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Reservatório do Radiador sempre SECO e radiador continua CHEIO
3 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Tiida
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Reservatório do Radiador sempre SECO e radiador continua CHEIO
Olá pessoal.
Recentemente retifiquei o bloco do tiida SL 2011 (radiador vazou agua, esquentou e por aí vai). Além da retificação, claro, troquei o radiador por um novo.
Me chama atenção o fato de o reservatório (o pote branco) está sempre totalmente seco, embora o radiador esteja sempre totalmente cheio (não notei nenhuma perda). Perguntei ao mecanico e ele me informou que em muitos carros da nissan este reservatório fica seco mesmo, que eu devo me preocupar com o radiador, que de fato está no talo.
Mesmo assim, coloquei agua desmineralizada no reservatório. Esperei um tempo pra ver se baixava e nenhum vazamento. Peguei o carro, andei 5km e o reservatório já estava 100% seco novamente, mesmo não vazando nada quando estava parado. Me impressiona não ter 1 gota de agua no reservatório. Mais uma vez: radiador 100% cheio, nenhuma gota a menos. Fiz uma viagem de 200 km com o reservatório totalmente seco. Não notei nenhuma mudança de temperatura, carro normal, nenhum problema perceptivel. No final da viagem, chequei mais uma vez o radiador e estava como ja imaginava: totalmente cheio.
Devo me preocupar? É normal o reservatório secar assim??
Recentemente retifiquei o bloco do tiida SL 2011 (radiador vazou agua, esquentou e por aí vai). Além da retificação, claro, troquei o radiador por um novo.
Me chama atenção o fato de o reservatório (o pote branco) está sempre totalmente seco, embora o radiador esteja sempre totalmente cheio (não notei nenhuma perda). Perguntei ao mecanico e ele me informou que em muitos carros da nissan este reservatório fica seco mesmo, que eu devo me preocupar com o radiador, que de fato está no talo.
Mesmo assim, coloquei agua desmineralizada no reservatório. Esperei um tempo pra ver se baixava e nenhum vazamento. Peguei o carro, andei 5km e o reservatório já estava 100% seco novamente, mesmo não vazando nada quando estava parado. Me impressiona não ter 1 gota de agua no reservatório. Mais uma vez: radiador 100% cheio, nenhuma gota a menos. Fiz uma viagem de 200 km com o reservatório totalmente seco. Não notei nenhuma mudança de temperatura, carro normal, nenhum problema perceptivel. No final da viagem, chequei mais uma vez o radiador e estava como ja imaginava: totalmente cheio.
Devo me preocupar? É normal o reservatório secar assim??
drix92- Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/05/2023
Re: Reservatório do Radiador sempre SECO e radiador continua CHEIO
boa tarde!
achei bem estranho, em todo carro que eu tive até hoje sempre fica um pouco de água ali.
Seu carro tem indicador de temperatura no painel? Se tiver, eu ficaria de olho ali pra qualquer eventualidade. Eu acho que este pote funciona como um vaso de expansão, o fluido que não comporta no sistema acaba indo para este vaso.
achei bem estranho, em todo carro que eu tive até hoje sempre fica um pouco de água ali.
Seu carro tem indicador de temperatura no painel? Se tiver, eu ficaria de olho ali pra qualquer eventualidade. Eu acho que este pote funciona como um vaso de expansão, o fluido que não comporta no sistema acaba indo para este vaso.
arai gosta desta mensagem
Re: Reservatório do Radiador sempre SECO e radiador continua CHEIO
Isso não é normal.
Como só esvazia o reservatório, pode ser:
1) algum vazamento no próprio vaso de expansão;
2) água indo para bloco do motor.
Pede a seu mecânico fazer teste de bombinha (assista vídeo anexo). Retira vareta de medição do óleo e verifica se está meio pastoso (cor de doce de leite) e/ou aumentou o nível de óleo.
Pessoalmente acho que seja a 1ª hipótese (mesmo porque o motor passou por uma mini reforma recentemente). Deve haver algum vazamento em locais quentes que deixa evaporar com motor em funcionamento impossibilitando sua descoberta. Por isso teste da bombinha com motor parado.
Como só esvazia o reservatório, pode ser:
1) algum vazamento no próprio vaso de expansão;
2) água indo para bloco do motor.
Pede a seu mecânico fazer teste de bombinha (assista vídeo anexo). Retira vareta de medição do óleo e verifica se está meio pastoso (cor de doce de leite) e/ou aumentou o nível de óleo.
Pessoalmente acho que seja a 1ª hipótese (mesmo porque o motor passou por uma mini reforma recentemente). Deve haver algum vazamento em locais quentes que deixa evaporar com motor em funcionamento impossibilitando sua descoberta. Por isso teste da bombinha com motor parado.
arai- Mensagens : 123
Data de inscrição : 02/03/2020
Localização : Jacareí-SP
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