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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por MarcFer Dom Jun 11, 2017 6:47 pm

absilva, fiquei bem confuso agora, pois a vareta do meu sentra tem a indicação hot e abaixo dessa indicação duas setas limitando o que seria, no meu entendimento inicial, o nivel do óleo com o carro quente.Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 3

MarcFer

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por MarcFer Dom Jun 11, 2017 6:47 pm

a foto não subiu...

MarcFer

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Mensagem por MarcFer Dom Jun 11, 2017 6:53 pm

Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Img_2012

O nível inicial do óleo, antes da troca, é o apontado pela chave de fenda.

Agora, com ele frio, está no meio da curvinha de baixo da vareta.

Pelo que vi no vídeo postado pelo MRB, exatamente nesta mesma posição, foi a medição que ele obteve com o carro frio.

MarcFer

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Mensagem por dbarros Dom Jun 11, 2017 6:56 pm

Essa medicao tem que ser feita com atencao... o meu recem troquei.. o mecanico disse que saiu pouco mais de 5L.. isso que troquei os 2 filtros tambem.. e colocou os 5L novos.. medi varias vezes... e sempre bem acima.. resolvi tirar.. fui tirando aos poucos com seringa.. agora ficou show conversor travando.. sem barulho... consumo normal.. mas tirei mais de 1L de fluido.. e agora ta do jeito que eu queria, no limite da parte hachurada do lado hot da vareta... pra ficar 100% precisava de ter um mrb em brasilia pra configurar a marcha lenta rs...rs....
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Mensagem por dbarros Dom Jun 11, 2017 6:59 pm

MarcFer escreveu:Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Img_2012

O nível inicial do óleo, antes da troca, é o apontado pela chave de fenda.

Agora, com ele frio, está no meio da curvinha de baixo da vareta.

Pelo que vi no vídeo postado pelo MRB, exatamente nesta mesma posição, foi a medição que ele obteve com o carro frio.

Estava con excesso .. no hot tem que estar na patte hachurada, la no topico tem a foto, pelo celular nao consigo por aqui
dbarros
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por MarcFer Dom Jun 11, 2017 7:01 pm

Só para completar as informações:
A seguir o óleo que consegui retirar da caixa.  Todas as pet's são de 1,5 litros.

Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Img_2011

MarcFer

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Mensagem por MarcFer Dom Jun 11, 2017 7:05 pm

dbarros, obrigado. Vou dar uma volta agora com o carro para aquecer a caixa e o motor para poder fazer a medição correta.
A minha garagem é bem plana e não compromete a medição.

MarcFer

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Mensagem por dbarros Dom Jun 11, 2017 7:53 pm

Isso.. eu normalmente ando uns 20.. 30min..
Ah.. nao esquecer também os procedimentos de tirar o ar e o reset do cvt.

Tirar ar:
Após a troca (ou depois de cada uma delas), ligue o carro (que deverá estar em parking). Pise no freio e com o carro ligado vá passando por todas as posições da alavanca de câmbio dando um intervalo de 2s em cada posição. Vá do P ao L e volte, sempre atento ao intervalo de tempo. Para garantir, repita uma ou duas vezes o procedimento.

Reset:
http://www.nissanclube.net.br/t39-reset-do-cvt-sentra
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Mensagem por MarcFer Dom Jun 11, 2017 8:24 pm

dbarros, após esquentar o carro e fazer o procedimento que você descreveu para retirar o ar do sistema, o nível ficou dentro da marcação recartilhada da vareta.  
Então vou descer de teresópolis para o Rio de Janeiro e experimentar o carro com o óleo trocado (1ª parcial).

MarcFer

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Mensagem por absilva Dom Jun 11, 2017 10:58 pm

@MarcFer, o nível do fluído quente é para estar dentro desse espaço recartilhado da vareta que você falou (olhando ela pelo lado HOT). Agora sim, está correto.
E antes de pegar a estrada, rode um pouco com o carro e observe como está o comportamento do câmbio depois da troca do fluído.
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Mensagem por PauloEduardo Seg Jun 12, 2017 7:51 am

dbarros escreveu:
MarcFer escreveu:Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Img_2012

O nível inicial do óleo, antes da troca, é o apontado pela chave de fenda.

Agora, com ele frio, está no meio da curvinha de baixo da vareta.

Pelo que vi no vídeo postado pelo MRB, exatamente nesta mesma posição, foi a medição que ele obteve com o carro frio.

Estava con excesso .. no hot tem que estar na patte hachurada, la no topico tem a foto, pelo celular nao consigo por aqui

O meu, que ultimamente vinha fazendo um barulho de sirene (na verdade era um barulho tipo uma correia de direção hidráulica velha), estava com o nível semelhante a este da foto. O pior é que está com óleo (Mit) e filtros novos (apenas 15k rodados). Na época da troca medimos o nível na oficina e parecia correto. Não estava. Estou muito p#%* da vida pois rodei 15k com excesso de óleo no câmbio, o que é altamente prejudicial. Logo eu que prezo tanto pelo carro.

Retirei 1L, o nível está agora no máximo da parte hachurada da vareta e o barulho de correia velha praticamente desapareceu. Prestando muita atenção só notei o ruído de forma bem leve acelerando fundo após passar por uma lombada numa subida perto de casa. Acredito ser devido a movimentação do óleo dentro do câmbio. Pretendo tirar mais uns 0,5L e deixar talvez o nível entre o min e max. Nível em que o óleo estava quando comprei o carro com o óleo ainda de fábrica. Naquela condição nunca zuniu de modo algum.

Fica claro agora que excesso de óleo também provoca forte zunido neste câmbio.
PauloEduardo
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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por MarcFer Seg Jun 12, 2017 2:14 pm

absilva, obrigado pela recomendação.

Após a troca do fluido do CVT, que por sorte ficou com o nível exatamente no meio da marca recartilhada da vareta de medição, e do reset do câmbio, o carro ficou outro.  Respostas à aceleração mais rápidas, sem elevar muito o giro e o zunido característico acabou.
Interessante como acostumamos com os problemas do carro. Aqueles que vão aparecendo aos poucos, como é o caso dos originados pela degradação do óleo do CVT, passam despercebidos.
Só estava incomodado com o barulho do câmbio, achava que não havia nada mais a reclamar.  Só depois de feito o serviço é que percebi o quanto estava perdendo andando com o carro daquele jeito.


Última edição por MarcFer em Seg Jun 12, 2017 2:32 pm, editado 1 vez(es)

MarcFer

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por MarcFer Seg Jun 12, 2017 2:30 pm

Paulo Eduardo, quando fiz a troca de óleo descobri que o meu estava acima do nível também, talvez uns 800ml além da conta. O câmbio havia sido trocado em garantia pela concessionária e com 10k começou a chiar.
Pelo que já li aqui no fórum, deve ter sido o excesso de óleo que provocou isso tão cedo.



MarcFer

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Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc). - Página 23 Empty Re: Problema no câmbio CVT (zunido, perda de potência, etc).

Mensagem por dbarros Seg Jun 12, 2017 3:51 pm

MarcFer escreveu:absilva, obrigado pela recomendação.

Após a troca do fluido do CVT, que por sorte ficou com o nível exatamente no meio da marca recartilhada da vareta de medição, e do reset do câmbio, o carro ficou outro.  Respostas à aceleração mais rápidas, sem elevar muito o giro e o zunido característico acabou.
Interessante como acostumamos com os problemas do carro.  Aqueles que vão aparecendo aos poucos, como é o caso dos originados pela degradação do óleo do CVT, passam despercebidos.
Só estava incomodado com o barulho do câmbio, achava que não havia nada mais a reclamar.  Só depois de feito o serviço é que percebi o quanto estava perdendo andando com o carro daquele jeito.

MarcFer, que bom. Deu tudo certo agora é só curtir.

O meu ta bem certinho na marca maxima da area hachurada, talvez faça como o Paulo e tire mais uns 200ml.. ou 300ml.. mas ja se sente muita diferença com o nível correto do fluido.
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Mensagem por MEN. Seg Jun 12, 2017 4:02 pm

Não tem jeito,na hora da compra de  um carro,temos que deixar a ansiedade de lado e sermos cautelosos,pois,sendo usado, sempre tem algo a fazer,sendo assim,procure inicialmente saber com o dono do carro(vc não menciona, se ele foi o  único dono.),todo o histórico de manutenção preventiva;essa pergunta é extremamente importante,pois,se ele souber te responder,com firmeza,indicando as respectivas quilometragens,isso já é um bom indício,de cuidado com o carro,e irá te ajudar nas manutenções futuras.
obs.:caso o proprietário não tenha  trocado o óleo do cvt, é recomendável que o faça,e mesmo que diga que trocou,sugiro,que antes de concretizar a compra,leve o carro,para uma inspeção veicular de qualidade do veículo,pois,ao final, será emitido um laudo,sobre o estado geral,o que te dará maior segurança,por ocasião da compra do veículo,pois infelizmente,não é só o câmbio,que deve ser verificado,existem outras coisas,igualmente importantes,que devem ser checadas(motor funcionamento/vazamentos;ar condicionado/compressor funcionamento/estado geral da suspensão/pneus /sistema de freios e arrefecimento e outras miudezas mais,tais como parte elétrica/estofamento/lataria/pintura),enfim,de posse do laudo,terá condições,de até mesmo,dependendo do estado geral do carro,negociar um preço melhor,abatendo as manutenções que deverão ser feitas.
ABS.MEN.
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Mensagem por absilva Seg Jun 12, 2017 7:00 pm

MarcFer escreveu:absilva, obrigado pela recomendação.

Após a troca do fluido do CVT, que por sorte ficou com o nível exatamente no meio da marca recartilhada da vareta de medição, e do reset do câmbio, o carro ficou outro.  Respostas à aceleração mais rápidas, sem elevar muito o giro e o zunido característico acabou. (...)

Excelente notícia, @MarcFer.
Depois de voltar da viagem, conte como foi o comportamento do CVT na estrada.
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Mensagem por JJheck Sáb Jun 17, 2017 2:10 am

Olá pessoal. Como já havia postado no outro tópico. Meu sentra com 147k nunca trocou óleo cvt. Troquei totalmente o óleo e filtros pelo mitj4. Minha dúvida é a segunte;
Motor quente e câmbio tbm. Nível óleo correto igual ao procedimento.
Entre 1000 e 2000 rpm tanto em P ou N ouço um leve assovio, bem fino...tipo uma turbina enchendo, após 2000~2200 rpm o assovio cessa.
Em D quando arranco o giro sobe até 2000 rpm e ouço o assovio. Quando do ele baixa para 1500rpm o assovio cessa.
Já acelerando tudo em rotacoes altas o assovio não aparece.
Alguém já teve isso no sentra?

Outra curiosidade: toda vez que arranco e acelero lentamente para o giro não passar de 1500rpm o carro da uns solavancos bem de leve, como que soltar a embregem nun carro manual. Isso é normal no cvt?

Outra curiosidade: ao acelerar tudo giro lá nas 5500 rpm, ao soltar o acelerador o carro da uma bela puxada. Como se o cvt alonga-se a marcha...isso acontece com os carros de vcS tbm?

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Mensagem por WilsonM Sáb Jun 17, 2017 9:35 am

JJHeck, seria muito interessante efetuar um flush no cvt, ou seja, umas três trocas seguidas, já que o fluido que fica dentro do conversor de torque é quase impossível de retirar, pode ser que o fluido ainda esteja contaminado.

Antes da troca, já tinha zunido?

e talvez seja bom efetuar uns testes no seu conversor, o lock-up conversor de torque precisa travar, ou seja talvez a pressão do fluido não esteja legal ou a trilha da lock-up pode estar ruim.
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Mensagem por absilva Sáb Jun 17, 2017 10:52 am

JJheck escreveu:Olá pessoal. Como já havia postado no outro tópico. Meu sentra com 147k nunca trocou óleo cvt. Troquei totalmente o óleo e filtros pelo mitj4. Minha dúvida é a segunte;
Motor quente e câmbio tbm. Nível óleo correto igual ao procedimento.
Entre 1000 e 2000 rpm tanto  em P ou N ouço um leve assovio, bem fino...tipo uma turbina enchendo, após 2000~2200 rpm  o assovio cessa.
Em D quando arranco o giro sobe até 2000 rpm e ouço o assovio. Quando do ele baixa para 1500rpm o assovio cessa.
Já acelerando tudo em rotacoes altas o assovio não aparece.
Alguém já teve isso no sentra?

Outra curiosidade: toda vez que arranco e acelero lentamente para o giro não passar de 1500rpm o carro da uns solavancos bem de leve, como que soltar a embregem nun carro manual. Isso é normal no cvt?

Outra curiosidade: ao acelerar tudo  giro lá nas 5500 rpm, ao soltar o acelerador o carro da uma bela puxada. Como se o cvt alonga-se a marcha...isso acontece com os carros de vcS tbm?


No meu B16 2010, com o câmbio em "N" ou "P" nessa faixa de 1.000 a 2.000 rpm existe um ruído beeem baixo, que não dá para afirmar que seja gerado no câmbio, pois nessa condição ele não está sendo exigido. Desde novo que é assim, não incomoda por ser bem baixo e portanto creio que é normal.

Sobre os solavancos ao sair devagar, isso pode ser sintoma de falhas no motor. Pode ser combustível de má qualidade. As velas e bobinas já foram trocadas ou ainda são originais? Se já trocou velas, colocou as corretas, de platina?

Sobre acelerar fundo e aliviar o pé do acelerador e o carro dar uma "puxada" (na verdade, é uma "empurrada", pois a aceleração fica momentaneamente mais forte), isso é absolutamente normal, em se tratando de câmbio CVT. O meu também é assim.
Poucos estão acostumados com isso, pois contraria conceitos que aprendemos quando começamos com as aulas de direção. Quem aqui aprendeu a dirigir carro automático com CVT? Provavelmente, ninguém...
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Mensagem por MarcFer Sáb Jun 17, 2017 7:32 pm

Oi pessoal, complementando as informações sobre a troca de óleo CVT do meu Sentra.  Como relatei anteriormente, voltando de Teresópolis para o Rio de Janeiro semana passada o carro se comportou muito bem, o zunido havia desaparecido, as acelerações estavam mais responsivas, uma maravilha, não esperava um resultado tão bom com tão pouco investimento.

Mas a prova de fogo estava por vir, a volta para Teresópolis.  vinte quilometros serra acima iriam me dar uma ideia melhor do resultado obtido.  E foi excelente.  O carro não apresentou nem um leve  zunido, mesmo quando imprimia um rítmo mais forte.   Estou satisfeito.

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Mensagem por MarcFer Sáb Jun 17, 2017 7:44 pm

A dúvida que me resta é quanto tempo vai me durar essa troca parcial.
Pelas minhas contas devo ter trocado uns 70% do óleo velho.
Se fizer uma segunda troca parcial e conseguir retirar novamente 70%, restariam ainda 9% do óleo antigo.  Em uma terceira troca, como tem sido sugerido, o saldo de óleo antigo seria da ordem de menos de três por cento.

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Mensagem por MarcFer Sáb Jun 17, 2017 7:52 pm

Já li que alguns fizeram trocas consecutivas, outros trocas com 5000km e até há quem está vivendo bem só com uma troca parcial.
Alguém tem experiência dos resultados que se obtém em cada um desses procedimentos?

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Mensagem por absilva Sáb Jun 17, 2017 10:23 pm

Já fiz duas trocas parciais no meu, que está atualmente com 79.000 km.
A primeira foi em 2015, com cerca de 56.000 km. Usei o fluído da Mit, que na época era o Castrol.
A segunda foi em Dez/2016, com aproximadamente 74.000 km. Dessa vez o fluído já era o atual CVTF J4, da Lubrax. Pela minha análise, até agora os resultados tem sido satisfatórios, mesmo sem a troca dos filtros internos.
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Mensagem por leonardo lucas Sáb Jun 17, 2017 11:12 pm

afinal,alguém já fez a mistura do ns-2 com ns-3...é de fato compatível??

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Mensagem por WilsonM Dom Jun 18, 2017 12:14 am

Sim Leonardo tem gente usando o ns3 no b16, inclusive uma bem tradicional oficina de automáticos aqui de SP.

Num email a jatco mesmo afirmou que o ns3 é compativel
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