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Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Beleza Ice. Agora não to conseguindo fazer o LTFT1 registrar, será alguma configuração??
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Se estiver usando o Torque: pra montar o seu layout e saber o que realmente funciona no Sentra, tem 2 dicas.
A 1ª: na tela principal, pra ver quais sensores são compatíveis com a central, clica em
Adapter Status >>>> Available sensors
A 2ª dica: tem uma funçãozinho no Torque que esconde os sensores que não são lidos; o caminho é
OBD2 Adpater Settings >>>> Hide unsupported sensors
Quando for adicionar algum sensor, a maioria dos que estão em caixa verde, são os compativeis com a central do carro.
Isso vai te facilitar muito achar os sensores que realmente funcionam.
A 1ª: na tela principal, pra ver quais sensores são compatíveis com a central, clica em
Adapter Status >>>> Available sensors
A 2ª dica: tem uma funçãozinho no Torque que esconde os sensores que não são lidos; o caminho é
OBD2 Adpater Settings >>>> Hide unsupported sensors
Quando for adicionar algum sensor, a maioria dos que estão em caixa verde, são os compativeis com a central do carro.
Isso vai te facilitar muito achar os sensores que realmente funcionam.
Última edição por icefly25 em Qua Abr 27, 2016 4:54 pm, editado 2 vez(es)
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
já no meu caso, é o ethanol que não dá leitura.
pode ser limitação ou defeito do app
pode ser limitação ou defeito do app
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
O nível de etanol no combustível?
No meu March também não lè. (talvez este sensor esteja ausente na ECU).
O MRB em outro espaço me falou que o nivel de etanol e o AFR não é tão preciso assim nos Nissan.
No meu March também não lè. (talvez este sensor esteja ausente na ECU).
O MRB em outro espaço me falou que o nivel de etanol e o AFR não é tão preciso assim nos Nissan.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Valeu pelas dicas Ice, estava perdido nesse programa. A maioria dos manometros que tinha colocado nem eram compativeis... Estou refazendo o Layout seguindo suas recomendações... Agora vai kkkk
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Mkdam escreveu:Caramba o Long Term Fuel Bank 1 meu não registra nada... Será que estou usando o manômetro correto?
Esse valor (0,0) é indicativo de combustível E65 (65% etanol, 35% de gasolina) segundo o professor MRB. Se está usando (só) a E27 daí está estranho...vi que conseguiu saber a porcentagem de etanol (19%). Qual o aplicativo que está usando? É a primeira vez que vejo (nos Nissans) alguém que conseguiu esta leitura (% de etanol).
Em relação à taxa de ar/combustível comandada: A/F(c) ...essa equação é relativa ao combustível declarado (na configuração do veículo). Por ex., se declarar E85 essa relação será A/F(c) = 9.76:1 (que é o meu caso abaixo), se for E100 A/F(c) = 9.0:1 (essas medidas são os valores da maioria dos testes que fiz...em uma ou outra ocasião o valor alterou, daí não sei o que aconteceu). Tem a taxa de ar/combustível medido A/F(m) que no torque PRO não está disponível, isto é a A/F(m) sempre está 0.00:1. No plugin da Nissan para o torque tem a taxa "A/F ratio adjust" (%) que teoricamente funciona.
Dá uma olhada no print que fiz hoje...dá uma olhada no LTFT1 = 1.6 (estou usando combustível próximo de E70). Tá cheio de manômetros que podemos discutir posteriormente.
Com relação à gravação de dados, não sei se está usando o torque pro, mas o arquivo é "zipado" do tipo CSV...dá pra abrir com Excel ou semelhante, mas neste caso não como é.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Fala Nakay blz?? Estou usando o Torque pro e a porcentagem de etanol mediu normal no meu B17.
O LTFT1 não estava medindo mesmo. Então apaguei o layout e refiz do zero, aí começou a marcar. Hoje marca -1,6. Não sei se é bom, eu só utilizo gasolina aditivada.
Quanto ao A/F não mexi em nada. Não sabia o que era então não especifiquei nenhum valor declarado...
Ainda estou aprendendo a mexer nesse programa, já consegui registrar minha viagem mas só no site do Torque, enviar via e-mail não consegui até agora..
O LTFT1 não estava medindo mesmo. Então apaguei o layout e refiz do zero, aí começou a marcar. Hoje marca -1,6. Não sei se é bom, eu só utilizo gasolina aditivada.
Quanto ao A/F não mexi em nada. Não sabia o que era então não especifiquei nenhum valor declarado...
Ainda estou aprendendo a mexer nesse programa, já consegui registrar minha viagem mas só no site do Torque, enviar via e-mail não consegui até agora..
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
LTFT1 quanto menor melhor, no meu fico sempre entre -18,5%(comum, gasolina suspeita ) e -20,5% (com aditivada da Ipiranga).
mas ele demora um pouco a refletir a gasolina, tem de usar um bom tempo até começar a dar uma medição normal.
Se trabalhando com gasolina pura, o LTFT1 tende a zero. Como temos álcool, a injeção eletrônica empobrece a mistura, no meu caso reduz 20% a gasolina para o mesmo volume de ar.
mas ele demora um pouco a refletir a gasolina, tem de usar um bom tempo até começar a dar uma medição normal.
Se trabalhando com gasolina pura, o LTFT1 tende a zero. Como temos álcool, a injeção eletrônica empobrece a mistura, no meu caso reduz 20% a gasolina para o mesmo volume de ar.
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Isso que me deixa cabrero, usar um programa sem saber ao certo como interpretar os índices. Pensei que junto com o aplicativo pago viria um manual que ensinasse como ler as entrelinhas das informações ou alguns parâmetros. Pesquisando na internet não achei nada também, e mesmo em sites gringos a falta de informação é uma constante. Sugiro que se faça uma listagem das informações que já foram descobertas pelos usuários, que vai auxiliar muito os novatos como eu.
Alexandre- Mensagens : 603
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 63
Localização : Porto Alegre/RS.
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Do que entendi até hoje com o Torque Pro, em carro flex, esses valores oscilam de acordo com o combustível usado, a qualidade da gasolina (se tem mais ou menos etanol), e quantidade de etanol no tanque, caso use misturas de etanol + gasolina.
* LTFT - o ideal é o mais negativo possível com boa gasolina, tipo acima de -17%; pode oscilar bem pouco; com etanol esse valor fica positivo; se misturar os 2 os valores mudam
* STFT - oscila entre 0%, e os extremos de -5% e 5%
* AFR - oscila conforme o combustível, na gasolina boa quanto mais perto de 12 - 14 melhor; no etanol seria em torno de 9; acho que esse aqui tem relação com a tal estequiometria.
Baixando o tanque de gasolina aditivada BR que estou usando e tendo dúvidas de que está 100% boa, pretendo usar um pouco de Podium e depois voltar para a Ipiranga que vinha usando e parecia estar rendendo mais.
Algumas obs sobre sua tela nakay:
- a diferença de 20ºc entre a temp ambiente (19º) e a temp da admissão (39º); outro dia notei que passa uma mangueira embaixo do tubo de admissão de ar, acho que vem do arrefecimento, se quissessemos baixar essa temp, seria caso de fazer isolamento térmico desse duto.
- vc consegue ler o Vol Eff e os O2 1x1V e 1x2V ?
* LTFT - o ideal é o mais negativo possível com boa gasolina, tipo acima de -17%; pode oscilar bem pouco; com etanol esse valor fica positivo; se misturar os 2 os valores mudam
* STFT - oscila entre 0%, e os extremos de -5% e 5%
* AFR - oscila conforme o combustível, na gasolina boa quanto mais perto de 12 - 14 melhor; no etanol seria em torno de 9; acho que esse aqui tem relação com a tal estequiometria.
Baixando o tanque de gasolina aditivada BR que estou usando e tendo dúvidas de que está 100% boa, pretendo usar um pouco de Podium e depois voltar para a Ipiranga que vinha usando e parecia estar rendendo mais.
nakay escreveu:
Dá uma olhada no print que fiz hoje...dá uma olhada no LTFT1 = 1.6 (estou usando combustível próximo de E70). Tá cheio de manômetros que podemos discutir posteriormente.
Com relação à gravação de dados, não sei se está usando o torque pro, mas o arquivo é "zipado" do tipo CSV...dá pra abrir com Excel ou semelhante, mas neste caso não como é.
Algumas obs sobre sua tela nakay:
- a diferença de 20ºc entre a temp ambiente (19º) e a temp da admissão (39º); outro dia notei que passa uma mangueira embaixo do tubo de admissão de ar, acho que vem do arrefecimento, se quissessemos baixar essa temp, seria caso de fazer isolamento térmico desse duto.
- vc consegue ler o Vol Eff e os O2 1x1V e 1x2V ?
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Alexandre escreveu:Isso que me deixa cabrero, usar um programa sem saber ao certo como interpretar os índices. Pensei que junto com o aplicativo pago viria um manual que ensinasse como ler as entrelinhas das informações ou alguns parâmetros. Pesquisando na internet não achei nada também, e mesmo em sites gringos a falta de informação é uma constante. Sugiro que se faça uma listagem das informações que já foram descobertas pelos usuários, que vai auxiliar muito os novatos como eu.
Concordo com o Alexandre, tem alguns colegas aqui que manja bem desses manômetros e seus índices... Seria de grande valia se pudéssemos mapeá-los por tipo, função e valores admissíveis. Mesmo porquê esses manômetros tem siglas que as vezes é difícil de traduzir....
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
é, seria um projeto legal, criar um documento em PDF que a gente agregasse as informações sobre o scanner, depois a gente disponilizaria em algum serviço de hospedagem da internet, um mediafire ou mega da vida.
quem se topa abraçar a causa?
quem se topa abraçar a causa?
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Alguem poderia criar um arquivo aberto no Google Drive, onde poderíamos inserir as contribuições deixaria o arquivo (.doc ou txt simples mesmo) aberto a alterações.
Notaram que o AFR (relação ar combustível) oscila?
Com motor em marcha lenta é um valor (29,4), acelerando é outro valor (14,7).
Estou com gasolina no tanque.
Imagino que é marcha lenta, injeta menos combustível e mai ar; em rotação normal de uso, injeta mais combustível.
Notaram que o AFR (relação ar combustível) oscila?
Com motor em marcha lenta é um valor (29,4), acelerando é outro valor (14,7).
Estou com gasolina no tanque.
Imagino que é marcha lenta, injeta menos combustível e mai ar; em rotação normal de uso, injeta mais combustível.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
imagino que em marcha lenta o motor funcione praticamente na inércia, quase nem precisa injetar combustível, deve ser por isto a variação.
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Não exatamente: ele tem que injetar, se não o motor estanca.
Agora, descendo ladeira com o carro ENGATADO é que entra o CUT-OFF. A ladeira gira as rodas, que gira a transmissão, que que gira o motor, e por causa disso a central desativa a injeção de combustível, e o motor não vai estancar porque ele está sendo girado pela descida. Mas se você descer com o carro em ponto morto ou com o pé na embreagem, igual a 90% dos brasileiros, isso não ocorre.
Agora, descendo ladeira com o carro ENGATADO é que entra o CUT-OFF. A ladeira gira as rodas, que gira a transmissão, que que gira o motor, e por causa disso a central desativa a injeção de combustível, e o motor não vai estancar porque ele está sendo girado pela descida. Mas se você descer com o carro em ponto morto ou com o pé na embreagem, igual a 90% dos brasileiros, isso não ocorre.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Pimenta,
Aí tá um bom exemplo pra monitorar o consumo com o aplicativo -em uma longa viagem, com bons trechos de descida (não em serras), onde se quer manter uma velocidade média e aproveitar o máximo a energia cinética...qual seria o consumo abusando do cut-off ou a banguela/embreagem?
Será que no march 1.6 com a quinta marcha curta (3600rpm-120km/h) o cut-off não causaria uma desaceleração a ponto de ter que acelerar em "dobro" para recuperar a velocidade? São poucas as descidas que não causam essa desaceleração...
Talvez, associando-se o cut-off e a embreagem não conseguiríamos melhor resultado da velocidade e o consumo?
Acho que o march deveria ganhar uma 6º marcha
Aí tá um bom exemplo pra monitorar o consumo com o aplicativo -em uma longa viagem, com bons trechos de descida (não em serras), onde se quer manter uma velocidade média e aproveitar o máximo a energia cinética...qual seria o consumo abusando do cut-off ou a banguela/embreagem?
Será que no march 1.6 com a quinta marcha curta (3600rpm-120km/h) o cut-off não causaria uma desaceleração a ponto de ter que acelerar em "dobro" para recuperar a velocidade? São poucas as descidas que não causam essa desaceleração...
Talvez, associando-se o cut-off e a embreagem não conseguiríamos melhor resultado da velocidade e o consumo?
Acho que o march deveria ganhar uma 6º marcha
Última edição por nakay em Sáb Abr 30, 2016 1:58 am, editado 1 vez(es)
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
icefly25 escreveu:
Notaram que o AFR (relação ar combustível) oscila?
Com motor em marcha lenta é um valor (29,4), acelerando é outro valor (14,7).
No torque pro a relação A/F(c) não é um valor medido. O combustível declarado na configuração do veículo que fornece essa relação. Esse valor que obteve refere-se ao da gasolina "pura" (14,7:1). É só testar mudando (na configuração do seu march) o combustível para E100 que o valor mudará para 9,00:1, E10 (14,08:1), E15 (13,79:1), E20 (13,49:1), E85 (9,76:1)...não sei se entra em algum cálculo secundário e nem entendo pq oscila em algumas ocasiões, simplesmente, acho que é uma tabela estequiométrica para conhecimento. Aliás, nem aparece a nossa "gasolina-Br" E27 ou uma próxima a ela (E25 ou E30).
Como já disse no Plugin Advanced Nissan Ex, tem uma relação "A/F adjust" (em %) que deve ser a mais correta. Acho que é calculada e oscila em torno de +5% e -5%...
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Alexandre escreveu:Isso que me deixa cabrero, usar um programa sem saber ao certo como interpretar os índices. Pensei que junto com o aplicativo pago viria um manual que ensinasse como ler as entrelinhas das informações ou alguns parâmetros. Pesquisando na internet não achei nada também, e mesmo em sites gringos a falta de informação é uma constante. Sugiro que se faça uma listagem das informações que já foram descobertas pelos usuários, que vai auxiliar muito os novatos como eu.
Se nem (a maioria) dos mecânicos com scanner sabem interpretar, imagina um leigo. Comprei o leitor OBD2 por curiosidade (um brinquedo) para saber a temperatura do líquido de arrefecimento (no march não tem) e em caso de algum defeito, ler o código desse erro. Com mais de um ano não sei quase nada...precisamos conhecer mais detalhes do funcionamento do motor, seus sensores e a dinâmica dessa rede de funcionamento...um bom começo é monitorar a velocidade do GPS, OBD e do painel, ver as diferenças e qual é a mais correta (para evitar multas), monitorar o consumo e tentar aprender o máximo de cada sensor (ler o plugin "Ajuda" no ecrã principal e na hora de escolher os manômetros ler as informações que alguns tem -clique na (?).
Os vídeos do professor MRB (no "youtube" mmbarlotti) são boas fontes de consulta.
nakay- Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
nakay escreveu:Pimenta,
Será que no march 1.6 com a quinta marcha curta (3600rpm-120km/h) o cut-off não causaria uma desaceleração a ponto de ter que acelerar em "dobro" para recuperar a velocidade? São poucas as descidas que não causam essa desaceleração...
Sim. A velocidade ideal para economizar combustível no March (eu sei que causará controvérsias), é de meros 60KM/H, numa estrada plana, por causa do câmbio curto. Quem quiser testar com o medidor instantâneo, perceberá.
Descendo uma serra por exemplo, se quiser abusar do CUT-OFF, não chegará a 80km/h.
Isso, para mim, é incômodo, e como não tenho paciência, enterro o pé e vou a 120~140km/h fazendo 11km/l mesmo.
O Sentra da minha mãe, apesar de mais pesado e com motor maior, e ter velocidade final menor, e demorar mais para chegar lá, consegue facilmente manter 120-140km/h fazendo 13km/L na estrada.
Câmbio curto e seus problemas. Porém, é divertido quando quero deixar para trás algum (digite aqui algum estereótipo carrístico nacional) que joga farol alto só porque, depois de duas horas chegou a 140km/h e está achando que é rápido. Na realidade, é impagável.
pimenta59- Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
pimenta59 escreveu:nakay escreveu:Pimenta,
Será que no march 1.6 com a quinta marcha curta (3600rpm-120km/h) o cut-off não causaria uma desaceleração a ponto de ter que acelerar em "dobro" para recuperar a velocidade? São poucas as descidas que não causam essa desaceleração...
Sim. A velocidade ideal para economizar combustível no March (eu sei que causará controvérsias), é de meros 60KM/H, numa estrada plana, por causa do câmbio curto. Quem quiser testar com o medidor instantâneo, perceberá.
Descendo uma serra por exemplo, se quiser abusar do CUT-OFF, não chegará a 80km/h.
Isso, para mim, é incômodo, e como não tenho paciência, enterro o pé e vou a 120~140km/h fazendo 11km/l mesmo.
O Sentra da minha mãe, apesar de mais pesado e com motor maior, e ter velocidade final menor, e demorar mais para chegar lá, consegue facilmente manter 120-140km/h fazendo 13km/L na estrada.
Câmbio curto e seus problemas. Porém, é divertido quando quero deixar para trás algum (digite aqui algum estereótipo carrístico nacional) que joga farol alto só porque, depois de duas horas chegou a 140km/h e está achando que é rápido. Na realidade, é impagável.
Confirmo sua opinião; na minha vivência, só que 100% cidade, a velocidade ideal de cruzeiro é 60kmH, mais que isso, por ex. ao acelerar até 80kmH e soltar o pé numa via plana, a velocidade vai descer mais rápido que em outros carros que já tive; é uma característica do câmbio curto; sempre quis que as relações do March fossem um pouco mais longas, pelo menos a 5ª marcha; ou ainda, tivesse uma 6ª marcha, tal como o Tiida.
Câmbio curto faz o carro ficar esperto nas acelerações, mas em velocidade segura mais o carro.
Imagine, se com câmbio curto o March já faz boas médias, ficaria mais econômico com algumas marchas mais longas.
nakay escreveu:icefly25 escreveu:
Notaram que o AFR (relação ar combustível) oscila?
Com motor em marcha lenta é um valor (29,4), acelerando é outro valor (14,7).
No torque pro a relação A/F(c) não é um valor medido. O combustível declarado na configuração do veículo que fornece essa relação. Esse valor que obteve refere-se ao da gasolina "pura" (14,7:1). É só testar mudando (na configuração do seu march) o combustível para E100 que o valor mudará para 9,00:1, E10 (14,08:1), E15 (13,79:1), E20 (13,49:1), E85 (9,76:1)...não sei se entra em algum cálculo secundário e nem entendo pq oscila em algumas ocasiões, simplesmente, acho que é uma tabela estequiométrica para conhecimento. Aliás, nem aparece a nossa "gasolina-Br" E27 ou uma próxima a ela (E25 ou E30).
Como já disse no Plugin Advanced Nissan Ex, tem uma relação "A/F adjust" (em %) que deve ser a mais correta. Acho que é calculada e oscila em torno de +5% e -5%...
Sim, misturas de combustível, farão os valores de alguns sensores apontar diferença; seria bom entender a fundo para interpretar, por ex, se a gasolina que estamos usando é de boa qualidade; entender ainda que indiretamente pois o ideal seria que o sensor de teor de etanol funcionasse, assim não precisaria ficar interpretando o AFR + LTFT + STFT.
Pensando em pegar esse plugin da Nissan, com o resto de saldo que tem na minha conta do Google Play.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
tem este material no wikipedia, bastante técnico, mas para quem tiver estômago para tentar ler, dá para ter uma idéia de quase todo o universo de dados que é possível extrair dos leitores OBD2.
https://en.wikipedia.org/wiki/OBD-II_PIDs
requer conhecimento de inglês, bastante de informática, facilidade com hexadecimais
https://en.wikipedia.org/wiki/OBD-II_PIDs
requer conhecimento de inglês, bastante de informática, facilidade com hexadecimais
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
infelizmente, a informação que eu queria, a temperatura do fluido do CVT ainda não encontrei.
teria de ter um PID, quantos bytes, e qual faixa de temperatura , e não sei se daria para customizar no TorquePro.
teria de ter um PID, quantos bytes, e qual faixa de temperatura , e não sei se daria para customizar no TorquePro.
Duvida em qual ODB2 usar para Tiida 2011 flex
Fiquei com uma dúvida do programa/aplicativo e aparelho para fazer a leitura,
Tenho um conector modelo OBD2(genérico) por conexão Bluetooth que faz esta conexão no painel de fusívies, mas não fez nenhuma leitura de aceleração,velocidade e torque em geral as leituras de potencia, somente consegui as de temperatura.
A leitura que faço normalmente no mostrador painel do carro mostra em media 16,3 Km/L.
Já instalei alguns aplicativos mas não consegui as leituras "mecânicas/potencia/RPM/Aceleração"
Pode me dar uma dica para algum aparelho OBD2 para usar em um Tiida 2011/Flex/Manual?
Tenho um conector modelo OBD2(genérico) por conexão Bluetooth que faz esta conexão no painel de fusívies, mas não fez nenhuma leitura de aceleração,velocidade e torque em geral as leituras de potencia, somente consegui as de temperatura.
A leitura que faço normalmente no mostrador painel do carro mostra em media 16,3 Km/L.
Já instalei alguns aplicativos mas não consegui as leituras "mecânicas/potencia/RPM/Aceleração"
Pode me dar uma dica para algum aparelho OBD2 para usar em um Tiida 2011/Flex/Manual?
wellington- Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2016
Idade : 41
Localização : Rio de Janeiro
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
O mais comum de achar é o modelo azul, o ELM327, e é esse que acredito a maioria estar usando aqui.
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Scanner - Leitor OBDII + apps (Android, Windows Phone, IOS)
Pessoal, alguém pode comentar a respeito desses valores, são do meu Sentra tirei hoje pela manhã:
Valeu!!!
Valeu!!!
Mkdam- Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP
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