Nissan Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bet

Translate

Nosso Canal Youtube

Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
» Central multimídia kicks
Alto Consumo sem justificativa  EmptyHoje à(s) 12:26 pm por M4rk

» meu tio tem March
Alto Consumo sem justificativa  EmptyHoje à(s) 12:11 pm por Elon

» Dúvida - Kicks marcha L
Alto Consumo sem justificativa  EmptyHoje à(s) 11:43 am por raafaael_pf

» TEC TEC DO LADO ESQUERDO DO MOTOR QUANDO LIGO
Alto Consumo sem justificativa  EmptyHoje à(s) 9:31 am por thiagolimacp

» Fluido de arrefecimento vazando pelo reservatório de expansão
Alto Consumo sem justificativa  EmptyOntem à(s) 10:05 pm por absilva

» Alto Consumo sem justificativa
Alto Consumo sem justificativa  EmptyOntem à(s) 9:52 pm por absilva

» Cambio Versa CVT 2019, alto giro e demorando para a troca de marcha
Alto Consumo sem justificativa  EmptyOntem à(s) 9:15 pm por absilva

» Sentra 2011 morrendo ao passar por lombadas e quando troco para o câmbio para o L
Alto Consumo sem justificativa  EmptyOntem à(s) 9:04 pm por absilva

» Consumo alto no etanol e gasolina.
Alto Consumo sem justificativa  EmptyOntem à(s) 10:24 am por Ranzatto

Inscreva-se!


Alto Consumo sem justificativa

2 participantes

Ir para baixo

Alto Consumo sem justificativa  Empty Alto Consumo sem justificativa

Mensagem por Ranzatto Ter Set 17, 2024 2:11 pm

Boa tarde a todos, irei compartilhar um relato para saber se alguém ja passou por isso e me da uma luz, serei o mais detalhista possível.

Em abril comprei um Versa 2019, 1.6 cambio CVT, 87 mil KM rodados. O carro nunca falhou, sempre pegou de primeira, inclusive estando apenas com álcool e em dias bem frios.

O computador de bordo marcava 7.9 o consumo, o antigo proprietário só abastecia com gasolina e em um posto bom, pois moramos no mesmo bairro.
De inicio fiz a manutenção básica, trocando óleo, liquido de arrefecimento do radiador, TODOS, os filtros, alinhei e balanceei. Calibro toda semana.

Fazendo testes comparei varias vezes o consumo do computador (sempre zerando) com o calculado direto na bomba, sabemos que da uma diferença porem sempre ficaram muito próximos (7.9 no computador e 7.4, 7.5 na bomba), abastecendo no mesmo posto. No álcool o consumo sabemos é maior porem muito pior, faz 5.5.

Sempre que enchia o tanque, a autonomia marcava entre 310 e 320, sabemos que é algo aproximado, e ele rodava 300 km com 1 tanque de gasolina. Ate onde entendo e ja conversei com alguns donos de versa, isso é um consumo muito alto mesmo rodando aqui dentro da cidade de SP. Esse carro não deveria fazer ao menos uns 10,11 na cidade?

Decidi então trocar as velas, que ainda eram originais, comprando velas originais NGK em um autopeças antigo é confiável. Levei para a troca, e as velas estavam bem feias de fato, aproveitei para limpar os bicos de injeção e TBI. Saindo do mecânico fui direto para o abastecimento, zerando tudo. Ao ligar o carro me surpreendi, pois a autonomia que sempre ao encher o tanque marcava entre 310 a 320, tinha dessa vez pulado para incríveis 620.

Mesmo sabendo que não rodaria aquilo, achei que ao menos uns 450, 500 e que havia resolvido o problema. No entanto, a autonomia foi caindo muito rapido, e ao fim do tanque de 41 litros, rodei os mesmos 300 km de antes. Sim eu sei que tem o papo la de aclive e declive da cidade, do pisa e freia, piriri póróró, e eu só aliso o acelerador etc.

Estou tão desanimado que nem sei mais o que fazer ou qual defeito procurar para resolver esse consumo tão alto. Comprei esse carro exatamente por taxarem ele como econômico e nada justifica estar gastando assim, sem apresentar nenhum defeito aparente.

Ranzatto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/05/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Alto Consumo sem justificativa  Empty Re: Alto Consumo sem justificativa

Mensagem por absilva Ter Set 17, 2024 9:30 pm

@Ranzatto,
Pede ao seu mecânico pra checar via scanner o funcionamento das sondas lambda, especialmente a sonda pré-catalisador.
absilva
absilva

Mensagens : 1327
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 73
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Alto Consumo sem justificativa  Empty Re: Alto Consumo sem justificativa

Mensagem por Ranzatto Ontem à(s) 10:03 am

absilva escreveu:@Ranzatto,
Pede ao seu mecânico pra checar via scanner o funcionamento das sondas lambda, especialmente a sonda pré-catalisador.

Bom dia, tudo bem? Irei passar ele num scanner. Alias eu tenho um scanner com algumas funções ele não apresenta nenhuma falha nem na sonda porem pedirei ao mecânico para fazer isso. Mas seria possível a sonda com defeito causar apenas o alto consumo sem nenhum outro sintoma? Normalmente carro com problema na sonda falha em marcha lenta, motor perde potencia, acende luz, código de erro. O meu não tem nada disso. ☹

Ranzatto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/05/2024

Ir para o topo Ir para baixo

Alto Consumo sem justificativa  Empty Re: Alto Consumo sem justificativa

Mensagem por absilva Ontem à(s) 9:52 pm

A sonda lambda é como se fosse um "nariz", que fica o tempo todo "cheirando" o que restou da queima de combustível no motor e avisa isso pra ECU, que por sua vez manda ajustar a quantidade de combustível a ser injetada pelos bicos injetores - e isso tem tudo a ver com o consumo de combustível.
Mas a sonda lambda só trabalha em altas temperaturas (acima de 200 graus C), por isso ela tem um resistor interno pra aquecer mais rapidamente; falha nesse resistor acusa erro, mas a falta de leitura, não - daí a necessidade de verificar o funcionamento dela com o scanner.
Se você tem um adaptador ELM-327 e usando um aplicativo como o Torque PRO, é possível saber se a sonda está funcionando corretamente ou não.
absilva
absilva

Mensagens : 1327
Data de inscrição : 21/11/2015
Idade : 73
Localização : Fortaleza / CE

Ir para o topo Ir para baixo

Alto Consumo sem justificativa  Empty Re: Alto Consumo sem justificativa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos