Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Nissan March vai virar SUV
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyHoje à(s) 1:40 pm por kleberson

» Instalação de Piloto Automático
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyHoje à(s) 12:17 am por Raulhs

» Bomba de combustível queimando
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyOntem à(s) 5:01 pm por ygoran

» Câmbio manual Sentra b16
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyOntem à(s) 4:17 pm por WilsonM

» Consumo exorbitante
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyOntem à(s) 2:51 pm por ygoran

» Cheiro na cabine ao acelerar forte
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyOntem à(s) 2:39 pm por ygoran

» Site oficial da Nissan, Nissan Parts, vistas explodidas, códigos das peças, todos
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyOntem à(s) 2:29 pm por ygoran

» Procura oficina boa para Sentra - Campinas, Calinhos ou Vinhedo
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyOntem à(s) 11:21 am por Guilherme Souza Torelli

» Benvindos colegas! Apresente-se aqui!
Dicas para melhor proveito do câmbio cvt EmptyQui Abr 25, 2024 7:17 pm por Guilherme Souza Torelli

Inscreva-se!


Dicas para melhor proveito do câmbio cvt

3 participantes

Ir para baixo

Dicas para melhor proveito do câmbio cvt Empty Dicas para melhor proveito do câmbio cvt

Mensagem por brunohbelo Seg Out 25, 2021 9:43 pm

Boa noite, sou novo no fórum e também no mundo dos carros automáticos. Estou com um kicks 2022 cvt a 5 meses e estou querendo dicas de como tirar um melhor proveito do câmbio. Vi que aqui tem usuários que utilizam o cvt a 5 anos e podem contribuir muito e ajudar outros motoristas também.

-como promover uma boa economia de combustível?

-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).

-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?

-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).

-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.

-quaisquer outras dicas serão muito bem vindas.

Muito obrigado

brunohbelo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/10/2021

CAIUBI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor proveito do câmbio cvt Empty Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt

Mensagem por Shorts Ter Out 26, 2021 7:41 am

Também é meu primeiro carro com CVT então vou responder de acordo com minha sensibilidade até agora.

-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
Em ruas dentro da cidade, se você quiser subir mais embalado é melhor já acelerar um pouco antes da subida assim o câmbio "entende" que você quer mais desempenho. Se deixar para acelerar no meio da subida não vai surtir muito efeito.

-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
Eu não costumo viajar mas se fosse fazer uma ultrapassagem acredito que o modo sport deixa o carro mais esperto, mas acho que se pressionar o acelerador um pouco mais da metade tem um efeito melhor do que pisar até o fundo.

-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
Sim, isso vale para cruzamentos, ultrapassagens e subidas. Acelerando 1 a 2 segundos antes você compensa do delay do câmbio.

-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
Sim, pode fazer isso tranquilamente. Utilizo bastante esse recurso para ter mais freio motor e utilizar menos o freio em descidas mais fortes. Ou até mesmo quando quer reduzir mais a velocidade sem usar os freios. Pode utilizar na estrada também, em descida de serra por exemplo. O modo sport aumenta um pouco o freio motor, mas quando precisar mais é só passar para o L. Assista o vídeo do Jorge da ComprecarTV sobre isso (começa nos 17 minutos).

Shorts
Shorts

Mensagens : 334
Data de inscrição : 23/12/2017
Localização : Guarulhos/SP

WilsonM, arai e brunohbelo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor proveito do câmbio cvt Empty Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt

Mensagem por luuuuucas Ter Out 26, 2021 9:27 am

brunohbelo escreveu:-como promover uma boa economia de combustível?
Quando sair da inércia já desenvolva bem a aceleração para chegar a velocidade desejada. RPM alto por curto período é melhor do que médio por longo período.

brunohbelo escreveu:-em subidas é melhor acelerar forte (o conta giros vai a 3000 rpm ou mais) ou deixar o pé mais suave? (assim ele perde embalo mas continua subindo suavemente a 2000rpm).
Depende do que você quer/precisa. Subir acelerando forte gasta mais combustível, independente do veículo. O embalo antes da subida sempre ajuda a equilibrar essa conta, até porque se o trânsito a frente estiver parado ou puder ter o risco de estar por má visibilidade acho que vale a pena a subida suave/com embalo.

brunohbelo escreveu:-na estrada para ultrapassar, preferem pisar fundo para ter o kick-down ou acionam o botão sport?
Prefiro pisar fundo. O kick-down pode demorar até 0,5s pro carro responder ao que vc precisa, mas acho que é tempo suficiente pra fazer ultrapassagem e ao final dela não irá te "segurar". Já o botão sport deixa a resposta instantânea, mas se parar de acelerar ele te segura, não deixa ir no embalo. Realmente não vejo diferença significativa em questão de desempenho no "sport" que justifique seu uso na estrada e aumento de segurança nas ultrapasssagens.

brunohbelo escreveu:-aprendi que num cruzamento eu posso dar uma cutucada no acelerador antes de manter o pé constante nele para o carro fica mais esperto na saída (diminuir o delay).
Exato, o comportamento do carro não depende apenas de quanto vc pisa no acelerador, mas também da rapidez que pisa nele. É bom ir testando essas aceleradas em locais seguros pq tem muito haver com o primeiro item que falamos sobre economia e o terceiro sobre ultrapassagens.

brunohbelo escreveu:-Uma dúvida que não achei resposta em lugar algum: dentro da minha cidade tem muitas descidas fortes, posso engatar o L e logo depois que voltar à reta engatar o D com o carro em movimento? Eu já testei ativar o sport mas o freio motor nesses casos fica fraco.
Se não me engano, o L é limitado a 40km/h, então se estiver a no máximo esta velocidade pode engatar ele sim, caso contrário não recomendo pois vai dar um baita tranco. Uso o L apenas em subidas/descidas MUUUUITO íngrimes e/ou com solo barroso/deslizante, ajuda a não "cantar pneu".

luuuuucas

Mensagens : 197
Data de inscrição : 15/04/2019
Idade : 31
Localização : Curitiba/PR

arai e brunohbelo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor proveito do câmbio cvt Empty Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt

Mensagem por brunohbelo Ter Out 26, 2021 9:56 am

Muito obrigado pelo retorno Shorts e Lucas, as dicas são excelentes.

A minha preocupação em usar o L em descidas pesadas/longas é porque na minha cidade a maioria das ruas são de paralelepípedo (o carro escorrega muito em tempo chuvoso), e o L garante um bom freio motor e aderência/segurança, no D o carro fica muito solto e eu sinto que acaba exigindo muito do sistema de freios. Quando eu tinha um carro manual eu deixava o carro descer de 3ª marcha tranquilamente e nem precisava pisar no freio. O vídeo disponibilizado acima diz que pode usar o L em qualquer velocidade, mas eu mesmo só utilizo nessas situações que disse acima, realmente não ultrapasso os 40 km/h.

brunohbelo

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/10/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para melhor proveito do câmbio cvt Empty Re: Dicas para melhor proveito do câmbio cvt

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos