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Dicas para preservar o câmbio CVT
5 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Sentra
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Dicas para preservar o câmbio CVT
O câmbio de um carro é talvez um dos componentes mais caros de um carro, em particular de um CVT. E sendo um sistema praticamente lacrado, fechado, não há como inspecionar regularmente os componentes, o que só pode ser feito desmontando totalmente o sistema. Some-se a isto a imensa dificuldade de encontrar profissionais habilitados para diagnosticar e corrigir eventuais problemas.
1. Aguarde o fluido do CVT atingir a temperatura ideal de funcionamento.
O fluido do CVT precisa atingir a temperatura ideal de funcionamento, para poder extrair o máximo de eficiência, melhor viscosidade e níveis ótimos de lubrificação e proteção do câmbio. Não existe, no entanto, nenhum termômetro ou indicador nos painéis dos carros indicando a temperatura do fluido do CVT. Mas em geral, se usa os próprios sensores de temperatura do radiador, já que este mesmo sistema é utilizado para manter a temperatura tanto do motor quanto do câmbio. Porém fiquem atentos que o fluido do CVT pode demorar mais a atingir a temperatura ideal do que a temperatura do motor. Portanto, não significa que você deva ligar o motor do carro e aguardar 5 ou 10 minutos até o motor atingir seu estado ideal de funcionamento. Para aquecer o fluido do CVT, o melhor é andar com o carro, fazendo com que o fluido circule pelo sistema, tanto do conversosr de torque, quanto na cinta, polia, cinta, discos de composite.
Ao sair com o carro frio, procure maneirar no pedal do acelerador, se possível coloque o câmbio em "D", e dentro da medida do possível, deixe o carro trafegar sem usar o pedal do acelerador. Em trânsito, pelo menos tente manter o motor rodando a giros baixos, talvez até 1.500 rpm.
2. Um carro CVT não é carro de arrancada
Ao sair com o carro, numa semáforo, não é necessário que você imagine que está num grid de corrida, e nem você precisa tentar se tornar o logo o primeiro da fila a sair. Se estando parado no semáforo, você decide pisar até o fundo o pedal do acelerados, você irá fazer o conversor de torque girar alto, o fluido do CVT será forçado a fluir muito mais depressa, isto gera muito calor no sistema todo, vai degradar fortemente o fluido do CVT.
3. Fique atento ao sistema do radiador
Mantenha o sistema de resfriamento do motor em excelente condição, não deixe faltar fluido, não utilize água da torneira, complete o sistema sempre com fluido pronto para uso de alguma marca renomada, se possível original da Nissan, mas os fluidos da Honda e Toyota costumam funcionar também, e às vezes eles estão mais baratos que o fluido da Nissan.
4. Permita o cooldown do sistema
Em algumas situações, somos obrigados a exigir o máximo do motor e do câmbio. O radiador irá possibilitar alguma troca de calor, mas o efeito não é instantâneo. Então, se você foi obrigado a forçar o conjunto, tente logo em seguida dirigir de modo tranquilo, diminuindo a carga sobre o sistema. Assim o sistema irá resfriar o fluido.
5. Use o Cruise Control
Utilizando o cruise control do carro, vemos como o sistema se comporta de forma ideal. Utilize o cruise control para aprender quais as velocidades e faixas de giro ideal para o funcionamento do carro.
1. Aguarde o fluido do CVT atingir a temperatura ideal de funcionamento.
O fluido do CVT precisa atingir a temperatura ideal de funcionamento, para poder extrair o máximo de eficiência, melhor viscosidade e níveis ótimos de lubrificação e proteção do câmbio. Não existe, no entanto, nenhum termômetro ou indicador nos painéis dos carros indicando a temperatura do fluido do CVT. Mas em geral, se usa os próprios sensores de temperatura do radiador, já que este mesmo sistema é utilizado para manter a temperatura tanto do motor quanto do câmbio. Porém fiquem atentos que o fluido do CVT pode demorar mais a atingir a temperatura ideal do que a temperatura do motor. Portanto, não significa que você deva ligar o motor do carro e aguardar 5 ou 10 minutos até o motor atingir seu estado ideal de funcionamento. Para aquecer o fluido do CVT, o melhor é andar com o carro, fazendo com que o fluido circule pelo sistema, tanto do conversosr de torque, quanto na cinta, polia, cinta, discos de composite.
Ao sair com o carro frio, procure maneirar no pedal do acelerador, se possível coloque o câmbio em "D", e dentro da medida do possível, deixe o carro trafegar sem usar o pedal do acelerador. Em trânsito, pelo menos tente manter o motor rodando a giros baixos, talvez até 1.500 rpm.
2. Um carro CVT não é carro de arrancada
Ao sair com o carro, numa semáforo, não é necessário que você imagine que está num grid de corrida, e nem você precisa tentar se tornar o logo o primeiro da fila a sair. Se estando parado no semáforo, você decide pisar até o fundo o pedal do acelerados, você irá fazer o conversor de torque girar alto, o fluido do CVT será forçado a fluir muito mais depressa, isto gera muito calor no sistema todo, vai degradar fortemente o fluido do CVT.
3. Fique atento ao sistema do radiador
Mantenha o sistema de resfriamento do motor em excelente condição, não deixe faltar fluido, não utilize água da torneira, complete o sistema sempre com fluido pronto para uso de alguma marca renomada, se possível original da Nissan, mas os fluidos da Honda e Toyota costumam funcionar também, e às vezes eles estão mais baratos que o fluido da Nissan.
4. Permita o cooldown do sistema
Em algumas situações, somos obrigados a exigir o máximo do motor e do câmbio. O radiador irá possibilitar alguma troca de calor, mas o efeito não é instantâneo. Então, se você foi obrigado a forçar o conjunto, tente logo em seguida dirigir de modo tranquilo, diminuindo a carga sobre o sistema. Assim o sistema irá resfriar o fluido.
5. Use o Cruise Control
Utilizando o cruise control do carro, vemos como o sistema se comporta de forma ideal. Utilize o cruise control para aprender quais as velocidades e faixas de giro ideal para o funcionamento do carro.
winsley gosta desta mensagem
Re: Dicas para preservar o câmbio CVT
Ótimas Dicas Wilson.
Semana passada fiz uma viagem longa com meu Sentra SL 2011, 150.000km, e o cambio entrou no modo de segurança, pois estava muito calor, e andando a velocidades relativamente altas nas estradonas do MS, média de 130km/h durante 3 horas, e percibi a mudança no zunido do câmbio. Após uma parada para abastecer, cerca de 30 minutos, o sistema resfriou e voltou a normalidade. Já agendei a troca do fluídos e dos filtros para semana que vem, vou gastar por volta de R$ 1.000,00. Acredito que isso nunca tenha sido feito no carro.
Semana passada fiz uma viagem longa com meu Sentra SL 2011, 150.000km, e o cambio entrou no modo de segurança, pois estava muito calor, e andando a velocidades relativamente altas nas estradonas do MS, média de 130km/h durante 3 horas, e percibi a mudança no zunido do câmbio. Após uma parada para abastecer, cerca de 30 minutos, o sistema resfriou e voltou a normalidade. Já agendei a troca do fluídos e dos filtros para semana que vem, vou gastar por volta de R$ 1.000,00. Acredito que isso nunca tenha sido feito no carro.
carlos.orsi- Mensagens : 9
Data de inscrição : 14/09/2018
Idade : 40
Localização : Toledo/PR
Re: Dicas para preservar o câmbio CVT
Excelentes dicas!
De fato, a mais crítica é a do item 3, bem citada!
Nos câmbios CVT Nissan, existe o índice de deterioração do fluido, checável por scanner ou através do app CVTZ50 em conjunto com um scanner OBD2 v1.5, desse chineses mesmo.
http://cvtz50.info/en/
O índice de deterioração não deve ultrapassar 210000 pontos, sendo neste caso é recomendável a troca completa do fluido. Embora eu ache que não se deva deixar atingir nem a metade disso!
O índice é contado pela injeção por minuto de funcionamento que a temperatura do CVT esteja acima de 90ºC.
Nos carros Nissan CVT mais recentes, existe o radiador do fluido CVT, conectado com o fluido do radiador, servindo pra aquecer mais rapidamente o fluido do câmbio e ao mesmo tempo resfriá-lo fugindo de temperaturas acima de 90ºC.
Por isso que a válvula termostática do Sentra abre muito cedo, sendo relativamente fria em comparação a outros carros.
A temperatura padrão de funcionamento do motor do Sentra B17, em estrada, é 84ºC.
Outros carros que não precisam rodar "tão frio" tem uma temperatura maior, exemplo 92 a 94ºC, que permite maior economia de combustível.
A temperatura (e a contagem) acima de 90ºC é facilmente atingida ao se rodar em rotações altas continuamente, dirigindo agressivamente na cidade e por exemplo desligando o overdrive.
De fato, a mais crítica é a do item 3, bem citada!
Nos câmbios CVT Nissan, existe o índice de deterioração do fluido, checável por scanner ou através do app CVTZ50 em conjunto com um scanner OBD2 v1.5, desse chineses mesmo.
http://cvtz50.info/en/
O índice de deterioração não deve ultrapassar 210000 pontos, sendo neste caso é recomendável a troca completa do fluido. Embora eu ache que não se deva deixar atingir nem a metade disso!
O índice é contado pela injeção por minuto de funcionamento que a temperatura do CVT esteja acima de 90ºC.
Nos carros Nissan CVT mais recentes, existe o radiador do fluido CVT, conectado com o fluido do radiador, servindo pra aquecer mais rapidamente o fluido do câmbio e ao mesmo tempo resfriá-lo fugindo de temperaturas acima de 90ºC.
Por isso que a válvula termostática do Sentra abre muito cedo, sendo relativamente fria em comparação a outros carros.
A temperatura padrão de funcionamento do motor do Sentra B17, em estrada, é 84ºC.
Outros carros que não precisam rodar "tão frio" tem uma temperatura maior, exemplo 92 a 94ºC, que permite maior economia de combustível.
A temperatura (e a contagem) acima de 90ºC é facilmente atingida ao se rodar em rotações altas continuamente, dirigindo agressivamente na cidade e por exemplo desligando o overdrive.
MondeoMan- Mensagens : 72
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 50
Localização : São José do Rio Preto-SP
Re: Dicas para preservar o câmbio CVT
Pois eu tenho um Sentra SE 2013 e peguei ele zero km, na concessionária me disseram para não colocar o protetor de carter para não dar sobreaquecimento do câmbio CVT, não coloquei, já estou com 126 mil km e até agora meu câmbio tudo normal, uso o Scanner para ver temperatura durante viagens raramente atinge acima de 90⁰, normalmente fica em 86⁰ a 100km/h, e o número de horas hoje está em 1701, vou trocar o óleo porque falam que eu já devia ter trocado mas não por problemas no câmbio.
aruschel- Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/01/2017
Re: Dicas para preservar o câmbio CVT
aruschel escreveu:Pois eu tenho um Sentra SE 2013 e peguei ele zero km, na concessionária me disseram para não colocar o protetor de carter para não dar sobreaquecimento do câmbio CVT, não coloquei, já estou com 126 mil km e até agora meu câmbio tudo normal, uso o Scanner para ver temperatura durante viagens raramente atinge acima de 90⁰, normalmente fica em 86⁰ a 100km/h, e o número de horas hoje está em 1701, vou trocar o óleo porque falam que eu já devia ter trocado mas não por problemas no câmbio.
no seu carro tem algum radiador de oleo? ou somente o trocador de calor original?
Persigo este problema a 2 anos, inclusive no meu B16 2009 coloquei um radiador e a temp mantem os 95C, sendo que antes eram 115C com oleo NOVO.
Se puder poste fotos....
winsley- Mensagens : 148
Data de inscrição : 17/05/2021
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