Bet
Translate
Nosso Canal Youtube
Tópicos mais visitados
Clique nos anúncios!
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
WilsonM | ||||
andre fachini | ||||
icefly | ||||
PauloEduardo | ||||
dtyonline | ||||
pimenta59 | ||||
absilva | ||||
Mkdam | ||||
MRB | ||||
Alexandre |
Inscreva-se!
Troca de óleo do motor
+24
absilva
gbsnissan
Léo Bastos
EdsonP
Jorge crisaor
Maxmb
Luks Kaique
msm
andreserafini
luiz rabelo
André Augusto Beltrame
pimenta59
andre fachini
WilsonM
Valter Luiz
Sabetudonissan
Apocalipse
PauloEduardo
otavioafm
Dudex
fabianopinheiro
batistaas
icefly
rgobrasil
28 participantes
Nissan Clube :: Carros :: Clube Livina
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Troca de óleo do motor
Pessoal bom dia!
Preciso trocar o óleo da minha livina e sempre usei o 10w4l da Nissan, mais em contato com a concessionária e na mercadocar eles indicam o óleo 5w30 ambos SN, na mercadocar o óleo é o Castrol Magnatec, esse óleo é bom? Vale a pena essa mudança do óleo?
Abraços
Preciso trocar o óleo da minha livina e sempre usei o 10w4l da Nissan, mais em contato com a concessionária e na mercadocar eles indicam o óleo 5w30 ambos SN, na mercadocar o óleo é o Castrol Magnatec, esse óleo é bom? Vale a pena essa mudança do óleo?
Abraços
rgobrasil- Mensagens : 16
Re: Troca de óleo do motor
O motor da Livina 1.6 é um Renault, chamado de K4M; a recomendação no manual dos Renault para esse motor é óleo 10w40 ou 5w40, tipo sintético ou semi sintético, e no minimo api SL, mas é interessante usar SM ou SN, que são mais novos, mais aditivados.
Já a Nissan recomendava 10w40 ou 5w30, api SN, tipo sintético.
Atualmente ela tem recomendando só 5w30.
Eu usaria 10w40 por dois fatores: por ser um motor Renault e porque você aparentemente sempre usou 10w40.
E usaria API SM ou SN, que são mais novos que a SL, se não me engano a especificação SL foi lançada em 1999 ou 2000.
Quanto a marcas: tem muitas tipo Havoline, Shell, Valvoline, Ipiranga, Mobil, Castrol, etc.
E o óleo 10w40 que a Nissan usava nas revisões da sua Livina era um SN, semi sintético, que nada mais é o Shell Helix HX7.
Já a Nissan recomendava 10w40 ou 5w30, api SN, tipo sintético.
Atualmente ela tem recomendando só 5w30.
Eu usaria 10w40 por dois fatores: por ser um motor Renault e porque você aparentemente sempre usou 10w40.
E usaria API SM ou SN, que são mais novos que a SL, se não me engano a especificação SL foi lançada em 1999 ou 2000.
Quanto a marcas: tem muitas tipo Havoline, Shell, Valvoline, Ipiranga, Mobil, Castrol, etc.
E o óleo 10w40 que a Nissan usava nas revisões da sua Livina era um SN, semi sintético, que nada mais é o Shell Helix HX7.
icefly- Mensagens : 3855
Mario K e Alef gostam desta mensagem
Valeu pelas orientações...
Abraços
Abraços
rgobrasil- Mensagens : 16
Troca de óleo
Prezados amigos, bom e abençoado dia, acabei de pegar uma Gran Livina 1.8sl 16v Aut. 85000km Quero trocar o óleo os amigos aqui o que usam para garantir uma ótima lubrificação?
Desde já agredeço a atenção.
Uma semana abençoada a todos.
Desde já agredeço a atenção.
batistaas- Mensagens : 7
minha última troca foi na própria ccs em fevereiro. Óleo 5w30, para 1 ano ou 10.000k.
E seja bem vindo ao fórum
Edit: Aproveita para dar uma olhada na seção DYI, para fazer algumas trocas de filtros e limpezas. Tem muita dica boa, com vídeos do MRB, que vão te ajudar a obter um melhor desempenho de seu novo veículo.
E seja bem vindo ao fórum
Edit: Aproveita para dar uma olhada na seção DYI, para fazer algumas trocas de filtros e limpezas. Tem muita dica boa, com vídeos do MRB, que vão te ajudar a obter um melhor desempenho de seu novo veículo.
fabianopinheiro- Mensagens : 212
A Nissan recomendava até 2014:
* 10w40 semisintético
* ou 5w30 sintético
* api SN
Atualmente ela vem recomendando
* 5w30
* sintético
* api SN
* com normal Ilsac GF5
Marcas: tem muitas tipo Havoline, Shell, Valvoline, Ipiranga, Mobil, Castrol, Elf etc.
Bote 5w30; se achar que o barulho aumentar, coloque na próxima troca 10w40.
* 10w40 semisintético
* ou 5w30 sintético
* api SN
Atualmente ela vem recomendando
* 5w30
* sintético
* api SN
* com normal Ilsac GF5
Marcas: tem muitas tipo Havoline, Shell, Valvoline, Ipiranga, Mobil, Castrol, Elf etc.
Bote 5w30; se achar que o barulho aumentar, coloque na próxima troca 10w40.
Mario K gosta desta mensagem
Prezados amigos! fabianopinheiro e icefly2. Fico muito grato pelas orientações.
batistaas- Mensagens : 7
Olá a todos, tenho uma Livina 1.8 automática 2013 que está atualmente com 40.000. Troco o óleo sempre a cada 7 mil km, venho alternando entre 5w30 e 10w40 e posso afirmar que com o 5w30 o carro fica mais solto porém o nível do óleo baixa com facilidade. Já com o lubrificante 10w40 o consumo aumentou significativamente. Não houve alteração do barulho do motor. Boa sorte a todos.
Dudex- Mensagens : 7
Alef gosta desta mensagem
livina 1.8 s aut
Pessoal, alguem sabe qual o óleo que eles colocam na revisão? marca e especificação? Meu carro está saindo da garantia e quero trocar o oleo mantendo o que estava (que não sei qual é).
otavioafm- Mensagens : 4
Dudex, eu evitaria ficar alternando óleo. Não acho correto e com o tempo pode até iniciar um processo de borra. Mas se o 5w30 baixa muito e o 10w40 aumenta o consumo, já experimentou um meio-termo? Eu tentaria um 5w40 sintético de boa procedência.
Otavio, qual a quilometragem do carro? Eu aplicaria um bom 5w30 sintético.
Otavio, qual a quilometragem do carro? Eu aplicaria um bom 5w30 sintético.
PauloEduardo- Mensagens : 2801
otavioafm escreveu:Pessoal, alguem sabe qual o óleo que eles colocam na revisão? marca e especificação? Meu carro está saindo da garantia e quero trocar o oleo mantendo o que estava (que não sei qual é).
Desde 2014/2015 as css vem usando SN 5w30, sintético, Ilsac GF5.
Dudex escreveu:Olá a todos, tenho uma Livina 1.8 automática 2013 que está atualmente com 40.000. Troco o óleo sempre a cada 7 mil km, venho alternando entre 5w30 e 10w40 e posso afirmar que com o 5w30 o carro fica mais solto porém o nível do óleo baixa com facilidade. Já com o lubrificante 10w40 o consumo aumentou significativamente. Não houve alteração do barulho do motor. Boa sorte a todos.
Aumentou em quanto o consumo?
A Livina 1.8 devia sair da CSS direto pro AA do tanto que bebe, mas com 10w40 faz algo em torno de 5,5 km/L no trânsito pesado e 8 km/L em trecho misto cidade/estrada enquanto com 5w30 fica na casa dos 7km/L trânsito pesado e 10km/L em trecho misto. Moro em Taguatinga-DF e trabalho no Plano Piloto, pra dispensar a molecada nas escolas é um anda e para pesado durante 1,2km, depois pego uma "rodovia" por 18km com média de 80hm/h. O consumo foi medido ou somente no anda e para, ou somente no trecho misto. Sempre alternando os óleos durante as trocas. Esse post deveria estar tem ligado ao consumo.
Dudex- Mensagens : 7
uso o mobil 5w40 API SN no meu livina.
Apocalipse- Mensagens : 180
A Nissan começou utilizando o óleo semi-sintetico 10w40 no modelo Livina. Depois reformulou e criou o sintético 10w30. Este ultimo vc pode usar que eu recomendo. Melhora todos os aspectos que o óleo propôs ao seu motor. Mas com relação ao consumo, sinceramente prefiro te falar de manutenção periódica e pezinho leve no pedal torneira. Um abraço campeão. E até a próxima
Sabetudonissan- Mensagens : 2
galera lí todas às msgs e contínuo em dúvida, tenho uma Grand Livina 09/10 acredito que sejam todas 1.8, sou o segundo dono, ela está com 160.000 e o motor aparentemente redondo, recentemente troquei velas e bobinas, mais a dúvida é, o manual indica óleo 15w50 e segunda opção 5w30 que é o que estou usando atualmente porém a cada 10 mil completa-se 1 litro, pelo "desgaste" do motor não seria melhor o 15w50?
abraços
abraços
Valter Luiz- Mensagens : 10
eis aí uma pergunta de difícil resposta, Valter.
fato é que o 5w30 oferece melhor proteção na partida a frio.
Se o manual indica o 15w50 pode usar.
O 5W30 sintético GF5 tem reputação entre muita gente (eu inclusive!) por se tratar de um óleo muito mais moderno. Aditivos e detergentes deste óleo tendem a ser melhores. Eu só uso óleo 100% sintético.
O 5W30 sintético GF5 tem reputação entre muita gente (eu inclusive!) por se tratar de um óleo muito mais moderno. Aditivos e detergentes deste óleo tendem a ser melhores. Eu só uso óleo 100% sintético.
valeu Wilson, o GF5 me deixou em dúvida, essa sigla oque é exatamente?
GF5 é a geração do óleo, conforme normatização da organização ILSAC (International Lubricants Standardization and Approval Committee).
GF5 é a geração mais moderna, a mais recente classificação concedida pela ILSAC.
GF5 é a geração mais moderna, a mais recente classificação concedida pela ILSAC.
mais uma vez obrigado! abraço!
Sabetudonissan escreveu:A Nissan começou utilizando o óleo semi-sintetico 10w40 no modelo Livina. Depois reformulou e criou o sintético 10w30.
Certeza que é 10w30? Não recordo da Nissan usar esse grau.
Não seria 10w40?
WilsonM escreveu:eis aí uma pergunta de difícil resposta, Valter.
O 5W30 sintético GF5 tem reputação entre muita gente (eu inclusive!) por se tratar de um óleo
muito mais moderno. Aditivos e detergentes deste óleo tendem a ser melhores. Eu só uso óleo 100% sintético.
O problema a meu ver é que o 15w50 é um óleo mineral.
Amigo, no seu manual impresso consta 15w50, mas ele é a versão antiga; se baixar o ultimo disponivel no site da Nissan pode ver que está atualizado para 10w40, API SM ou superior; no seu caso, de consumo de 1L com o 5w30, acho que vale a tentativa de usar um bom SN 10w40.
A quilometragem de 160 mi km também pode interferir.... sempre foi usado 5w30 nela?
Nem em sonho 15w50...se acha oleo carro antigo...estes novos motores no maximo 10w40 o correto seria então o 5w40 ou 5w30...se foi acostumado com oleo 10w40 todo este tempo não mude muito...mas 15w50 never!
andre fachini- Mensagens : 5153
10W-30? Não estais se confundindo com a HONDA não?
15W-50 certamente é mineral, e dificilmente terá a classificação API SN. A não ser que você taxista e vá trocar todo mês, não recomendo.
Se o 5W-30 está bebendo 1 litro a cada troca, testa um 5W-40 API SN 100% sintético trocando a cada 10.000KM ou 1 ano, ou então um 10W-40 API SN(que certamente será SEMI-sintético) e troca a cada 7.000KM ou 6 meses, já que o motor já está bem rodado.
Se realmente quiser ficar com o 15W-50, recomendo trocar de quatro em quatro meses ou a cada 5mil quilometros, sério mesmo. Parece exagero, mas óleo de motor mineral desgasta mais rápido mesmo. Bem mais rápido.
15W-50 certamente é mineral, e dificilmente terá a classificação API SN. A não ser que você taxista e vá trocar todo mês, não recomendo.
Se o 5W-30 está bebendo 1 litro a cada troca, testa um 5W-40 API SN 100% sintético trocando a cada 10.000KM ou 1 ano, ou então um 10W-40 API SN(que certamente será SEMI-sintético) e troca a cada 7.000KM ou 6 meses, já que o motor já está bem rodado.
Se realmente quiser ficar com o 15W-50, recomendo trocar de quatro em quatro meses ou a cada 5mil quilometros, sério mesmo. Parece exagero, mas óleo de motor mineral desgasta mais rápido mesmo. Bem mais rápido.
pimenta59- Mensagens : 1753
pimenta59 escreveu:
Ele é SL, mineral; 15w50 é um grau bem pesado para um motor moderno; a Nissan abandonou ele a tempos.
O MRB já desceu a lenha nesse grau em algum fórum ou no canal dele no YouTube
Na minha 1ª primeira troca de óleo do March, em garantia em 2012, botaram dele.
Fiquei fulo quando pedi a garrafa do óleo que foi usado e me entregaram dele; devo ter guardada na minha garagem.
Acho um crime usar SL 15w50 mineral, tendo tanta opção de 10w40 e 5w30 a preços bons.
De fato. Mas, num carro com 160 mil rodados bebendo 1 litro de óleo por troca...
Se bem que, pode não ser desgaste do motor, e sim, um vazamento, fazendo baixar óleo...
Se bem que, pode não ser desgaste do motor, e sim, um vazamento, fazendo baixar óleo...
pimenta59- Mensagens : 1753
valeu Galera, fui consultar o manual do meu carro, o primeiro proprietário cuidou bem, até a 11º revisão (110.000) ele fez na css, claro que eu não continuei, porém no manual de revisões não consta o óleo utilizado, eu nesses 50.000 que estou com ela sempre usei o 5w30, acho que vou fazer um teste com 10w40 (Shell) que é oque a css está usando, estou muito contente com o carro e parabéns aos idealizadores do site e os participantes!
Página 1 de 3 • 1, 2, 3