Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» IPVA Seguro Kicks
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptyHoje à(s) 12:06 am por selestino

» Sentra 2023 B18
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptyOntem à(s) 6:32 pm por Spyr0Gir0

» Computador de bordo travado Sentra B17
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptyOntem à(s) 3:42 pm por Nilson Brito

» Oficina mecânica confiável em Goiania
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptyOntem à(s) 2:32 pm por WilsonM

» Peças Paralelas Fabricante e experiencia
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptyOntem à(s) 10:44 am por WilsonM

» PROBLEMAS GRAND LIVINA 2012
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptyOntem à(s) 10:21 am por WilsonM

» Dificuldade em escolher uma empresa de apostas
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptySex maio 17, 2024 8:36 pm por Saraa

» Qual óleo do câmbio manual?
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptySex maio 17, 2024 6:25 pm por flaviosil

» Luz de de injeção vermelha ausente no March 1.6 2015
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... EmptySex maio 17, 2024 3:20 pm por leofvidal

Inscreva-se!


Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

+6
WilsonM
pimenta59
leofvidal
Mkdam
andre fachini
nakay
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Dom Fev 21, 2016 11:19 am

Inspirado na "portinhola" de acesso à entrada OBD do modelo abaixo/Corolla (1)  e pelo fato de ter que retirar a tampa de proteção/acabamento do march (2) para utilização do scanner/leitor e não poder "fechar" a tampa com o leitor conectado, recortei a tampa de acabamento (3) para acesso direto à tomada OBD2. Como o recorte inicial (portinhola voltada para baixo) não foi suficiente, foi necessário aumentar com uma segunda portinhola voltada para cima...Agora o acesso é direto, mas ainda tem uns probleminhas...
(1)
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Obd_to11

(2)
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Obd20110

(3)
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 0bd_2010


Última edição por nakay em Sex Mar 16, 2018 10:13 pm, editado 3 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por andre fachini Dom Fev 21, 2016 6:32 pm

Ficaria pratico, mas eu nem coragem de cortar o painel teria não...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por Mkdam Dom Fev 21, 2016 6:55 pm

O que são esses pinos metálicos? Por quê não deu certo?
Mkdam
Mkdam

Mensagens : 1029
Data de inscrição : 17/01/2016
Idade : 51
Localização : Cotia-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Dom Fev 21, 2016 8:49 pm

andre fachini escreveu:Ficaria pratico, mas eu nem coragem de cortar o painel teria não...

Achei que nos sentras (16,17) o acesso era direto, sem ter que tirar nada, não é?... Como estou testando, comprei uma peça sobressalente  -não sou tão doido assim...hehe. Também não recomendo fazer (direto) pois o polímero é muito resistente.

Olha o que um maluco kamikaze fez:
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Obd_mi10

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Obd_mi11

Ele recortou, conseguiu fechar, mas não conseguia tirar o scanner...teve que aumentar (parece que usou maçarico)...Ele postou assim mesmo, mostrando os acidentes da empreitada.
Com a facilidade de adquirir esses leitores e apps, penso que todos os (novos) carros já tem esse acesso melhorado (acho que nos marchs-Br  já é direto).


Última edição por nakay em Sex Mar 16, 2018 10:19 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Dom Fev 21, 2016 8:58 pm

Mkdam escreveu:O que são esses pinos metálicos? Por quê não deu certo?

Os pinos metálicos servem como "batentes das portinholas". O problema é que segui o exemplo do corolla e fiz a abertura pra baixo, aí fica direto aberto e roçando no joelho...o certo é fazer a abertura pra cima, com a "porta" única. Estou corrigindo isso...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por andre fachini Dom Fev 21, 2016 9:12 pm

Sim SEntra é direto, embaixo painel tem um lugar aberto no meu, original, não faria em carro que precisasse cortar...
andre fachini
andre fachini

Mensagens : 5153
Data de inscrição : 08/10/2015
Idade : 46
Localização : URUPÊS-SP INTERIOR

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por leofvidal Seg Fev 22, 2016 10:03 pm

nakay escreveu:
Olha o que um maluco kamikaze fez:
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 40b60e1f-22c1-410c-9be1-908e77538dad_zpsjew68ndh Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 120e1b5a-e453-4dd7-b470-ccf8cc2af21f_zpsauienppx
Ele recortou, conseguiu fechar, mas não conseguia tirar o scanner...teve que aumentar (parece que usou maçarico)...Ele postou assim mesmo, mostrando os acidentes da empreitada.
Com a facilidade de adquirir esses leitores e apps, penso que todos os (novos) carros já tem esse acesso melhorado (acho que nos marchs-Br  já é direto).

Ficou ó... uma bost@ Laughing kkkk

Nakay, no seu teste, você cortou com qual ferramenta?
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Ter Fev 23, 2016 1:04 am

leofvidal,
estou usando várias ferramentas: tenho micro retífica com várias pontas (discos, brocas, lixas..), peça de mão de bancada em baixa rotação, improvisei uma chave de fenda fina, faca de cozinha...depois, quando terminar, tiro uma foto por onde e como começar (se alguém tiver interesse ou quiser fazer). Só postei, antes de terminar, na esperança em ter alguém que pudesse ajudar...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por pimenta59 Ter Fev 23, 2016 9:17 am

Porque que tu simplesmente não deixa o buraco?
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por WilsonM Ter Fev 23, 2016 10:34 am

eu achei este projeto totalmente incrível!
Parabéns pela idéia e iniciativa.
WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por icefly Ter Fev 23, 2016 10:58 am

Seria uma boa ter essa porta de acesso.
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Ter Fev 23, 2016 9:30 pm

pimenta59 escreveu:Porque que tu simplesmente não deixa o buraco?
aí perderia todo o sentido...as portinholas estão funcionando, ficam fechadas quando não estou usando o leitor. Como deixo plugado o direto, a portinhola inferior estava atrapalhando, coisa que já resolvi prendendo a parte inferior na superior...mas, ainda vou mudar isso.

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 20180311


Última edição por nakay em Sáb Mar 17, 2018 10:33 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Ter Fev 23, 2016 9:41 pm

WilsonM escreveu:eu achei este projeto totalmente incrível!
Parabéns pela idéia e iniciativa.

Obrigado WilsonM...o problema é que nunca estou contente com o resultado e não tenho onde consultar pra melhorar.

icefly, não foi vc que ganhou o ELM...agora é só fazer o "buraquinho"... Na primeira vez que tirei a tampa de acabamento, tirei uma lasca do dedo junto...haha
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por icefly Ter Fev 23, 2016 9:51 pm

nakay escreveu:
icefly, não foi vc que ganhou o ELM...agora é só fazer o "buraquinho"... Na primeira vez que tirei a tampa de acabamento, tirei uma lasca do dedo junto...haha

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Image

Foi sim, até usei pela 1ª vez no ultimo fim de semana, tirei umas screenshots dele funcionando e tô subindo um video no YT, vai ficar disponível depois.

Mas não está nos meus planos fazer essa portinha; se fosse fácil pra mim, eu faria.
Eu achei de boa tirar a tampa, pena que com o ELM plugado ela não fecha direito.

icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Dom Fev 28, 2016 1:08 pm

continuando o projeto...
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 20160210

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 20160212


Última edição por nakay em Sáb Mar 17, 2018 10:44 pm, editado 2 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por leofvidal Dom Fev 28, 2016 11:29 pm

Comprou essas tampas aonde? Qual o preço?
leofvidal
leofvidal

Mensagens : 413
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 38
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Seg Fev 29, 2016 11:12 pm

tampas? só comprei uma...é difícil de encontrar no mercado paralelo (não procurei na ccs). Achei no ML

Testei hoje com a portinhola da tampa acima. Como a moldura fica muito inclinada, também atrapalha um pouco...assim que conseguir vou tirar fotos com ela instalada e terminar...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Sáb Out 22, 2016 8:00 pm

Estava usando o modelo com a tampa de acabamento com uma portinhola única (com abertura para cima) e de tanto levantar para desligar o leitor OBD a portinhola destacou com o rompimento na dobra.

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 20160310

Enfim, ficou como sugeriu o Pimenta: "deixar o buraco" aberto sem a portinhola...
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 20161011

Essa é a melhor solução para quem deixa conectado direto... a solução das portinholas é boa para os que usam esporadicamente pois, como já disse, a tampa de acabamento é bem inclinada e a portinhola aberta fica bem próxima do joelho, atrapalhando em alguns movimentos.


Última edição por nakay em Sex Mar 16, 2018 11:05 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por pimenta59 Dom Out 23, 2016 12:51 am

Se eu achasse uma tampa dessa para comprar, e fosse um preço barato (no máximo, 100 reais), eu compraria e abriria o buraco nela certamente. Mas nem uso tanto o ELM, nem quero ficar sem tampa. Então, deixo como está.

E sinceramente: ficou melhor essa última tampa, com a moldurasinha preta ao redor do buraco.
pimenta59
pimenta59

Mensagens : 1750
Data de inscrição : 08/10/2015
Localização : Olinda - Glorioso estado de Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Dom Out 23, 2016 12:46 pm

pimenta59 escreveu:Se eu achasse uma tampa dessa para comprar, e fosse um preço barato (no máximo, 100 reais)
E sinceramente: ficou melhor essa última tampa, com a moldurasinha preta ao redor do buraco.

Como tinha interesse em modificar e encontrei essas molduras/tampas com preços (bem) abaixo do valor acima, comprei uma e depois outra...fiquei com três.


Última edição por nakay em Sáb Mar 24, 2018 7:11 pm, editado 1 vez(es)
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Sáb Mar 17, 2018 10:17 pm

Recuperei algumas imagens que tinha perdido...
Acrescentei novas imagens com medidas/local referência (em amarelo) para facilitar caso algum doido (sempre tem um)  queira fazer o "buraco":
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Fb5_co10

Como tinha feito um recorte um pouco maior no "projeto original" (com portinhola), fiz umas emendas para diminuir a tamanho do acesso. Com as cicatrizes resolvi envelopar para recobrir os defeitos...por enquanto esse é o resultado final (ainda tenho 2 tampas para "brincar")...
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... 20180310
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por rafa.bcc@gmail.com Sáb Jul 21, 2018 1:26 am

Comprei recentemente um leitor OBDII e quando fui instalar verifiquei esse problema no encaixe, pensei em comprar uma tampa em algum ferro velho e fura-la para poder deixar sempre ligado o leitor, porém tive uma ideia melhor:
Desencaixar o conector OBD do carro, dessa forma ele vai para traz e basta conectar o leitor Bluetooth, dessa forma a tampa fecha normalmente. Abaixo tem um foto que tirei, para verificar como o leitor do carro era encaixado no painel. Para minha surpresa era um encaixe bem simples, com duas travas (na imagem destaquei uma das travas, a outra saiu cortada na foto), bastando pressiona-las e empurra-las para traz, para soltar o conector.
Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Obdii_10
rafa.bcc@gmail.com
rafa.bcc@gmail.com

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/07/2018
Idade : 39
Localização : Almirante Tamandaré - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por WilsonM Sáb Jul 21, 2018 9:17 am

boa idéia esta de desencaixar o conector.

mas o ideal é desconectar o leitor se não for utilizar.
Estes leitores OBD2 não possuem circuito de proteção, em caso de curto circuito sabe-se lá o que pode acontecer.

WilsonM
WilsonM
Admin

Mensagens : 12819
Data de inscrição : 07/10/2015
Idade : 59
Localização : Miami, Fl.

http://www.nissanclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por nakay Dom Jul 22, 2018 10:18 am

Pois é, justamente por querer usar com certa regularidade que quis facilitar o acesso. No antigo fórum um colega fez isso (soltou o encaixe), mas não me agrada a idéia da tomada OBD ficar "solta" com leitor ligado 100% do tempo (mesmo com o carro desligado a tomada é energizada).

Como o leitor que uso tem botão ON/OFF e as lâmpadas "espia" de monitoramento (on/bluetooth/transmissão de dados) servem de referência para acompanhar o funcionamento...sem o acesso e a visualização direta fica impossível ter essas funcionalidades...

Talvez, seja melhor ficar sem a tampa de acabamento se quiser usar com maior frequência. Ainda tem a questão de alerta do post acima...vários leitores são "frágeis" e deixam de funcionar num uso mais contínuo ou com certo aquecimento, ou em caso extremo ocorrer um "curto-circuito" e danificar algum módulo...
nakay
nakay

Mensagens : 603
Data de inscrição : 17/12/2015
Localização : São Paulo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por icefly Dom Jul 22, 2018 10:42 am

O meu uso sem tampa; guardei ela Smile
icefly
icefly

Mensagens : 3855
Data de inscrição : 11/10/2015
Idade : 48
Localização : São Luís - MA

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento... Empty Re: Projeto: acesso à entrada OBD sem remover a tampa de acabamento...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos