Translate

Nosso Canal Youtube
Patrocinadores do clube
Peças Auto 24

www.PECASauto24.pt
Últimos assuntos
Autopecas-online

www.AutoPECAS-online.Pt
Inscreva-se!

Óleo para o motor do Sentra

Página 30 de 33 Anterior  1 ... 16 ... 29, 30, 31, 32, 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Óleo para o motor do Sentra

Mensagem por leonardo lucas em Qui Ago 10, 2017 12:58 am

ok!! valeu!!

leonardo lucas

Mensagem por Junior_Assis_88 em Ter Ago 15, 2017 8:16 pm

Ola pessoal!

Graças a DEUS, após muita procura e pesquisas, comprei meu Sentrão!!! Ele é a versão S, ano 2011/12, está com 56.800 k rodados, o carro realmente é sensacional!!! O conjunto câmbio cvt e motor casam perfeitamente, muito gostoso de dirigir, mesmo com a suspensão dura (já comprei sabendo) o carro é bastante confortável. Mas como toda compra de carro usado, preciso estar fazendo uma revisão básica (oleos do motor e verificar como esta o oleo do câmbio também, filtros de ar, combustivel etc..) e com certeza nao será na Nissan, sera com mecânico de confiança, pois já imagino a facada que é, e por isso estou aproveitando tópico pois tenho bastante dúvida com relação a troca do oleo do motor, qual marca vocês recomendam sem ser original Nissan? Li no manual que pode ser o15w40 ou o 5w30, que aliás no manual diz que ajuda na economia de combustível. E achei bem legal a tabela das especificações de filtros e óleos corretos com as marcas para o Sentra, parabéns para quem fez!!! E aproveitando para tirar uma duvida também, comecei reparar em um barulho vindo das duas rodas dianteiras, tipo saindo ar, isso é normal em Sentra?

Desde agradeço a ajuda.

Junior_Assis_88

Mensagem por James T. Kirk em Qua Ago 16, 2017 5:04 am

Uso o Valvoline Synpower 5W30 desde os 50 mil Km e hoje com 115 mil Km o motor está perfeito, não apresenta nenhum ruído estranho e está bem limpo, olhando pela rampa do óleo. Portanto, minha recomendação é o Valvoline.
James T. Kirk

Mensagem por Junior_Assis_88 em Qua Ago 16, 2017 8:51 am

James T. Kirk escreveu:Uso o Valvoline Synpower 5W30 desde os 50 mil Km e hoje com 115 mil Km o motor está perfeito, não apresenta nenhum ruído estranho e está bem limpo, olhando pela rampa do óleo. Portanto, minha recomendação é o Valvoline.

Valeu pela dica James!!!

E o preço dele é mais em conta que o original Nissan? Vc troca de quanto em quanto tempo, seja por km ou tempo?

Junior_Assis_88

Mensagem por raphaelrrc93 em Qua Ago 16, 2017 10:49 am

nessa km pode ir de 5w30. Dependendo de onde voce estiver pode ser chato de achar o Valvoline, aqui no rio e mt ruim de achar. Mas tem outras boas opções,
Shell Helix Ultra
Havoline
Elf

o importante é sempre buscar um óleo 100% sintético que atenda a especificação ILSAC GF5.
A troca vc pode fazer por tempo ou por km. uns 8mil km ja e legal trocar, ou 6 meses, a partir disso o oleo ja começa a ficar velho. Troque SEMPRE o filtro do óleo junto, fuja de marcas tipo WEGA, VOX etc. Mann ou Fram sao sempre recomendadas, Tecfil até vai mas tambem nao é das melhores. Claro que se uma vez voce colocar nao vai estragar seu motor, mas ficar sempre sendo essas marcas nao é mt legal.
raphaelrrc93

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 16, 2017 11:22 am

o shell helix ultra aqui em SP eu não encontro, e quando tem é até mais caro que o preço do óleo da nissan na autorizada. Se alguém souber de preço bom neste óleo, avisa aí.
WilsonM
Admin

http://www.nissanclube.com.br

Mensagem por PauloEduardo em Qua Ago 16, 2017 11:51 am

Também recomendo 5w30 sintético de boa procedência. Shell Helix, Valvoline, Mobil são boas marcas. Outra que gosto muito e o Elaion. E parabéns pela máquina!
PauloEduardo
Admin

Mensagem por Junior_Assis_88 em Qua Ago 16, 2017 12:40 pm

raphaelrrc93 escreveu:nessa km pode ir de 5w30. Dependendo de onde voce estiver pode ser chato de achar o Valvoline, aqui no rio e mt ruim de achar. Mas tem outras boas opções,
Shell Helix Ultra
Havoline
Elf

o importante é sempre buscar um óleo 100% sintético que atenda a especificação ILSAC GF5.
A troca vc pode fazer por tempo ou por km. uns 8mil km ja e legal trocar, ou 6 meses, a partir disso o oleo ja começa a ficar velho. Troque SEMPRE o filtro do óleo junto, fuja de marcas tipo WEGA, VOX etc. Mann ou Fram sao sempre recomendadas, Tecfil até vai mas tambem nao é das melhores. Claro que se uma vez voce colocar nao vai estragar seu motor, mas ficar sempre sendo essas marcas nao é mt legal.

Valeu pelas dicas de outras marcas Rapahel, irei dar uma pesquisada se acho o havoline, sou de Mogi das Cruzes-Sp, e não sei se é fácil achar aqui pq eu tinha um Corsa 1.4 motor econoflex, e sempre usava o óleo Ac-Delco 5w30, tomara que eu consiga achar o Havoline, mas o bom é que tem as opções do Shell e Elf tbm como vc mencionou, acho que uns dos 3 eu consiga achar fácil. E sim, com meu Corsa sempre que trocava o óleo tbm trocava o filtro, é o ideal mesmo, e farei o mesmo com o Sentrão! E com relação as marcas, vc está certo, já vi relatos negativos de WEGA e VOX. quero usar mesmo Mann ou Fram, e Tecfil sempre ouvi falar bem tbm, mas realmente Mann e Fram são melhores.

Junior_Assis_88

Mensagem por raphaelrrc93 em Qua Ago 16, 2017 12:41 pm

AC Delco tambem é um bom óleo, mas se nao me engano ele nao atende a ILSAC GF5. tem que olhar na etiqueta dele
raphaelrrc93

Mensagem por Junior_Assis_88 em Qua Ago 16, 2017 12:47 pm

raphaelrrc93 escreveu:AC Delco tambem é um bom óleo, mas se nao me engano ele nao atende a ILSAC GF5. tem que olhar na etiqueta dele

Sim, Ac-Delco é muito bom, usava pq era o recomendado no manual para o motor do Corsa, deixava o motor rodar bem liso e ajudava no consumo também, mas agora tbm não sei se o Ac-Delco atende o ILSAC GF5, Eu acho que não, mas vou dar uma olhada e se eu conseguir essa informação posto aqui.

Junior_Assis_88

Mensagem por raphaelrrc93 em Qua Ago 16, 2017 12:49 pm

raphaelrrc93

Mensagem por Junior_Assis_88 em Qua Ago 16, 2017 12:55 pm

Opa, isso é bom, pois o Ac-Delco, aqui em Mogi das Cruzes, acho por 25 reais o litro!!!

Junior_Assis_88

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 16, 2017 1:11 pm

quando o óleo atende a especificação ILSAC GF-5 o principal é que é voltado para economia de combustível, e sendo SN ainda conta com aditivação muito boa, importante para ajudar a manter o motor limpo, livre de borras e carbonização.

mas eu ainda tenho outras dúvidas, tem um óleo da Shell chamado de HX8, além do helix Ultra que eu já conhecia.

qual a diferença entre eles? Seria o HX8 superior em qualidade?
WilsonM
Admin

Mensagem por icefly25 em Qua Ago 16, 2017 1:26 pm

Os 2 são SN, 5w30, sintético, mas

HX-8 = não tem norma ILSAC GF5
Ultra = atende a tal norma e a recomendação da Nissan

Onde moro não costumo achar esse Ultra, e quando acho é em posto Shell que cobra mais caro.... no meu carro eu tenho usado o vendido na css mesmo, por R$ 30 o litro.
icefly25

Mensagem por raphaelrrc93 em Qua Ago 16, 2017 1:31 pm

é isso que o ice falou, o HX8 eu ja usei, é bom tambem mas nao atende a GF5. o Ultra eu tbm so achei em posto e por mais de 40 reais o litro, nem vale a pena.
raphaelrrc93

Mensagem por icefly25 em Qua Ago 16, 2017 1:42 pm

O Shell Helix HX8 parece ser bom, mas não tem esse GF5.

A diferença para um 5w30 com norma ILSAC GF5 e outro sem, acho tão pouca que nem cogito usar óleo diferente da recomendação atual da Nissan, tem marcas que a diferença não chega nem a R$ 5 por litro.

icefly25

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 16, 2017 1:46 pm

Uns meses atrás eu estava no Wal-Mart e gravei este vídeo, o HX8 estava por quase R$50 o litro.
O Helix Ultra, quando eu encontro, costuma sair por R$70 ou mais, aí não tive coragem de encarar até hoje.
O Valvoline é muito mais barato.

WilsonM
Admin

Mensagem por raphaelrrc93 em Qua Ago 16, 2017 1:53 pm

mas esse preço ai ta fora da realidade, perto de casa acho por 24 o litro a granel do HX8 se colocar na oficina, ou 27 com a embalagem.

catando no youtube achei interessante esse teste

o cara coloca uma prova de metal com um diametro e submete ao atrito com um motor girando por 5min e ve o desgaste depois com um paquimetro.
raphaelrrc93

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 16, 2017 2:05 pm

bacana o vídeo.

mas não da para replicar as condições de funcionamento de um motor.
Primeiro pela questão da temperatura do motor, e segundo pela questão da lubrificação hidrodinâmica, num motor o óleo está em movimento, pressurizado, e nesta condição o óleo cria uma espécie de filme sobre o metal, e é isto que previne o contato metal com com metal.

uma outra questão importante é a queima do óleo e do vapor do óleo da blow-by. Óleo moderno precisa evitar deposição de material, em particular na haste e na cabeça das válvulas, senão dá carbonização do motor. A norma europeia usa a classificação MST, que busca exatamente reduzir teor de enxofre no óleo e contribui para evitar a deposição.
WilsonM
Admin

Mensagem por Maxwel Côrtes em Qua Ago 16, 2017 3:13 pm

Boa tarde pessoal, tudo bem.

Sou novo aqui no clube. Recentemente adquiri um Sentra B16 2012/2013 e estou muito satisfeito com o carro.

Peguei ele com 54700k e agora está com 62600k. Irei fazer a troca de óleo e vi em vários comentários que o óleo recomendado é o 10w40. Porém, no manual do meu carro está recomendando 2 tipos de óleo, o 15w-50 ou o 5w-30. Sou bem leigo no assunto e gostaria de umas dicas para não comprometer o motor do carro.

Gostaria também de dicas sobre marcas confiáveis de filtro de óleo, combustível e de ar, e também sobre a utilização de Militec no motor.

Segue abaixo a foto do manual.

Grande abraço a todos!

Maxwel Côrtes

Mensagem por WilsonM em Qua Ago 16, 2017 3:21 pm

De filtro, simplifique e pegue tudo da Fram.

óleo, experimente um 100% sintético 5W30 SN ILSAC GF-5. Apesar de não indicado no manual, nas revisões a css já vinha utilizando este óleo no meu carro (também um B16 2012/13).
WilsonM
Admin

Mensagem por Maxwel Côrtes em Qua Ago 16, 2017 3:50 pm

Muito obrigado pela força Wilson M.

Me ajudou bastante.

Grande abraço!
Maxwel Côrtes

Mensagem por icefly25 em Qua Ago 16, 2017 7:48 pm

Do melhor pro pior 5w30 sintético >>> 10w40 semi sintético >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 15w50 mineral.

5w30 ajuda na economia, e geralmente deixa o motor mais liso, menos ruidoso.... MAS nem tudo são rosas, tem motores Nissan que se dão melhor com o 10w40, com menor consumo de óleo, menos barulhentos, e geralmente são os mais rodados e que andaram bastante com 10w40.
Essas são impressões nos diversos tópicos aqui do tópico, principalmente nos carros mais veteranos como Livina, Tiida, Sentra B16.

Não que o 10w40 semi sintético seja péssimo ou ruim, mas é que o 5w30 sintético, GF5 é melhor; na verdade é especificação top hoje em dia.

Com 62 mil km eu experimentaria o 5w30, se ficar tudo bem, em matéria de consumo de óleo e barulho eu ficaria com, do contrário se piorar, teria de ficar com 10w40.

Para quem tem um Nissan mais novo, menos rodado e que no manual só prevê o uso de 5w30, provavelmente esses já saíram de fábrica com enchimento de 5w30 no motor, fizeram revisões em garantia com 5w30, e daqui pra frente podem usar tranquilo 5w30, até o fim dos tempos.
icefly25

Mensagem por PauloEduardo em Qui Ago 17, 2017 8:23 am

Para quem já tentou o 5w30 e não obteve bons resultados (meu caso) mas ainda assim não quer muito o obsoleto 10w40, outra boa opção seria o 5w40 sintético. Apesar de não cumprir com as modernas normas GF-5, por exemplo, ao menos é tecnicamente melhor do que o 10w40 semi-sintético.

É o que uso no momento e com bons resultados.
PauloEduardo
Admin

Mensagem por Maxwel Côrtes em Qui Ago 17, 2017 10:37 am

Agradeço pelas respostas WilsonM, icefly25 e PauloEduardo.

Irei de 5w30 e verei os resultados!

Grande abraço a todos!
Maxwel Côrtes

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 30 de 33 Anterior  1 ... 16 ... 29, 30, 31, 32, 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: