Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Bomba de combustível queimando
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyHoje à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyHoje à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyHoje à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyHoje à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyHoje à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyHoje à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyOntem à(s) 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

» Diagrama do chicote do som Versa
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyOntem à(s) 3:11 pm por arai

» Erro no sistema 4WD - Frontier Attack 2021
Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT EmptyOntem à(s) 11:56 am por Alesson

Inscreva-se!


Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

5 participantes

Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Ter Jan 24, 2023 10:33 am

Bom dia grupo, sou novo na área, entusiasta automotivo desde meu primeiro carro e hoje adquiri depois de muita pesquisa um B16 como citado no assunto.
Minhas primeiras impressões sobre o carro foram excelentes ! Pretendo aprofundar essas experiêncas com objetito de contribuir com os proprietários do grupo.
Compreendendo regras do forum, realizei uma pesquisa profunda sobre um determinado assunto, como não encontrei nada específico resolvi compartilhar afim de encontrar as respostas
Possuo desde sempre um leitor ODB2, que permite observar em maiores detalhes alguns indicadores do veículo.
Observei que o mesmo ATINGE uma temperatura de trabalho ideal na faixa de 90c, porém ao realizar a ativação do AC essa temperatura cai para cerca de 45c, creio que isso não seja correto, pois pela lógica o componente responsável em manter o carro aquecido seria a válvula termoestática, sabemos que ambos óleos (Câmbio e motor) necessitam de aquecimento para trabalharem de forma correta. Por fim, minha pergunta de 1 milhão de reais: Está correto este funcionamento? ao ligar o AC a temp diminuir 50%.

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por WilsonM Ter Jan 24, 2023 1:15 pm

olá!
Eu também tenho uma leitor OBD2, a temperatura sempre flutua entre 95 graus e 100 graus, independe de ligar ou não o ar condicionado.
A temperatura, obviamente, sobe rápido ao submeter o carro a esforço, assim como a temperatura do fluido do câmbio.

Já o ar condicionado é acionado por motores elétricos, então depende mais do alternador.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12789
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

arai gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Ter Jan 24, 2023 2:05 pm

WilsonM escreveu:olá!
Eu também tenho uma leitor OBD2, a temperatura sempre flutua entre 95 graus e 100 graus, independe de ligar ou não o ar condicionado.
A temperatura, obviamente, sobe rápido ao submeter o carro a esforço, assim como a temperatura do fluido do câmbio.

Já o ar condicionado é acionado por motores elétricos, então depende mais do alternador.

Quanto a temperatura é o mesmo funcionamento para todos os carros que estão no mesmo patamar básico, até onde sei a função da válvula é justamente essa.. o fato de minha temperatura abaixar muito, me causa um alerta...

o carro está com 92 mil rodados, está com aditivo no reservatório de expansão, com isso imagino que todo sistema esteja fora de risco por corrosão e tudo mais.
Li rapidamente em algum lugar que esse carro possui duas válvulas! Confere?
Inicialmente se algo está efetivamente errado, creio que esse sintoma esteja relacionado com esse componente.

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por absilva Ter Jan 24, 2023 2:42 pm

@Igmello,
Confere, o motor do Sentra/2012 tem duas válvulas termostáticas.
Uma delas fica no lado inferior esquerdo do motor, próximo da bomba d'água
Essa trabalha a 82 graus.
Já a outra fica no lado superior direito do motor, perto da bateria, e trabalha a 95 graus.
Lembre-se que ao ligar o ar condicionado, o ventilador de arrefecimento é acionado no primeiro estágio pra dar uma refrigeração adicional no motor.
Seu caso parece ser alguma falha nessas válvulas.
absilva
absilva

Mensagens : 1262
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 72
Localização : Fortaleza / CE

arai gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Ter Jan 24, 2023 4:03 pm

absilva escreveu:@Igmello,
Confere, o motor do Sentra/2012 tem duas válvulas termostáticas.
Uma delas fica no lado inferior esquerdo do motor, próximo da bomba d'água
Essa trabalha a 82 graus.
Já a outra fica no lado superior direito do motor, perto da bateria, e trabalha a 95 graus.
Lembre-se que ao ligar o ar condicionado, o ventilador de arrefecimento é acionado no primeiro estágio pra dar uma refrigeração adicional no motor.
Seu caso parece ser alguma falha nessas válvulas.
.

Acabo de voltar do carro... fui dar uma espiada, e voltei com a desconfiança de que esse motor já pode ter sofrido super aquecimento.
Já comecei com um bom desafio hahahahahahaahah
Vou estudar para saber se essas válvulas são OK para trocar em casa mesmo...


Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

arai gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por RodrigoMorais Sex Jan 27, 2023 10:30 am

Bom dia amigo, acabei de ler o seu post e posso te garantir uma coisa, 99,9% de certeza que a valvula termostatica está travada aberta e com isso não ha o controle de temperatura, esse veiculo possui 2 valvulas termostatica, a primeira assim que o motor entra em funcionamento promove um aumento rápido de temperatura circulando a agua entre os cilindros e o radiador fazendo o motor trabalhar entre 82 e 86 graus aproximadamente, com o ar condicionado ligado na maior parte do tempo o motor trabalhará nesse regime de temperatura, porem a temperatura pode aumentar até proximo de 100 graus que é quando a segunda valvula termostatica efetua o controle ( inclusive a Nissan a denomina de "valvula de controle" ) , efetuando assim o controle até esse patamar acionando a ventoinha controlando a temperatura dessa maneira.
Resumindo o seu caso, a valvula termostatica conforme vc observou ao ligar o AC, deveria baixar a temperatura até por volta de 82 graus quando ela deveria fechar tornando possível o reaquecimento do motor, eu a trocaria pois não é saudavel para o motor e cambio trabalharem abaixo da temperatura de trabalho pré estabelecida.
Espero ter ajudado de alguma forma

RodrigoMorais

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/10/2022

arai e Igmello gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Sex Jan 27, 2023 11:48 am

Obrigado pelo apoio, já realizei a compra das duas válvulas e a junta do flange. Creio que não seja nada extraordinário realizar essa troca em casa. Vou aproveitar e colocar um aditivo novinho, vai ficar zero bala...Em tempo, preciso resolver isso pois estou com problemas de marcha lenta tb, falhas múltiplas em cilindros, entendo que mesmo de forma remota, pode haver uma minima relação entre o carro estar frio. Próxima etapa caso não resolva, vou fazer limpeza de bicos, troca de velas e inspeção de bobinas, carro está com 93 mil, não tenho histórico de troca do dono anterior

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

RodrigoMorais gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por RodrigoMorais Sex Jan 27, 2023 4:17 pm

Creio que as falhas que vc citou possa sim ter relação com a temperatura de operação do motor, com essa quilometragem é bom sim vc ja revisar bobinas, bicos e velas, vou te dar o meu exemplo, comprei o meu carro em outubro do ano passado com 85k e o dono anterior só rodava com alcool e em cidade, rodou pelo menos uns 40k dessa forma e eu estava bolado com isso pois o alcool detona os bicos, o carro tinha comportamento normal até mas parei pra revisar e parei no momento certo, nenhum dos 4 bicos apresentavam estanqueidade e um deles durante o teste travou aberto, se isso ocorresse com o carro sob demanda poderia comprometer o motor, resumindo as bobinas tambem estavam comprometidas e as velas logicamente eram originais e estavam em fim de vida e com isso com certeza comprometeram as bobinas, troquei tudo e o carro está confiavel agora, mas morre-se numa grana pra isso, mas vale a pena pois gosto de ter carro confiavel e eu ja tinha noção de quanto me custaria. O meu Sentra é 2015 estou gostando muito do carro, mas como toda maquina tem que cuidar pra durar!!!

RodrigoMorais

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/10/2022

WilsonM e absilva gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por thiagodbr Sáb Jan 28, 2023 6:51 pm

Ola amigos, essa temperatura pelo OBDII que voces se referem é a do 'coolente'? A minha esta marcando 180º apos eu trocar o liquido de aferrecimento original por este: https://paraflu.ind.br/produtos/paraflu-bio-organico-concentrado/1

thiagodbr

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por RodrigoMorais Sáb Jan 28, 2023 7:00 pm

Thiago, acho que vc está vendo a temperatura em Farenheit, confere aí

RodrigoMorais

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por thiagodbr Sáb Jan 28, 2023 7:20 pm

RodrigoMorais escreveu:Thiago, acho que vc está vendo a temperatura em Farenheit, confere aí

Realmente, ao trocar de aplicativo eu vi que nao estava em celcius, vou ver se esse paraflu aguenta, obrigado.

thiagodbr

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/01/2022

RodrigoMorais gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Seg Jan 30, 2023 6:27 pm

Atualização senhores, fizeram uma CACA gigante ! Inverteram as válvulas,tinha cola até na alma, dá uma raiva quando vejo coisas feitas assim, e provavelmente por algum mecânico a moda antiga, sem atualização ou mesmo critério para execução de um serviço. Triste, que posso acreditar que o cabeçote do meu carro já foi feito. Havia vestígios de cola na juntas (Válvula de controle - Bomba dágua, válvula do comando e cabeçote). Realizei a instalação de duas válvulas novas compradas no ML da marca MotoRAD americana, e torço para que a mesma tenha tanta qualidade quanto a original de fábrica. Em tempo realizei a aquisição de 4 litros de aditivo inorgãnico concentrado paraflu e pretendo realizar a diluição 50/50. Inicialmente pensei em deixar um tempo apenas com água desmineiralizado para verificar se o sistema irá atingir as temperaturas de trabalho de forma esperada... Porém vou arriscar e monitorar via odb 2 mesmo.

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por thiagodbr Seg Jan 30, 2023 6:35 pm

Igmello escreveu:Atualização senhores, fizeram uma CACA gigante ! Inverteram as válvulas,tinha cola até na alma, dá uma raiva quando vejo coisas feitas assim, e provavelmente por algum mecânico a moda antiga, sem atualização ou mesmo critério para execução de um serviço. Triste, que posso acreditar que o cabeçote do meu carro já foi feito. Havia vestígios de cola na juntas (Válvula de controle - Bomba dágua, válvula do comando e cabeçote). Realizei a instalação de duas válvulas novas compradas no ML da marca MotoRAD americana, e torço para que a mesma tenha tanta qualidade quanto a original de fábrica. Em tempo realizei a aquisição de 4 litros de aditivo inorgãnico concentrado paraflu e pretendo realizar a diluição 50/50. Inicialmente pensei em deixar um tempo apenas com água desmineiralizado para verificar se o sistema irá atingir as temperaturas de trabalho de forma esperada... Porém vou arriscar e monitorar via odb 2 mesmo.

Amigo quem te recomendeu esse paraflu? sabe o modelo dele? No meu botei o paraflu organico 10-3001

thiagodbr

Mensagens : 20
Data de inscrição : 05/01/2022

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Seg Jan 30, 2023 7:12 pm

thiagodbr escreveu:
Igmello escreveu:Atualização senhores, fizeram uma CACA gigante ! Inverteram as válvulas,tinha cola até na alma, dá uma raiva quando vejo coisas feitas assim, e provavelmente por algum mecânico a moda antiga, sem atualização ou mesmo critério para execução de um serviço. Triste, que posso acreditar que o cabeçote do meu carro já foi feito. Havia vestígios de cola na juntas (Válvula de controle - Bomba dágua, válvula do comando e cabeçote). Realizei a instalação de duas válvulas novas compradas no ML da marca MotoRAD americana, e torço para que a mesma tenha tanta qualidade quanto a original de fábrica. Em tempo realizei a aquisição de 4 litros de aditivo inorgãnico concentrado paraflu e pretendo realizar a diluição 50/50. Inicialmente pensei em deixar um tempo apenas com água desmineiralizado para verificar se o sistema irá atingir as temperaturas de trabalho de forma esperada... Porém vou arriscar e monitorar via odb 2 mesmo.

Amigo quem te recomendeu esse paraflu? sabe o modelo dele? No meu botei o paraflu organico 10-3001


paraflu 10-3007

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por RodrigoMorais Seg Jan 30, 2023 9:05 pm

Igmello escreveu:Atualização senhores, fizeram uma CACA gigante ! Inverteram as válvulas,tinha cola até na alma, dá uma raiva quando vejo coisas feitas assim, e provavelmente por algum mecânico a moda antiga, sem atualização ou mesmo critério para execução de um serviço. Triste, que posso acreditar que o cabeçote do meu carro já foi feito. Havia vestígios de cola na juntas (Válvula de controle - Bomba dágua, válvula do comando e cabeçote). Realizei a instalação de duas válvulas novas compradas no ML da marca MotoRAD americana, e torço para que a mesma tenha tanta qualidade quanto a original de fábrica. Em tempo realizei a aquisição de 4 litros de aditivo inorgãnico concentrado paraflu e pretendo realizar a diluição 50/50. Inicialmente pensei em deixar um tempo apenas com água desmineiralizado para verificar se o sistema irá atingir as temperaturas de trabalho de forma esperada... Porém vou arriscar e monitorar via odb 2 mesmo.
Infelizmente há muito "profissional" meia boca por aí meu caro, não sei se vc fez, mas todas as vezes que precisei substituir uma valvula termostatica, a testei antes de aplicar no carro por motivo de segurança e pra evitar retrabalho, acho valido sim manter apenas na agua desmi para teste do sistema de arrefecimento e tambem para constatar que não ha vazamento, em seguida vc esgota e completa com o fluido de arrefecimento como manda o figurino.

RodrigoMorais

Mensagens : 13
Data de inscrição : 13/10/2022

WilsonM gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Qui Fev 02, 2023 2:41 pm

Meus caros trago atualizações, ontem o carro chegou a bater quase no topo da temperatura, deixei minha esposa e filha dentro do carro ligado e parado, qnd retornei ao carro, percebi isso, ao invés de desligar segui conduzindo o carro e a temperatura logo voltou a casa dos 90/100. Minha primeira pergunta pergunta/hipótese é que imagino que a água desmineralizada apenas deve possuir uma capacidade de dissipar calor inferior ao aditivo. E gostaria de saber qual temperatura limite para que os estágios do Eletro ventilador sejam ativados para manter a manutenção da temperatura limite.

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Igmello Qui Fev 02, 2023 2:44 pm

Em tempo chegamos no trânsito a atingir em alguns momentos isso mais cedo no mesmo dia enquanto estava monitorando, 112..e quando andava, logo diminuía. Na maior parte do tempo fiquei na casa dos 92a100

Igmello

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/01/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT Empty Re: Temperatura de trabalho Sentra B16 2012 AT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos