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Luz de Injeção: Problema no Catalisador
+3
alacid
Joaorafael
cfelipe
7 participantes
Página 1 de 1
Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Olá, por favor eu gostaria de uma opinião sobre o meu problema.
Eu comprei um March 2015 1.0. É o motor de 3 cilindros da Nissan (se não me engano o primeiro March sem motor Renault). Faz até pouco tempo que comprei (uns 2 meses) e tem 85mil km rodados. Carro muito bom, inclusive.
Pois bem, a pouco tempo ele acendeu a luz amarela da injeção e desde então, pesquisando nesse fórum e em outros sites da internet e levando em mecânicos, conclui que há grandes chances de que o problema seja mesmo no catalisador. Me sugeriram trocar o catalisador, o que custaria entre 2 e 3 mil reais, dependendo do prestador. Assim, me surgiram algumas dúvidas:
1) O que acontece se eu simplesmente não fizer a troca do catalisador?
2) Um dos mecânicos me falou que se eu não trocar o catalisador logo o motor pode ser danificado ou até perdido. Isso é verdade? Faz sentido? No meu conhecimento primitivo de mecânica eu diria que não deve acontecer mas realmente não tenho muita ideia.
3) Soube que o catalisador pra esse carro não é muito fácil de encontrar. Me falaram que não tem nem mesmo original. Assim, existe algum fabricante de catalisadores mais indicado ?
4) Eu ainda consigo levar na concessionária para fazer esse reparo? Será que é melhor?
Muito obrigado pela ajuda, pessoal. Eu que não sei muito de carro estou aprendendo bastante por aqui.
Eu comprei um March 2015 1.0. É o motor de 3 cilindros da Nissan (se não me engano o primeiro March sem motor Renault). Faz até pouco tempo que comprei (uns 2 meses) e tem 85mil km rodados. Carro muito bom, inclusive.
Pois bem, a pouco tempo ele acendeu a luz amarela da injeção e desde então, pesquisando nesse fórum e em outros sites da internet e levando em mecânicos, conclui que há grandes chances de que o problema seja mesmo no catalisador. Me sugeriram trocar o catalisador, o que custaria entre 2 e 3 mil reais, dependendo do prestador. Assim, me surgiram algumas dúvidas:
1) O que acontece se eu simplesmente não fizer a troca do catalisador?
2) Um dos mecânicos me falou que se eu não trocar o catalisador logo o motor pode ser danificado ou até perdido. Isso é verdade? Faz sentido? No meu conhecimento primitivo de mecânica eu diria que não deve acontecer mas realmente não tenho muita ideia.
3) Soube que o catalisador pra esse carro não é muito fácil de encontrar. Me falaram que não tem nem mesmo original. Assim, existe algum fabricante de catalisadores mais indicado ?
4) Eu ainda consigo levar na concessionária para fazer esse reparo? Será que é melhor?
Muito obrigado pela ajuda, pessoal. Eu que não sei muito de carro estou aprendendo bastante por aqui.
cfelipe- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/01/2023
Jorge Cezar gosta desta mensagem
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Olá, eu tenho um march 2013, o meu também acendia a luz do motor laranja, levei 1 ano para descobrir a Nissan dizia que era atualização do sistema, blz foi feito durou uns 3 dias e novamente a luz laranja só que o meu carro morria quando estava descendo morro algo do tipo daí quando ligava a luz ficava acesa direto, depois de um tempo desligava. Mas o problema foi resolvido com limpeza dos bicos e depois disso nunca mais tive problema com essa luz laranja.
Joaorafael- Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/01/2023
arai e cfelipe gostam desta mensagem
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Tenho um March 2015 e acendeu as luzes, levei no mecânica, foi verificado no aparelho defeito no catalisado. Não encontrei a peça na minha cidade. O mecânico falou que poderia rodar que nada iria acontecer. De fato nunca apagou a luz e o carro tá perfeito.
alacid- Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/09/2018
arai e cfelipe gostam desta mensagem
Indicaç
Existe um esquema de fábrica em que é possível identificar qualquer problema, na maioria dos modelos Nissan, quando se referir a Luz de injeção no painel:
Abra a porta do veículo
Ligue a chave na posição que acende o painel
Pise cinco vezes seguidas no pedal do acelerador
Conte 7 segundos
Pise no pedal do acelerador até a luz de injeção piscar
Cada etapa será identificada por cinco piscadas lentas entre cada etapa haverá piscadas rápidas. Tem que contar as piscadas rápidas e anotar (sendo que 10 piscadas rápidas correspondem ao número zero). Ao todo são 4 etapas. Então no final você terá 4 algarismo. Ex 4556. Com a sequência que você terá anotado no papel e só buscar no Google a relação de códigos de erro de injeção da Nissan e localizar o código de erro do seu carro
Para resetar o sistema e com isso apagar a luz da injeção do painel, siga a seguinte sequência: pise no pedal do acelerador, desligue o carro, depois é só ligar o carro e a luz terá apagado e o sistema resetado.
Lembrando que os modelos Nissan quando convertidos para GNV tendem a apresentar erro com a luz de injeção acendendo no painel.
Outro detalhe, não se esqueça de que todo o procedimento deverá ser executado com a porta aberta!
Se tiver alguma dúvida é só postar que eu tentarei ajudar.
Ok?
Abra a porta do veículo
Ligue a chave na posição que acende o painel
Pise cinco vezes seguidas no pedal do acelerador
Conte 7 segundos
Pise no pedal do acelerador até a luz de injeção piscar
Cada etapa será identificada por cinco piscadas lentas entre cada etapa haverá piscadas rápidas. Tem que contar as piscadas rápidas e anotar (sendo que 10 piscadas rápidas correspondem ao número zero). Ao todo são 4 etapas. Então no final você terá 4 algarismo. Ex 4556. Com a sequência que você terá anotado no papel e só buscar no Google a relação de códigos de erro de injeção da Nissan e localizar o código de erro do seu carro
Para resetar o sistema e com isso apagar a luz da injeção do painel, siga a seguinte sequência: pise no pedal do acelerador, desligue o carro, depois é só ligar o carro e a luz terá apagado e o sistema resetado.
Lembrando que os modelos Nissan quando convertidos para GNV tendem a apresentar erro com a luz de injeção acendendo no painel.
Outro detalhe, não se esqueça de que todo o procedimento deverá ser executado com a porta aberta!
Se tiver alguma dúvida é só postar que eu tentarei ajudar.
Ok?
Jorge Cezar- Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/07/2020
arai e cfelipe gostam desta mensagem
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Tenho um March 2012 1.0S, motor Renault. Também tive, aliás tenho, esse problema da luz da injeção, sempre acusando catalisador.
Três mecânicos nos quais eu fui também falaram que não dava nada trocar o catalisador, seria só gastar dinheiro à toa. Isso foi em 2019. Rodo até hoje sem problema nenhum, mas a luz continua acesa.
O que me deixa mais tranquilo é que eu comprei um scanner obd2 desses bluetooth, e de vez em quando confiro se não surgiu mais algum código de erro no computador de bordo.
Três mecânicos nos quais eu fui também falaram que não dava nada trocar o catalisador, seria só gastar dinheiro à toa. Isso foi em 2019. Rodo até hoje sem problema nenhum, mas a luz continua acesa.
O que me deixa mais tranquilo é que eu comprei um scanner obd2 desses bluetooth, e de vez em quando confiro se não surgiu mais algum código de erro no computador de bordo.
linosam- Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/10/2020
arai e cfelipe gostam desta mensagem
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Obrigado pelas respostas, pessoal!
Interessante saber que não tem problema rodar com o catalisador quebrado. Quanto ao código de erro, em ambos os scanners feitos pelos mecânicos acusou o P420. De fato quando vc pisa no acelerador da pra ouvir um barulho, como se fosse de lata batendo. Não sei se é a cerâmica do catalisador quebrada ou o que.
Enfim. Se não tem problema andar com ele quebrado, levar nessas oficitas de escapamento para fazer uma "adaptação" é bom ou ruim?
Interessante saber que não tem problema rodar com o catalisador quebrado. Quanto ao código de erro, em ambos os scanners feitos pelos mecânicos acusou o P420. De fato quando vc pisa no acelerador da pra ouvir um barulho, como se fosse de lata batendo. Não sei se é a cerâmica do catalisador quebrada ou o que.
Enfim. Se não tem problema andar com ele quebrado, levar nessas oficitas de escapamento para fazer uma "adaptação" é bom ou ruim?
cfelipe- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/01/2023
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Conheço gente que simplesmente retirou o catalisador, e pra evitar a luz no painel desabilitam as 2 sondas lambdas (fazem uma espécie de bypass).
Se tem barulho vindo do catalisador, deve ser realmente a cerâmica que se partiu, é comum acontecer isto quando a gente está andando com o carro e de repente é pego por uma enchente, o catalisar trabalha bem quente, se pegar água fria dá um choque térmico que pode quebrar as cerãmicas.
Andar sem catalisador vai causar algum efeito no consumo de combustível, já que a injeção eletrônica usa ods dados das sondas lambda para enriquecer ou empobrecer a mistura combustível-ar. E isto pode ser para o bem e para o mal, pode ocasionar gasto mais elevado. Retirar totalmente o catalisador pode ajudar em um pequeno aumento na potência do motor.
Se tem barulho vindo do catalisador, deve ser realmente a cerâmica que se partiu, é comum acontecer isto quando a gente está andando com o carro e de repente é pego por uma enchente, o catalisar trabalha bem quente, se pegar água fria dá um choque térmico que pode quebrar as cerãmicas.
Andar sem catalisador vai causar algum efeito no consumo de combustível, já que a injeção eletrônica usa ods dados das sondas lambda para enriquecer ou empobrecer a mistura combustível-ar. E isto pode ser para o bem e para o mal, pode ocasionar gasto mais elevado. Retirar totalmente o catalisador pode ajudar em um pequeno aumento na potência do motor.
arai e cfelipe gostam desta mensagem
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Oi pessoal, boa tarde!
Sou nova por aqui, estou com meu March 2013-2014, 1.6, e acendeu também a luz laranja, passei 2 vezes no scaneer e deu catalisador, já faz uns 2 meses estou enrolando para trocar porque fiz orçamento em Osasco, deu R$ 2.700,00, achei bem alto.
Então procurando na net, encontrei a Nismocar, e fiz orçamento e o original ficou R$ 6.000,00. Enfim, reparei que de fato gasta mais um pouco de combustível, não sei se troco ou se faço como falaram, deixo passar mais um tempo, não tenho experiência de manutenção de carro, faz 2 anos que estou assumindo essa parte, é difícil, não entendo quase nada....
Sou nova por aqui, estou com meu March 2013-2014, 1.6, e acendeu também a luz laranja, passei 2 vezes no scaneer e deu catalisador, já faz uns 2 meses estou enrolando para trocar porque fiz orçamento em Osasco, deu R$ 2.700,00, achei bem alto.
Então procurando na net, encontrei a Nismocar, e fiz orçamento e o original ficou R$ 6.000,00. Enfim, reparei que de fato gasta mais um pouco de combustível, não sei se troco ou se faço como falaram, deixo passar mais um tempo, não tenho experiência de manutenção de carro, faz 2 anos que estou assumindo essa parte, é difícil, não entendo quase nada....
Angela- Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/03/2023
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
Angela escreveu:Oi pessoal, boa tarde!
Sou nova por aqui, estou com meu March 2013-2014, 1.6, e acendeu também a luz laranja, passei 2 vezes no scaneer e deu catalisador, já faz uns 2 meses estou enrolando para trocar porque fiz orçamento em Osasco, deu R$ 2.700,00, achei bem alto.
Então procurando na net, encontrei a Nismocar, e fiz orçamento e o original ficou R$ 6.000,00. Enfim, reparei que de fato gasta mais um pouco de combustível, não sei se troco ou se faço como falaram, deixo passar mais um tempo, não tenho experiência de manutenção de carro, faz 2 anos que estou assumindo essa parte, é difícil, não entendo quase nada....
Eu também sei muito pouco. No meu caso, acabei levando no mecânico e ele trocou. Pelo que eu entendi ele fez uma "adaptação", já que não existe o catalisador novo facilmente no mercado. Custou uns 2000 reais e até agora não tive problemas. Volto aqui depois de um tempo pra confirmar se continua tudo certo.
edit: até agora, 6 meses depois da troca, continua tudo certo.
Última edição por cfelipe em Sáb Jul 01, 2023 7:24 am, editado 1 vez(es)
cfelipe- Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/01/2023
cfelipe e Angela gostam desta mensagem
Re: Luz de Injeção: Problema no Catalisador
olha, o catalisador em si, é muito raro dar problema, já que os metais nobres utilizados no catalisador não sofrem desgaste. A única forma que vi catalisador se estragar até hoje foi quando enfiamos o carro numa enchente, o catalisador trabalha muito quente, e ao entrar em contato com a água fria, leva um choque térmico que quebra a cerâmica, mas é fácil perceber o problema, já que a cerâmica partida faz um incômodo barulho de chocalho.
Foi o que aconteceu com um outro carro que tive, um Escort, faz muitos anos atrás. Coincidentemente, quem fez o reparo para mim foi um mecânico em Osasco, onde a Angela parece residir, se quiser consultar é um mecânico que fica ali no bairro do KM18, na rua horácio lafer, não lembro o número. Foi caro, mas não chegou neste valor que você comentou.
Enfim, se não foi o catalisador, pode ser problema na sonda lambda, costuma ter duas, uma antes do catalisador e outra pós-catalisador. Primeira providência é verificar se elas estão mandando sinal, confere as conexões e fiação, ou pode ser que a sonda tenha estragado mesmo.
Se for o catalisador mesmo, negócio é pegar na autorizada, a loja da Sinal Osasco pode ajudar.
Uma coisa que alguns técnicos conseguem fazer é dar um by-pass no sinal da sonda, não sei como fazem, sei que altera o consumo de combustível também, ou seja, permitira em tese até remover o catalisador do carro (claro, isto é proibido e pode te gerar uma multa).
Foi o que aconteceu com um outro carro que tive, um Escort, faz muitos anos atrás. Coincidentemente, quem fez o reparo para mim foi um mecânico em Osasco, onde a Angela parece residir, se quiser consultar é um mecânico que fica ali no bairro do KM18, na rua horácio lafer, não lembro o número. Foi caro, mas não chegou neste valor que você comentou.
Enfim, se não foi o catalisador, pode ser problema na sonda lambda, costuma ter duas, uma antes do catalisador e outra pós-catalisador. Primeira providência é verificar se elas estão mandando sinal, confere as conexões e fiação, ou pode ser que a sonda tenha estragado mesmo.
Se for o catalisador mesmo, negócio é pegar na autorizada, a loja da Sinal Osasco pode ajudar.
Uma coisa que alguns técnicos conseguem fazer é dar um by-pass no sinal da sonda, não sei como fazem, sei que altera o consumo de combustível também, ou seja, permitira em tese até remover o catalisador do carro (claro, isto é proibido e pode te gerar uma multa).
Angela gosta desta mensagem
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