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Re: Óleo para CVT (Troca)
Para o CVT do Novo Sentra (B17) o certo seria usar o original Nissan NS3 ou o Valvoline que é compativel com o NS2 e NS3.
Macgyver- Mensagens : 245
Data de inscrição : 04/04/2016
Localização : Vitória
Re: Óleo para CVT (Troca)
Bom dia, Pessoal!!!
Este último sábado finalmente consegui um tempo para fazer a troca do óleo do CVT do meu sentra!
No momento da troca meu carro estava com 44.660 km rodados! Como tenho uma viagem de muito trecho de serra e já estava ouvindo um leve zunido, então resolvi prevenir!
Aproveito para agradecer o colega de fórum SYT que foi super prestativo quando lhe mandei uma MP e ele me ligou para tirar dúvidas e inclusive dar a dica de como realizar a troca e também de comprar o anel de vedação para trocar o do parafuso do CVT.
Para troca utilizei o J4 da MIT que comprei na Cardinal Casa Verde ao preço de R$ 42,00 o litro com o vendedor Vinícius e o melhor, foi entregue no prédio que moro sem custo de envio e nem de embalagem! Show!.
Vamos lá. Munido de um canhão 19 mm e dois macacos já que não dispunha de cavalete na casa do meu pai, fui realizar a troca.
Seguindo a recomendação e o procedimento feito pelo SYT, fiz 3 enxagues e no 4º fiz o acerto de nível.
Vejam a comparação do NS-2 que saiu do carro com o J4:
Aproveitei e tirei a foto do fluído no primeiro enxague, ou seja, quase igual:
Dos demais enxagues não tirei foto, sinceramente esqueci.. rs.
Saíram 4,5 litros. No final utilizei 13,5 litros do J4, sendo 3 litros em cada enxague e 4,5 litro para abastecimento final.
O carro ficou show de bola mesmo, até minha esposa (e olha que mulher não é atenta nisto), disse que sentiu o carro mais leve para andar.
O Zunido? Esse foi embora e olha que eu sai da casa do meu pai (em Poá-SP) e fui para casa na região da Vl. Prudente - SP, e já pude ver o rendimento na estrada (Ayrton Senna)/Marginal/Salim.
Estou bem contente mesmo! Quanto ao procedimento, super tranquilo. Lógico tem alguns percalços, como: ter um lugar plano e espaçoso para fazer ou onde descartar o óleo velho? O jeito é arrumar uma oficina e/ou casa de trocas que aceite.
Agora como o SYT mesmo disse no post dele, como é meio difícil arrumar uma oficina que faça com qualidade ou te dê segurança no serviço, o melhor é fazer em casa e com calma.
Espero ter contribuído um pouco!!!
Este último sábado finalmente consegui um tempo para fazer a troca do óleo do CVT do meu sentra!
No momento da troca meu carro estava com 44.660 km rodados! Como tenho uma viagem de muito trecho de serra e já estava ouvindo um leve zunido, então resolvi prevenir!
Aproveito para agradecer o colega de fórum SYT que foi super prestativo quando lhe mandei uma MP e ele me ligou para tirar dúvidas e inclusive dar a dica de como realizar a troca e também de comprar o anel de vedação para trocar o do parafuso do CVT.
Para troca utilizei o J4 da MIT que comprei na Cardinal Casa Verde ao preço de R$ 42,00 o litro com o vendedor Vinícius e o melhor, foi entregue no prédio que moro sem custo de envio e nem de embalagem! Show!.
Vamos lá. Munido de um canhão 19 mm e dois macacos já que não dispunha de cavalete na casa do meu pai, fui realizar a troca.
Seguindo a recomendação e o procedimento feito pelo SYT, fiz 3 enxagues e no 4º fiz o acerto de nível.
Vejam a comparação do NS-2 que saiu do carro com o J4:
Aproveitei e tirei a foto do fluído no primeiro enxague, ou seja, quase igual:
Dos demais enxagues não tirei foto, sinceramente esqueci.. rs.
Saíram 4,5 litros. No final utilizei 13,5 litros do J4, sendo 3 litros em cada enxague e 4,5 litro para abastecimento final.
O carro ficou show de bola mesmo, até minha esposa (e olha que mulher não é atenta nisto), disse que sentiu o carro mais leve para andar.
O Zunido? Esse foi embora e olha que eu sai da casa do meu pai (em Poá-SP) e fui para casa na região da Vl. Prudente - SP, e já pude ver o rendimento na estrada (Ayrton Senna)/Marginal/Salim.
Estou bem contente mesmo! Quanto ao procedimento, super tranquilo. Lógico tem alguns percalços, como: ter um lugar plano e espaçoso para fazer ou onde descartar o óleo velho? O jeito é arrumar uma oficina e/ou casa de trocas que aceite.
Agora como o SYT mesmo disse no post dele, como é meio difícil arrumar uma oficina que faça com qualidade ou te dê segurança no serviço, o melhor é fazer em casa e com calma.
Espero ter contribuído um pouco!!!
Alex Alves- Mensagens : 72
Data de inscrição : 22/10/2015
Idade : 41
Localização : São Paulo / SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
Boa tarde Alexastos !
Que bom que conseguiu trocar sem problemas ! Fico contente por ter contribuído. Como te disse, a percepção é nítida na melhora do comportamento do CVT. Como eu recomendei nos posts anteriores eu vou trocar a cada 40K Km pois o fluido já fica bem escuro nesta KM, e prefiro não arriscar. A cada 2 trocas (80 K) vou trocar os filtros também.
Atc
Que bom que conseguiu trocar sem problemas ! Fico contente por ter contribuído. Como te disse, a percepção é nítida na melhora do comportamento do CVT. Como eu recomendei nos posts anteriores eu vou trocar a cada 40K Km pois o fluido já fica bem escuro nesta KM, e prefiro não arriscar. A cada 2 trocas (80 K) vou trocar os filtros também.
Atc
SYT- Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/06/2016
Localização : São Paulo - SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
Boa noite tenho um sentra 2011 câmbio cvt alguém aki sabe me dizer se o óleo cvt da valvoline e bom? ou se tem algum q seja bom sem ser o da Nissan ??
Edson Araújo- Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/03/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
o fluido da Valvoline é razoável sim. E fácil de encontrar a venda.
Tem Motul também, mas é mais complicado de encontrar.
Tem Motul também, mas é mais complicado de encontrar.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Pode usar também o óleo para CVT da Mitsubishi. É bom e barato. Acha-se em qualquer concessionária da marca.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Acredito que o óleo valvoline cvt seja um dos melhores, sabendo que é bem utilizado pelos americanos e por ser 100% sintetico. Lembrando que o câmbio trabalha em temperatura elevadas.
Elthon- Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/01/2017
Aumento da rotação do motor e do consumo após troca de óleo do cvt
Amigos,
Realizei recentemente a troca do óleo do câmbio CVT do meu B16/2012, inclusive realizei a troca dos filtros e limpei a bandeja do cárter. Não tinha vestigo de metal (QUE BOM !), só mesmo um pouquinho de borra, nada que seja preocupante.
Junto aproveitei pra troca o óleo do motor, filtros de óleo e ar do motor e ar condicionado e realizei a limpeza do TBI, que estava bem sujo e utilizei o car80.
Realizei todos os procedimentos, conforme as dicas e vídeos postados aqui no fórum. Tomei todo o cuidado para que não houve nenhum desvio.
Pois bem, acontece que após realizar essa geral o carro teve um aumento na rotação do motor, antes a 80 km/h a rotação ficava perto de 1500 rpm e agora tá em torno de 1800 / 1900 rpm e o consumo aumentou na estrada fazia 15 km/l agora tá fazendo 10,4 km/l. Pra sair com o carro o giro está indo a 2000 rpm e tá demorando muito pra desenvolver. Ele tá meio que patinando.
Eu passei o "scaner", aquele da china, com o torque pro para saber se havia alguma falha na central, mas não tem nada.
Realizei o procedimento de reset, que tem aqui no fórum, do cvt e não adiantou também. Fiz isso umas 3/4 vezes.
Dei uma olhada no fórum a procura de algo parecido e não encontrei. Irei realizar a limpeza de bico e a troca das velas na semana que vem pra vê se muda alguma coisa, mas creio que não vá melhorar. Estou ficando meio decepcionado.
Alguém mais já passou por isso ?
Realizei recentemente a troca do óleo do câmbio CVT do meu B16/2012, inclusive realizei a troca dos filtros e limpei a bandeja do cárter. Não tinha vestigo de metal (QUE BOM !), só mesmo um pouquinho de borra, nada que seja preocupante.
Junto aproveitei pra troca o óleo do motor, filtros de óleo e ar do motor e ar condicionado e realizei a limpeza do TBI, que estava bem sujo e utilizei o car80.
Realizei todos os procedimentos, conforme as dicas e vídeos postados aqui no fórum. Tomei todo o cuidado para que não houve nenhum desvio.
Pois bem, acontece que após realizar essa geral o carro teve um aumento na rotação do motor, antes a 80 km/h a rotação ficava perto de 1500 rpm e agora tá em torno de 1800 / 1900 rpm e o consumo aumentou na estrada fazia 15 km/l agora tá fazendo 10,4 km/l. Pra sair com o carro o giro está indo a 2000 rpm e tá demorando muito pra desenvolver. Ele tá meio que patinando.
Eu passei o "scaner", aquele da china, com o torque pro para saber se havia alguma falha na central, mas não tem nada.
Realizei o procedimento de reset, que tem aqui no fórum, do cvt e não adiantou também. Fiz isso umas 3/4 vezes.
Dei uma olhada no fórum a procura de algo parecido e não encontrei. Irei realizar a limpeza de bico e a troca das velas na semana que vem pra vê se muda alguma coisa, mas creio que não vá melhorar. Estou ficando meio decepcionado.
Alguém mais já passou por isso ?
rinluiz- Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/05/2016
Re: Óleo para CVT (Troca)
qual fluido de câmbio você usou, e fez um flush do fluido velho trocando algumas vezes? Parece que o CVT não gostou muito deste fluido. Tem alguns ajustes do CVT que só dá para fazer pelo Consult3 da Nissan, infelizmente.
Re: Óleo para CVT (Troca)
Nossa, com tudo o que fez era pra ter melhora, o pelo menos não piorar em nada nem consumo nem desempenho....nos passe oleos qtidade e marcas que usou....e como o Wilson falou, talvez tenha que ser feito o ajuste fino via scaner....
andre fachini- Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR
Re: Óleo para CVT (Troca)
rinluiz, vc é de SP? Se for te aconselho a procurar o MRB aqui do forum mesmo. Ele tem o consult III e no meu carro ele deu uma acertada. Ele inclusive disse que tem um parametro que tem que zerar quando faz a troca do CVT e que parece que só da pra fazer com o Consult III.
rodrigobrovini- Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/11/2015
Idade : 43
Localização : São Paulo
Re: Óleo para CVT (Troca)
Posta qual óleo você usou, nível de óleo na vareta que ficou.
Elevação de rotação não tem relação ao motor e sim ao câmbio, algo esta acontecendo ou perda de pressão ou a lockup não esta acoplando,....
Elevação de rotação não tem relação ao motor e sim ao câmbio, algo esta acontecendo ou perda de pressão ou a lockup não esta acoplando,....
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
Fez o procedimento de passar as marchas quando fez a troca para garantir que não tenha ar no sistema do cvt?
Precisa rever como o mrb disse. Nível e marca de óleo usado.
Acompanhou a troca? Certeza que o óleo não foi contaminado com sugeira de pano ou estopa com outro óleo?
Precisa rever como o mrb disse. Nível e marca de óleo usado.
Acompanhou a troca? Certeza que o óleo não foi contaminado com sugeira de pano ou estopa com outro óleo?
kbeloto- Mensagens : 245
Data de inscrição : 19/10/2015
Idade : 53
Localização : São Paulo
Re: Óleo para CVT (Troca)
Fala pessoal,
Estava lendo os tópicos sobre o cambio cvt tanto o do zunido quanto esse da troca do óleo do mesmo. Bom hj fiz o teste do nível de óleo do cvt conforme alguém postou, onde é necessario andar com o carro por 10 á 15 min, depois passar a alavanca por todas as posições com o carro parado...enfim, na hora de medir me assustei pois estava bem abaixo da marcação na vareta, e repeti três vezes a medição e apareceu na msm posição. Bom aqui vai detalhes do carro: 100 mil km nunca foi mexido no cambio é um b16 2010 e nunca ouvi o tal do zunido.
Minha duvida é: para realizar a troca parcial antes fazer a completa é necessário quantos litros e por onde é feito a troca, é possivel eu mesmo fazer? Aqui em SP no MercadoCar encontrei o oleo da lubrax, da honda que é CVTF e o Valvoline, qual deles usar? Obrigado pessoal.
Estava lendo os tópicos sobre o cambio cvt tanto o do zunido quanto esse da troca do óleo do mesmo. Bom hj fiz o teste do nível de óleo do cvt conforme alguém postou, onde é necessario andar com o carro por 10 á 15 min, depois passar a alavanca por todas as posições com o carro parado...enfim, na hora de medir me assustei pois estava bem abaixo da marcação na vareta, e repeti três vezes a medição e apareceu na msm posição. Bom aqui vai detalhes do carro: 100 mil km nunca foi mexido no cambio é um b16 2010 e nunca ouvi o tal do zunido.
Minha duvida é: para realizar a troca parcial antes fazer a completa é necessário quantos litros e por onde é feito a troca, é possivel eu mesmo fazer? Aqui em SP no MercadoCar encontrei o oleo da lubrax, da honda que é CVTF e o Valvoline, qual deles usar? Obrigado pessoal.
Vinícius1519- Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/01/2017
Localização : são paulo
Re: Óleo para CVT (Troca)
Por já estar com 100 mil km já é viável a substituição do filtro do trocador de calor, já o filtro principal recomendo a limpeza pq os filtros paralelos tem a tela lisa diminuindo a área de filtragem, o óleo que eu usei foi o valvoline cvt acho melhor do que o óleo da mit pq o valvoline é óleo sintetico . Já que vc é de sampa entre em contato com a mariomatic eles tem todos os filtros e junta.
Elthon- Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/01/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
Ola Vinícius1519!
Quanto à medição do nível bem abaixo do indicado em hot (com o carro aquecido), sugiro que vc releia mais alguns posts aqui no fórum.
Se não me engano, os modelos anteriores a 2010 ou 2011, têm um recall do cambio onde é trocada a vareta de medição do nível exatamente pra constar a marcação correta do fluído e acho que una reprogramação na central tmb.
O pessoal mais assíduo pode confirmar essa questão, mas pesquisando pelo tema vc já deve encontrar.
Quanto à medição do nível bem abaixo do indicado em hot (com o carro aquecido), sugiro que vc releia mais alguns posts aqui no fórum.
Se não me engano, os modelos anteriores a 2010 ou 2011, têm um recall do cambio onde é trocada a vareta de medição do nível exatamente pra constar a marcação correta do fluído e acho que una reprogramação na central tmb.
O pessoal mais assíduo pode confirmar essa questão, mas pesquisando pelo tema vc já deve encontrar.
Vinícius1519 escreveu:Fala pessoal,
Estava lendo os tópicos sobre o cambio cvt tanto o do zunido quanto esse da troca do óleo do mesmo. Bom hj fiz o teste do nível de óleo do cvt conforme alguém postou, onde é necessario andar com o carro por 10 á 15 min, depois passar a alavanca por todas as posições com o carro parado...enfim, na hora de medir me assustei pois estava bem abaixo da marcação na vareta, e repeti três vezes a medição e apareceu na msm posição. Bom aqui vai detalhes do carro: 100 mil km nunca foi mexido no cambio é um b16 2010 e nunca ouvi o tal do zunido.
Minha duvida é: para realizar a troca parcial antes fazer a completa é necessário quantos litros e por onde é feito a troca, é possivel eu mesmo fazer? Aqui em SP no MercadoCar encontrei o oleo da lubrax, da honda que é CVTF e o Valvoline, qual deles usar? Obrigado pessoal.
Macgyverlage- Mensagens : 87
Data de inscrição : 24/11/2015
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro
Re: Óleo para CVT (Troca)
Fala pessoal, finalmente troquei o óleo do CVT, já estava com 75.000K, porem o maluco do mecânico colocou um pouco a mais, alguém já conseguiu retirar este pouco a mais de óleo sem ter que esvaziar tudo novamente?
Marcelo Rodrigues- Mensagens : 44
Data de inscrição : 14/11/2016
Idade : 41
Localização : Colombo/PR
Re: Óleo para CVT (Troca)
Marcelo, bom dia,
Sim é possível. Mas uma dúvida, você mediu o nível conforme os procedimentos daqui do forum.
Se sim, você deverá comprar uma mangueira fina e pelo tubo da vareta de medição, deverá sugar o fluído excedente.
Dá um pouco de trabalho, mas você consegue.
Sim é possível. Mas uma dúvida, você mediu o nível conforme os procedimentos daqui do forum.
Se sim, você deverá comprar uma mangueira fina e pelo tubo da vareta de medição, deverá sugar o fluído excedente.
Dá um pouco de trabalho, mas você consegue.
Alex Alves- Mensagens : 72
Data de inscrição : 22/10/2015
Idade : 41
Localização : São Paulo / SP
Re: Óleo para CVT (Troca)
Olá Alex, primeiramente agradeço o retorno..
Medi conforme os procedimentos do fórum, e na fase do cambio frio já esta na marcação hachurada do lado HOT da vareta, no dia que fui pegar o carro vi que tinha 8 litros de óleo aberto na bancada do mecânico.
Até pensei mesmo em colocar um cano de menor diâmetro pela entrada da vareta, mas, tive medo de danificar algo, com a sorte que tenho.... Vou comprar a mangueira e por a mão na massa.. Obrigado novamente.
Medi conforme os procedimentos do fórum, e na fase do cambio frio já esta na marcação hachurada do lado HOT da vareta, no dia que fui pegar o carro vi que tinha 8 litros de óleo aberto na bancada do mecânico.
Até pensei mesmo em colocar um cano de menor diâmetro pela entrada da vareta, mas, tive medo de danificar algo, com a sorte que tenho.... Vou comprar a mangueira e por a mão na massa.. Obrigado novamente.
Marcelo Rodrigues- Mensagens : 44
Data de inscrição : 14/11/2016
Idade : 41
Localização : Colombo/PR
Re: Óleo para CVT (Troca)
Desculpa a demora pessoal, usei o valvoline cvt. E o nível a frio está quase na marca superior. Fiz a troca em duas etapas. Tirei o óleo e fiz o enxague com 3 litros. Depois fiz a troca dos filtros. Em seguida completei com 4 litros e estou acompanhando o nível de óleo. Tanto a frio quanto a quente. Obs: sou do RJ
rinluiz- Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/05/2016
Re: Óleo para CVT (Troca)
Valvoline? Disseram aqui que ele é fino demais para este cambio. Será?
PauloEduardo- Mensagens : 2801
Data de inscrição : 18/10/2015
Re: Óleo para CVT (Troca)
Posta foto da vareta a quente conforme o procedimento correto!
MRB- Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/12/2015
Idade : 45
Localização : SP
DUVIDAS
Bom dia a todos! Sou novo no fórum e tb novo com um Sentra Unique 11/12 que comprei de um amigo e que nunca trocou o óieo do câmbio.
Meu amigo que tem um Sentra 2013 me falou sobre essa troca necessária do óleo do CVT. Fiquei até com a pulga atrás da orelha, pois é uma parte muito cara.
Meu Sentra tem 82.000 km e levei no meu mecânico e ele disse que o manual manda "verificar" o nível com 100 mil. Ele disse que eu poderia ficar tranquilo e com 100 mil verificar. Percebi que é bem caro as peças e o óleo. Fui em um mecânico que mexe com caixas automáticas e ele foi tão ávido em querer trocar que fiquei até preocupado, começou com toda a conversa para me amedrontar e etc tal.
Pergunta, é obrigatório trocar com essa km?
Seria o caso de trocar parcial agora e depois de qtos km fazer uma troca de filtros e juntas?
Ou posso trocar tudo de uma vez para não gastar os 5 litros iniciais?
Obrigado pelas respostas
.
Meu amigo que tem um Sentra 2013 me falou sobre essa troca necessária do óleo do CVT. Fiquei até com a pulga atrás da orelha, pois é uma parte muito cara.
Meu Sentra tem 82.000 km e levei no meu mecânico e ele disse que o manual manda "verificar" o nível com 100 mil. Ele disse que eu poderia ficar tranquilo e com 100 mil verificar. Percebi que é bem caro as peças e o óleo. Fui em um mecânico que mexe com caixas automáticas e ele foi tão ávido em querer trocar que fiquei até preocupado, começou com toda a conversa para me amedrontar e etc tal.
Pergunta, é obrigatório trocar com essa km?
Seria o caso de trocar parcial agora e depois de qtos km fazer uma troca de filtros e juntas?
Ou posso trocar tudo de uma vez para não gastar os 5 litros iniciais?
Obrigado pelas respostas
.
FERNANDO TADEU- Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/04/2017
Re: Óleo para CVT (Troca)
De forma preventiva é bom trocar; fluido do câmbio degrada com o tempo e km; eu trocaria aos 40 - 60 mil km, pois pelas fotos que já vi aqui no Clube como fica o fluido (bem escuro) essa seria uma boa km pra trocar.
Manutenção em caixa CVT é mais cara que uma manutenção comum de carro, mas pode ficar infinitas vezes mais cara se não trocar o fluído ou deixar atrasar por muito tempo, o valor pode chegar nos 5 dígitos (10 mil pra cima).
Tem vários tópicos sobre essa troca aqui no Clube, recomendo dar uma lida em alguns para formar sua opinião, como esse aqui que é o maior de todos http://www.nissanclube.net.br/t3-problema-no-cambio-cvt-zunido-perda-de-potencia-etc
Manutenção em caixa CVT é mais cara que uma manutenção comum de carro, mas pode ficar infinitas vezes mais cara se não trocar o fluído ou deixar atrasar por muito tempo, o valor pode chegar nos 5 dígitos (10 mil pra cima).
Tem vários tópicos sobre essa troca aqui no Clube, recomendo dar uma lida em alguns para formar sua opinião, como esse aqui que é o maior de todos http://www.nissanclube.net.br/t3-problema-no-cambio-cvt-zunido-perda-de-potencia-etc
icefly- Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA
Re: Óleo para CVT (Troca)
Fernando, bom dia,
Sabemos o quanto caro é a troca, mas vale a pena. Se você olhar na página 5, tem um relato meu (usuário alexastos) sobre a troca que fiz no meu carro aos 44.700 +/- e o quanto o óleo estava sujo.
Eu gastei R$ 630,00 por 15 litros do óleo J4 da Mitsubishi (R$ 42,00 o litro, tem usuário encontrando por R$ 39,00), já que fiz 3 "lavagens" do cambio e o abastecimento final.
Visto assim, como meu pai comentou comigo no dia que estava efetuando a troca, é caro. Mas como o Icefly comentou acima, negligenciar este tipo de manutenção preventiva pode sair mais caro depois.
Com o KM do seu carro, eu já pensaria em trocar óleo e filtros. Sinceramente, eu estou seguindo outros fabricantes (honda, Mitsubishi etc) que usam CVT e mantém a política de troca a cada 40K, por que seguir a Nissan, você vai vender o carro sem trocar o óleo (sendo que nas concessionárias, dizem o contrario, para trocar a cada 50K).
Sabemos o quanto caro é a troca, mas vale a pena. Se você olhar na página 5, tem um relato meu (usuário alexastos) sobre a troca que fiz no meu carro aos 44.700 +/- e o quanto o óleo estava sujo.
Eu gastei R$ 630,00 por 15 litros do óleo J4 da Mitsubishi (R$ 42,00 o litro, tem usuário encontrando por R$ 39,00), já que fiz 3 "lavagens" do cambio e o abastecimento final.
Visto assim, como meu pai comentou comigo no dia que estava efetuando a troca, é caro. Mas como o Icefly comentou acima, negligenciar este tipo de manutenção preventiva pode sair mais caro depois.
Com o KM do seu carro, eu já pensaria em trocar óleo e filtros. Sinceramente, eu estou seguindo outros fabricantes (honda, Mitsubishi etc) que usam CVT e mantém a política de troca a cada 40K, por que seguir a Nissan, você vai vender o carro sem trocar o óleo (sendo que nas concessionárias, dizem o contrario, para trocar a cada 50K).
Alex Alves- Mensagens : 72
Data de inscrição : 22/10/2015
Idade : 41
Localização : São Paulo / SP
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