter nada na proporção de até 90% de alcool no tanque....mas fui acostumando ..foram 5 tanques até chegar nesta proporção....nõa rodei muito em km..algo proximo aos 30.000 km....vendi ela a 6 anos e continua com o mesmo motor, sem baixar oleo sem ter que trocar peça alguma do motor....mas o novo dono anda com ela na gasolina desde que comprou...só coloquei o motor de partida a frio pra auxiliar ela ...e não forçar nem bateria nem motor de arranque...

sim, eu acredito. cada marca tem sua porcentagem de tolerancia (a programacao do sistema para mapear e injetar a quantidade de combustivel) aqui por exemplo, os toyota importados do japao, so aceitam no maximo 30% de alcool, ja os mitsubishi, uns 70%, depois, acende a luz do tablero e funciona mal...  meu intento eh saber dos nissan, o meu eu ja fiz mistura ate 35%. diz a lenda aqui (ninguem me disse eu fiz, ou assumiu que eh verdade) que os nissan importados do japao aceitam ate 40%.
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por WilsonM Seg Dez 03, 2018 9:56 am

sim, meu carro é flex, com sistema antigo de tanquinho de gasolina auxiliar, que eu nunca coloco gasolina. neste tanquinho.


no caso, seu carro funcionaria com o GLP vendido no Brasil? Em SPaulo, o botijão com 13 kg custa coisa de R$80 a R$90.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Ter Dez 04, 2018 4:50 pm

Sim, na ultima viagem que eu fiz no Brasil, por RS, SC, PR e SP, foram 12 botijoes de gas. cada botijao tem quase 24 litros de gas(13kg). o consumo por litro no gas eh o mesmo que por litro de gasolina. Ai no Brasil a diferenca de preco nao eh grande, mas aqui no paraguay o gas custa a metade da gasolina. Mas eu nao posso andar com o botijao conectado que da BO, quando compro tenho que transferir para o tanque do carro.
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Sunnyjapones Ter Dez 04, 2018 4:56 pm

WilsonM escreveu: com sistema antigo de tanquinho de gasolina auxiliar, que eu nunca coloco gasolina. neste tanquinho.

Eu tive um chevette original a alcool e eu completava o tanquinho com alcool mesmo, kkkk e isso que eu morava no Rio Grande do Sul, e ate nos mais frios dias de inverno, o alcool no tanquinho funcionava para dar a partida )acho que por causa do combustivel extra que era injetado pelo sistema de partida...
Sunnyjapones
Sunnyjapones

Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/12/2018
Idade : 41
Localização : Paraguai

Ir para o topo Ir para baixo

Porcentagem de Álcool Empty Re: Porcentagem de Álcool

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos